Quem gosta de pimenta?

  • 98 Respostas
  • 28205 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Quem gosta de pimenta?
« Online: 14 Agosto 2012 às 09:42:48 »
Olá amigos!


Estive tomando um suco por alguns bons tempos, mas agora estou de volta. E por muito tempo espero!
Neste tempo que estive afastado, fiz algumas alterações na minha alimentação, deixando-a mais saudável (tudo com acompanhamento de nutricionista), além de parar, finalmente, de fumar...
Estou me sentindo um novo homem. Literalmente!
Bem, em uma das mudanças alimentares, seguindo a recomendação da nutricionista, passei a usar bastante os alimentos ditos termogênicos, pois são os mais eficientes em queimar gordura e auxiliar na perda de peso. E entre estes alimentos está a PIMENTA.
Me tornei um fanático pelas ardidas. Não consigo pensar em nenhum prato se não tiver uma malaguetinha ou uma habanero misturada  ;D.
Aprendi a fazer molhos e conservas e isto já está se tornando um novo hobbie!

Algumas conservinhas:

Dedo-de-moça em vinagre


Pimenta-de-bode em vinagre balsâmico


Pimenta medusa em cachaça envelhecida


Também preparo um molho tipo Tabasco que é ótimo! :D
Ah, sim, aquela estória de hemorroidas é lenda...  :-X
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #1 Online: 14 Agosto 2012 às 09:49:35 »
Uai Sô, manda a receita junto ou é somente isso que está no post?
Só deixa a gente babando de inveja, é  ??? ??? ???
Pelo menos o molho tipo Tabasco!
Abração e ótimo retorno. ;)
Lourival

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #2 Online: 14 Agosto 2012 às 09:57:07 »
Opa, Paulo!

Adoro pimenta! Adoro suar comendo um prato bem apimentado, porém sem que a pimenta seja o único gosto do prato. Hay que usar pimenta, pero com ternura!  ;D

Gosto demais de molhos de pimenta, tinha um amigo nosso no dominó que era REI em fazer molhos de pimenta, usando vinagres, azeites, alho, louro, manjericão, etc e tal. E ele conseguia diversos graus de "força" na pimenta. Usava malagueta e dedo de moça.

A pimenta do reino moída é que causa, digamos, problemas. Se bem que uma pimenta realmente forte dói duas vezes... :o

Canela também é um alimento termogênico que curto muito.

Belo tópico, e hoje no almoço vou dobrar a dose de pimenta em homenagem a você!




Amplexos do Mário

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #3 Online: 14 Agosto 2012 às 10:26:37 »
Eu gosto muito, quando morava em república nós tínhamos o costume de curtir a pimenta, o mais comum era na cachaça branca. Mas também tínhamos no óleo, que fica bem mais forte.

Hoje eu continuo consumindo, mas na minha região tem muita pimenta artesanal e semi-industrializada, algumas bem fortes. Dentre estas recomendo a "Dona Nega".
 Vou te contar uma coisa, se pimenta causa hemorróida essa véia não tinha butão...É brava mesmo.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #4 Online: 14 Agosto 2012 às 10:39:11 »
Pra fazer o molho tabasco não tem muito segredo não, só é preciso ter paciência, MUITA paciência... Leva uns dois meses (no mínimo) pra ficar pronto...

Modo de preparo:

É preciso uma boa quantidade de pimentas frescas e de altíssima qualidade. Podem ser congeladas - sempre que encontro boas pimentas compro e congelo, quando tenho o suficiente faço o molho.
As pimentas inteiras (com semente e tudo) devem ser batidas em um liquidificador com um "nadinha" de água, apenas o suficiente para conseguir bater. O resultado deve ser um creme bastante espesso. É necessário que se tenha aproximadamente 1 litro deste creme.
Misturar 4 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de yogurte natural. Ao invés de yogurte pode-se utilizar sumo de chucrute (excelentes resultados!) ou qualquer outra fonte de lactobacilos.
Colocar o molho em uma garrafa PET de 2 litros, apertar a mesma para retirar totalmente o ar e fechar muito bem. Sempre que se formar uma camada mais "sólida" a garrafa deve ser agitada.
Em cerca de 1 a 2 semanas, o molho começará a fermentar, liberando gás carbônico, o que fará com que a garrafa inche. Quando a garrafa estiver bem estufada, com a mesma dureza de uma com refrigerante ainda fechada, solte a tampa bem vagarosamente, só o suficiente para sair o gás em excesso. Cuidado para não tirar a tampa toda! O ar não deve entrar na garrafa, apenas um pouco do gás deve sair. Este procedimento deverá ser feito 1 ou 2 vezes por dia.
Manter a agitação na garrafa sempre que a camada mais sólida aparecer (umas duas ou três vezes por dia).
Em aproximadamente 2 meses (as vezes bem mais) a garrafa vai parar de inchar, sinal de que a fermentação acabou.
Peneire bem o molho, misture vinagre na proporção 2 X 1 (duas partes de molho e uma de vinagre) e deixe descansar por mais uma semana. Se você misturar pectina o molho não se separa mais, mas isto não é obrigatório. Sem a pectina basta dar uma chacoalhada no vidro antes de usar a pimenta.

Pronto pra uso!

No último que fiz usei estas pimentas:

Habanero vermelha:


Habanero amarela:


Dedo-de-moça:


Murupi:


Pimenta de Cheiro:


Pimenta-de-bode:
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #5 Online: 14 Agosto 2012 às 10:44:59 »
Olá Paulo, você que é um connaisseur, sabe dizer algo sobre as Bhut Jolokia? Tenho muita curiosidade sobre ela. Dizem ser muito forte, mas não sei se esta é o melhor "termômetro" para um apreciador da arte.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #6 Online: 14 Agosto 2012 às 10:58:08 »
Olá Paulo, você que é um connaisseur, sabe dizer algo sobre as Bhut Jolokia? Tenho muita curiosidade sobre ela. Dizem ser muito forte, mas não sei se esta é o melhor "termômetro" para um apreciador da arte.

Oi Falco

Conheço a Bhut Jolokia sim, e realmente ela é bem "monstrinha". A ardência das pimentas é medida em uma escala chamada Scoville.
Para termos de comparação, um pimentão tem ardência zero, uma jalapeño tem cerca de 5000 Scoville, uma malagueta atinge perto de 45 mil, uma habanero tem cerca de 750 mil e a bhut jolokia chega a 1 milhão e 200 mil. Ela foi considerada por bastante tempo a pimenta mais forte do mundo, mas recentemente um grupo de pesquisadores criou, através de cruzamentos, uma pimenta que atinge mais de 2 milhões e meio na escala Scoville, é a Trinidad Scorpion Morouga.

Para entender melhor estes números, a escala representa o número de diluições em água destilada necessárias para neutralizar a capsaicina (o alcalóide responsável pela ardência). Assim, se você triturar uma malagueta e diluir em 45 mil partes de água ela não será mais percebida como ardida.

Mas ardência realmente não é tudo. Tem o aroma e o sabor também a serem levados em conta. A malagueta por exemplo é pura ardência, quase sem cheiro e sabor. A dedo-de-moça também tem pouco aroma, além de ser bem mais suave que a malagueta, porém seu sabor é muito bom. A habanero tem ardência muito alta, um cheiro bem pronunciado e um sabor frutado realmente muito bom.

A bhut jolokia tem pouco aroma, sabor adocicado e ardência MUITO alta.
« Última modificação: 14 Agosto 2012 às 11:02:47 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #7 Online: 14 Agosto 2012 às 11:13:40 »
Pimenta eu gosto bastante.

Ainda mais, por Primeiro ser Oriental, Segundo a grande maioria de nossas comidas entram Pimentas.

Mas não posso comer tanto por causa de minha Gastrite, depois eu aprendi, que café, refrigerante, pimenta, não dá certo  :-X :'(

E cigarro   :-\

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #8 Online: 14 Agosto 2012 às 11:43:17 »
...
A habanero tem ardência muito alta, um cheiro bem pronunciado e um sabor frutado realmente muito bom.
...

É a sua preferida? Ou não existe isto...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #9 Online: 14 Agosto 2012 às 12:14:20 »
Parabéns paulorocha pelo seu caminho a uma vida melhor.

Gosto de pimentas e achei muito interessante tudo que mostrou.

Agora eu não concordo que a pimenta ajuda a emagrecer. Pois quando colocamos na comida, fica mais saborosa com um aroma picante, e ai comemos mais e mais.

Agora sabendo aproveitar o lado termogênico dela é bem interessante.

Não se esqueça de adicionar a sua boa alimentação o Chá Verde, isso sim chamo de termogênico.

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #10 Online: 14 Agosto 2012 às 14:50:57 »
Oi Jokr82, eu adoro culinária oriental. Tanto que já fiz até um mini curso de sushiman (não sou dos melhores, mas engano direitinho...). A minha esposa também tem problema de sensibilidade estomacal e não pode nem pensar em comer pimenta. O pior é que ela adora...

Falco, realmente a habanero é uma das minhas favoritas. Também gosto demais da jalapeño.

Filipe, realmente tem que se controlar para não comer demais ;D ;D ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #11 Online: 14 Agosto 2012 às 15:27:28 »
...
Falco, realmente a habanero é uma das minhas favoritas. Também gosto demais da jalapeño.
...

Hoje, por coincidência, almocei em um restaurante que tinha o Tabasco Habanero, ia experimentar, mas o comida era tão ruim que até esqueci...
No caso do Tabasco, dá para ter uma idéia legal ou fica pouco gosto de Habanero e muito de Tabasco?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #12 Online: 14 Agosto 2012 às 15:45:39 »
A Habanero para mim é só uma Tabasco mais forte. Não sou especilista em pimentas mas não sinto aroma muito diferente. Em contrapartida, gosto muito da "Green Pepper" que tem bem gosto de Jalapeño.

Nunca consegui achar a "Chipotle", gostaria de experimentar.

Abraços!

Adriano

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #13 Online: 14 Agosto 2012 às 16:30:55 »
Eu gosto!!!

E adianto!!! Sou meio sem noção para pimentas!!!

Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #14 Online: 14 Agosto 2012 às 18:30:38 »
A Habanero para mim é só uma Tabasco mais forte. Não sou especilista em pimentas mas não sinto aroma muito diferente. Em contrapartida, gosto muito da "Green Pepper" que tem bem gosto de Jalapeño.

Nunca consegui achar a "Chipotle", gostaria de experimentar.

Abraços!

Adriano

Adriano, eu acho que você está se referindo ao molho Tabasco sabor habanero, não é? Realmente o aroma é quase igual ao molho tradicional, apenas com mais picância. Quando falei dos sabores estava me referindo ao fruto fresco (sim, eu faço degustação direta do fruto inteiro...). E existe uma pimenta realmente chamada de tabasco (foi a que deu nome a companhia). parece uma malagueta um pouco mais "gordinha" porém muito aromática e com bastante polpa. Muito saborosa.
A chipotle original é a jalapeño defumada, seca e triturada, ou seja, é pimenta seca em pó, como a nossa calabresa. Não é difícil fazer. Já o molho Tabasco sabor chipotle realmente é difícil de encontrar, mas quando encontrar compre na hora! É bem suave, mas o gosto defumado é de enlouquecer!
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #15 Online: 14 Agosto 2012 às 19:36:11 »
Paulo! Que bom que você voltou. Isso, eu já sabia! A história das hemorróidas, no entanto, não é totalmente lenda, não. Meu pai sempre sofreu de hemorróidas e teve que operar. A primeira coisa que o médico cortou, foi, justamente, a pimenta.
Claro que ela não vai causar hemorróidas, para quem não tem. Mas, para quem sofre disso, ela pode ser um agravante. Meu pai, se f...
No mais, realmente, eu já havia aprendido isso. Gosto muito, especialmente, da malagueta e da biquinho (não ardida). Só não gosto de pimenta, no tempero de carnes vermelhas, especialmente, em churrasco. Aí, acho que não combina. No mais, especialmente uma farofinha, com malagueta, acho dez!
Abraços,


SANDRO

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #16 Online: 14 Agosto 2012 às 21:38:42 »
Grande mestre Paulo Rocha! Primeiramente, é com prazer que o recebemos de volta!

Sim, me refiro à Tabasco Habanero! E vou procurar pela Chipotle! Quero experimentar!

Abração!

Adriano

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #17 Online: 15 Agosto 2012 às 17:44:39 »
Meus amigos, eu enviei uma MP a cada um que postou aqui. Na verdade este tópico foi uma espécie de "chamariz" para ver quem apreciava pimentas e portanto que gostaria de receber uma pimentinha... ;D

Dentro de alguns meses devo preparar mais uma partida. Se algum outro colega quiser é só pedir que quando ficar pronto eu mando.



Sandro, realmente para quem JÁ tem as tais de hemorroidas a pimenta é um veneno. Aliás, não precisa nem mesmo ser hemorroida, basta uma sensibilidade gástrica acima do normal e as pimentas não são recomendadas (é o caso da minha esposa).


Grande abraço!
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

vinniearques

Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #18 Online: 15 Agosto 2012 às 18:14:01 »
Caramba Paulo eu quero uma sim, com certeza quando puder!


*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de pimenta?
« Resposta #19 Online: 15 Agosto 2012 às 19:59:11 »
 Também quero !!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana