Menu principal

Aos novos integrantes, rápida história do fórum e alguns pedidos

Iniciado por admin, 14 Setembro 2012 às 21:20:13

tópico anterior - próximo tópico

flávio

No último ano - comentei até com os moderadores - houve um aumento no número dos usuários do fórum. E o ciclo continua: quem não sabe nada sobre relojoaria acaba aprendendo, os que aprenderam passam seus conhecimentos e assim o mundo gira. Alguns foristas param de postar, outros começam, etc.

Mas enfim... O fórum, na verdade, começou DEPOIS do site com informações básicas que criei há uns 15 anos (o fórum, não neste engine, tem 11). Antes, só eu respondia às perguntas e, lá pelas tantas, isso me tomava um tempo danado, sem contar que eu também queria aprender.

Criei, então, algo nos moldes do antigo Timezone, com o intuito de difundir o gosto pela discussão do assunto, fora de lances comerciais, etc.

Acredito ter sido bem sucedido. Porém, tenho observado que vários aqui chegam e não sabem que o fórum surgiu, acreditem se quiser, como acessório aos textos do site principal. Aliás, site que foi criado no word, possui a mesma página tosca de entrada, alguns textos bem pobres, escritos há 15 anos (outros nem tanto. Aliás, é interessante olhar a evolução da "qualidade", já que os textos estão em ordem cronológica) ;)

O que gostaria de pedir aos novos e não é para evitar discussões, mas sim para possibilitar ao neófito uma "base" para discussões futuras: há textos escritos no site mãe que são básicos, absolutamente imprescindíveis para compreensão da relojoaria e que os novos, acredito, podem não ter lido.

Puxando a brasa para minha sardinha, indico a leitura básica MESMO ao neófito (brasa para minha sardinha porque grande parte dos textos é de minha autoria).

O site mãe, para quem não conhece, é este:

http://www.relogiosmecanicos.com.br/

Antes de qualquer coisa, devem ler o seguinte texto, escrito pelo Walt Odets há uns 15 anos, que traduzi com o consentimento dele, a respeito do funcionamento básico de um relógio mecânico. Leiam;

http://www.relogiosmecanicos.com.br/escapamento.html

Depois, sobre a indústria suíça e porque eles são o que são. Texto meu, longo:

http://www.relogiosmecanicos.com.br/la%20chaux%20de%20fonds.html

Finalmente, a mesma coisa sobre a Alemanha e porque são o que são:

http://www.relogiosmecanicos.com.br/dresden.html

A leitura desses 3 textos abrirá horizontes para novas perguntas e pesquisas aos novatos, tenho certeza.

Agora um questionamento e pedido. Quando o Timezone era tosco, eu gostava muito. Quando o The Purists era tosco, idem. Depois eles viraram algo comercial, todo bonitinho, discussões um tanto quanto parciais...

Enfim, desde a época que criei os textos, achava a página inicial e mesmo os textos - com estilo de revista - muito toscos em sua formatação. Afinal, não sei nada de computação e sempre prezei conteúdo.

Passados 15 anos, porém, não sei se deixo o site mãe tosco como é ou atualizo para algo mais moderno. O que acham? E alguém estaria disposto a ajudar nisso, se for o caso?

Flávio

igorschutz

Não mude. Essa tosquice é sua cara, e também reflete bem o clima do fórum, que é um esquema meio cozinha de mineiro, onde todo o povo pára pra tomar um café e prosear.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

michelim

Citação de: igorschutz online 14 Setembro 2012 às 22:05:01
Não mude. Essa tosquice é sua cara, e também reflete bem o clima do fórum, que é um esquema meio cozinha de mineiro, onde todo o povo pára pra tomar um café e prosear.

;D ;D ;D ;D

HAHAAHAHAH!!!!

Flávio, eu demorei para acostumar com o cinza ao invés do amarelão do forum_não_funciona_now
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Cigano

Eu acho bacana do jeito que ele está caro Flávio, pois para mim o site mãe, é simples, porém de bom entendimento!
Eu não gosto do formato do Timezone, e Thepurists , ainda é mais amigável !!

Mais se está querendo dar um tapa no visual do fórum, escolha um que não vai ficar poluído e confuso, ao nosso entendimento !!

Tenham um ótimo final de semana pessoal!! :D
Abraços,
Cigano!

Patrão, nada de mudanças!

Como disse o Igor, o FRM está com a sua cara, e acho que algo mais "rebuscado" tiraria um pouco do seu charme (do fórum, não o seu pessoal!!!)? Acho que um link mais claro para o site mãe bem na cara da nossa página inicial possa ajudar os mais novos em suas pesquisas.

Talvez, e isso é só uma idéia, fosse o caso de uma renovação na equipe de moderadores (NÃO sou candidato!), pois vários dos originais pararam de participar. Sugiro talvez dois dos novos participantes atuantes ao lado dos moderadores que continuam a contribuir.

Repito, só uma idéia...

Bom domingo prá todos!

Obs.: acho interessante lembrar também aos novatos sobre o Bruno Recchia, que foi o criador da estrutura técnica do fórum, desenvolvendo todo o suporte de software a partir das orientações do Flavio.
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

paulorocha

Em primeiro lugar, Flávio, deixe como está! ;D

Em segundo, vocês lembram de um cd que nós criamos com o conteúdo selecionado do forum antigo? Então, eu perdi a minha cópia... :'( Alguém poderia disponibilizar para download? ::)
Um grande abraço

Paulo Rocha

Wadley

Wadley

Alberto Ferreira

Salve!

Flávio,
Bom,...
Como "testemunha ocular" (literalmente e desde sempre, diga-se...  :D) desta história toda, eu me sinto confortável, e até na obrigação, de dizer um par de coisas...

- Eu concordo com o Igor... Não mude! Nada.

- E... Ok... Digamos que, como bem disse o amigo Igor...
"...é um esquema meio cozinha de mineiro, onde todo o povo pára pra tomar um café e prosear."
Certíssimo!

- E eu só não acho que seja "tosco" (Ah! Eu sei que isso foi dito num tom de brincadeira, é claro! Mas não custa registrar...  Não é?  ;)).
Portanto, não é nada disso. Nada de tosco. Ele foi criado em outra época... Mas tem estilo, o seu.
Que, convenhamos, virou o nosso.
Ainda bem!  8)

Por último uma sugestão...
Que este tópico, totalmente "orientativo" para os novos membros, fique "travado" lá no topo, para que todos o leiam.

É mais ou menos isso...  ::)

Um grande abraço, Flávio, e mais uma vez (e sempre) grato por tudo.
Alberto

Arkitekt

Bom eu vou ser um pouco radical, no que vou dizer, mas espero ter um bom argumento para tal, eu considero que se atualizar é sempre necessário, pois nostalgia é algo muito importante, mas não para os negócios, logico precisa sempre dosar o que vai se fazer, acredito que uma mudança radical não seria do agrado da maioria, mas se ficar nesse corre o risco de se perder com o tempo, vamos pegar como exemplo a Rolex (posso estar falando besteira, mas vamos lá).

A Rolex é uma marca que pelo que vejo não lança um modelo novo a muito tempo, o Explorer II deve ter sido o ultimo não sei, bom mas isso não vem ao caso, o que quero comparar seria ao Submariner ele possui um design de mais de 50 anos, mas ao longo do tempo vem se atualizando sem perder muito do seu inicio, imagina se ele estivesse igual, certamente venderia até hoje mas perderia em muito para a concorrência tanto e design precisão material etc, bom sou novo no fórum já falei besteira, não me lembro se me desculpei.

Então minha opinião é esse, a evolução esta sempre presente e se você não esta preparado para ele, com certeza ficara para trás, então acho que poderia possuir os dois layout's na entrada do site e a pessoa escolheria em qual entrar ou um site mais moderno mas sem perder a identidade que ele possui.

abs!!!!

zE_

Alberto Ferreira

Salve!

Caro Arkitekt,

Com todo o respeito à sua opinião... Sempre!
Há mesmo nela um ponto relevante a ser considerado. O "velho" (o já visto) versus o "renovado" (o novo)...  Claro!
Você é arquiteto e tem mesmo que sempre se permitir "ver" assim.

Mas,...
... aqui vai a minha...
...de engenheiro mecânico.  ;)

Você propôs...
"...poderia possuir os dois layout's na entrada do site e a pessoa escolheria em qual entrar ou um site mais moderno mas sem perder a identidade que ele possui."

Mas, mesmo correndo o risco de talvez falar de maneira excessivamente "pragmática"...
Eu não creio que isso seja muito "viável", falando apenas do ponto de vista meramente prático.
Há meu ver, apenas confundiria a barafunda... Ou... Barafundiria a confunda...  ;)

Apenas mais uma opinião, ok?  ;)
Abraços!
Alberto

rpaoliello

Caros;

Bom não sei se posso ou se deveria postar isto. Mas como o Flávio endereçou a pergunta aos iniciantes. Caso considerem bobagem não hesitem em apagar.

Em primeiro, quando fala em algo novo acho que este fórum é muito melhor que o Timezone que para mim, aí opinião pessoal mesmo, é muito bonito, muito confuzo, e com puca técnica e muita exautação de marcas. O nosso é simples, muito objetivo, e bem técnico, ou pelo menos na maior parte do tempo. Assim, aproximar em uma reforma ao ádvena não vejo com bons olhos.

Em segundo, aproveitando o momento, aqui no fórum eu noto que muitas vezes surgem comentários (as vezes chovem) com a indagação de qual relógio é melhor? Este tipo de indagação me incomoda muito e acho que a outros membros também Acho que este tipo de indagação normalmente surge por causa da falta de conhecimento técnico, não digo isto com sentido prejorativo a ninguém, mas acho que deveríamos criar um local que desse um substrato inicial para quem quer avaliar um movimento de um relógio e suas qualidades e tecnologias.

Mas aí vão me dizer que isto só com prática e com estudo. Sim, isto é para tudo na vida. Mas poderiamos ter um artigo com comentários das principais teconologias que surgem em termos simples e complexos também para quem quiser aprofundar.

Por exemplo eu vejo muita gente falar no "free sprung", mas alguém sabe o que é momento de inércia e de que serve alterá-lo? Então um relógio com ele é melhor com um sem? O que é melhor ter uma platina cheia de polimento ou um pivo bem polido?

Com o entendimento das tecnologias e da técnica de cada relógio aí cada um poderá avaliar qual é melhor para a sua finalidade. Acabaríamos com mitos e tavez com algumas marcas.  rssrsrs

Desse modo, um tópico explicativo ou um local em que fossem demonstrados os principais pontos de forma fácil de encontrar acho que resolveria o problema.

Em terceiro, paralelamente a isto, vejo que os artigos do "site-mãe" são muito bons, todavia para quem é iniciante acho muito complexo, veja muitas pessoas que aqui postam e acessam não tem qualquer contato com mecânica ou com relógio, por vezes não sabem nem pegar em uma pinça de relojoaria ou uma cahave ou coisa que o valha. Desse modo, acho fundamental ter um texto simples que seja prático. O do Walt Odets acho complexo para quem não tem contato nehum com mecânica (seja de relógio ou outra área). Talvez os mais antigos achem bobagem, mas vejam sob o prisma de quem nada sabe.

Há tem outro problema e meu também, os termos técnicos de relojoaria, exites um dicionário para isto? Muitas vezes os temos que são usados aqui são difícies de achar. Talvez criar um link a um dicionário para buscar palavras seja um boa idéia.

Resumo da ópera: sugiro que ao mesmo tempo seja mais simples e mais técnico, vai entender....

Bom, é o que pensa apenas um iniciante que não é relojoeiro, nada tem de formação mecânica (sou Advogado), e que  sente-se apenas um "dalet" frente ao conhecimento dos mestres aqui do fórum.

Um abraço  

vinniearques

O dicionario já existe no forum!

Eu acho que pra melhorar só falta o Gravina voltar!

Até rimou 

Arkitekt

Caro Alberto Ferreira!

Concordo plenamente com a sua opinião "Mas, mesmo correndo o risco de talvez falar de maneira excessivamente "pragmática"...
Eu não creio que isso seja muito "viável", falando apenas do ponto de vista meramente prático.
Há meu ver, apenas confundiria a barafunda... Ou... Barafundiria a confunda..."

Também acho que ficaria confuso e pouco funcional, foi apenas um ideia mesmo estre as 3 propostas que seriam 1-não mexer em nada, 2- fazer um novo e 3-fazer os dois, essa seria a ultima que eu escolheria, pois como vc já disse só iria confundir.

A primeira vez que procurei algo sobre relógios, encontrei o fórum e posteriormente o site e achei que ele era aqueles sites antigos e esquecidos que não eram mais atualizados, só apos um boa navegada percebi que ele era atual, quando eu entro no site me lembro desse aquihttp://www2.warnerbros.com/spacejam/movie/jam.htm do filme do Space jam que não é atualizada a mais de 15 anos, os dois são muito parecidos com a diferença de que um continua a ser atualizado de informações!!

Bom reformulando a minha opinião: acho que deveria ser atualizado um novo layout, mas mantendo toda a sua essência que perdura a 15 anos!!!!

Grande Abraço!!!!

Paulo Sergio

Cara... está ótimo, ótimo, ótimo! ;) ;) ;)
Temos este Fórum como nossa identidade!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Não tem que mudar nada! É a nossa cara aquela página.

Abraços!

Adriano

gabriel

Eu cheguei aqui e gostei e fiquei, acho que esse layout e jeito de fazer as coisas é bem funcional, o povo acolhe as discussões sempre e aprendo com todos.

Participo de um forum de audioófilos, audiotas, melômanos e outros que gostam de músicas, equipamentos de som e upgrades. Uns tempos atrás els "profissionalizaram" e trocaram tudo por uma forma "mais moderna" e as reações foram violentas, não sei dizer com que danos para a comunidade.

http://audiogonsucksnow.wordpress.com/

Eu gosto como está, e não sabendo que benefícios teríamos em modernizar, voto pelo status quo.

Abs gabo  :)

Mario_Fpolis

Deixe como está, por favor.

O Igor, o primeiro a dizer, aquilo é a tua, e portanto, a nossa cara.
Amplexos do Mário

automatic

Acho o formato ótimo.
Apenas poderia destacar o link para o fórum;