Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - Marcelo F

#1
Fórum principal / Re: Relógios de Torre
12 Novembro 2013 às 11:39:11
Citação de: flavio online 11 Novembro 2013 às 22:28:47
Quando esses textos são divulgados, é melhor ler rápido a esquecer depois. Conheço como somos...

Li agora tudo, achei bastante interessante.

Uma pergunta ao Marcelo, já que há nota sobre isso. Onde conseguiu informações sobre a autoria do escapamento Graham? Digo isso porque hoje é mais ou menos certo que Graham não inventou o conceito do escapamento, já que os dois relógios de Tompion em Greenwich já o utilizavam (mas na verdade eles não são um Graham Dead Beat puro, há diferenças nos ângulos). No entanto, nunca havia ouvido falar do outro relojoeiro citado. O assunto me interessa e, se puder indicar bibliografia (tenho a trilogia sobre relógios de pêndulo de precisão aqui mas, confesso, por pura preguiça não conferi as informações que lancei, estou confiando apenas na minha memória), agradeço.

Flávio

Caro Flavio, encontrei essa informação num artigo sobre a evolução dos mecanismos de escape escrito por pesquisadores da universidade de Belgrado (http://www.mas.bg.ac.rs/istrazivanje/biblioteka/publikacije/Transactions_FME/Volume40/1/03_MStoimenov.pdf). Mas, por incrível que pareça, você também encontra um texto muito bem referenciado sobre esse mesmo assunto na wikipédia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Anchor_escapement
Pelas referências indicadas em ambos os textos acho que essa história é confiável, apesar de não ter checado em mais fontes e nem as referências originais...

Atenciosamente, Marcelo.
#2
Fórum principal / Re: Relógios de Torre
07 Novembro 2013 às 19:09:13
Citação de: flavio online 06 Novembro 2013 às 17:25:00
O escapamento é de âncora com pinos não é? Consegue chutar a precisão dele? Duas perguntas: as levees parecem ter ajuste de profundidade, é isso? Havia desgaste nos pinos? Lubrifica-se com o que?

Procurei no site um documentário já exibido algumas vezes no Nat Geo sobre a revisão do Big Ben e não encontrei, mas esse link vale a pena reler.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=1094.0

Flávio

Caro Flavio, já vi esse documentário sobre o relógio do palácio de Westminster mas também não sei onde encontrar...

Quanto ao relógio do vídeo, sim é um escape deadbeat com roda de pinos. Mas é um pouco diferente dos modelos ingleses onde as duas palhetas ficam do mesmo lado. Nesse caso as palhetas ficam em lados opostos da roda.

A precisão é maior do que ele aparenta. Eu já consegui 2 seg/dia durante duas semanas, hehehehe ;D; mas na verdade é possível conseguir uns 8 seg/dia (1 min/semana) se estiver bem limpo e corretamente lubrificado. Hoje ele está com 20 s/dia porque precisei fazer um pequeno reparo do pêndulo recentemente e demora um tempo até que se consiga uma melhor regulagem outra vez.

As palhetas tem ajuste de profundidade, o ideal é que elas bloqueiem os pinos mas a ponto de iniciarem o impulso. Os pinos centenários quase não apresentam desgaste e nem as palhetas, o que é incrível. Tirando o tempo parado e considerando o restante com 90% de funcionamento, essas palhetas já deslizaram sobre os pinos mais de 1,3 bilhões de vezes!  :o Os pinos já tocaram as palhetas mais de 90 milhões de vezes cada um!  :o Até hoje só dois se quebraram por fadiga. Sei disso porque posso ver quais foram trocados na roda e conheço quem fez o serviço.

A lubrificação é feita com óleo para relógio de torre, mas é importado. Pode-se substituir por óleo sem aditivos SAE 30. Mas eu não uso nenhum dos dois, estou usando óleo com alta concentração de bissulfeto de molibdênio. É muito bom mas precisa ser usado com muito cuidado e na medida certa porque faz uma sujeira tremenda!

#3
Fórum principal / Re: Relógios de Torre
07 Novembro 2013 às 18:42:44
Citação de: FPiccinin online 05 Novembro 2013 às 21:12:18
Boa noite

Marcelo parabens pelo lindo trabalho. Meus pais moram na região de São Carlos e na minha proxima visita a cidade irei procurar a Igreja de Sto Antonio.

Parabens!

Caro FPiccinin, quando vier para Sanca me envie uma MP e podemos combinar para você conhecer essa máquina ao vivo. Vale a pena também passar na estação de trem, que possui um Dent de 1908 e um Michelini sem ano definido mas certamente anterior a 1922. (curiosidade: a Dent produz relógios desde 1814 e fabricou o relógio que bate o Big Ben).
#4
Fórum principal / Re: Relógios de Torre
06 Novembro 2013 às 21:08:46
Caros apreciadores da bela arte da mecânica, é com prazer que coloco abaixo o link da versão brasileira para O Manual dos Zeladores de Relógios de Torre.  :D

Agradeço imensamente ao Adriano, cujo profundo conhecimento e trabalho de revisão foram fundamentais para nos garantir uma versão confiável.  :D

Agradecimento também ao Sifion que me indicou um caminho certeiro.  8)

https://drive.google.com/file/d/0B42wnSBIZv4Fdmo0M21TRnV3aTg/edit?usp=sharing
#5
Fórum principal / Re: Relógios de Torre
05 Novembro 2013 às 19:29:57
Citação de: vizel online 05 Novembro 2013 às 13:28:57
Legal esse trabalho, parabéns!

Fiquei interessado em saber alguns detalhes...

Esse relógio foi fabricado em 1910? Na rua São Bento no centro de Sampa?

Aquele mostrador pequeno que aparece no vídeo, pra que serve? imagino que não seja ele que mostre as horas.. É uma espécie de aferidor do mostrador maior?

Abraços

Caro Vizel, sim, esse é um dos mais de 1.200 mecanismos fabricados pelos Michelini de S. Paulo. Mas a fábrica deles não ficava na rua S. Bento, era na rua do Seminário. Na rua S. Bento ficava a joalheria Hanau que expunha e vendia os relógios Michelini no início do século XX. Depois o Mappin-Webb também comercializou esses relógios. Relógios conhecidos e produzidos por eles são, o relógio da Estação da Luz, o do antigo Mappin no centro de Sampa, o do Palácio dos Correios, aquele que está exposto no Museu Catavento (antigo Palácio das Indústrias) e o conhecido Relógio de Níchile, equina da rua S. Bento com a av. S. João (o desenho é de Níchile mas o mecanismo é Michelini). Para mais detalhes dessa bela história veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gios_Michelini

O mostrador pequeno mostra as horas sim, mas só dentro da sala do relógio, assim podemos ajustar a hora sem precisar olhar nos mostradores externos. Ele também é mais preciso, pois indica cada minuto, facilitando o acerto.

Quanto ao manual, o Adriano já me respondeu! :D  Vou acertar tudo, corrigir mais alguns errinhos que também encontrei e depois publico. Valeu!   :D
#6
Fórum principal / Relógios de Torre
05 Novembro 2013 às 12:55:50
Caros apreciadores de relógios mecânicos, sou novo no fórum e me apresentei há pouco tempo.
Sou aficionado por relógios de torre (mecânicos), zelo por um e recentemente terminei uma tradução do Manual dos Zeladores de Relógios de Torre, produzido pela Sociedade Inglesa de Horologia Antiquária.
Recebi autorização do autor da obra para publicar a tradução e o Adriano (moderador global) aceitou, gentilmente, fazer a revisão técnica.  :D
Assim que estiver tudo pronto coloco aqui um link para download pelos interessados.
Enquanto aguardamos o trabalho do Adriano (espero que eu não tenha feito muito feio... ;D), segue link sobre a restauração do relógio de torre que ajudo a cuidar: http://www.youtube.com/watch?v=di2J0pBrWz4
#7
Fórum principal / Re:TÓPICO DE APRESENTAÇÃO
01 Novembro 2013 às 16:33:59
Olá a todos!  :)
Meu nome é Marcelo, sou aficionado por relógios mecânicos de torre (aqueles públicos). Atualmente zelo por um com 103 anos de idade.
Parabéns pelo fórum!