Novato com perguntas

  • 21 Respostas
  • 5778 Visualizações
Novato com perguntas
« Online: 06 Abril 2009 às 22:04:43 »
Prezados integrantes do Forum,

É um prazer me juntar a vocês para aprender um pouco desse mundo maravilhoso dos relógios ( mecânicos ).

Meu primeiro relógio mecânico é um Tissot PR 100.

Comprei uma revista Pulso e encomendei dois livros na Amazon para começar a me situar.

Os alvos que tenho no momento para aquisição ( quando puder ) são :

Baume & Mercier Classima Executives 8786 ( que não consegui achar no site do fabricante, apenas em lojas online )


IWC Portuguese Chrono-Automatic IW371438


Alguém tem comentários sobre esses dois modelos/séries/marcas ?

Para alguém que quer colecionar, mais vale comprar novos e guardar ou simplesmente comprar usados e trocar ? Pode ser um investimento interessante ?

Encontrei diversas lojas na Internet, principalmente americanas, que vendem com grandes descontos, mas algumas não dão garantia da fábrica. Achei bem estranho ...

Na minha wishlist ainda estão alguns Breitlings e Omegas.

Bem, são dúvidas suficientes para um neófito !

Abraços,

André

*

Enéias

Re: Novato com perguntas
« Resposta #1 Online: 06 Abril 2009 às 23:49:53 »
Bem-vindo! Chegou mostrando que tem bom gosto! ;D

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Novato com perguntas
« Resposta #2 Online: 07 Abril 2009 às 01:00:49 »
Seja muito bem vindo.

Não posso tecer nenhum comentário mais técnico porque ainda estou em fase de aprendizagem, mas são belíssimos relógios, o IWC então.
Um abraço
Fábio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Novato com perguntas
« Resposta #3 Online: 07 Abril 2009 às 10:40:32 »
André,

Seja bem vindo!

Parabéns pelo bom gosto. Você estará [muito] bem servido com qualquer dos dois relógios, pois são lindos e de boas marcas!
A IWC é mais tradicional e reputada que a Baume, fora que o modelo escolhido é um cronógrafo, então deve custar BEM mais caro.
Se dinheiro não for problema, vá de IWC...

Agora, sobre sua segunda pergunta, sinto lhe informar, mas relógio não é um bom investimento.
Salve raras exceções (alguns modelos bem específicos e caríssimos ou então alguma oferta imperdível), você perderá dinheiro com relógios... mas, por outro lado, ganhará satisfação!
Se sua intenção for sempre ir revezando os relógios, trocando, fazendo rolos, etc., compre usados, pois você perde menos.
Relógio é igual carro: comprando 0 km, só de tirar da loja você já perde 30% ou mais do valor pago.

Eu, por exemplo, como não tenho costume de me desfazer dos relógios que adquiro, procuro comprar 0 km sempre que o dinheiro permite... Mas tem colegas aqui que compram exclusivamente relógios usados... Vai de cada um!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Novato com perguntas
« Resposta #4 Online: 07 Abril 2009 às 10:58:46 »
Sobre o IWC, modelo que aprecio também, gostaria apenas de fazer um comentário, olhe e conheça o modelo com reserva de 7 dias, chamado portuguese automatic, ele possui um movimento muito bonito e aparente (procure por referência 5.001). Existe também o portuguese da linha Vintage, com movimento manual, aparente e também muito bonito (procure referência 5.445).
Os preços variam algo em relação ao Chrono-Automatic (3714) mas são relógios com R maiúsculo. Eu acho o 3714 MUITO bonito, mas prefiro os movimentos dos dois citados acima (relógios que dá vontade de usar com o fundo voltado para cima) ao movimento eta/valjoux do 3714 - muito retrabalhado, mas ainda 7750.

Mas não deixe se influenciar por minha opnião, compre aquele que gostar mais, apenas quis trazer mais opções, na linha portuguese não tem como errar.
O 5.001 está na minha lista também.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Novato com perguntas
« Resposta #5 Online: 07 Abril 2009 às 12:15:31 »
Bem-vindo !!!

Relógio não é investimento !!! É prazer !!!

Se vc quer perder menos, compre usados. A regra é a mesma dos carros como os colegas já comentaram.

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Novato com perguntas
« Resposta #6 Online: 07 Abril 2009 às 12:27:46 »
Seja bem vindo.  Boas compras....
Wadley

*

rlessa

Re: Novato com perguntas
« Resposta #7 Online: 07 Abril 2009 às 13:07:50 »
Andre,
acrescentando ao que os colegas ja' falaram, seria interessante "bisbilhotar" nos forums que tem espacos dedicados as marcas, e' de grande valia para vc ficar sabendo de particularidade dos varios modelos.





Re: Novato com perguntas
« Resposta #8 Online: 07 Abril 2009 às 18:39:24 »
Seja bem-vindo André, realmente são ótimos relógios para se começar uma coleção, gostei muito do Baume, estilo social e com um máquina manual fantástica.

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Alberto Ferreira

Re: Novato com perguntas
« Resposta #9 Online: 07 Abril 2009 às 19:16:22 »
Salve!

Seja muito bem-vindo, André!

Bem, meu amigo,...
Não deixe de considerar os conselhos que você leu e lerá aqui,...
Mas considere sempre que você é que terá que ponderar e concluir o que será melhor para si.

A minha atividade atual está ligada à consultoria.
Portanto, eu me sinto bem à vontade para fazer aquela clássica brincadeira do,...
"Se conselho fosse bom,..."
 ;)  ;D

Mas,...
Como ninguém é de ferro  ;D, eu vou acrescentar um (bem intencionadíssimo) "conselho" aos que já você leu aqui por parte dos amigos e dos outros que certamente virão.

Dê tempo ao tempo.
Antes de adquirir um relógio mais caro, leia, estude um pouco mais, e só aí então decida.
 ;) :D

Abraços!
 8)

Re: Novato com perguntas
« Resposta #10 Online: 07 Abril 2009 às 21:32:13 »
Belo relógio para começar, parabéns!

Gilberto
 :D

Re: Novato com perguntas
« Resposta #11 Online: 08 Abril 2009 às 23:15:12 »
Bem-vindo! Chegou mostrando que tem bom gosto! ;D

Obrigado, sou mais um que se junta a esse grupo de gosto distinto !

Abraços,

André

Re: Novato com perguntas
« Resposta #12 Online: 08 Abril 2009 às 23:21:24 »
Agora, sobre sua segunda pergunta, sinto lhe informar, mas relógio não é um bom investimento.
Salve raras exceções (alguns modelos bem específicos e caríssimos ou então alguma oferta imperdível), você perderá dinheiro com relógios... mas, por outro lado, ganhará satisfação!
Se sua intenção for sempre ir revezando os relógios, trocando, fazendo rolos, etc., compre usados, pois você perde menos.
Relógio é igual carro: comprando 0 km, só de tirar da loja você já perde 30% ou mais do valor pago.

Oi Igor,

Obrigado pelas dicas. Quem sabe meus filhos ou netos poderão se beneficiar de uma boa coleção. Mas você está certo em afirmar que a fatisfação é quem deve guiar o "colecionador".

Abraços,

André

Re: Novato com perguntas
« Resposta #13 Online: 08 Abril 2009 às 23:47:52 »
Sobre o IWC, modelo que aprecio também, gostaria apenas de fazer um comentário, olhe e conheça o modelo com reserva de 7 dias, chamado portuguese automatic, ele possui um movimento muito bonito e aparente (procure por referência 5.001). Existe também o portuguese da linha Vintage, com movimento manual, aparente e também muito bonito (procure referência 5.445).

Tem bastante informação do Portuguese Automatic neste link :
http://indepth.watchprosite.com/show-nblog.post/ti-357326/

Bela sugestão !!!

Os preços variam algo em relação ao Chrono-Automatic (3714) mas são relógios com R maiúsculo. Eu acho o 3714 MUITO bonito, mas prefiro os movimentos dos dois citados acima (relógios que dá vontade de usar com o fundo voltado para cima) ao movimento eta/valjoux do 3714 - muito retrabalhado, mas ainda 7750.

Mas não deixe se influenciar por minha opnião, compre aquele que gostar mais, apenas quis trazer mais opções, na linha portuguese não tem como errar.
O 5.001 está na minha lista também.

Comentários e boas provocações são justamente o que eu estava à espera !

Obrigado,

André

Re: Novato com perguntas
« Resposta #14 Online: 08 Abril 2009 às 23:51:12 »
Andre,
acrescentando ao que os colegas ja' falaram, seria interessante "bisbilhotar" nos forums que tem espacos dedicados as marcas, e' de grande valia para vc ficar sabendo de particularidade dos varios modelos.

Oi Rogério,

Anotado !

Abraços,

André

Re: Novato com perguntas
« Resposta #15 Online: 08 Abril 2009 às 23:53:06 »
Seja bem-vindo André, realmente são ótimos relógios para se começar uma coleção, gostei muito do Baume, estilo social e com um máquina manual fantástica.

Abraços

Weber


O Weber,

Será um belo começo ... espero que chegue rápido  ;)

Abraços,

André

Re: Novato com perguntas
« Resposta #16 Online: 08 Abril 2009 às 23:58:04 »
Salve!

Seja muito bem-vindo, André!

Oi Alberto, já me sinto muito bem vindo com essas diversas contribuições e respostas à minha mensagem !

Bem, meu amigo,...
Não deixe de considerar os conselhos que você leu e lerá aqui,...
Mas considere sempre que você é que terá que ponderar e concluir o que será melhor para si.

A minha atividade atual está ligada à consultoria.
Portanto, eu me sinto bem à vontade para fazer aquela clássica brincadeira do,...
"Se conselho fosse bom,..."
 ;)  ;D

Interatividade é isso ai. Em linhas gerais costumo dar mais ouvidos a quem credito imparcialidade do que a mídia, catálogos e comerciantes ... seguramente terei muito tempo para consolidar minhas visões e opiniões. Conto com todos para a necessária troca de informações.

Mas,...
Como ninguém é de ferro  ;D, eu vou acrescentar um (bem intencionadíssimo) "conselho" aos que já você leu aqui por parte dos amigos e dos outros que certamente virão.

Dê tempo ao tempo.
Antes de adquirir um relógio mais caro, leia, estude um pouco mais, e só aí então decida.
 ;) :D

Valew !
Abraços!
 8)

Outros,

André

Re: Novato com perguntas
« Resposta #17 Online: 09 Abril 2009 às 00:01:51 »
Oi Pessoal,

Só para reforçar, achei uma discrepância muito grande nos preços praticados entre algumas lojas online, principalmente americanas. Descontos agressivos e eventualmente falta de garantia da fábrica. Esse pessoal é confiável ? Alguem tem experiência de compra nessas lojas ?

Abraços,

André

PS: Se houver um tópico específico desse assunto, por favor me indiquem. Lí a mensagem "quase passei por pato" que achei a mais próxima da minha dúvida.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Novato com perguntas
« Resposta #18 Online: 09 Abril 2009 às 09:21:09 »
André,

Muitas fábricas não dão garantia para relógios adquiridos via internet (geralmente o certificado vem em branco).
Nosso colega Adriano já comentou sobre isto por aqui, em relação ao Swatch Group.

Não tenho experiência com lojas americanas, mas já li muito nos fóruns gringos que estas lojas online vendem relógios "refurbished", ou então relógios com pequenos defeitos e que encalham nos vendedores Autorizados, ou, ainda, "sobras" dos Autorizados (p.ex. a fabricante exige que o Autorizado adquira 10 relógios/mês, mas este só consegue vender 6 unidades/mês, então vende os quatro restantes para essas lojas online), etc.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

rlessa

Re: Novato com perguntas
« Resposta #19 Online: 09 Abril 2009 às 09:40:24 »
Andre,

Te aconselho antes de comprar em lojas nos EUA, pesquisar bastante sobre elas. Sei de experiencias ruins com essas lojas. Ai vai alguns sites que possam te ajudar nessa referencia:

Forum que se pesquisa sobre alguem e/ou loja, pode-se pedir referencia:
http://forums.watchnet.com/index.php?t=threadt&frm_id=87&rid=0

Pesquisa sobre reputacao de lojas:
http://www.resellerratings.com/