Qual caneta você está usando hoje?

  • 262 Respostas
  • 78759 Visualizações
*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #180 Online: 27 Setembro 2016 às 16:30:49 »
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #181 Online: 27 Setembro 2016 às 16:31:42 »


Gostei da variação na espessura da linha. Bela caneta!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #182 Online: 27 Setembro 2016 às 16:33:45 »
Gostei da variação na espessura da linha. Bela caneta!

Obrigado, essa tinta tem um sombreado muito bonito. A pena é bem flexível, tenho uma Aurora 88 moderna, mas essa original é meu xodó.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #183 Online: 27 Setembro 2016 às 16:38:18 »
Obrigado, essa tinta tem um sombreado muito bonito. A pena é bem flexível, tenho uma Aurora 88 moderna, mas essa original é meu xodó.

As canetas antigas costumam ter penas bem mais interessantes que as modernas. Nas modernas só tenho visto penas com um pouco de flexibilidade nas canetas mais caras. Depois que experimentei as canetas semi-flex e flex, dificilmente consigo usar uma rígida...

Pela sua foto não consegui observar o sombreado, mas a cor da tinta é realmente bonita. Você usa esta cor para qual tipo de aplicação? Assina documentos com ela?

abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #184 Online: 27 Setembro 2016 às 16:54:49 »
As canetas antigas costumam ter penas bem mais interessantes que as modernas. Nas modernas só tenho visto penas com um pouco de flexibilidade nas canetas mais caras. Depois que experimentei as canetas semi-flex e flex, dificilmente consigo usar uma rígida...

Pela sua foto não consegui observar o sombreado, mas a cor da tinta é realmente bonita. Você usa esta cor para qual tipo de aplicação? Assina documentos com ela?

abraços

Sim, as penas mais antigas e de feitas de ouro costumam ser bem mais flexíveis. Nas modernas gosto das penas de paládio da Visconti, mas nem de longe oferecem a flexibilidade das antigas de ouro.

Gosto de usar essas tintas diferentes apenas para escrever em meus journals (um pessoal e outro do trabalho).

Para assinar documentos, carrego diariamente comigo uma Parker 51 com tinta preta, geralmente Aurora Black.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #185 Online: 30 Setembro 2016 às 09:46:09 »
Bela Aurora 88!

“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #186 Online: 30 Setembro 2016 às 10:10:13 »
Hoje estou com a Omas Paragon, e chegaram duas flex: uma Swan e uma Conklin:









“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #187 Online: 30 Setembro 2016 às 10:10:17 »


Hj com essas duas, acho q encontrei outro vício

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk


*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #188 Online: 30 Setembro 2016 às 12:45:51 »
Muito bacana a Omas e as flex, michelim! A Conklin Crescent também está na minha lista de futuras aquisições.

fugas, as Lamy são ótimas canetas também! E este é um vício bem legal hehehehe

Hoje tirei minha Visconti Homo Sapiens da coleção para usar, fazia meses que não entrava na rotação. Tenho essa caneta já faz mais de 6 anos, e o bronze nunca foi polido, está criando uma pátina muito atraente. A pena é uma delícia de usar, é uma stub de 1,3mm feita de paládio.



Tenho uma outra Visconti com essa pena também, semana que vem devo coloca-la na rotação e posto fotos depois.

"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #189 Online: 30 Setembro 2016 às 17:26:49 »
Essa visconti é belíssima, se cansar dela manda msg ::)
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #190 Online: 01 Outubro 2016 às 10:30:36 »
Raul,

Testei esta Visconti com pena stub (prá mim estava mais para itálica) e achei maravilhosa. Ela tem um ótima flexibilidade para uma caneta moderna e também gostei muito da pegada do material (lava vulcânica).

Sai da loja correndo para não fazer a loucura de comprar.

Parabéns pela caneta!

Abraços


Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #191 Online: 01 Outubro 2016 às 12:54:57 »
Marco, realmente é uma caneta única devido ao seu material, e a pena é uma das melhores que já testei entre as canetas modernas.

@michelim pode deixar que terei você em mente, mas acho muito difícil (pra não dizer impossível) me cansar dela rsrsrsrsrs
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #192 Online: 01 Outubro 2016 às 14:58:26 »
Uma dúvida, onde vcs costumam comprar tinta e papéis? E quais vcs recomendam?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #193 Online: 01 Outubro 2016 às 15:10:36 »
Já faz alguns anos que costumo comprar na Goulet Pens, embora não tenha comprado nada desde 2014 (meu estoque ainda está cheio rsrsrsrs). Recomendo a loja, pois o fundador, Brian Goulet, é um cara dedicadíssimo, e a variedade e qualidade dos produtos são excelentes. Pude acompanhar o crescimento da loja desde sua infância, ainda em 2008, lá no forum FPN (Fountain Pen Network), pois o Brian é usuário antigo por lá.
Recomendo também assinar a newsletter deles, semanalmente enviam um email com seleções cuidadosas sobre novas tintas, papéis, canetas, entre outros produtos relacionados à escrita.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #194 Online: 01 Outubro 2016 às 15:18:42 »
Quanto a recomendações, vai depender muito do propósito de uso, e o ideal é que você experimente bastante.
Por conta da pigmentação e diferencial, para escrever nos meus diários eu gosto muito das tintas japonesas, em especial as Pilot Iroshizuku. As da J. Herbin também são excelentes. A Montblanc também tem tintas maravilhosas, a Racing Green (fora de linha) e a Burgundy Red são minhas favoritas.
Para o dia a dia, assinatura de documentos, etc gosto muito da clássica Pelikan Royal Blue e Aurora Black.
Quanto a papéis, também vai depender do uso. Pessoalmente gosto bastante dos blocos da Rhodia para anotações gerais, rascunhos, etc. Para os diários, meus favoritos são Clairefontaine e Quo Vadis. Para escrever cartas, os papéis da G. Lalo são mais do que especiais.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #195 Online: 01 Outubro 2016 às 17:18:32 »
Uma dúvida, onde vcs costumam comprar tinta e papéis? E quais vcs recomendam?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Fugas,

Tudo bem?

Depende um pouco do que vc pretende. Se estiver no nível do Raul, as dicas dele são ótimas, mas se procura papéis e tintas mais simples, existem alternativas no Brasil.

Exemplo: curto muito papéis da Canson vendidos no Brasil. O desempenho de uma tinta depende muito da caneta e do papel.

Abraços,

Marco


Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #196 Online: 01 Outubro 2016 às 17:36:53 »
O Marco tem absoluta razão, e eu talvez tenha pecado com preciosismo em demasia nas minhas recomendações, pois não é muito fácil nem barato comprar material importado.

Assim como o Marco também recomendou, posso afirmar que os papéis Canson são de ótima qualidade. Outras duas marcas de papel de boa qualidade e que é fácil de encontrar aqui no Brasil são a Fabriano e Hahnemuhle, você pode encontra-los facilmente em casas que comercializam material para artes plásticas.

Para tintas, pode procurar as da Parker e Pelikan que são de ótima qualidade, se acha facilmente e com preço mais acessível.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #197 Online: 01 Outubro 2016 às 18:50:43 »
Vlw pela as dicas. Vou dar uma olhada nelas.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #198 Online: 03 Outubro 2016 às 12:06:05 »
Uma dúvida, onde vcs costumam comprar tinta e papéis? E quais vcs recomendam?

Tem bastante recomendação aqui no fórum.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual caneta você está usando hoje?
« Resposta #199 Online: 04 Outubro 2016 às 17:27:35 »
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe