Menu principal

Relógios militares

Iniciado por Enéias, 19 Outubro 2008 às 20:00:55

tópico anterior - próximo tópico

Ricardo

Parabéns a todos. Realmente, devemos preservar este tópico.
Alguns que possuo, mas são modernos.

Abraços.

Ricardo

Abrantes

Ricardo em relação a estes 2 Aviator que vc colocou ai abaixo do Citizen, por um acaso este ponteiro de horas dele da uma volta por dia igual ao GMT?
Porque a marcação de número deles me deu a entender isso,..

Ricardo

Oi Abrantes, tudo bem??

Sim, é como o GMT, o ponteiro de horas leva 24 horas para dar a volta completa.
São muito interessantes e por isto os comprei. Não são quartz ou auto, e sim puros mecanicos manuais.
A luminosidade é incrível.

Não existem muitos relógios que tem estas caracteristicas.
São os meus favoritos.

Abraços.

Ricardo.

Daniel

Olá a todos !!

Já que o assunto militares retornou !! tenho uma dúvida, acredito que a maioria já viu, pelo menos em fotos, relógios da marca Pronto, inclusive eles veem com o Brasão da República estampado na parte traseira e alguns com a inscrição no mostrador, Exército Brasileiro.

Alguém tem alguma informação sobre estes relógios ?  ???

Obrigado,

Danie

Abrantes

Valeu pela resposta,..
Muito interessante este aviator Ricardo!!Gostei

Alberto Ferreira

Citação de: Daniel online 25 Fevereiro 2009 às 07:35:40
...
...acredito que a maioria já viu, pelo menos em fotos, relógios da marca Pronto, inclusive eles veem com o Brasão da República estampado na parte traseira e alguns com a inscrição no mostrador, Exército Brasileiro.

Alguém tem alguma informação sobre estes relógios ?  ???
...

Salve!

Daniel,
A proposta desses relógios da marca Pronto não era a de ser um item "militar", ou seja, a de ser um "relógio-ferramenta", para uso por entidades militares, etc.

Ele era um relógio que, de certa forma, apenas reverenciava o Exército Brasileiro, eu creio.

Eu já li que eles eram usados por alguns oficiais do nosso exército, sim, mas não de forma "oficial" (se me permitem a redundância), digamos.

Eu penso que o amigo Douglas, que já vi falar deles, e outros colegas poderão melhor informar especificamente sobre a marca e sobre este modelo com o brasão e a referência ao E.B. no seu fundo.

Abraços!

Daniel

Olá !!!

Alberto realmente são curiosas estas referências ao E.B gravadas nestes relógios, tem até cronografo caixa em ouro, movimento Valjoux 72, com inscrições do E.B.

abraço,

Daniel

Octávio Augusto

Senhores,

Há tempos eu tentei contato com  o seter de comunicação, museus e história do Exército para tentar informações sobre estes relógios.
Nesta empreitada, contei com o interesse e dedicação do Mestre Gravina.
Por meses, e mais de uma vez, busquei a resposta junto ao EB, mas o silêncio estava sempre presente.
Fico triste, pois sou da caserna como oficial da reserva, e vi a falta de interesse em informar sobre as peças. E desta mesma forma grandes acontecimentos de nossa história ficam somente no passado.
Nunca teremos a noção real da importancia de nosso povo e de nossa história.
Abraço,

Octávio Augusto

igorschutz

Octávio,

Realmente é lamentável a falta de disposição do Exército, bem como de diversas outras instituições brasileiras, em divulgar informações históricas que poderiam ser facilmente obtidas com pouca pesquisa.

Neste momento, estou em busca de informações sobre os relógios reguladores utilizados pelo Observatório Nacional, a fim de escrever um breve ensaio e divulgar essa história aos amigos, mas não obtenho qualquer contato por parte deles.
É triste viver num país sem história... :( :(

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Daniel

Olá !!!

Realmente é muito triste viver num país que não preserva suas memórias, raras exceções !!

Daniel

ESTRELADEDAVI

Realmente é triste o tratamento dispensado aos amigos Otávio e Igor. Amigos, tenho uma dúvida com relação a relógio militar, e o caso do Seiko 6105-8110 que foi largamente usado pelos soldados americanos na Guerra do Vietnã, porém, de forma não oficial, mais em grande escala, esse relógio pode ser considerado militar, mesmo não havendo inscrições oficiais nele?

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Daniel

Olá Weber !!

Acredito que neste caso, como o relógio não fazia parte do equipamento de combate, digamos assim, penso que não poderiamos considerar como um relógio militar em sua essência ..... porém como foi utilizado por militares, caso por exemplo na 2º guerra do crono da Heuer, utilizado por Dwight Eisenhower acredito que podemos dizer que ele é de preferência militar ! o que leva a crer que é um relógio resitente e confiável.

Daniel

Alberto Ferreira

Salve!

Bom,...
Para variar, tudo pode mesmo ser uma "classificação" baseada em diferentes pontos de vista.

- Uns preferem dizer que militares são estritamente aqueles comprados (e fornecidos à tropa, ou postos à sua disposição de forma oficial) pelas forças armadas.
Em geral, mas há exceções, estes têm claras indicações (normativas) no fundo. Tais como números de "patrimônio" ou de lotes de aquisição, etc.
O interessante é que estes relógios podem "ter ido à guerra", ou não.

- Outros, com uma visão talvez mais "histórica", aceitam como militares os relógios que foram usados como "ferramentas" em combates reais.
Estes relógios (aliás, não necessariamente e nem freqüentemente) raramente são "patrimônios" adquiridos por uma força armada.
Muitos, entre os mais recentemente vistos nos pulsos das tropas nas atuais (e bem documentadas em termos de imagens) guerras, são assim.

Mas, o que dizer daqueles modelos (realmente históricos, mas com pouquíssimas fotos "em ação") que, por exemplo, estiveram nos pulsos de pilotos japoneses, americanos, alemães, etc.

De fato, e por ser mais fácil classificar assim, talvez o mais certo mesmo seja considerar estritamente como "militares", aqueles do primeiro grupo...

Abraços a todos!

Pandolfi

Relógio militar é aquele adquirido oficialmente pelas forças armadas para uso da tropa pela precisão e resistência, segundo seus padrões.
Relógio usado por qualquer soldado, seja no Vietnã ou na Rua da Mooca (ai, meu Deus!), não significa que são relógios militares.
Bom fim de semana, já tomei duas até agora e vou parar por aqui. Tim, tim.
Pandolfi

Abrantes

Existe alguma divisão militar que utilize o Casio G-Shock?
Acho que eu vi isso em algum lugar, estou errado?

Alberto Ferreira

Citação de: Abrantes online 28 Fevereiro 2009 às 13:11:18

Salve!

Amigo Abrantes,
Como bem ilustrou o amigo Douglas,...

Se a Marine Nationale se enquadrar nesse "perfil" de 'divisão militar" (e é claro que sim  :D)

E se estes relógios forem itens "oficiais", ou seja, adquiridos pela MN, e não meramente relógios "pessoais",...

Um grande abraço!
8)

Abrantes

Pois é alberto se eu fosse militar e tivesse que escolher um relógio para trabalhos pesados eu escolheria este mesmo!!

Alberto Ferreira

Isso!

E eles escolhem, mesmo!
;)  8)

Abraços!

Octávio Augusto

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Fevereiro 2009 às 14:42:56

Salve!

Amigo Abrantes,

Se a Marine Nationale se enquadrar nesse "perfil" de 'divisão militar" (e é claro que sim  :D)

E se estes relógios forem itens "oficiais", ou seja, adquiridos pela MN, e não meramente relógios "pessoais",...

Um grande abraço!
8)

Um off-topic rápido.
Primeira vez que vejo um grupo de Operações Especiais usando revolver. Diga-se S&W 357 Mag.
Foto curiosa!!
Abraço,

Octávio Augusto

César-HT

Citação de: Octávio Augusto online 28 Fevereiro 2009 às 18:21:57
Citação de: Alberto Ferreira online 28 Fevereiro 2009 às 14:42:56

Salve!

Amigo Abrantes,

Um grande abraço!
8)

Um off-topic rápido.
Primeira vez que vejo um grupo de Operações Especiais usando revolver. Diga-se S&W 357 Mag.
Foto curiosa!!

Olá para todos.

Otávio, tudo certinho?
Com relação à foto que você comentou, algumas considerações, com base em coisas que eu já lí :

- Acho (pela foto não dá pra ter certeza) que o revolver é francês, eu já li em um livro alguma coisa sobre um modelo de revolver de fabricação francesa que utilizava o calibre .357 Magnum e de oito tiros ainda por cima :o.

-Quanto a utilizarem revolver no lugar de pistolas, acho que tem algo a ver com o fato de uma maior segurança  contra travamentos, ceet vez assistí uma entrevista com o senador Romeu Tuma e ele disse que preferia usar revolver justamente por causa disso, é mais volumoso para guardar, mas o risco de travar, comparado com uma pistola (por melhor que seja sempre há esse risco) é zero.

-Como uma tropa especial, os caras querem derrubar o inimigo no primeiro tiro, sem dar chance de revide, então usar um calibre potente é mais que justificável e outra coisa, com a precisão que essas tropas tem, cada tiro é um alvo a menos, em resumo, um soldado com tanto treino não precisa de uma arma com quinze tiros mas que pode eventualmente travar.

É isso, armas é um assunto que gosto bastante e quando lí essa postagem que quis responder, ok.

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.