Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...

  • 25 Respostas
  • 30550 Visualizações
*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Online: 27 Julho 2012 às 18:10:13 »
Apesar de estar na maioria do tempo focado nos mecânicos, sempre tive a curiosidade quanto a pratica de manter o pino do relógio a quartz puxado para economizar bateria quando fora de uso.
Pessoas que tem vários relógios a quartz, acabam por ter de trocar baterias seguidamente, inclusive, com casos que são percebidos apenas quando a bateria já vazou.
Se mantivermos os relógios em lugar fechado e portegido contra a ação de poeira, umidade, etc., podemos utilizar dessa pratica sem danificá-los?

Grande abraço

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #1 Online: 27 Julho 2012 às 18:29:21 »
Interessante mesmo Consentino...

Será que puxando o pino, o mecanismo todo para e não há consumo de bateria? Não tem perigo de a bateria estourar, assim como ocorre quando esquecemos pilhas dentro de equipamentos sem uso durante muito tempo?

Também não sei a resposta, vou acompanhar o tópico. ;D
Membro do RedBarBrazil

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #2 Online: 27 Julho 2012 às 18:42:50 »
economia burra  :-X
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

edulpj

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #3 Online: 27 Julho 2012 às 19:12:18 »
A resposta vai depender se além de "travar" o mecanismo, ainda houver um switch que desconecte a alimentação da bateria para o circuito. Se não houver esse switch, a prática não só não representará economia alguma, como poderá até mesmo piorar as coisas...

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #4 Online: 27 Julho 2012 às 19:23:59 »
Tenho alguns a Quartz, e venho mantendo desta forma já há algum tempo. Nao me preocupo muito pelo fato do valor agregado nao ser alto. Este conselho veio de um amigo que comercializa e coleciona relógios. Parece que perdeu alguns  bons modelos pelo fato de nao ter reparado no termino da bateria. Ele tem mais de duzentos, entre Quartz e automáticos.  O problema nao 'e economizar bateria, mas sim, perder o relógio pelo descontrole.
Eu nao sei se já repararam, mas muitos relógios vem com uma travinha no pino quando adquiridos. Porque será?
« Última modificação: 27 Julho 2012 às 19:28:15 por Cosentino »

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #5 Online: 27 Julho 2012 às 20:44:03 »
Tenho alguns a Quartz, e venho mantendo desta forma já há algum tempo. Nao me preocupo muito pelo fato do valor agregado nao ser alto. Este conselho veio de um amigo que comercializa e coleciona relógios. Parece que perdeu alguns  bons modelos pelo fato de nao ter reparado no termino da bateria. Ele tem mais de duzentos, entre Quartz e automáticos.  O problema nao 'e economizar bateria, mas sim, perder o relógio pelo descontrole.
Eu nao sei se já repararam, mas muitos relógios vem com uma travinha no pino quando adquiridos. Porque será?
Existe sim uma redução do consumo, mas ela continua consumindo .... Os relógios nacionais quase todos vem com essa trava, e não adianta, varias vezes ao acertar o relógio vemos que o mesmo continua parado ... O ideal para quem coleciona é retirar a bateria. 
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #6 Online: 27 Julho 2012 às 21:17:15 »
Eu acho que nao compensa, a bateria custa pouco, se for com medo de perder o estanque, soh trocar as vedacoes a cada troca de bateria, que eh em media de 3 anos!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #7 Online: 27 Julho 2012 às 22:28:28 »
Não há quase nenhum benefício nisso. Baterias são baratas. Mesmo que se tenha vários, o que isso economizará? Quinhentos reais em três anos? Gastamos isso com combustível do carro em um ou dois meses.

Não há benefício em intervalos de revisão, não há benefício em termos de desgaste, e corre-se o grande risco da bateria esgotar e você não perceber, pois o relógio estava parado. Aí vaza, circuito vai para o brejo, etc. etc. A economia termina saindo caro.

Pois há sim consumo mesmo com a coroa puxada. O circuito continua funcionando, só o motor de passo é desativado. Com o relógio funcionando, o consumo é de algo da ordem de 1 a 6 uA (micro amperes, usei o "u" no lugar do símbolo, na falta dele no teclado... antes que alguém sugira a correção...). Com a coroa puxada, cai para algo entre 0,2 a 0,7 uA. Depende de mecanismo para mecanismo.


Abraços!

Adriano

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #8 Online: 27 Julho 2012 às 22:30:24 »
Tem baterias, mesmo de qualidade, que duram menos que esses 3 anos Cigano!
Aliás, sei que tratamos desse assunto por aqui, sobre cargas de bateria... vou ver se encontro o link...
Pode ter alguma resposta por lá!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #9 Online: 27 Julho 2012 às 22:35:09 »
Adriano...
Tem ainda aquele aspecto de o relógio ficar parado, certo? Tipo um mecânico sem carga no tambor... também prejudica, não é?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #10 Online: 27 Julho 2012 às 22:57:57 »
Não muito, Paulo Sérgio. O atrito é pequeno, os efeitos de variações na lubrificação tem impacto pequeno, ao ponto que a deteriorição que ocorre comele funcionando é a mesma que ocorre com ele parado. Ou seja, o intervalo entre revisões não muda se ele fica funcionando ou parado, diferente do impacto que isso tem sobre o mecânico.

Abraço!

Adriano

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #11 Online: 27 Julho 2012 às 23:05:52 »
Valeu amigo!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #12 Online: 28 Julho 2012 às 15:42:28 »
Adriano, e no caso de relógios com função "sleep" como o Tissot T-Touch, a economia de bateria também é modesta como no caso de se manter a coroa puxada num quartz convencional?

[[]]'s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #13 Online: 28 Julho 2012 às 16:05:18 »
Na verdade, em todo caso, a economia de bateria não é modesta, mas sim bem grande. O mesmo vale para a função sleep. Mas aqui estamos falando de um relógio que usa pilha de lítio, que tem indicador de fim de bateria, etc. etc. É 100% seguro.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #14 Online: 28 Julho 2012 às 16:55:50 »
Obrigado Mestre Adriano, Cigano, Desotti, Paulo Sergio e demais.
Um grande abraço a todos.

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #15 Online: 28 Julho 2012 às 22:38:15 »
Tópico excelente e muito esclarecedor. Afinal todos somos apaixonados por mecânicos mais sempre temos pelo menos UM quartz. Eu tenho 3 quartz e oito mecânicos, depois que ganhei meu primeiro mecânico virou uma cachaça, só uso eles. mais nem por isso descuidei dos quartz, e utilizo eles como "monitores". Sempre deixo eles ajustados e com bateria. E Também tinha essa dúvida, muito bem esclarecida pelo Adriano. Nosso fórum realmente é show de bola!

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #16 Online: 29 Julho 2012 às 16:05:49 »
Não há quase nenhum benefício nisso. Baterias são baratas. Mesmo que se tenha vários, o que isso economizará? Quinhentos reais em três anos? Gastamos isso com combustível do carro em um ou dois meses.

Não há benefício em intervalos de revisão, não há benefício em termos de desgaste, e corre-se o grande risco da bateria esgotar e você não perceber, pois o relógio estava parado. Aí vaza, circuito vai para o brejo, etc. etc. A economia termina saindo caro.

Pois há sim consumo mesmo com a coroa puxada. O circuito continua funcionando, só o motor de passo é desativado. Com o relógio funcionando, o consumo é de algo da ordem de 1 a 6 uA (micro amperes, usei o "u" no lugar do símbolo, na falta dele no teclado... antes que alguém sugira a correção...). Com a coroa puxada, cai para algo entre 0,2 a 0,7 uA. Depende de mecanismo para mecanismo.


Abraços!

Adriano

Exatamente!

Gostaria apenas de complementar o raciocínio do Adriano lembrando que, ao fazer isso, você perderá talvez a ÚNICA característica realmente interessante de um relógio analógico quartz, que é justamente ele estar sempre acertado à sua disposição na caixinha, só colocar no pulso e "ready to go"! (enquanto a bateria estiver com carga, é claro!)

 ;)
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #17 Online: 29 Julho 2012 às 16:36:44 »
Bem, não sei se faz algum sentido, mas tive um relógio a quartz, que para poupar bateria deixava a coroa puxada, um dia percebi uma sujeira no mostrador, tinha o relógio a menos de um ano, e nunca tinha percebido isso, como estava na garantia levei na loja e o vendedor me falou que aquilo era uma espécie de "fungo" causado justamente pela entrada de ar pela coroa desrosqueada(era um diver)...limparam, e nunca mais deixei assim...

Será?

Abs

AFTP

Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #18 Online: 29 Julho 2012 às 17:12:33 »
É viável amigo AFTP...
Bom que teve como tirar a sujeira!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Manter o pino puxado dos relógios a quartz enquanto sem uso...
« Resposta #19 Online: 29 Julho 2012 às 17:42:02 »
Bem, não sei se faz algum sentido, mas tive um relógio a quartz, que para poupar bateria deixava a coroa puxada, um dia percebi uma sujeira no mostrador, tinha o relógio a menos de um ano, e nunca tinha percebido isso, como estava na garantia levei na loja e o vendedor me falou que aquilo era uma espécie de "fungo" causado justamente pela entrada de ar pela coroa desrosqueada(era um diver)...limparam, e nunca mais deixei assim...

Será?

Abs

AFTP

Qualquer relógio minimamente decente oferece vedação com a coroa em qualquer posição, mesmo desrosqueada e puxada. Pelo menos 20 a 30 metros. Logo, ou te tapearam ou o relógio era tosquíssimo.

Abraços!

Adriano