Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Alevian em 16 Outubro 2019 às 22:07:46

Título: Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Alevian em 16 Outubro 2019 às 22:07:46
Prezados,

Entrei nesse fórum com um objetivo claro, que seria uma orientação de como e onde arrumar um relógio mais ou menos antigo que era do meu pai.

Como alguns aqui devem saber, a Souza Cruz costumava presentear com um relógio de ouro os funcionários que completavam 30 anos de serviço para a empresa.

Meu pai trabalhou lá. Entrou empurrando caixas e saiu como mecânico, na época em que cigarros eram feito com máquinas apenas mecanizadas. E, em 1979, ele foi agraciado com o presente. O relógio tem, portanto, exatos 40 anos! Quadradinho, fundo branco, marca só as horas, pulseira de couro... modelo De Ville.

Recentemente, ele faleceu. Viveu muito bem seus 92 anos, até que em março começou a ter probleminha de mobilidade e depois disso conseguiu ir até agosto.

Ele praticamente não usava o relógio, que tinha valor monetário, para um relógio, muito acima de nosso padrão e também valor estimativo.

Sabia que não podia deixar parado, às vezes colocava um dia no pulso. Mas depois de algum tempo começou a atrasar, a parar. Nem me lembro da última vez que o vi com o relógio.

Dia desses encontrei a joia na gaveta, já sem a coroa.

Levei a um relojoeiro que está atuando aqui no bairro (Penha _ São Paulo), colocou a coroa, deu corda, e o bicho funcionou por 2 dias, atrasando um pouquinho até parar. Tenho medo de forçar para dar corda. Parece que não quer funcionar mais!

O tal do relojoeiro disse que o maquinário estava sujo e que poderia arrumá-lo por R$1200,00.Disse ter formação no Senai Suíço Brasileiro, ter trabalhado na Technos, na Oriente, em uma loja do Shopping Ibirapuera... mas ainda assim achei um pouco salgado e não me inspirou toda a confiança necessária.

Vi uma tabelinha, no site da própria Omega, dizendo que a revisão em um relógio de metal precioso da marca custa em torno de R$2000,00. Lá não é mencionado se esse valor seria para relógios novos ou mais antigos.

Liguei para um relojoeiro que atua próximo à Avenida Angélica, e me disse que, se for só revisão, faz por R$300,00.

Liguei na loja Omega (Shopping Cidade Jardim), mas a moça que me atendeu deu o telefone da empresa do Adriano (Moderador Global aqui do forum).

Liguei na empresa, atendeu uma moça, disse que eu preciso levar lá para fazer um orçamento mas que, por ser um relógio antigo, talvez precise levar para reparo na Suiça, ou trazer peças da Suíça. Nem entendi bem. Trabalham também de segunda a sexta, horário coincidente com o meu horário de expediente. E não atendem aos sábados, uma pena.

Vislumbro ainda consultar um relojoeiro (Eurico, na Lapa - na verdade, o filho dele, Ricardo, para ver se arrumo, por preço acessível) e um tal Sr. Cintra, no Bom Retiro. Relojoeiros que me foram indicados por pessoas conhecidas, mas não tão especializadas no ramo quanto os foristas daqui, obviamente.


Perguntei na Cassio Center, do Center Norte, e o japa que atendeu informou que um conserto em um relógio desses, se viável, custará pelo menos R$900,00.

Confesso que estou pirando com tanta informação divergente.

Será que um relógio que funcionou outro dia e parou dá tanto trabalho assim para ser arrumado?


Outro ponto que acho curioso é que, além do relógio Omega, meu pai tinha um Orient, de GUERRA. Pau pra toda obra mesmo, literalmente. Funciona sem problema.

Será que ele deu azar com o Omega, usado por poucas horas nesses 40 anos?

Acredito que o Orient tem mais ou menos o tempo de vida, tendo sido usado diariamente, por décadas!

Qual a vida útil média de um Omega?

Enfim, não me apresentei, mas apresentei o caso aos colegas.

Espero obter orientações, preferencialmente indicações de vários relojoeiros confiáveis, com anos de profissão, além da Carpinópolis e da empresa do Adriano, tão citadas por aqui.

Espero também poder compartilhar por aqui o andamento da história desse reloginho, que talvez possa cumprir seu propósito de concepção:  O seu relógio OMEGA foi concebido para o acompanhar de forma fiável ao longo da vida se receber, regularmente, o melhor cuidado.

Sei. Não fizemos nenhuma manutenção, mas também pouco usamos o produto.
Sei. Não havia lubrificação, mas também não houve esforço, penso eu.

Não espero prognósticos, que não são recomendáveis nem para pessoas com doenças graves, apenas opiniões, que possam me auxiliar a formar um juízo e tomar as melhores decisões, baseados talvez em um nobre interesse de me ajudar a botar a máquina para trabalhar.


Obrigado!

Em tempo: tive caso similar quando comprei um Corolla. Encontrei na época um fórum criado por um sujeito que indicava muito determinada oficina. Não tive dúvida, levei o carro lá. O famoso mecânico (com muitas avaliações positivas também no Google) pediu para trocar o que precisava ser trocado e outras coisas que visivelmente não eram necessárias. Troquei o que pude trocar. O carro andou bem comigo durante quase três anos, até a perda total. Deixe de levar no tal especialista porque, além de um pouco mal humorado, metido a entendido, que não gostava muito de justificar suas posições, quando foi simplesmente arrumar um freio fez bobagem. Tive de levar o Corolla guinchado à oficina do tal sujeito (alguém já viu um Corolla guinchado por problema mecânico?). E pensem que o cara priorizou o reparo? Nada, tive que deixar o carro lá o dia todo, ir de 99 para meu trabalho, voltar de 99 para a oficina, perder tempo... Conclusão, hoje ando com um Corolla, também antiguinho (2007) quase igual ao outro, mas que o arruma é o mecânico que arrumou um Uno que me acompanhou por anos. Esse, ao contrário do "especialista", não inventa troca preventiva de sensor de oxigênio (sonda lâmbda), nem troca de válvula termostática, tendo o carro rodado 120.000 km, enfim, não indica coisas que nem a concessionária indicaria. E cobra metade do "especializado".

Em suma, se o cara é especializado, mas não pisa na bola nem "inventa" trocas desnecessárias, ok. Tem estrutura, sabemos que é mais caro do que o não especializado. Pagamos com gosto!

Mas o fato é que, seja com carro, automóvel ou qualquer outro produto, quando precisamos do serviço, é muito difícil achar múltiplas indicações e preços razoáveis... no outro fórum não tive sorte. Espero que aqui consiga.

EM TEMPO 2: O cara que criou o fórum do Corolla, da noite pro dia, simplesmente sumiu com o acesso e com as informações ali contidas, minhas postagens inclusive. Outra experiência que eu não gostaria de ter por aqui. Vida longa ao Relógios Mecânicos!

Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: igorschutz em 17 Outubro 2019 às 00:08:41
Rapaz, que tamanho de mensagem... E o curioso é que, em se tratando de um tópico de apresentação, você... não se apresentou! Bom, segue a vida...

Você aborda muitos temas na sua mensagem. Penso, inclusive que ela deveria ser objeto de tópico próprio, a fim de facilitar a consulta a eventuais respostas às suas indagações.

Vamos por partes:

Durabilidade Omega X Orient: seu Omega, independente de qual seja e qual máquina o equipa, é uma porção de vezes mais refinado que seu Orient "de guerra". O japonês foi desenvolvido e construído para ser bruto mesmo, com acabamento pouco requintado e altas tolerâncias, ou seja, ele funciona até com areia dentro, mas funciona mal, mesmo quando era novo. Já o Omega é um produto de grande precisão e construção esmerada. Se bem cuidado, oferecerá boa capacidade cronométrica até hoje.
O Orient tem precisão estimada na casa dos 40 segundos diários, já o Omega fica próximo à precisão de um cronômetro (4 a 6 segundos diários). A diferença é muito grande!
Outra coisa: o Omega vivia na gaveta, o Orient vivia no braço. Relógios guardados parados muito tempo sofrem mais e param antes daqueles que são postos pra rodar, mesmo que sejam usados diariamente. Aliás, quase todo objeto mecânico que dependa de lubrificação sofre desse mesmo mal. Deixe um carro repleto de fluidos parado décadas em uma garagem e tente dar partida pra você ver o que acontece.

Aliás, fazendo analogia aos carros: um motor "Go Devil" que equipava os primeiros Jeeps Willys podia rodar com pouco óleo, combustível da pior qualidade, no meio de um lamaçal e ainda puxando uma carreta, mas era completamente ineficiente em termos de potência e consumo. Em contrapartida, o motor W16 do Bugatti Chiron, se você colocar um óleo um pouquinho mais grosso do que o especificado, é capaz de fundir os comandos na primeira acelerada. E aí, qual conclusão pode-se chegar sobre ambos os motores?

Enfim, o Omega claramente não é inferior ao Orient e tampouco é menos robusto ou tem vida útil menor. Ele é um produto mais sofisticado e exige, para tanto, manutenção mais sofisticada, porém lhe entregará resultados [muito] melhores do que o que você pode esperar do Orient.

Indicação de relojoeiro: falando por mim, eu só posso indicar relojoeiros dos quais conheço o trabalho e que passam pelo meu crivo. Já passei pela Watch Time (Autorizada Omega) e já passei pela Carpinobilis, a ambas tem minha aprovação. Também já passei por outros relojoeiros durante minha vida de colecionismo (quase 20 anos nessa estrada), mas, infelizmente, nenhum deixou saudade, então prefiro não cometer a deselegância de destratar o trabalho deles neste espaço depois de tanto tempo dos respectivos ocorridos.

Lamentavelmente, não conheço nenhum dos profissionais mencionados por você, então não posso avalizá-los, porém, o que posso lhe dizer com absoluta certeza é que QUALQUER relojoeiro que lhe passe um orçamento sem ao menos examinar com critério seu relógio (e isso inclui pegar o relógio na mão, ver com os olhos, abrir o fundo, olhar com uma lupa, passar num cronocomparador) ou é charlatão ou é mal profissional (se não na arte do ofício, ao menos na arte de tocar um negócio), pois ou ele vai te passar um valor muito acima do real, que cobrirá qualquer risco e você estará pagando por algo que não levará, ou ele vai te passar um valor abaixo do necessário pelo serviço e não vai executar o trabalho a contento, afinal, ele não estará sendo suficientemente remunerado por isso.

A grande vantagem de se fazer o serviço na Autorizada é que seu relógio voltará como ZERO, pronto para mais tantas décadas de vida, porém, infelizmente, a Autorizada, pelo próprio vínculo que possui com a marca, é obrigada a seguir as orientações desta, e, portanto, não pode oferecer serviços "parciais" com preços menores, então, diferentemente de um relojoeiro independente, eles não podem apenas dar uma "limpada" e uma "lubrificada" na máquina e cobrar "trezentão" por isso. A Autorizada é OBRIGADA a trocar a coroa, trocar a vedação, trocar ponteiros (em sendo o caso), trocar molas, trocar parafusos, trocar vidros, etc., e depois vão ajustar seu relógio aos padrões de fábrica, vão dar garantia de 1 ano, e, para isso vão cobrar não só a mão de obra, mas também as peças, que, por sua vez, são cotadas em francos suíços, e tem também o custo intrínseco dos aparelhos e ferramentas modernos e atualizados, que eles são obrigados a ter e usar em seu relógio, etc. Ou seja, não dá para comparar em custo com um relojoeiro com formação de 1980 (sem posteriores atualizações), com ferramentas de 1960, com Vibrograf B200 de 1950, que usa só dois tipos de óleo para tudo, que não troca molas, que recondiciona peças, que "veda" com silicone, etc. É um mundo de diferença, e muito do preço está nisso.

Portanto, escolha com sabedoria seu relojoeiro de confiança. Se seu relógio tem menor valor monetário e você não pode gastar o valor dele em uma [não tão simples] manutenção, ao menos procure um profissional que seja transparente e lhe explique com clareza tudo o que ele poderá fazer pelo seu relógio e lhe cobre um preço justo por isso. Pode ser mesmo que você não queira que seu relógio fique zero e que você quer só uma limpeza e lubrificação, para que ele funcione marromenos, mas melhor do que parado. Tem mercado para tudo! Eu mesmo tenho relógio velho sambado, que ponho no braço, uso só um dia, e nem vejo se ele tá atrasando, se está adiantando e quão preciso está, simplesmente porque não me importo. Também não teria coragem de levar numa super oficina fodida e pagar R$ 2 mil para arrumar meu cacareco, pois ele está longe de valer isso (monetária e sentimentalmente). Porém, se eu tivesse um relógio que fosse relíquia de família, que me lembrasse meu velho, eu procuraria levá-lo no melhor relojoeiro disponível para a grana que possuo e, depois disso, passaria a conservá-lo com cuidado.

Sumiço das suas postagens: esta versão do FRM está aí há 10 anos, e, creio, que enquanto o fmaia estiver vivo, vai querer mantê-lo ativo, então reze pela saúde dele.

Um abraço,

Igor




Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Alevian em 17 Outubro 2019 às 01:39:39
Obrigado pela atenção, Igor.

De fato, já tinha lido aqui sobre a diferença de precisão entre o Omega e o Orient.
Você chamou também atenção ao fato da maior robustez de um em relação ao outro. Realmente, propósitos diferentes.

Quanto a lembrar meu pai, ambos cumprem esse papel. E tenho lembranças dele mais ligadas a questões imateriais; exemplos, conselhos, vida bem vivida. Acho que se eu dissesse a ele que iria gastar R$2.000,00 para consertar um relógio, não aprovaria.

O que me deixou cabreiro no parecer da moça da Watch Time foi o fato de ter cogitado a questão da Suíça... acho que os brazucas dão conta e fugiu totalmente do "valor padrão" mencionado no site. Confesso que fiquei assustado!

De fato, o que procuro é que o relógio funcione, ainda que com 40 segundos diários de "diferença", como o Orient.

Interessante saber que com 20 anos e tendo recorrido a vários profissionais você está restrito aos dois citados ad nauseum (para usar uma expressão cara ao Adriano) aqui no forum. Talvez, para os que querem tudo de um relógio de luxo, realmente exista essa restrição, mas não me vejo nesse grupo.

Vou cotar então com os dois citados e com mais alguns (continuo aberto a outras boas indicações!). Algum bom profissional há de restabecer o funcionamento do reloginho a contento.

Oremos por isso e pela saúde do Flavio e de todos os que aqui colaboram.


Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: igorschutz em 17 Outubro 2019 às 10:03:05
Você chamou também atenção ao fato da maior robustez de um em relação ao outro. Realmente, propósitos diferentes.

Pelo contrário, eu mencionei expressamente que o Omega NÃO é menos robusto que o Orient, e sim que, em se tratando de máquinas diferentes níveis de qualidade, exigem cuidados diferentes, e que a forma como ambos foram utilizados (um na gaveta, outro no braço) levou a estarem como hoje se apresentam.


Interessante saber que com 20 anos e tendo recorrido a vários profissionais você está restrito aos dois citados ad nauseum (para usar uma expressão cara ao Adriano) aqui no forum.

Relação com relojoeiro é igual casamento, filho, etc. É só sentindo na pele para saber como é.
Já tomei muita paulada nessa minha caminhada. Dos dois retromencionados ainda não tomei (e acho que não tomarei, pois reputo-os sérios), por isso é o que posso recomendar.

Espero que você encontre um profissional, se não tão qualificado ou bem equipado, ao menos não seja trambiqueiro (uma infeliz realidade). E se encontrá-lo, por favor, indique-os aqui, para que os demais foristas tenham alternativas para levar aqueles reloginhos mais simples e baratos.

Boa sorte!
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Adriano em 17 Outubro 2019 às 12:08:37
...

O que me deixou cabreiro no parecer da moça da Watch Time foi o fato de ter cogitado a questão da Suíça... acho que os brazucas dão conta e fugiu totalmente do "valor padrão" mencionado no site. Confesso que fiquei assustado!

...

A atendente certamente fez o que estava ao alcance dela: informar com transparência uma estimativa, ou média, ou mínimos e máximos, do quanto uma manutenção desse tipo pode custar, mesmo sem ter praticamente nenhuma informação de calibre se trata, qual o defeito, qual a referência do relógio, qual a idade exata... E mais, com o detalhe de que ela não é um relojoeira, e nem mesmo uma técnica. Até onde eu conheço a média do mercado, esse nível de informação que a Watch Time passa, por telefone, é muito superior, e melhor, do que a de todos os concorrentes, cuja prática, até onde eu seu, é não responder absolutamente nada e apenas dizer que só passam qualquer informação tendo o relógio em mãos (algumas, inclusive, mediante um agendamento bastante burocrático).

Quanto ao relógio ser consertado localmente ou na Suíça, não é uma questão de capacidade de fazê-lo ou não, mas sim de obediência aos protocolos da marca, algo que as autorizadas têm obrigação contratual de seguir. Há casos em que pode-se necessitar de peças, que ainda existem, mas que são restritas ao uso interno da Omega e não são fornecidas sob nenhuma hipótese a nenhuma autorizada do mundo, o que inclui a Watch Time. É isso ser necessário com relógios mecânicos (muito mais comuns com relógios a quartzo obsoletos), mas acho que, mediante a informação de que o relógio é antigo, a atendente fez o correto de informar que isso é uma possibilidade. A intenção não é assustar, mas demonstrar transparência.

PS: os preços no site da Omega são os valores de base e incluem apenas alguns componentes, e em algumas condições. Componentes extras são cobrados a parte. Por isso o valor ali deve ser interpretado como "a partir de".

Abs.,

Adriano
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Alevian em 17 Outubro 2019 às 13:57:13
Obrigado, Adriano, pela atenção dispensada e esclarecimentos.
Continuo com a esperança de que apenas a limpeza possa resolver o problema.
Imaginava que, nos R$2030,00 estivesse incluso, pelo menos, uma nova coroa e uma nova pulseira de couro, além

Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: fbmj em 17 Outubro 2019 às 14:46:53
Obrigado, Adriano, pela atenção dispensada e esclarecimentos.
Continuo com a esperança de que apenas a limpeza possa resolver o problema.
Imaginava que, nos R$2030,00 estivesse incluso, pelo menos, uma nova coroa e uma nova pulseira de couro, além

Hehe, uma pulseira de couro da Omega no mercado paralelo custa mais de 1000 reais. A coroa quero nem imaginar o preço na autorizada. Revisão em autorizada para relógios de custo intermediário só valem a pena se você tiver muito apego ao relógio e tiver a intenção de nunca vendê-lo.
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Adriano em 17 Outubro 2019 às 15:13:07
Coroas em aço, titânio ou folheadas, no caso da Omega, são inclusas no preço da revisão. Coroas em metais preciosos, cerâmica ou detalhes especiais são cobradas a parte. E mesmo assim normalmente são muuuuuuito mais baratas que a pulseira mais barata.

Abs.,

Adriano
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: automatic em 17 Outubro 2019 às 15:15:51
Alevian, poste uma foto do relógio para matar a nossa curiosidade !
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: igorschutz em 17 Outubro 2019 às 15:23:13
O preço das peças não segue uma lógica e é determinada por uma tabela de preços que vem da Suíça.

Peguemos um Omega X-33 como exemplo:

(http://ialreadyhaveawatch.com/articles/omega/x-33/images/x-33_Gen2_side_view.jpg)

Essa coroa aí, de 2ª geração, que é uma peça relativamente complexa de se fazer, toda usinada, em titânio, custa uns R$ 200*.

Já um fecho fivela em aço, simplão de tudo, que é uma peça estampada de qualidade igual ou inferior a de muitas pulseiras de marca genérica (Hirsch, etc), custa uns R$ 700*.

*os preços podem não estar exatos, mas a proporção é por aí mesmo.

Então a coroa na Autorizada nem é tão cara assim, pois é uma peça subsidiada e, dependendo do serviço (revisão completa, por exemplo), já vem embutida no preço. Já a pulseira de couro é considerado um acessório, e não tem subsídio algum, então é o preço cheio, em CHF.
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: fbmj em 17 Outubro 2019 às 16:49:18
Coroas em aço, titânio ou folheadas, no caso da Omega, são inclusas no preço da revisão. Coroas em metais preciosos, cerâmica ou detalhes especiais são cobradas a parte. E mesmo assim normalmente são muuuuuuito mais baratas que a pulseira mais barata.

Abs.,

Adriano

Menos mal. Aproveitando o espaço, quanto custa uma revisão de um Omega vintage em aço, incluindo polimento na watchtime? Na Rolex é a partir de 5000 reais...
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Adriano em 17 Outubro 2019 às 16:59:53
Polimento é sempre cortesia mediante manutenção completa. Dependo do calibre, o preço base, para modelos mecânicos em aço, pode ir de R$ 1.720,00 a R$ 2.350,00 se for sem cronógrafo, ou a partir de R$ 2.350,00 até "sob consulta" se for cronógrafo. Juntas, coroa (se for aço ou folheada), vidro (se for acrílico) e pequenas peças de mecanismo (corda, um ou outro parafuso), estão inclusos.

Abs.,

Adriano
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: fbmj em 17 Outubro 2019 às 18:33:53
Polimento é sempre cortesia mediante manutenção completa. Dependo do calibre, o preço base, para modelos mecânicos em aço, pode ir de R$ 1.720,00 a R$ 2.350,00 se for sem cronógrafo, ou a partir de R$ 2.350,00 até "sob consulta" se for cronógrafo. Juntas, coroa (se for aço ou folheada), vidro (se for acrílico) e pequenas peças de mecanismo (corda, um ou outro parafuso), estão inclusos.

Abs.,

Adriano

Bem mais em conta. Obrigado.
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Alevian em 17 Outubro 2019 às 20:40:08
Automatic e demais prezados,

Seguem as fotos...
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Paulo Sergio em 17 Outubro 2019 às 20:50:29
Não existe um tópico de apresentação fixo, no "Fórum Principal" ??? ??? ???
Só para constar...      :-\ :-\ :-\ :-\ :-\
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: automatic em 18 Outubro 2019 às 16:16:11
Um belo vintage e está com mostrador muito bom.
Título: Re:APRESENTAÇÃO
Enviado por: Alevian em 18 Outubro 2019 às 16:50:23
Sim, como eu disse. Foram quarenta anos, mas pouquíssimas horas de uso.

Agora é arrumar um lugar bom para botá-lo para funcionar bem, sem ter que dar meu rim em troca. Sigo com minha pesquisa...

Acho que vou levar naquela Carpinobilis amanhã. Ver quanto cobram. Liguei lá, a moça disse que precisa de uma semana para orçar...ok. Não cobra pelo orçamento. Bom!

Ops.. vi agora New Look Time. Orça na hora, se for coisa simples. Vou antes da Carpinobilis! Quem sabe...
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 18 Outubro 2019 às 18:11:03
Eu fico muito orgulhoso e feliz em saber que estou, mesmo que virtualmente, perto de pessoas tão educadas gentis e disponíveis em ajudar quanto aos colegas que respondem este tópico, especialmente o Igor e Adriano.. Nos tempos de “foda-se que vou seguir meu rumo” que vivemos hoje estas prontas—respostas valem mais que os valores de revisão citados.. e não há motivo algum pra desconsiderar 20 anos de experiência no meio e tantas frustrações e sucessos nos entregue de mãos beijadas.. o joio já está separado do trigo de bandeja pra gente.. aproveitemos!
Parabéns pelo relógio, pela história.. aproveite pra na revisão trocar a fivela da pulseira que eh em aço e merece ser trocada por uma de ouro, combinando com o relógio..



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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 18 Outubro 2019 às 18:20:05
Os tempos mudaram.. como em outro tópico está sendo discutido, a brincadeira não eh mais pra adolescentes, eh pra adultos ricos..
segue último orçamento q recebi:
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191018/5374cdc325ea4d580caee9f8bbe60f8a.jpg)


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 18 Outubro 2019 às 18:26:51
Em cima do que o Adriano falou eu lembrei de uma grande dificuldade que tenho: treinar o vocabulário e as explicações do pessoal da recepção lá na clínica.. são recepcionistas sem competência técnica mas que são cobrados como se tivessem.. e a clínica leva a culpa.. fazemos exames, muitos exames, de diversos tipos e pra diversas patologias, pra diversas especialidades.. colegas pedem exames de todo jeito, escrevendo coisas sem sentido, tenho q todo dia diversas vezes socorrer o pessoal da recepção tirando dúvidas.. toda vez q oriento algo tenho mais medo do q ocorre nas vezes q não oriento, rsrs


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: JotaA em 18 Outubro 2019 às 18:39:18
Os tempos mudaram.. como em outro tópico está sendo discutido, a brincadeira não eh mais pra adolescentes, eh pra adultos ricos..
segue último orçamento q recebi:

IMAGEM


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Em vista de outras marcas, achei até barata a pulseira do Rolex!!!
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Adriano em 18 Outubro 2019 às 18:49:56
Também achei a pulseira do Rolex barata.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: ejr888 em 18 Outubro 2019 às 18:58:09
treinar o vocabulário e as explicações do pessoal da recepção lá na clínica..
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Boa noite Dr.

Eu com a formação técnica que tenho, já fui atendente de público de peças. Constatei com a experiência que as pessoas não têm mesmo vontade de aprender. Vc explica certinho a pessoa te DESANCA.  Então na minha humilde opinião é melhor colocar uma pessoa simples com os estudos básicos para por na recepção pois faz o serviço com mais zelo no lado humano. Porque daí vc começa a se fazer de burro e humilde, quando vc precisa crescer na vida fica difícil de acostumar a fazer mais exigências no geral da vida.

Quando a pessoa já tem um preparo melhor começa a separar o trigo do joio aí é ruim para você pq vai começar a perder paciente.

Isso é só um palpite.

Abs.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: ejr888 em 18 Outubro 2019 às 19:03:10
Também achei a pulseira do Rolex barata.

Abs.,

Adriano

Vendi uma NOS por 700 reais do fecho antigo. Porque estava precisando do dinheiro.

Mas achei um certo exagero exigir a troca da pulseira. E não achei barato para ser sincero.

"Empurroterapia."
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 18 Outubro 2019 às 19:14:21
Vendi uma NOS por 700 reais do fecho antigo. Porque estava precisando do dinheiro.

Mas achei um certo exagero exigir a troca da pulseira. E não achei barato para ser sincero.

"Empurroterapia."
A troca foi sugerida.. não era obrigatória


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Doutor Isnobson em 18 Outubro 2019 às 19:18:51
Achei barato tbm a pulseira do sub.... paguei o dobro praticamente em uma de IWC aquatimer


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 18 Outubro 2019 às 19:21:03
Boa noite Dr.

Eu com a formação técnica que tenho, já fui atendente de público de peças. Constatei com a experiência que as pessoas não têm mesmo vontade de aprender. Vc explica certinho a pessoa te DESANCA.  Então na minha humilde opinião é melhor colocar uma pessoa simples com os estudos básicos para por na recepção pois faz o serviço com mais zelo no lado humano. Porque daí vc começa a se fazer de burro e humilde, quando vc precisa crescer na vida fica difícil de acostumar a fazer mais exigências no geral da vida.

Quando a pessoa já tem um preparo melhor começa a separar o trigo do joio aí é ruim para você pq vai começar a perder paciente.

Isso é só um palpite.

Abs.
Obrigado!
Eh complexo.. há q se ter um bom perfil humano e educacional mas tb precisa do conhecimento técnico básico.. não podem marcar um exame pro sujeito viajar e no dia descobrir q não fazemos (por uma peculiaridade q não se atentou), ou q precisava de tal e tal orientação prévia.. ou q uma parte do q foi pedido não eh coberto pelo convênio,.. enfim.. são muitos aspectos, e 99% deve ir de boa.. mas eh o 1% q complica q repercute.. imagino q serviço de recepção em qq ramo sofre com estas coisas ..


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Título: Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: paulobalsan em 18 Outubro 2019 às 20:41:27
A troca foi sugerida.. não era obrigatória


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Achei a sugestão um pouco forçada: “sua pulseira está riscada e vamos polir, já está incluso no serviço que você irá pagar. Além disso quer comprar uma pulseira nova?” Vai que cola né...


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: ejr888 em 18 Outubro 2019 às 22:22:56
Achei a sugestão um pouco forçada: “sua pulseira está riscada e vamos polir, já está incluso no serviço que você irá pagar. Além disso quer comprar uma pulseira nova?” Vai que cola né...


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Sim, lembra muito o longa duração da Quatro Rodas.

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Ainda mais com pulseira blindada.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: raulfragoso em 18 Outubro 2019 às 22:58:56
Os tempos mudaram.. como em outro tópico está sendo discutido, a brincadeira não eh mais pra adolescentes, eh pra adultos ricos..
segue último orçamento q recebi:

Para referência, qual o ano e quanto tempo de uso teve esse seu Sub, doutor? Seria a primeira revisão?
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 18 Outubro 2019 às 23:04:15
Para referência, qual o ano e quanto tempo de uso teve esse seu Sub, doutor? Seria a primeira revisão?
1984.. mandei revisar pq queria ele zerado na nova vida q teria comigo .. e pq queria garantia “verdadeira” de vedação


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: raulfragoso em 18 Outubro 2019 às 23:16:30
1984.. mandei revisar pq queria ele zerado na nova vida q teria comigo .. e pq queria garantia “verdadeira” de vedação


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Entendi, nesse caso então colocar uma pulseira nova significaria perder a configuração original também. De qualquer maneira não achei o valor para revisão tão alto, se a ideia é mante-lo por bastante tempo então vale a pena.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: viniciussg1995 em 19 Outubro 2019 às 08:01:28
1984.. mandei revisar pq queria ele zerado na nova vida q teria comigo .. e pq queria garantia “verdadeira” de vedação


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Isso que está fazendo é legal, deixá-lo novo para "começar do zero" com você. Acho mais interessante que usar um original que parece que passou em um esmeril

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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Spotter em 19 Outubro 2019 às 14:16:13
Alevian, indiquei meu relojoei por mensagem privada, é o Gustavo da Watch Rescue. Passei pelo mesmo "dilema" que você há alguns anos. Entrei nesse mundo dos relógios e precisava revisar um Tag... Mas não conhecia muito... Na autorizada era quase o preço do relógio, daí indicaram o Carregallo, Saad, Carpinobiliss e mais alguns, mas era difícil eu ir para são paulo só para um orçamento.
Conheci o Gustavo de Campinas e é meu amigo até hoje.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Alevian em 19 Outubro 2019 às 16:58:44
Obrigado, Spotter.

Acabei nem indo levar o relógio hj. Uma semana para orçar me pareceu demais!

E o outro, da 24 de maio... no centro da cidade, não queria ir lá.

Mas esse rapaz de Campinas, pode dar certo. Tenho um colega de trabalho que mora lá. Campinas - Sampa - Sampa - Campinas todo santo dia, há mais de 20 anos!

E o que eu preciso é disso. Alguém que não estrague o relógio e o faça voltar a funcionar, se possível, sem muita firula e dentro do meu orçamento.

Acredito que essa situação pela qual você passou e que agora estou vivenciando possa ser comum a muitos outros usuários do fórum.



Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Koopa em 21 Outubro 2019 às 09:40:50
Acredito que essa situação pela qual você passou e que agora estou vivenciando possa ser comum a muitos outros usuários do fórum.
Eu me enquadraria aqui, pois não pagaria 6k (hoje em dia) em uma revisão.  :'(

Sei que o serviço é "ímpar" e o relógio volta novo, mas é demais para o meu orçamento, até pelo fato que zélo muito pelos relógios, e faço um bom revezamento. Todos que tenho estão como novos (esteticamente). Daí você dar um valor  tão alto, seria como pagar por um negócio novo, mas que já é seu, entende? A dor no bolso seria mais psicológica que financeira... sinto isso também quando vou trocar de carro, em que a concessionária oferece no meu carro de três anos de uso, quase que apenas metade do valor de um novo... daí me vejo pagando o mesmo valor atual de meu carro (a mais) em um novo que me oferece a mesma coisa, pois o antigo está perfeito...   enfim, apenas uma viagem aqui, me desculpem.


Doutor, confesso que fiquei curioso pra saber o critério deles para definir a pulseira como "gasta" a ponto de sugerirem a substituição. Até porque "arranhados superficiais" (imagino que seja o seu caso) não gastaria a pulseira à ponto do gasto ser tanto para se ter que trocar, se consegui explicar... um polimento não resolveria? Ou o bracelete seria mesmo "velho de guerra", faltando pedaços e tal? Valeria até uma foto pra exemplificar... digo porque eu ficaria até ofendido com a sugestão de troca de tivesse apenas arranhados superficiais. 


Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FALCO em 21 Outubro 2019 às 10:30:43
...
Doutor, confesso que fiquei curioso pra saber o critério deles para definir a pulseira como "gasta" a ponto de sugerirem a substituição. Até porque "arranhados superficiais" (imagino que seja o seu caso) não gastaria a pulseira à ponto do gasto ser tanto para se ter que trocar, se consegui explicar... um polimento não resolveria? Ou o bracelete seria mesmo "velho de guerra", faltando pedaços e tal? Valeria até uma foto pra exemplificar... digo porque eu ficaria até ofendido com a sugestão de troca de tivesse apenas arranhados superficiais.

O critério é idade

A pulseira tem desgastes internos que não são aparentes mas comprometem seu funcionamento e segurança
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 21 Outubro 2019 às 17:34:39
Boa tarde,

Sugestão ao colega Alevian. Se o relógio em questão não possui valor sentimental que justifique pagar para um profissional sério fazer a devida manutenção eu sugiro não fazer nada, deixo-o na gaveta.
É um relógio bonito, com uma historia bacana e eu, pessoalmente, ficaria muito chateado se ele voltasse com os ponteiros ou o mostrador danificado por um relojoeiro ruim. Saiba que esse risco existe com os sérios e aumenta exponencialmente com os não sérios.
Eu pessoalmente só me dei mal quando deixei em desequilíbrio a balança com o PREÇO e o VALOR das coisas.

Sucesso para você.

PS.: Sobre a atendente da WT, só esquecemos de ponderar o que o colega disse para ela...



Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 21 Outubro 2019 às 19:39:52
O critério é idade

A pulseira tem desgastes internos que não são aparentes mas comprometem seu funcionamento e segurança
Exato.. conforme o Adriano falou a autorizada segue normas de segurança e deve manter um padrão e deve ter seguido isso pra me oferecer opcionalmente um bracelete novo..
Inclusive alguns modelos novos da Rolex estão vindo com cerâmica dentro dos furos do pino pra melhorar o quesito segurança (pelo menos eu acho..) vou procurar fotos e postar

Eu por um acaso comprei.. e o relógio está com o bracelete novo
O velho eu guardei
O bracelete novo eh exatamente igual ao antigo, então não houve nenhuma descaracterização do modelo.. não pelo bracelete
O acrílico por exemplo foi trocado (por questões de segurança tb.. pra manter a garantia de estanqueidade) e o novo difere do antigo e nem por isso me incomodei com descaracterização
Não me senti ofendido em nada hora alguma.. quando pago IPVA e IPTU e IR me sinto bem mais ofendido




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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 21 Outubro 2019 às 22:06:15
...
Eu por um acaso comprei.. e o relógio está com o bracelete novo
O velho eu guardei
O bracelete novo eh exatamente igual ao antigo, então não houve nenhuma descaracterização do modelo.. não pelo bracelete
...
Não me senti ofendido em nada hora alguma.. quando pago IPVA e IPTU e IR me sinto bem mais ofendido
...

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Dr, tudo bem?
O bracelete é “fac-simile” ou tem alguma melhoria construtiva ou técnica?

Os impostos da vida podiam ser opcionais tb...kkkk



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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: raulfragoso em 21 Outubro 2019 às 22:10:00
...
Não me senti ofendido em nada hora alguma.. quando pago IPVA e IPTU e IR me sinto bem mais ofendido

Bingo.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 21 Outubro 2019 às 22:18:24
Dr, tudo bem?
O bracelete é “fac-simile” ou tem alguma melhoria construtiva ou técnica?

Os impostos da vida podiam ser opcionais tb...kkkk



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Tudo joia Flávio!! mesmo número gravado no bracelete e fecho (93150) e diferente no endlinks (501B no novo e 580 no antigo)


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 21 Outubro 2019 às 22:22:59
https://www.rolexforums.com/showthread.php?t=286636
aqui tem as diferenças Flávio.. coisas sutis..


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 21 Outubro 2019 às 22:30:15
https://www.rolexforums.com/showthread.php?t=286636
aqui tem as diferenças Flávio.. coisas sutis..


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Legal, obrigado.


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Adriano em 21 Outubro 2019 às 23:56:26
Uma das dificuldades do consumidor "moderno" é justamente que preço "ofende", e é confundido com mau atendimento. Você pode oferecer um atendimento impecável no quesito ética, transparência, honestidade e cortesia, mas se o preço sai do orçamento do cliente, automaticamente ele sai dali falando que foi muito mal atendido.

Eu costumo brincar que qualquer dia vou entrar em uma concessionária Lamborghini, perguntar o preço, e quando o vendedor gentilmente me disser algo como 3,5 milhões, vou virar as costas sem me despedir e depois mandar um email para a marca dizendo que o preço é um assalto (expressão comum) e que fui muito mal atendido.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Alevian em 22 Outubro 2019 às 01:16:35
Até certo ponto assimilo a colocação do Adriano.

Uma amiga trabalhou como secretária em uma concessionária Mercedes, na época em que lançaram o Classe A.

Muitos donos de Mercedes normalmente possuem alguns carros. Esses não vão à concessionárias levar para revisão - quem levam é o motorista. Não barganham orçamento prévio. Simplesmente são informados do valor a pagar e pagam.

O pessoal que comprava Classe A era de um outro perfil. Pessoas que tinham um só carro, faziam banzé quando recebiam a informação de que o carro precisava ficar por alguns dias na oficina, reclamavam do valor cobrado... Verdade que o carro também não ajudava...

No entanto, fora desse seleto consumidor de luxo, talvez de maneira geral consumidores consideram como fatores de qualidade os valores apresentados e o atendimento. Sim, preço é fator de qualidade!  Para o bem e para o mal...

Prolixo que sou, recorro a historietas para ilustrar esse ponto.

A primeira ocorreu com meu pai, também no final da vida dele.
Certo dia cheguei em casa, abri a porta da garagem, cheguei perto dele e ele, que sempre me recebia bem, não reagiu.
A TV estava com volume bem alto. Percebi que ele estava "surdo".

Liguei para o médico do home care, e ele disse que poderia ser um AIT (Ataque Isquêmico Transitório)! Ou outro evento, mas como o atendimento não havia sido prestado nas primeiras horas...
Busquei no Google, fiquei preocupado.

O médico foi "transparente"?

Familiares questionaram se não poderia ser cera.
Levamos papai ao Otorrino. Hospital Santa Virgìnia. Atendeu um médico experiente, que em minutos fez meu pai ouvir perfeitamente de novo.
O médico, aparentemente indignado com o comentário do colega, observou.
Por que assustar as pessoas?
Por que não começar pelo mais simples?

Em relação ao serviço das autorizadas, por mais que aqui no fórum a comparação com revisão de automóveis seja rechaçada, nossa ignorância insiste em fazer o paralelo.

No ano passado, tive que trocar discos e pastilhas de um Corolinha 2006. Com pastilhas da concessionária, disco da marca indicada pelo mecânico especializado, gastei R$1086,00. Na concessionária, custaria mais de R$2.000,00.

Por essas e outras, se você buscar carros com entre 5 e 8 anos de uso (para ficarmos no patamar considerado "aceitável" pelo Uber), raramente encontrará todas as revisões feitas em concessionária.

Isso sem contar que, muitas vezes, o mecânico de confiança tem anos a mais de experiência do que o novato da concessionária, se é que também não trabalhou anos em concessionária, como no caso acima relatado.

Penso que a maioria dos que fomentam esse forum já levaram seus carros em concessionárias e nem sempre tiveram a melhor experiência . Pelos relógios que ostentam, imagino que tenham carros compatíveis. Pois se por acaso alguém daqui  usa veículos após o período da garantia, possivelmente concordará comigo e com a maioria dos proprietários de automóveis nessa situação.

Em países em que não vinculam a garantia aos serviços prestados na concessionária, por incrível que pareça, os consumidores costumam levar mais os carros para revisar na rede credenciada. Por quẽ? Simples, não há tanta discrepância no preço!

Voltando ao nosso caso, liguei hoje e na semana passada para duas lojas New Look Time. De fato, previsto, por telefone, nenhum orçamento foi passado. Porém, após ouvir eu relatar sumariamente o histórico do relógio, ambos me deram a esperança de que a máquina pode voltar a funcionar com não mais do que uma revisão simples. Na 24 de maio, orçam na mesma hora. No West Plaza, de um a dois dias para orçar. Não senti que tenha faltado transparência, ética ou coisa que o valha.

Além do atendimento, o consumidor vai verificar Procon, Reclame Aqui, se tem ou não avaliações Google, se e como responde. Se for chato mesmo como eu, vai entrar na JUCESP, ver quem são os sócios da empresa, avaliar perfil no Linkedin...onde moram!

Nesse giro percebi que, além de nada desabonador relativo à citada loja, há um sujeito chamado Tarcísio Thomaz, já mencionado há anos nesse mesmo fórum, que "cuida" das questões do atendimento.

Pois é um conjunto de fatores aproxima ou distancia perfis de consumidores.

Se quem atende não tem domínio técnico, é conveniente que tenha feeling.

Se você ligar no SAC da NGK e o atendente não souber te responder uma pergunta, você fala com o técnico da fábrica. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

No Fleury, quando era realmente um laboratório diferenciado, se você tivesse dúvida sobre um hemograma, falava com Dr. Granado. O atendimento em alto nível, penso eu, envolve também questẽos assim.

Dizem que agora as empresas querem ser "orgânicas". Palavra da moda. Pelo que entendi nada mais é do que ser assertiva no atendimento ao cliente, de forma mais humanizada possível. A que ponto chegamos! Depois de colocarem tantos robôs, de banalizarem os processos,  estão percebendo que deu ruim...

Para o cliente que NÃO É CONSUMIDOR DE LUXO, ouvir que precisará pagar R$2.000,00 por uma revisão de um relógio já é difícil. Se fosse ficar "ZERADO" talvez fosse coisa de se pensar, por ser uma jóia e pelo valor estimativo.

Qualquer valor "a partir de" ou custo adicional,  por mais que em nome da "transparência", da qualidade diferenciada tem potencial para modificar o humor ou, no mínimo, distancia o cliente.

Longe de mim querer usar qualquer argumento de autoridade com um colaborador de honra aqui do fórum, com trajetória brilhante, que vive de compartilhar certo conhecimento, em artigos, palestras, vídeos, além desse espaço. Falo apenas como um consumidor com perfil que talvez não possa ser acolhido em todos os casos pela autorizada da marca, até porque, no momento, a postura é essa. E também como quem passou décadas lidando com fornecedores e consumidores dos mais diversos tipos.

Sei que é difícil, pois eu mesmo estou longe de ser "super fofo". Apelo então para Quintana - o ataque de uma borboleta agrada mais do que todos os beijos de um cavalo.

Boa semana de trabalho e entendimento!
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 22 Outubro 2019 às 06:14:48
Bom dia,

É preciso escrever tanta coisa para dizer que você quer pagar pouco? kkkkkk




Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 22 Outubro 2019 às 06:48:20
Exato.. conforme o Adriano falou a autorizada segue normas de segurança e deve manter um padrão e deve ter seguido isso pra me oferecer opcionalmente um bracelete novo..
Inclusive alguns modelos novos da Rolex estão vindo com cerâmica dentro dos furos do pino pra melhorar o quesito segurança (pelo menos eu acho..) vou procurar fotos e postar

Eu por um acaso comprei.. e o relógio está com o bracelete novo
O velho eu guardei
O bracelete novo eh exatamente igual ao antigo, então não houve nenhuma descaracterização do modelo.. não pelo bracelete
O acrílico por exemplo foi trocado (por questões de segurança tb.. pra manter a garantia de estanqueidade) e o novo difere do antigo e nem por isso me incomodei com descaracterização
Não me senti ofendido em nada hora alguma.. quando pago IPVA e IPTU e IR me sinto bem mais ofendido




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Tubo de cerâmica nos braceletes Rolex feitos em metal precioso (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191022/e0a02125a98d22410d302c7b2ec8db2b.jpg)
Fonte: tópico do Rolex fórum


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FredericoFreire em 22 Outubro 2019 às 07:54:02

Para o cliente que NÃO É CONSUMIDOR DE LUXO, ouvir que precisará pagar R$2.000,00 por uma revisão de um relógio já é difícil. Se fosse ficar "ZERADO" talvez fosse coisa de se pensar, por ser uma jóia e pelo valor estimativo.

Boa semana de trabalho e entendimento!

O cliente não é consumidor de luxo, mas o relógio é de luxo.


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Adriano em 22 Outubro 2019 às 09:19:07
Minha vida vasculhada com sucesso!  ;D ;D ;D

Adriano

Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Adriano em 22 Outubro 2019 às 09:25:12

... que vive de compartilhar certo conhecimento, em artigos, palestras, vídeos, além desse espaço.
...

Mas uma parte da sua investigação você fez errado: não vivo disso. Pelo contrário, isso não apenas não dá dinheiro nenhum (como muitas vezes me faz gastar), como frequentemente me dá dores de cabeça e vários chutes no saco, e me pergunto todos os dias por que eu continuo fazendo tudo isso de graça. Não por coincidência, faço cada vez menos. E modéstia a parte, não me leve a mal, mas meu conhecimento, mesmo somente aquele que compartilho, é bem mais do que "certo conhecimento".

Adriano
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: flávio em 22 Outubro 2019 às 09:32:10
Eu sinceramente concordo com muito que o alevian disse e, como já disse aqui, a minha birra com o atual mercado de assistência técnica sequer é com os preços objetivamente falando, que são absurdamente caros, mas os relógios também o são, mas com a falta de concorrência. Já que citaram carros acima, já imaginaram se não mais existisse o mecânico independente e só pudéssemos levar nossos carros em autorizadas e, pior, em uma só autorizada? Essa a situação atual no mundo da relojoaria... Eu enviei há dois meses três relógios meus para revisão e rezei para que não precisasse de troca de peças, porque senão o independente, e falo quem foi, a Carpinobilis, simplesmente não teria como obte las. E de modo algum foi algo barato, sob qualquer aspecto que se olhe: paguei quase 2500 reais na revisão de três relógios, muito embora isso certamente custasse o dobro em autorizada. Há colegas meus que dizem que as pessoas que reclamam de revisões de 10 mil reais em um audemars de 100, ou uma BMW de 100, são pobres de espírito, não deveriam então ter comprado algo caro que não podem manter. A questão não é essa. A questão é querer fazer caixa e cobrar em reparo por peças que custam uma merreca para a fábrica, como se na aquisição de peças o consumidor também estivesse tendo uma experiência " de luxo, se me fiz entender. Querem um exemplo da picuinha, e isso para mim não tem nada a ver com "querer pagar barato", mas pagar o justo? Mudei de casa recentemente e a decorei com muita coisa do designer Jader Almeida, quem gosta dessas coisas sabe que é algo... "De luxo". Uma mesinha de apoio me custou uns 1500 reais, algo que, objetivamente falando, se não fosse do designer que é, custaria 150. Paguei sem reclamar. E eis que uma semana depois a mesinha caiu ao chão, trincou a ponta em madeira, e eu entrei em contato com os caras, mandando foto etc. Não bastasse a aporrinhação, pois queriam que a loja enviasse a mesa inteira para Santa Catarina, quando bastaria remeter o tampo, uma peça de madeira de 20 centímetros de comprimento para casa, disseram que eu teria que custear remessa. Lá pelas tantas a loja autorizada assumiu isso e veio a conta pelo novo tampo, uma peça usinada em CNC de madeira de 20 cm: 850 reais. Ora, eu até acho razoável pagar "marca" na compra, mas na substituição de peça quebrada? Argumentei que o custo de produção de um troço desses não devia passar de 50 reais e que não era a hora, assistência técnica, de vender o luxo da marca, isso ocorrera na compra do produto em uma loja chique. Abaixaram para 650. Mandei um marceneiro reparar por 200...

Flávio

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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: CSM em 22 Outubro 2019 às 11:28:08
Tubo de cerâmica nos braceletes Rolex feitos em metal precioso
Fonte: tópico do Rolex fórum


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interessante, deve ser por causa do atrito do parafuso de aço nos metais preciosos não?

abraços
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: ejr888 em 22 Outubro 2019 às 11:31:58
Minha vida vasculhada com sucesso!  ;D ;D ;D

Adriano

Bom dia.

Sei que não irá representar um perigo.
Mas achei bizarro no mínimo.

Se inteirar pelo FRM tudo bem. Mas a dose de fanatismo na minha humilde opinião foi longe.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 22 Outubro 2019 às 11:53:05
Flavio, vamos fazer uma conta e saber quem de fato ganhou dinheiro com o tampo de madeira:
Sollos
Preço bruto R$650,00
ICMS(12%) R$ 78,00
IPI R$ 30,95
Piscofins R$ 57,26
(-) Impostos R$ 166,21
Preço liquido R$ 483,79
Esse valor acima tem que pagar a madeira, pintura, o operador da maquina, a máquina, a embalagem, o frete, os royalties ao design e obviamente o lucro.

E o marceneiro que se emitiu uma NF pagou 6% (R$ 12,00) usou um tubo de cola para resolver o problema.
Quem realmente ganhou dinheiro?

Sobre esse casos de manutenção e eu sempre me meto nesse tema pois fico impressionado com a nossa capacidade de relativização.

O colega que deu origem ao post escreveu algo me deixou espantado.

"Liguei para o médico do home care, e ele disse que poderia ser um AIT (Ataque Isquêmico Transitório)! Ou outro evento, mas como o atendimento não havia sido prestado nas primeiras horas...
Busquei no Google, fiquei preocupado."

Pergunto: Se o medico tivesse dito ao telefone algo como: -Fique tranquilo, pode cera nos ouvidos.
E na pratica se fosse uma AIT. O medico seria irresponsável ?

Se a atendente tivesse dito ao telefone: - Fique tranquilo, deve ser uma revisão básica.
E na pratica o relógio necessitasse de uma grande intervenção. A atendente seria uma irresponsável ?

Entendo quando o Flávio fala o monopólio das peças para as AT´s da marca, mas não ponderamos que isso não tem somente um caráter financeiro, haja visto que quando haviam peças disponíveis o serviço paralelo não era melhor que o de hoje. Qual o motivo ?

Acho inconveniente esse tipo de papo e extremamente deselegante com um cara que além de uma baita técnico e uma pessoa sempre disponível em nos ajudar. Adriano você é um Santo!!!!!!

Simples, acha caro. Não faz !



Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 22 Outubro 2019 às 12:06:22
interessante, deve ser por causa do atrito do parafuso de aço nos metais preciosos não?

abraços
Cesao.. no tópico do TRF q colei acima fala-se que estes parafusos dos braceletes em metal precioso são de WG.. com certeza o motivo eh atrito.. mas o parafuso não eh SS, pelo menos eh o q dizem


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Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 22 Outubro 2019 às 12:34:09
Cesao.. no tópico do TRF q colei acima fala-se que estes parafusos dos braceletes em metal precioso são de WG.. com certeza o motivo eh atrito.. mas o parafuso não eh SS, pelo menos eh o q dizem


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Dr, eu chutaria que é pela maior resistência a corrosão.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FALCO em 22 Outubro 2019 às 12:56:55
...
Inclusive alguns modelos novos da Rolex estão vindo com cerâmica dentro dos furos do pino pra melhorar o quesito segurança (pelo menos eu acho..) vou procurar fotos e postar...

Alguns raríssimos modelos tem uma bucha de cerâmica. Em um dos primeiros RB, feito na Rolex, o representante nos fez uma apresentação sobre esta solução. A função é proteger os parafusos do atrito (desgaste) que ocorre pela dificuldade de limpeza pelo usuários destas partes, problema comum no passado da marca.
A intenção é que isto se espalhe para a linha.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: flávio em 22 Outubro 2019 às 14:56:06
Flavio, vamos fazer uma conta e saber quem de fato ganhou dinheiro com o tampo de madeira:
Sollos
Preço bruto R$650,00
ICMS(12%) R$ 78,00
IPI R$ 30,95
Piscofins R$ 57,26
(-) Impostos R$ 166,21
Preço liquido R$ 483,79
Esse valor acima tem que pagar a madeira, pintura, o operador da maquina, a máquina, a embalagem, o frete, os royalties ao design e obviamente o lucro.

E o marceneiro que se emitiu uma NF pagou 6% (R$ 12,00) usou um tubo de cola para resolver o problema.
Quem realmente ganhou dinheiro?

Sobre esse casos de manutenção e eu sempre me meto nesse tema pois fico impressionado com a nossa capacidade de relativização.

O colega que deu origem ao post escreveu algo me deixou espantado.

"Liguei para o médico do home care, e ele disse que poderia ser um AIT (Ataque Isquêmico Transitório)! Ou outro evento, mas como o atendimento não havia sido prestado nas primeiras horas...
Busquei no Google, fiquei preocupado."

Pergunto: Se o medico tivesse dito ao telefone algo como: -Fique tranquilo, pode cera nos ouvidos.
E na pratica se fosse uma AIT. O medico seria irresponsável ?

Se a atendente tivesse dito ao telefone: - Fique tranquilo, deve ser uma revisão básica.
E na pratica o relógio necessitasse de uma grande intervenção. A atendente seria uma irresponsável ?

Entendo quando o Flávio fala o monopólio das peças para as AT´s da marca, mas não ponderamos que isso não tem somente um caráter financeiro, haja visto que quando haviam peças disponíveis o serviço paralelo não era melhor que o de hoje. Qual o motivo ?

Acho inconveniente esse tipo de papo e extremamente deselegante com um cara que além de uma baita técnico e uma pessoa sempre disponível em nos ajudar. Adriano você é um Santo!!!!!!

Simples, acha caro. Não faz !



Flávio, se a peça inteira, com base metálica e tudo, me custou 1500 reais na loja, já incluído aí o lucro e, sobretudo, efeito "Jader", e isso sim eu acredito seja a maior parcela do preço, causou-me espanto que o simples tampo de madeira, em reposição, custasse mais do que 60% do produto... Eu DUVIDO que a peça inteira, somados todos os custos de produção, remessa, etc, etc, etc, mas subtraído o "Jader Effect", custe mais do que uns 200 reais. Duvido! A peça inteira. E, como disse, eu não me importei de pagar 90% do seu custo pelo "Jader Effect". Mas eu sinceramente não estava, como não estou, disposto a pagar "marca" em um reparo, até mesmo porque - mas isso é um raciocínio meu, só meu - , a "experiência do luxo", com seu cafezinho, atendimento em loja com almofadinhas educados e toda pompa, ocorreu lá atrás. Eu sei que manutenção é uma fonte de receita enorme para qualquer marca, de qualquer coisa, mas você não quer que eu ache justo que os preços de luxo também se reflitam no pós venda, não é? Como disse, a opinião é minha...


Flávio
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Dicbetts em 22 Outubro 2019 às 15:03:07
Flavio, vamos fazer uma conta e saber quem de fato ganhou dinheiro com o tampo de madeira:
Sollos
Preço bruto R$650,00
ICMS(12%) R$ 78,00
IPI R$ 30,95
Piscofins R$ 57,26
(-) Impostos R$ 166,21
Preço liquido R$ 483,79
Esse valor acima tem que pagar a madeira, pintura, o operador da maquina, a máquina, a embalagem, o frete, os royalties ao design e obviamente o lucro.

E o marceneiro que se emitiu uma NF pagou 6% (R$ 12,00) usou um tubo de cola para resolver o problema.
Quem realmente ganhou dinheiro?

Sobre esse casos de manutenção e eu sempre me meto nesse tema pois fico impressionado com a nossa capacidade de relativização.

O colega que deu origem ao post escreveu algo me deixou espantado.

"Liguei para o médico do home care, e ele disse que poderia ser um AIT (Ataque Isquêmico Transitório)! Ou outro evento, mas como o atendimento não havia sido prestado nas primeiras horas...
Busquei no Google, fiquei preocupado."

Pergunto: Se o medico tivesse dito ao telefone algo como: -Fique tranquilo, pode cera nos ouvidos.
E na pratica se fosse uma AIT. O medico seria irresponsável ?

Se a atendente tivesse dito ao telefone: - Fique tranquilo, deve ser uma revisão básica.
E na pratica o relógio necessitasse de uma grande intervenção. A atendente seria uma irresponsável ?

Entendo quando o Flávio fala o monopólio das peças para as AT´s da marca, mas não ponderamos que isso não tem somente um caráter financeiro, haja visto que quando haviam peças disponíveis o serviço paralelo não era melhor que o de hoje. Qual o motivo ?

Acho inconveniente esse tipo de papo e extremamente deselegante com um cara que além de uma baita técnico e uma pessoa sempre disponível em nos ajudar. Adriano você é um Santo!!!!!!

Simples, acha caro. Não faz !

Concordo com tudo!

Dic
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: FPiccinin em 22 Outubro 2019 às 15:10:41


Flávio, se a peça inteira, com base metálica e tudo, me custou 1500 reais na loja, já incluído aí o lucro e, sobretudo, efeito "Jader", e isso sim eu acredito seja a maior parcela do preço, causou-me espanto que o simples tampo de madeira, em reposição, custasse mais do que 60% do produto... Eu DUVIDO que a peça inteira, somados todos os custos de produção, remessa, etc, etc, etc, mas subtraído o "Jader Effect", custe mais do que uns 200 reais. Duvido! A peça inteira. E, como disse, eu não me importei de pagar 90% do seu custo pelo "Jader Effect". Mas eu sinceramente não estava, como não estou, disposto a pagar "marca" em um reparo, até mesmo porque - mas isso é um raciocínio meu, só meu - , a "experiência do luxo", com seu cafezinho, atendimento em loja com almofadinhas educados e toda pompa, ocorreu lá atrás. Eu sei que manutenção é uma fonte de receita enorme para qualquer marca, de qualquer coisa, mas você não quer que eu ache justo que os preços de luxo também se reflitam no pós venda? Como disse, a opinião é minha...


Flávio

Eu entendo o que você disse e a minha intenção dentro do tópico e expor que comparamos quando convém, bananas com torta de banana. Claro há quem goste de ambas, porém, não são a mesma coisa.




Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: igorschutz em 22 Outubro 2019 às 16:57:19
Dr, eu chutaria que é pela maior resistência a corrosão.

Aí não faria sentido, já que o ouro é altamente resistente à corrosão. Não precisaria usar cerâmica.

Não preciso repetir, mas o Mestre FALCO já respondeu a utilidade dos tubos de cerâmica.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 22 Outubro 2019 às 18:42:33


Flávio, se a peça inteira, com base metálica e tudo, me custou 1500 reais na loja, já incluído aí o lucro e, sobretudo, efeito "Jader", e isso sim eu acredito seja a maior parcela do preço, causou-me espanto que o simples tampo de madeira, em reposição, custasse mais do que 60% do produto... Eu DUVIDO que a peça inteira, somados todos os custos de produção, remessa, etc, etc, etc, mas subtraído o "Jader Effect", custe mais do que uns 200 reais. Duvido! A peça inteira. E, como disse, eu não me importei de pagar 90% do seu custo pelo "Jader Effect". Mas eu sinceramente não estava, como não estou, disposto a pagar "marca" em um reparo, até mesmo porque - mas isso é um raciocínio meu, só meu - , a "experiência do luxo", com seu cafezinho, atendimento em loja com almofadinhas educados e toda pompa, ocorreu lá atrás. Eu sei que manutenção é uma fonte de receita enorme para qualquer marca, de qualquer coisa, mas você não quer que eu ache justo que os preços de luxo também se reflitam no pós venda, não é? Como disse, a opinião é minha...


Flávio
Entendo sua lógica Flavio.. o maia.. e até concordo.. mas infelizmente não entra a lógica neste assunto.. o preço alto do fator luxo vai da venda ao pós.. a marca entende q seu consumidor está “preparado” pra isso


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Título: Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: AlexandreMed em 22 Outubro 2019 às 18:51:11
Coloquei foto de meus bancos Jader effect na recepção da clínica mas me arrependi.. foi muita ostentação ... mas sabendo do preço do tampo vou proibir q sentem neles rsrsrs
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Alevian em 26 Outubro 2019 às 11:58:46
Companheiros,


Acabei levando na New Look Time , do West Plaza.

Sr. Artur me pareceu um técnico experiente. Ao verificar a máquina demonstrou interesse em reativá-la e logo conseguiu.

Por dois dias verificou o funcionamento e constatou que não há nada quebrado.

Será feita revisão, limpeza, regulagem e lubrificação na peça de quarenta anos e algumas centenas de horas de uso. Um trabalho minucioso e caprichado, como me foi dito, que pode durar até 20 dias.

Considero, pois, que a solução está muito bem encaminhada.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: ejr888 em 26 Outubro 2019 às 16:59:16
Boa tarde.

O Jader Sollos pegou toda a movelaria clássica de vime da casa do Rui Barbosa, mais a armação de ferro que a minha avó usava e deu um upgrade neoclássico século 22 com mistura do palácio do Catete.

Bebeu da fonte do século 19.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: viniciussg1995 em 26 Outubro 2019 às 19:42:04
Caramba....
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Warlord_brazil em 26 Outubro 2019 às 19:54:13

Essa era da boa em , põe dessa p mim..
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: Jefferson em 27 Outubro 2019 às 13:25:42
Companheiros,


Acabei levando na New Look Time , do West Plaza.

Sr. Artur me pareceu um técnico experiente. Ao verificar a máquina demonstrou interesse em reativá-la e logo conseguiu.

Por dois dias verificou o funcionamento e constatou que não há nada quebrado.

Será feita revisão, limpeza, regulagem e lubrificação na peça de quarenta anos e algumas centenas de horas de uso. Um trabalho minucioso e caprichado, como me foi dito, que pode durar até 20 dias.

Considero, pois, que a solução está muito bem encaminhada.

Alevian,

Fico feliz que sua busca obteve resultado. Agora... depois de toda esta odisseia e devaneios, peço, que poste aqui, o resultado do trabalho com fotos, sua avaliação do serviço e, obviamente, quanto pagou.  ;D

Sds,

Jefferson.
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: paulobalsan em 19 Novembro 2019 às 10:28:14
Os tempos mudaram.. como em outro tópico está sendo discutido, a brincadeira não eh mais pra adolescentes, eh pra adultos ricos..
segue último orçamento q recebi:

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Quando vi esse post, acabei me atentando mais ao preço da pulseira do que ao preço da revisão. 6k para uma revisão "simples"! (ou seja, sem troca de peças substanciais). Isso é praticável? Li aqui no fórum que em 2012 pagava-se 1000 reais na revisão simples na rolex. Aumento de 500% em 7 anos?
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: flávio em 19 Novembro 2019 às 15:07:57
Quando vi esse post, acabei me atentando mais ao preço da pulseira do que ao preço da revisão. 6k para uma revisão "simples"! (ou seja, sem troca de peças substanciais). Isso é praticável? Li aqui no fórum que em 2012 pagava-se 1000 reais na revisão simples na rolex. Aumento de 500% em 7 anos?


Será que os preços eram mesmo esses? Eu lembro de um colega ter feito uma revisão de Daytona nessa época e pago uns 3000, o que reputei UM ASSALTO A MÃO ARMADA. Porém, contudo, no entanto, como já discutimos à exaustão, nem até nesse tópico, mas num sobre "revisão de speedmaster", alguns concordam comigo, outros não. Em resumo, eu ressalto que minha opinião é a seguinte. Não há justificativa plausível para uma revisão de algum produto custar, sei lá, um décimo do seu custo, ainda que feita uma vez a cada dez anos, se as próprias empresas que os fabricam detém o total monopólio de cessão de peças para as empresas de reparo. Quando não há concorrência, pilar básico do direito consumerista, a empresa coloca o preço que quer. E vejam: não estou alheio aos custos Brasil, com dólar nas alturas, valores astronômicos de aluguel, uma vez que as empresas devem estar em locais seguros, etc. Minha birra é exclusivamente com a falta de concorrência e com cobrança às vezes cara em peças de reposição que custam UMA MERRECA para a empresa que as produz, e que ela busca fazer caixa não apenas na venda como pós venda do troço. Eu, como já disse aqui, abandonei a compra de relógios nem até pelo preço ASTRONÔMICO que os relógios alcançaram, mas pelo preço também ASTRONÔMICO para mantê-los. Se eu não fosse tão apegado às porcarias que ajuntei nesses vinte anos, tomaria vergonha na cara, agora que praticamente todos estão revisados (salvo meu Planet Ocean, que eu lembre...), venderia  a maioria e ficaria apenas com uns dois ou três. Afinal, pagar mil reais em revisão para cada de dez em dez anos é uma coisa, outra é pagar revisão de uns 15 relógios, a situação que eu me encontro. Pior: alguns relógios custando 4, 5 mil reais, sendo que a revisão bate em não autorizado em cerca de uns 1500...

Ah! O tópico gigante sobre o assunto

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,10570.0.html


Flávio
Título: Re:Apresentação e algumas perguntas sobre preços e o que é realizado em revisões
Enviado por: antoniomvm em 19 Novembro 2019 às 18:36:15
Eu acho que relógios mecânicos e carros sofrem do mesmo mal. Os homens são apaixonados e a indústria se aproveita. Se pegar os preços das peças de ambos dá pra montar 2.
Quando a situação era mais favorável, tinha algumas peças. Levei um Jaeger na HStern e fizeram uma revisão que custou 1090,00 trocando peças.
Isso em 2006. Em 13 anos não era pra estar tão defasado. Hoje não sai por menos de 5000.

Hoje compro mais pesando estilo, máquina e preço.

Hoje prefiro Oris, que é bom dentro do normal e não cobra um rim.

Estou rindo pois estava pensando em revisar um Hamilton que comprei barato, mas com certeza vai custar mais do que o custo.

E isso não é custo Brasil.
Na Europa acho pior, os preços lá são mais altos que aqui. Tentei comprar lá e no final deixei pra comprar aqui.






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