Menu principal

O Diver Genérico

Iniciado por ogum777, 09 Fevereiro 2013 às 13:24:45

tópico anterior - próximo tópico

ogum777

fuçando divers na net descobri um diver genérico.

vejam, não é uma cópia do rolex sub. rolex sub tem o design mais copiado do mundo, com certeza, e com cópias apresentadas por zilhões de fabricantes sob o eufemismo da "hommage".

é o inverso disso que eu estou citando.

acredito que tenha pelo menos uma caixa que seja fornecida com cristal (às vezes safira), bezel, e dial com marca colocada pelo encomendante (um comerciante VAR) por um produtor OEM.

o produtor OEM fabrica coisas a pedido de comerciantes (Value Added Resseler- VAR) que colocam suas marcas e vendem o produto, normalmente em outros países.

no mundo das bicicletas isso é pra lá de comum. a giant começou coo fabricnate OEM pra schwinn em 1972 e só lançou bike com marca giant em 1986 - e na época com fama de coisa barata e ruim, embora não fosse ruim, só barata - e hoje a marca "giant" é respeitadíssima mesmo por gente que há 20 ou 30 anos virasse a cara pra essa marca.

tem um diver que foi e é oferecido por diversas marcas, ora com movimentos a quartz, ora com movimentos mecânicos - normalmente miyota 8215, apenas data, sem indicação de dia da semana, carregamento por sistema unidirecional, corda manual também, sem hack, +/- 15s dia - e quase sempre com o mesmo dial, mudando apenas a marca do vendedor.

é anunciado com resistência de 300 a 1000 mts. possui válvula de hélio, manual.

aí o detalhe interessante. há alguns anos a mesma caixa aparecia sem a válvula de hélio. depois com a válvula de hélio.

a coroa, às 4 horas, é diferente da segunda coroa da válvula de hélio, às 9 hs. são coroas com acabamento diferente. e o interessante é que esse detalhe permanece em todas as versões que encontramos por aí...

meu palpite é que o desenho original teve a válvula de hélio acrescentada depois.

outro detalhe é a pintura do mostrador. com detalhes idênticos.... ponteiros costumam ser os mesmos também igualmente usado em outros modelos citizen.

vou usar fotos que não são minha, são de fóruns gringos.

aqui em cima a caixa com o movimento miyota. notem a diferença de acabamento das duas coroas. embaixo, a caixa sem o movimento:

aqui o relógio com uma marca que não reconheço:

aqui como all purpose diver 1k pela deep blue:

aqui como t0046 pela tauchmeister:

aqui como poseidon 1000mts dive watch:

no link abaixo o vídeo de um desses relógios ao sair de um micro-ondas. o dono antes havia testado-junto com outros, numa máquina de lavar roupas: choques, água quente, sabão... e ainda funcionando. não sei quanto tempo no micro-ondas.

http://www.youtube.com/watch?v=iI2JCytkBsM

notem o mesmo desenho de caixa, o mesmo detalhe das coroas com acabamento diferente, notem o detalhe no dial dos marcadores de 6 e 12 horas, notem os ponteiros.

esse relógio aparece com dial preto, amarelo, azul, laranja e também luminoso. sempre nas mesmas dimensões.

varia a marca colocada no dia. varia o movimento. variam as pulseiras (quse sempre em borracha e parecidos). varia o desenho da tampa da caixa.

o preço sempre aparecem em torno de 150 dólares por aí.

em um fórum gringo um usuário diz ter usado um por cerca de 10 anos em cerca de 250 mergulhos, mas nenhum deles além de 50 mts de profundidade. o exemplar dele tem movimento a quartz, está na terceira bateria. diz que prefere esse relógio no mergulho pq não tem coragem de meter um relógio melhor pra bater em pedras, arrastar na areia e etc debaixo da água.

o interessante é que é sempre comercializado sob marcas registradas na europa (cressi, p. ex) ou nos estados unidos (deep blue, p. ex). lembrando que tauchmeister é marca registrada na alemanha (embora seus reloginhos sejam asiáticos).

mas é quase certeza que é fabricado na ásia. os movimentos são asiáticos, quase sempre miyota.

mas quem está fazendo essa caixa? a caixa parece ser resistente. não encontrei reclamações de alagamento, que podem não existir pois:

1. realmente a caixa não alaga.

2. a caixa pode não ter essa resistência toda, mas ninguém colocou à prova além da pressão de umas 10 atm, ou uns 100 mts de profundidade.

há variações com outros mostradores, normalmente com um lume melhor que esse fornecido genericamente. e os ponteiros da citizen sempre com lume melhor.

pra mim isso é uma curiosidade. é o rolex sub ao contrário. rolex sub só tem um fabricante original, com marca própria, e um zilhão de cópias por outros fabricantes. esse aí parece ter um único fabricante, e um zilhão de marcas... e deve ter umcusto de produção tão baixo que não vale à pena copiar, basta encomendar do fabricante.

alguém tem ideia de quem pode estar fabricante esse relógio, o fabricante OEM original?

mas com certeza esse modelo de fabricação deve permanecer.

com essa onda de relógios com marca de roupas (fossil, guess e etc) e com essas pessoas que pagam 1800 pilas num objeto que supostamente mostra horas - que lá fora custa uns 80 doletas - e já se prendeu quadrilha que assaltava e levava esses troços (michael kors!!!!!!), não seria de estranhar aparecer no mercado um produto assim.

Carbonieri

bem interessante o post, eu acho que  grandes redes de relojoarias aqui no brasil tb se valem desse expediente (encomendar relógios e por sua marca)
sic transit gloria mundi

Carbonieri

ah, o que é estranho é o fato de caixas iguais marcarem de 300 a 1000 metros de resistência. sempre tive dúvida quanto a resistência à profundidade.
sic transit gloria mundi

JotaA

Isso é comum entre as marcas de "butique". O Deep Blue Master 2000, compartilha a caixa com vários outros fabricantes, inclusive o modelo da technos de 2000m.

Veja neste link:

http://www.watchfreeks.com/view_topic.php?id=9038&forum_id=104

JotaA

Sobre a origem, acredito ser algum fabricante Chinês, que produz e vende para vários "montadores".

ogum777

Citação de: Carbonieri online 09 Fevereiro 2013 às 14:05:53
ah, o que é estranho é o fato de caixas iguais marcarem de 300 a 1000 metros de resistência. sempre tive dúvida quanto a resistência à profundidade.

pois é. mas a resistência da caixa depende também dos anéis de vedação, do cristal, da tampa do fundo... alterando-se isso pode-se aumentar a resistência de uma caixa.

e podem os modelos apresentados com 300 mts serem resistentes a muito mais que isso tb.

mas uma coisa me intriga.

uma coisa é um fabricante de relógios para marcas de roupas e etc. isso é uma coisa, são relógios sem lá grande complexidade e seu preço decorre muito mais da marca que ostenta. hoje qq movimento a quartz já possui uma precisão de no mínimo +/-15s ao mês, e 90% das pessoas por aí nem sabem o que é um relógio mecânico. no máximo dizem que tem um tipo especial de pilha que precisa chacoalhar, como algumas lanternas... heehhehe

outra coisa é um fabricante OEM deste tipo de relógio. todas as versões que vi são de marcas que fornecem relógios diversos para mergulho. um exemplo é a deep blue. a exceção seja talvez a tauchmeister, com menos fama nesse quesito.

olha ele aqui pela momentum, com 500 mts, sem válvula de hélio, com outro dial mas com os mesmos ponteiros, e, obviamente, a mesma caixa, mas que parece que saiu de linha.

no WUS é citado sempre como um relógio de muitas marcas, "tuna like".

Citação de: JotaA online 09 Fevereiro 2013 às 14:50:05
Isso é comum entre as marcas de "butique". O Deep Blue Master 2000, compartilha a caixa com vários outros fabricantes, inclusive o modelo da technos de 2000m.

Veja neste link:

http://www.watchfreeks.com/view_topic.php?id=9038&forum_id=104

é. não acredito em china continental. mas taiwan, quase com certeza.

ogum777

ogum777

ogum777

ogum777

ogum777

ogum777

MDE. em versões de 200 e 500mts

ogum777

ogum777

um dado interessante é que esse relógio praticamente só sai sob marcas europeias.

uma parte delas são marcas de produtos de mergulho: snorkels, nadadeiras e etc.

em alguns fóruns aparece como "poor man´s tuna". numa referência ao seiko tuna, obviamente.

desconfio que seja um fabricante europeu de relógios que tenha montado isso. mas só desconfio. leste europeu?

não achei nem parecido entre os sites de produtores OEM de relógios de HK que pesquisei.

a única versão com mov automático (citizen) que achei é justamente a da germasiática tauchmeister. as outras versões aparecem com movimento a quartz seiko.

Alberto Ferreira

Tudo indica que as marcas de fantasia sejam mesmo "irmãs".
Resta saber qual seria a real "paternidade".

Mas eu temo que nós nunca saibamos com clareza.
Pois parece que elas são postas no mercado com já esta proposta, digamos, a origem nebulosa...  ;)

O que, para mim, por si só já poria em dúvida as especificações, a estanqueidade, etc.

Alberto

ogum777

ogum777

Citação de: Alberto Ferreira online 10 Fevereiro 2013 às 18:00:40
Tudo indica que as marcas de fantasia sejam mesmo "irmãs".
Resta saber qual seria a real "paternidade".

Mas eu temo que nós nunca saibamos com clareza.
Pois parece que elas são postas no mercado com já esta proposta, digamos, a origem nebulosa...  ;)

O que, para mim, por si só já poria em dúvida as especificações, a estanqueidade, etc.

Alberto

o detalhe, eu repito, é que boa parte dessas marcas são marcas de outros produtos de mergulho, que continuam por aí. alguma estanqueidade deve ter. mas sem testar não dá pra saber.

é, alguém conseguiu vender bastante esse relógio por aí. deve vender porlote, por encomenda. vai saber...

ogum777

ogum777

uma variação, com coroa à 9hs: kampfschwimmer 500, com rhonda e supermluminova.

ogum777

em mais de um fórum de mergulho - não de relojoaria - aparecem comentários sobre esses relógios. tipo esse:

http://www.scubaboard.com/forums/new-divers-those-considering-diving/396203-how-use-diver-watch-bezel-like-rolex-submariner-3.html

no caso da apeks, que é marca de mergulho da inglaterra, vende alguns relógios diferentes também, mas com essa caixa aparece com 500 mts - sem válvula de hélio - e com 1000 mts, com válvula de hélio. vende nas duas versões.

e usa movimento Seiko-Epson VX42E - e eu lá sabia que existia esse movimento??????

sei não se não é o caso de algum relógio que faz sucesso entre quem mergulha mas é ignorado por desk-divers... relógio do nicho dos mergulhadores, mesmo. nesses fóruns aparecem umas marcas que eu nunca tinha ouvido falar... apeks?