Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio online 15 Fevereiro 2012 às 20:37:06

Título: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: flávio online 15 Fevereiro 2012 às 20:37:06
O relógio dispensa comentários. Legais são as informações contidas no site. Ok, a latitude será determinada incorretamente, porque no hemisfério sul, usamos o Sol, correto? Porém...Não consegui acionar os "plug ins" para determinar a longitude. Alguém conseguiu?

http://www.longines.com/virtual-catalogue/longines-info-lindbergh/index.html


Flávio
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Byron online 15 Fevereiro 2012 às 20:54:29
Chefia, o relógio é boniiiitoooo pacaralho...mas confesso não entendo patavina...:P :'(
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2012 às 21:01:59
Salve!

Flávio,
No meu caso funcionou, os plugins funcionaram perfeitamente.

Muito legal este site!  8)

Abraços,
Alberto
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: flávio online 15 Fevereiro 2012 às 21:12:09
Alberto, eu não entendi o lance da longitude. Primeiro ajusto o anel interno com a equação do tempo (via tabela). Depois eu ajusto o troço de acordo com a hora de Greenwich como? Não entendi!


Flávio
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2012 às 22:38:44
Flávio,
Eu não sei se a sua dúvida é esta...

Mas,...
Para ajustar o bezel tem que clicar nele e deslocar (no sentido horário ou anti-horário), tudo com o mouse.

Para o ajuste seguinte, siga as instruções, clicando na coroa (e "puxando-a" para a terceira e segunda posições).
Para ajustar, em cada posição, "role" a coroa com a "rodinha" do mouse.

Alberto
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: VIP online 15 Fevereiro 2012 às 22:52:27
muito legal.

:D
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: flávio online 15 Fevereiro 2012 às 23:10:53
É isso mas...Com track pad não consigo girar a coroa! Quando aperto o botão, ela volta para o lugar. Mas já saquei o princípio do troço. Bem...Masi ou menos.


Flávio
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Cigano online 15 Fevereiro 2012 às 23:15:14
Muito legal, e muito bonito o relógio, mais está aí uma funcionalidade que me deixou "boiando", não entendi nada !! :P :P

Aqui está funcionando tudo beleza, mais para que serve, essa complicação, se é que é considerada uma!! Se não for, eu achei...rsrsrsr ;D ;D ;D ;D
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Alberto Ferreira online 16 Fevereiro 2012 às 12:15:51
Salve!

Cigano,
Na verdade este relógio é uma homenagem da Longines ao Lindbergh.

Quando ele fez o seu histórico vôo transoceânico, conta a lenda (ou fato) que ele "desenhou" (bolou) um relógio que poderia auxiliá-lo na navegação.
O tal relógio não era bem assim, como este do tópico.

Quando a Longines lançou o modelo de maneira comercial, ela montou um kit...
Que se eu não me engano, ou esqueço algo, continha uma réplica da touca usada pelo aviador, alguns croquis do relógio bolado por ele, um "ábaco" (para os devidos cálculos) e um "histórico (com fotos, etc) da viagem, sendo o relógio embalado em uma caixa (lata) que imitava no seu aspecto, o material de que foi feito o avião, o Spirit of St. Louis.

(http://www.themoralliberal.com/wp-content/uploads/2011/05/Charles-A.-Lindbergh.jpg)

Bem,...
Portanto, por assim dizer, não seria propriamente apenas uma "complicação" horológica.

Alguns amigos aqui do FRM têm este longines comemorativo.

Abraços!
Alberto
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Cigano online 16 Fevereiro 2012 às 12:19:13
Caro amigo Alberto, muito obrigado pela aula e atenção, agora abriu minha mente, vou fazer umas pesquisas sobre!!

;) ;)
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Ringo online 16 Fevereiro 2012 às 12:50:03
Muito interessante. Mas não consegui ajustar.
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: flávio online 16 Fevereiro 2012 às 17:29:20
Alberto


O atual é praticamente idêntico ao antigo, ao contrário das versões anteriores. Ele possui 47 mm e, visualmente, é IDÊNTICO ao usado por Lindemberg, menos o ajuste da catraca, que possuía um botão específico para isso.

Para os que não entenderam nada sobre o relógio, o tópico é recorrente, talvez o mais explorado de todos no fórum. Primeiro, é preciso entender como era feita a navegação antes do GPS. Aliás, como é feita a navegação hoje sem o uso de GPS...

Depois, basta saber que Lindemberg estava num avião, sem qualquer referência, cruzando o atlântico, o pilotando. Não tinha tempo para fazer cálculos, por mais simples que fossem.

Ele criou, então, um relógio que lhe dava automaticamente, em graus, a longitude. Não é uma complicação no sentido estrito, mas algo que lhe poupava tempo precioso de primeiro tirar a hora solar (estelar), depois computar a diferença de horários para descobir a longitude. Com um simples girar de escalas, ele conseguia isso. O site demonstra o método, muito embora, como eu disse, não tenha conseguido fazer funcionar no meu pc com track pad.

Resumindo: nos tempos antigos, o processo era o mesmo, usando um sextante para determinar a hora estelar e latitude, comparação de horário "carregado" e ajustado no local de partida com aquele do local onde estava. E cálculos no papel. Com o relógio, ele jogava todos os dados no próprio e já obtinha a longitude. Lembrem-se que ele estava pilotando, ou seja, qualquer coisa que lhe poupasse tempo e mantivesse seu foco, era mão na roda.

O relógio, consequentemente, só tem valor histórico. A complicação necessita de outros aparatos (tabela de equação do tempo e sextante) para "funcionar".


Flávio
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Alberto Ferreira online 16 Fevereiro 2012 às 18:44:12
É isso ai.

E para ilustrar.
Vejam o "croqui" feito pelo próprio Lindbergh, cujo fac-símile acompanha o kit que eu comentei.

(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/Lindbergh-croquis.jpg)

E leiam também aqui ---> http://www.hautehorlogerie.org/en/horlogere-culture/watches/legendary/1931-1940/angle-horaire/ (http://www.hautehorlogerie.org/en/horlogere-culture/watches/legendary/1931-1940/angle-horaire/)
Fonte: HH - Foundation de la Haute Horlogerie

Onde há uma breve descrição da "gênesis" da peça inicial e das suas réplicas (oficiais).

Abraços a todos!
Alberto
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Gravina online 22 Fevereiro 2012 às 09:46:33
A origem desta comparação está aqui http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4.12795

Flavião,
Enganei-me, este é um exemplar lançado em 1988 (não 98) para comemorar os 60 anos do modelo.
Como a grande maioria das reedições, algumas coisas são perdidas, basta ver, por exemplo,  a reedição do Omega chronomètre 30T2 RG (falávamos sobre isso nesta madruga via FB)
Ainda sim acho esta reedição de 1000 exemplares muito bacana, e há duas semanas perdi um que estava à venda em Milão por um excelente preço..2,500 euros (muito barato pelo o que é). Não quis arriscar o envio via DHL ($), e não tinha ninguém naquele momento para trazer o relógio :'(............foi-se..........Vez ou outra aparece, não é exatamente uma super raridade!

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Semttulo-1cpia.jpg)
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Semttulo-1cpiajpgAAA.jpg)
A fonte da reedição: http://cartier.watchprosite.com/?show=collection.detail&id=3491

Abraços

Gravina


Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Gravina online 22 Fevereiro 2012 às 10:52:21
Citação de: Gravina online 22 Fevereiro 2012 às 09:46:33
Como a grande maioria das reedições, algumas coisas são perdidas...

Aqui uma delas..............http://ninanet.net/watches/others09/Mediums/momega1894.html

Abs

Gravina

Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: flávio online 22 Fevereiro 2012 às 11:01:52
Na reedição mostrada acima Gravina, a da Longines, eles trocaram todo o escapamento por algo moderno? Pergunto isso porque apesar de o ebauche ser claramente antigo, o escapamento tem balanço plano, a ponte tem regulador moderno...As diferenças de calibre estão, inclusive, apontadas em colorido, mas este calibre "novo"/velho que foi usado na reedição existiu ou a Longines fez um Frankstein?


Flávio
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Gravina online 22 Fevereiro 2012 às 11:28:27
Citação de: flavio online 22 Fevereiro 2012 às 11:01:52
.........., mas este calibre "novo"/velho que foi usado na reedição existiu ou a Longines fez um Frankstein?


;)

Exatamente como este da reedição (com as modificações detectadas), não existiu anteriormente...........mantiveram o, digamos, jeitão, mas talvez já não tinham aquelas "partes" ??? do originário...............ainda assim é bem interessante.
Ah, não denomine-o de Frankenstein  ;D...........esta denominação é para aquelas criações fora da casa ;D ;D ;D...... Do tipo: Omega by Bienne/Omega by Barra Funda :P.....brincadeira!

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Semttulo-1cpiajpgaaaa.jpg)

Abs

Gravina

Ps. Vc. viu aquele link do Omega (SteveG)?.......é bem legal.......foi o Igor que me passou há tempos.
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: pgmuk online 22 Fevereiro 2012 às 12:04:59
Eu não entendo. Essas fábricas que fazem réplicas são lagalizadas ?  Para se fazer uma réplica de qualquer relógio é necessário muita tecnologia também . No Brasil existem fabricantes de réplicas de relógios ? Até onde é legal fazer e vender réplicas ??? Gostaria de fazer um  visita à estes fabricantes......... ??? ???

pgmuk
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: JotaA online 22 Fevereiro 2012 às 12:39:59
Citação de: pgmuk online 22 Fevereiro 2012 às 12:04:59
Eu não entendo. Essas fábricas que fazem réplicas são lagalizadas ?  Para se fazer uma réplica de qualquer relógio é necessário muita tecnologia também . No Brasil existem fabricantes de réplicas de relógios ? Até onde é legal fazer e vender réplicas ??? Gostaria de fazer um  visita à estes fabricantes......... ??? ???

pgmuk

Não confunda réplica com falsificação. Um relógio vendido no camelo ou em "sites especializados" com "Rolex" escrito no mostrador é uma mera falsificação.
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Gravina online 22 Fevereiro 2012 às 12:46:45
Boa tarde pgmuk!

Tudo bem com você? E o Carnaval?

Seja muito bem vindo :D ;)!!

Neste caso é uma réplica original..............é uma reedição de um antigo modelo deste fabricante.

Sim, existem as cópias (falsificação).........estas que são "fabricadas" fora da fábrica de origem, fora até do país  de origem, que não são autorizadas, de péssimo material, sem  qualquer tipo de preservação de direitos..............crime puro!!

Então é mais ou menos assim: Réplica seria a reedição de um modelo antigo, e tudo dentro dos conformes
                                         Cópia é crime.......dito isso, não precisa dizer mais nada, certo?

Veja o termo na tampa deste Longines Original Réplica

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/market_image491806a.jpg)

Abs

Gravina
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: flávio online 22 Fevereiro 2012 às 13:18:16
Como o Gravina disse, esse Longines citado não é uma "falsificação", no sentido que a palavra "réplica" tomou no mundo da relojoaria. É uma réplica mesmo! A Longines pegou tudo que havia do movimento antigo ainda em estoque, ela própria fabricou a caixa e o relançou. Não é "réplica" no sentido de falsificação, mas réplica mesmo! É como o citado Omega em comemoração aos 150 anos da marca: eles fabricaram uma caixa igualzinha à dos antigos e colocaram movimentos ANTIGOS que estavam em estoque, restaurados por ele.

Isso não é incomum no mercado. Meu Revue Thommen Cricket 1997 é atualizado. No entanto, tenho certeza que o movimento é NOS, apesar de, em e mail enviado para eles na época, falarem que foi fabricado. Conversa caras! O ebauche tem o logo MSR! Não é por outro motivo que fizeram tão poucos!

É como se a Omega, numa puta reedição do Moonwatch, fabricasse, hoje, uma caixa igualzinha aos "pré moon", pegasse movimentos 321 antigos em estoque e relançasse o relógio.

Resumindo: às vezes as fábricas fazem, elas próprias, cópias bastante fiéis dos relógios do passado. Verdadeiras réplicas, no sentido correto da palavra. Mais um exemplo? Meu Longines Legend Diver, que é IGUALZINHO ao antigo, pelo menos na aparência. Às vezes, as fábricas vão além: elas reconstroem o relógio igualzinho na época que foi lançado. É o caso deste Longines citado pelo Gravina que, no olhômetro, tem o escapamento diferente. Mas o resto é de época.

É como se fosse uma "restauração" oficial vendida pela própria marca. Muito legal!


Flávio
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Desotti online 22 Fevereiro 2012 às 15:45:25
Nestes casos, penso que os termos ficariam menos confusos se substituíssemos a palavra réplica (replica em inglês, sem acento) por reedição (reissue, em inglês). ;)

Maravilhosos estes Longines, mas os Omega do post do Gravina também são "de cair o toba do traseiro"... :D

[[]]'s
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: michelim online 25 Fevereiro 2012 às 11:20:31
Trazendo o assunto pra cá:


Citação de: Gravina online 21 Fevereiro 2012 às 23:53:59
Citação de: Cigano online 21 Fevereiro 2012 às 23:28:38

Caro Gravina, este é famoso Longines Lindbergh, que foi discutido semana passada ??
Qual o ano do seu ??  Está muito lindo esse seu exemplar!! Creio que seja, já um vintage !! 8)

Oi Cigano, não vi este tópico, mas este aí não é propriamente um Vintage.
Em um grupo gringo do qual participo, "convencionamos" que para ser um "vintage", tem que ser relevante, e descontinuado.........por exemplo: Um Zenith El Primero Rainbow, já é considerado um vintage, ainda que tenha sido lançado em 97 ou 98, agora não lembro.....menos de 20
Este Longines, salvo engano, é também de 98.

Agora vintage  de verdade, e sem conversa é este aqui da foto................30's - Gigante 52mm..................E antes que me pergunte, não é meu.........é de um amigo!

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Lind1.jpg)

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Lind2.jpg)

Abs

Gravina





[/quote]

Esse era o relógio utilizado pelo Mal. do Ar Casimiro Montenegro Filho, patrono da engenharia da aeronáutica, e um VERDADEIRO HERÓI brasileiro.

O Longines dele está, juntamente com seu vulcain cricket, sua parker 61 e sua farda no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), aqui em São José dos Campos. Como um pioneiro do CAN, ele deve ter utilizado muito o seu longines, que está numa condição bem surrada... O relógio é bonitão.

Aqui segue a página do MAB
http://www.cta.br/mab.php (http://www.cta.br/mab.php)

E quem quiser saber um pouco mais sobre o Mal. Casimiro, uma pessoa que acreditou que um país que não produzia nem bicicletas, poderia vir a produzir aviões, seguem os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_Montenegro_Filho (http://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_Montenegro_Filho)
http://www.incaer.aer.mil.br/opusculo_montenegro.pdf (http://www.incaer.aer.mil.br/opusculo_montenegro.pdf)
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/casimiro-montenegro-filho-biografia-heroi-brasileiro-435198.shtml (http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/casimiro-montenegro-filho-biografia-heroi-brasileiro-435198.shtml)
[/quote]



Eu passei no MAB agora a pouco e tirei algumas fotos do relógio do Casimiro:

(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4594.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4582.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4583.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4584.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4585.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4587.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4593.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4590.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4589.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4588.jpg)
(http://i59.photobucket.com/albums/g303/michelim/Casimiro/DSCN4598.jpg)



E uma história:
No voo realizado em 12 de junho foi acompanhado pelo co-piloto (observador de voo) Tenente Nelson Freire Lavenère-Wanderley, saindo, ambos num avião monomotor biplano Curtiss Fledgling matrícula K263 do Campo dos Afonsos, no Rio, com destino ao Campo de Marte, no centro de São Paulo, porém, por problemas meteorológicos o Curtiss aterrissou no Hipódromo da Mooca e para completar a missão foi necessário pegar um táxi para chegar ao prédio dos Correios na Avenida São João.
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Alberto Ferreira online 25 Fevereiro 2012 às 11:54:00
Salve!

Fantástico, Mich!

Grato por compartilhar!
8) 8) 8)

Abraços,
Alberto
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: FALCO online 25 Fevereiro 2012 às 19:01:32
Citação de: Desotti online 22 Fevereiro 2012 às 15:45:25
Nestes casos, penso que os termos ficariam menos confusos se substituíssemos a palavra réplica (replica em inglês, sem acento) por reedição (reissue, em inglês). ;)
...

Esta é uma definição boa... REEDIÇÃO...
Porque, semântica, morfologia e o que mais quiser à parte, cópia = réplica = falsificação...

PS. Boa Mich
Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: Gravina online 25 Fevereiro 2012 às 21:00:38
Citação de: michelim online 25 Fevereiro 2012 às 11:20:31

E uma história:
No voo realizado em 12 de junho foi acompanhado pelo co-piloto (observador de voo) Tenente Nelson Freire Lavenère-Wanderley, saindo, ambos num avião monomotor biplano Curtiss Fledgling matrícula K263 do Campo dos Afonsos, no Rio, com destino ao Campo de Marte, no centro de São Paulo, porém, por problemas meteorológicos o Curtiss aterrissou no Hipódromo da Mooca e para completar a missão foi necessário pegar um táxi para chegar ao prédio dos Correios na Avenida São João.

:o :o :o :o :o :o :o :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-*
FANTÁSTCO!!!!
Grande Mich :D,
Muito obrigado, de coração!, por ter dispendido do seu tempo para nos brindar com estas maravilhosas fotos, e história.
Valeu mesmo, você é o cara! ;)
Provavelmente ???, o Marechal Casemiro ganhou este maravilhoso Longines por ocasião da sua graduação em Engenharia Aeronáutica.
O Cricket é de 2ª geração, provavelmente, fruto da sua promoção a "Brigadeiro-do-Ar'.............Caracas!!!.......viajei legal agora 8)...........viajei nas fotos, presumi os fatos........isso me deixa doidão :-* :-* :-* :-* ;D

O Hipódromo da Mooca, o primeiro endereço do Jockey Club de São Paulo, era um misto de corrida de cavalos, e campo de aviação........Edu Chaves gostava deste lugar também :D

Aqui um pouco de história: http://www.jockeysp.com.br/n_historia.asp


Outro assunto:

Também acho que é mais apropriado a utilização nome reedição, para afastar a confusão, porém os homens que fabricam-os, são os que mandam ::) ;D...e lá a confusão não deve ser grande

Abaixo, o caso de uma Replica (garrafal) de um icônico modelo da Rolex que não foi reeditada por esta casa..........dizem que em todas regras, existem exceções.

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/003Natan3cpia.jpg)

Abs

Gravina


Título: Re: O mini site da Longines sobre o Hour Angle
Enviado por: FALCO online 26 Fevereiro 2012 às 12:23:43
Citação de: Gravina online 25 Fevereiro 2012 às 21:00:38...
Abaixo, o caso de uma Replica (garrafal) de um icônico modelo da Rolex que não foi reeditada por esta casa..........dizem que em todas regras, existem exceções.
...

Mas no caso desta foto não é uma cópia? Como diversas outras que existem, por exemplo:

(http://i39.photobucket.com/albums/e184/broker1998/FRM/47730065.jpg)

Acho que a "alcunha" de reedição cabe às oficiais, como os conhecidos speedmaster, ploprof entre outros.