Em Defesa Do Calibre 7S36

  • 90 Respostas
  • 26610 Visualizações
*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #20 Online: 27 Março 2013 às 12:50:02 »
E o limão acaba de virar uma bela limonada!

Tópico que começou meio torto mas que acabou com uma excelente aula (mais uma!) do mestre Adriano!

AGORA eu entendi direitinho o que é e como se avalia o tal do isocronismo.

Valeu Adriano!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #21 Online: 27 Março 2013 às 12:58:38 »
Minha Nossa Senhora!!!!(sem referências religiosas)
Agora o bicho pegou!
Isocronismo....mais uma para o rol de aprendizados deste fórum.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #22 Online: 27 Março 2013 às 13:00:46 »

No fim, compare todos os dados, e verá que a variação (diferença entre marcha mais rápida e mais lenta) é alta, passando fácil de 10 segundos em todas as condições de corda. O que por si só, revela o péssimo isocronismo posicional. E depois compare as médias de marcha em todas as condições de corda, e verá que em cada condição terá uma marcha média totalmente diferente uma da outra, e a diferença entre a média mais rápida e mais lenta será também muito grande. Não se espante se numa condição de corda ele atrase 10 s/dia e em outra ele adiante 20 s/dia.


Citando a mim mesmo, pergunto: como regular um relógio que você nunca sabe em qual condição ele atrasa 10 s/dia e em qual ele adianta 20s/dia, e que a marcha flutua tanto a cada 20º de amplitude para mais ou para menos?

E, sabem o que acontece se eu fizer todos esses testes com um Omega 8500, como já fiz (lá quando testei um para a revista Pulso, e nem tinha espiral de silício ainda)? Não acontece nada. O resultado é praticamente o mesmo para toda condição de corda.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #23 Online: 27 Março 2013 às 13:01:26 »
Clap Clap Clap!

Agora sim...Isocronismo - Checked!!!

Que aula!!! :o :o :o :o :o

Obrigado Adriano!!! :D :D

abraço

Rafa

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #24 Online: 27 Março 2013 às 13:18:36 »
hehehe, tenho 3 7s26, logo terei mais alguns. tb gosto de 8203, que tb não lá muito isocronismo - mestre adriano já testou pelo menos 1 - mas estou satisfeito.

é, relógio não é só isocronismo. mas minha curiosidade agora é sobre o 469. vou esperar mestre adriano testar um...

e claro, sempre agradecendo pelas aulas!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #25 Online: 27 Março 2013 às 13:27:28 »
Não creio que o César tenha feito uma análise porca.

A análise não foi porca (apenas para não faltar com respeito ao colega), mas foi mega-ultra-superficial, porém falsamente revestida de empiricismo científico pelo próprio autor, que alega estar descartando a sorte e lidando com "matemática, lógica e ciência", mas ao mesmo tempo dispensa todos os procedimentos padrões e aceitos pela comunidade acadêmica e profissional para qualificação de um movimento.

O que salvou o tópico foi a paciência de Adriano em explicar pela enésima vez porque o 7S26 não é um movimento de boa qualidade. Obrigado, Adriano!

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Henk

Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #26 Online: 27 Março 2013 às 13:49:31 »
Cesar, bem vindo, foi um começo tumultuado. Não leve a mal se houve respostas que num primeiro momento soaram arrogantes ou até jocosas.

Assunto velho e bastante discutido com alto nível técnico dá margem a essa impressão.

Mais uma vez, seja bem vindo!  

 

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #27 Online: 27 Março 2013 às 13:56:44 »
Do tópico vê-se que opinião pessoal é uma coisa, análise técnica outra, sendo que esta última nunca pode ser influenciada pela primeira, como ocorreu no post de origem.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #28 Online: 27 Março 2013 às 14:42:41 »
Também tenho curiosidade acerca do cal 469 da Orient, se é melhorzinho ou é a mesma coisa. :P

Outra coisa Mestre Adriano, o 6R15 também é tão de "má qualidade" quanto o 7S36 ? ???

Abraço a todos!

PS: Adogo esses tópicos que começam mal e acabam com verdadeira aulas! :D

Membro do RedBarBrazil

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #29 Online: 27 Março 2013 às 14:51:42 »
Para conseguir entender a explicação do Adriano sobre isocronismo, primeiro precisaria saber: o que diabos significa amplitude? ??? ??? ???
Abs,

Ivan B. Prado

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #30 Online: 27 Março 2013 às 14:55:18 »
Para conseguir entender a explicação do Adriano sobre isocronismo, primeiro precisaria saber: o que diabos significa amplitude? ??? ??? ???

Naio, creio que os artigos do Site principal sanem essa dúvida. Principalmente o:
http://www.relogiosmecanicos.com.br/escapamento.html

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #31 Online: 27 Março 2013 às 15:09:15 »
Para conseguir entender a explicação do Adriano sobre isocronismo, primeiro precisaria saber: o que diabos significa amplitude? ??? ??? ???

A medida, em graus, que um determinado ponto do balanço percorre num impulso, ou seja, quantos graus o balanço gira em cada "volta".

Cada movimento tem sua amplitude ideal (um intervalo de graus), ou seja, o quanto um balanço normal, perfeitamente regulado, no movimento limpo e funcionando perfeitamente, deve fazer.
Se o balanço tiver amplitude maior ou menor do que esse intervalo ideal, é porque tem algum problema, seja no próprio escapamento, seja no resto do movimento.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #32 Online: 27 Março 2013 às 16:25:13 »
Conforme expus em outro tópico sobre o tema, qualidade não é um conceito absoluto. Em relação a um 8500, equipando Omegas de US$ 5.000, um 7SXX tem péssima qualidade. Em relação a movimentos que equipam relógios de US$ 100 - preço de um Seiko 5 - o 7SXX é de alta qualidade.
Marcelo

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #33 Online: 27 Março 2013 às 17:02:16 »
Conforme expus em outro tópico sobre o tema, qualidade não é um conceito absoluto. Em relação a um 8500, equipando Omegas de US$ 5.000, um 7SXX tem péssima qualidade. Em relação a movimentos que equipam relógios de US$ 100 - preço de um Seiko 5 - o 7SXX é de alta qualidade.
Discordo do amigo.
Na minha visão, Qualidade não é comparável no que tange a custo, ou a tem ou não tem, simples e objetivo.
O que o 7SXX tem é excelente custo benefício, nada mais, o que é diferente de qualidade.
Grande abraço
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

vinniearques

Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #34 Online: 27 Março 2013 às 17:11:31 »
Conforme expus em outro tópico sobre o tema, qualidade não é um conceito absoluto. Em relação a um 8500, equipando Omegas de US$ 5.000, um 7SXX tem péssima qualidade. Em relação a movimentos que equipam relógios de US$ 100 - preço de um Seiko 5 - o 7SXX é de alta qualidade.
Discordo do amigo.
Na minha visão, Qualidade não é comparável no que tange a custo, ou a tem ou não tem, simples e objetivo.
O que o 7SXX tem é excelente custo benefício, nada mais, o que é diferente de qualidade.
Grande abraço

EXATAMENTE!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #35 Online: 27 Março 2013 às 17:23:48 »
Deixa eu tentar entender: então qualidade depende do custo/preço? Quer dizer, se o 7Sxx custasse $ 1.000,00, dá para dizer que é ruim. Mas como custa só $ 100,00, passa a ser bom? É tipo aquela noção de que "não posso reclamar, afinal, custou só $ xx,xx?"

Eu, pelo menos (e esse é um conceito particular meu), não vejo assim. Um caixote de madeira da feira é um produto de má qualidade. Não interessa se ele custa R$ 0,10. Ele continua sendo um troço de má qualidade.

Lembram do papel higiênico Primavera, aquele cor de rosa? Na escola que eu estudei só tinha desse. Era o mais barato que existia, mas isso fazia dele um papel higiênico de qualidade?

By the way, eu usei o Omega 8500 apenas porque tenho-o como referência em qualidade. Agora, peguem tudo o que eu disse, e substituam todo lugar onde eu falei Omega 8500 por ETA 2824-2 standard. Vai dar exatamente na mesma. E quanto custa um relógio com uma ETA 2824-2 standard? US$ 400,00?? Que sejam US$ 600,00.

E aí, como fica então a comparação entre um Seiko equipado com 7S26 (cuja média é de US$ 200,00) com um Tissot ou Victorinox de US$ 500,00 com uma ETA 2824-2? Pela ótica do conceito relativo de qualidade, a 7S26 se sai pior ainda...

Dentro ainda da mesma ótica: tem relógio equipado com 7Sxx de US$ 100,00, e tem de US$ 600,00 (sei lá, Samurai de titânio, por exemplo). O 7Sxx do Seiko 5 de 100 obamas é bom, mas o mesmo 7Sxx do Samurai Ti não é tão bom? A qualidade dos dois é diferente por causa do preço? Think about it.

By the way denovo, o pior 7Sxx que tive foi um Samurai Ti, e que era Made in Japan. A marcha dele era ridícula.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 27 Março 2013 às 17:29:20 por Adriano »

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #36 Online: 27 Março 2013 às 17:41:05 »
Deixa eu tentar entender: então qualidade depende do custo? Quer dizer, se o 7Sxx custasse $ 1.000,00, dá para dizer que é ruim. Mas como custa só $ 100,00, passa a ser bom? É tipo aquela noção de que "não posso reclamar, afinal, custou só $ xx,xx?"

Eu na minha parca opniao acho que isso vale em termos.
Relogio de 100,00 pode ser ruim sim,como tambem pode ser excelente.
E um de 1.000 pode ser uma bosta.
Nesse mundo globalizado e que exige lucro sempre.
Fica muito dificil ter qualidade e rigor construtivo vendendo relogios por 300/400 reais.
A Seiko faz excelentes relogios como um todo nessa faixa baixissima de preços.
Mas exigir que esses relogios tenham uma engenharia sofisticada é pedir demais.
O proprio Adriano elogia bastante os 6119 de decadas atras e execra os mais recentes 7Sxx.
Fica dificil nesse mundo nosso de hoje fazer algo bom de verdade.
O que nao significa que o relogio seja mico.Nao..............
Most3lm.com

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #37 Online: 27 Março 2013 às 17:45:04 »
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute
« Última modificação: 27 Março 2013 às 17:47:05 por mmmcosta »
Marcelo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #38 Online: 27 Março 2013 às 17:53:19 »
E eu compraria facilmente o Samurai TI por mais do que o indicado pelo Adriano, pois acho o relógio fodástico!


Flávio

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
« Resposta #39 Online: 27 Março 2013 às 17:54:27 »
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute

Prefiro o "pai dos burros" do nosso português:

Qualidade, segundo o dicionário Aurélio, é “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza”
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire