Menu principal

Foto-comparativo: novo vs. original - Seamaster James Bond

Iniciado por Adriano, 19 Dezembro 2013 às 11:54:32

tópico anterior - próximo tópico

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

Adriano

Citação de: Veiga online 19 Dezembro 2013 às 17:59:46
Adriano muito grato pelo review.
Esse Seamastar é o meu preferido logo após o também icônico Moon. Quase adquiri o antigo. Balancei muito na ocasião da escolha!
Tenho observado modificações (atualizações) nos movimentos de vários modelos novos da Omega. Houve algum aperfeiçoamento no 2500 utilizado, espiral, p.ex.?
Gostei muito do refinamento do novo e a ausência das ondas também.
Meu abraço de sempre no querido amigo e professor, Veiga.

Amigo Veiga! Esse calibre 2500 utilizado já é o de última versão, a "D". Não sei se um dia esse relógio receberá um calibre 8500. Não é simples botar um 8500 onde antes cabia um 2500, pois o 8500 pode-se considerar um calibre "espaçoso": ele tem 13''' (29mm) contra 11 1/2''' (25,6mm) do 2500 (ou 1120, ou ETA 2892), e a maior diferença, na espessura: 5,5 a 5,6mm contra apenas 4,1mm do 2500.

Sim, sabemos que o 8500 foi pensado numa época em que economia de espaço não estava na moda. Mas isso tem mudado tem rapidamente que me leva a pensar que, se a Omega já não estiver pensando em um calibre de manufatura extra-plano, ou plano, pelo menos, com menos de 4mm, está na hora de começar a pensar.

Ah sim, vale a pena a leitura do link recomendado pelo Flávio. O assunto dos 2500 foi bem discutido ali. Eu mesmo por vezes volto à esse tópico para consultar o que eu mesmo escrevi!  ;D

Abração!

Adriano

Veiga

Adriano bom dia.
Agrade  muito sua resposta a minha indagação neste tópico, mas como você, o amigo Flávio indicou esse tópico do FRM, que li com muita atenção.
Que aula! Já coloquei nos favoritos para ler e reler, quem sabe se um galego, como eu, consegue aprender essa lição que é de nível para PHD.
Mas a sua explicação é bem clara e objetiva, nisso está minha esperança.
Meu pai, professor na USP, dizia que para escrever claro é preciso pensar claro. É o seu caso.
Um grande abraço em você, meu paciente amigo.

DESEJO UM 2014 PLENO DE RALIZAÇÕES A TODOS FRM, Veiga.

Adriano

Na verdade, essa clareza eu começo exercitando quando vou aprender algo novo. Se eu não organizar e planejar o meu método de aprendizado, não consigo absorver as novas informações. Organizar as idéias na cabeça é mais produtivo do que simplesmente insistir na mesma idéia, tentando simplesmente decorar a coisa. Um amigo de faculdade sempre brincou comigo que eu insistia com ele que, para aprender algo, você tem que começar do começo, do mais básico do básico. Isso virou uma quase piada a maneira como eu insistia isso com meus colegas. Se você quer estudar instalações hidráulicas, primeiro vamos voltar tudo e aprender e discutir o que é a água, do que ela é composta, como ela se comporta, e tudo mais.

Quando eu tento aprender algo novo, se eu chegar em uma "página" e não conseguir avançar, eu não insisto nela: eu entendo isso como sinal de que eu é quem não li direito as "páginas" anteriores. Ao invés de insistir, e volto uma "página", duas, três ou mais se necessário. Consolidar a informação mais básica, mais simples, é fundamental para avançar na complexidade do assunto. Parece óbvio mas conheço muita gente que tem dificuldade em aprender ou estudar algo, especialmente jovens, porque lhes falta essa organização mental.

Tudo o que tento sempre fazer é usar a mesma progressão em meus textos, mesmo que o "ritmo" seja outro. Claro, não tenho como o leitor absorver em 8 páginas o que levei uns anos absorvendo, mas tento facilitar essa transmissão de idéias condensando de maneira ordenada os fragmentos que busquei ao longo do tempo, e colocar "no papel" na mesma ordem em que estão na minha cabeça.

E não é fácil: nem sempre consigo isso. Colocar tudo "no papel" é fácil, o duro é justamente fazê-lo de maneira que outros entendam. Eu já cansei de reescrever e remontar matérias quase inteiras só porque, ao revisar, percebi que estava claro para mim mas para mais ninguém que fosse ler aquilo. E já escrevi muitos textos que terminei frustrado com a sensação de que não fui tão claro como gostaria e não consegui remediar o texto.

Abração!

Adriano

flávio

Tenho que ler novamente o tópico que indiquei. Também estou igual ao Adriano, às vezes não lembro o que escrevi e, quando lembro, penso: como consegui escrever isso se não sei mais nada disso?  :D

Flávio

Alberto Ferreira

Amigos,...
Eu não posso me furtar a um comentário, sincero, justo e objetivo!
Quase um tributo.

Bem,...  ::)
O amigo Adriano...
Nós já nos acostumamos com o seu estilo preciso, didático e simples, de explicar aquilo que nós queremos aprender.

E, ao concordar com tudo o que ele disse sobre o seu "método" de aprendizado (e ensino) eu vou me permitir lembra de uma coisa que eu guardo com certo orgulho e muita satisfação.

É o seguinte...
Lá nos primórdios... Quando nós nem tínhamos ainda a exata noção de onde poderia chegar tudo isso aqui, leia-se o nosso (hoje) FRM...

Pois bem, nós éramos poucos e tateávamos naquelas trocas de informações sobre relógios.
Aí, num belo dia...
Apareceu um jovem, de vinte e poucos anos, ávido por aprender, que simplesmente postou uma mensagem com várias perguntas, eu disse várias, e todas pertinentes.

Eu lembro de ter sido o primeiro a responder e logo percebi que ali estava alguém que viria a se tornar um daqueles que nós todos reconhecemos ser "do ramo" (algo nato... ;)).
Então eu pedi que ele abrisse um novo tópico para cada uma das perguntas, só assim os assuntos poderiam ser debatidos e encaminhados por aqueles que mais sabiam.

E ele fez isso...
O resto, meus amigos, é história.

Que bom que o amigo Adriano, cresceu e se tornou o Mestre que temos hoje!
8)

Alberto

Veiga

Lança

Fantástico esse tópico, quanto as duas peças em questão, olhado assim por fotos me agrada mais o novo, também tenho a impressão de ele ser menor, mesmo não sendo, aquelas ondinhas do antigo, esse já ví em mãos, tem dia que gosto e tem dia que odeio, assim o novo acabou com a dúvida. :)

igorschutz

Sessão puxa-saco:

Eu também sou um dos que se orgulha de ter acompanhado a trajetória do Adriano -- naquela época, um estudante meio frustrado com a arquitetura -- até a figura que nós temos hoje, um dos maiores, senão o maior, conhecedor dessa nossa cachaça em terras brasileiras (com experiência prática, diga-se, e não só no diz-que-me-diz).

Na mesma proporção que me orgulho de poder ler tamanho conhecimento ORIGINAL em língua portuguesa, também lamento que o nosso mercado não tenha tanto reconhecimento das empresas relojoeiras, pois, se o Adriano destilasse sua erudição em língua inglesa, ganharia facilmente prestígio mundial, como têm alguns participantes com muito menos gabarito dos fóruns gringos.

Presto aqui minha homenagem ao amigo, ciente de que, à parte as contribuições brilhantes dos mais variados amigos que aqui já expuseram (não vou mencionar por nome, pois tenho receio de cometer uma injustiça ao esquecer alguém), o FRM é o que é em muito por causa das postagens do Adriano.

Um abração!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Veiga

Pura verdade, meu caro  Igor. Na mosca!
Meu abraço em você, Veiga.

Adriano

Excesso de bondade da parte de vocês! Vocês todos, amigos do velho fórum amarelinho, que continuam aqui conosco, e figuras que deram uma sumida, são parte fundamental disso tudo. Foi o fórum que abriu as portas para a revista Pulso e que abriu as portas para o mercado profissional.

Eu vou pegar o gancho para puxar o saco de nosso fórum: já participei um tanto de fóruns internacionais. Mas me deparei com algumas dificuldades. Primeiro, fica difícil chegar chegando e ter confiança ou credibilidade como "novato" na área. Segundo, o volume de postagens é tão grande que informações realmente interessantes ficam pelo caminho. E por fim, obviamente, isso consome meu tempo.

Decidi por isso focar em nosso fórum, na informação em nossa língua. E principalmente, para RETRIBUIR ao fórum o que absorvi dele. O que faço aqui é mera retribuição.

Abraços!

Adriano

3M

Citação de: Adriano online 20 Dezembro 2013 às 13:32:50
Excesso de bondade da parte de vocês! Vocês todos, amigos do velho fórum amarelinho, que continuam aqui conosco, e figuras que deram uma sumida, são parte fundamental disso tudo. Foi o fórum que abriu as portas para a revista Pulso e que abriu as portas para o mercado profissional.

Eu vou pegar o gancho para puxar o saco de nosso fórum: já participei um tanto de fóruns internacionais. Mas me deparei com algumas dificuldades. Primeiro, fica difícil chegar chegando e ter confiança ou credibilidade como "novato" na área. Segundo, o volume de postagens é tão grande que informações realmente interessantes ficam pelo caminho. E por fim, obviamente, isso consome meu tempo.

Decidi por isso focar em nosso fórum, na informação em nossa língua. E principalmente, para RETRIBUIR ao fórum o que absorvi dele. O que faço aqui é mera retribuição.

Abraços!

Adriano

Legal mestre Adriano...

Todos ganham com a sua dedicação ao FRM!

Abs!

lucius

O Adriano é o cara !

Tiro meu chapéu para as verdadeiras aulas em seus posts e também o agradeço por compartilhar sua expertise.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Henrique

Realmente ficaram mais bonitos, MAS...
O precinho realmente esta um ABSURDO.  O Aquaterra antigo cheguei a ver aqui no RJ em meados do ano passado quando viajei por algo em torno de 8,5 K.
Ontem liguei para a boutique da Omega no Shopping Leblon, o Aquaterra esta pela bagatela de 14,5 K.
Um aumentinho singelo de 70%.  Dirão alguns que não é o mesmo relógio, mas sinceramente não justifica o aumento.

Citação de: Adriano online 19 Dezembro 2013 às 15:41:19
Sem dúvida o salto de qualidade é grande. Mais ainda que os PO, o que mais sofreu melhoria foram os Aquaterra. Passaram de um modelo extremamente espartano para um luxo só. Não tem nem comparação os AT calibre 2500 com os com calibre 8500. Nem estou dizendo se um é mais bonito que outro, se fulano gosta mais de um ou de outro, apenas que a qualidade de construção é muito, muito superior. O com calibre 8500 é muito mais relógio.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: Henrique online 20 Dezembro 2013 às 14:18:01
Realmente ficaram mais bonitos, MAS...
O precinho realmente esta um ABSURDO.  O Aquaterra antigo cheguei a ver aqui no RJ em meados do ano passado quando viajei por algo em torno de 8,5 K.
Ontem liguei para a boutique da Omega no Shopping Leblon, o Aquaterra esta pela bagatela de 14,5 K.
Um aumentinho singelo de 70%.  Dirão alguns que não é o mesmo relógio, mas sinceramente não justifica o aumento.

Obviamente é opinião pessoal, mas eu acho que o antigo AT era quase caro para o que oferecia, que era quase nada: um mostrador plano sem nada de especial, uma caixa com formato e acabamento extremamente simples, uma pulseira mais simples ainda e com acabamento todo fosco sem nenhum capricho... Tinha Longines que parecia mais bem acabado custando bem menos. Enquanto o moderno AT eu acho quase uma pechincha: que outro relógio com calibre de manufatura super moderno, com duplo tambor de corda, escapamento co-axial e espiral de silício, mostrador complexo, cifras e ponteiros em ouro mesmo nos modelos de aço, custa qualquer coisa perto de 15K? Qualquer outra manufatura ofereceria esse mesmo pacote por qualquer coisa próxima do dobro disso.

O aumento foi de 70% mas o novo AT, em minha opinião, repito, é 400% mais relógio.

Abraços!

Adriano

CSM

eu nunca vi o AT antigo em maos. mas comprei no final do ano passado para um amigo um do modelo novo aquela edicao de golf na europa, e fiquei muito bem impressionado com o relogio. achei um puta relogio.

abracos
Membro do RedBarBrazil

Henrique

Sinceramente com todas as melhorias continuo achando que não vale 14,5 K.   

Correia

Citação de: Adriano online 20 Dezembro 2013 às 13:32:50

Abraços!

Adriano

Amigo Adriano,

Eu sou do tempo lá do velhinho fórum amarelo :D :-*, e o que me apraz dizer a si, ao Alberto, ao Douglas Gravina, ao Flavio, ao Rechia, Eneias, ao Wilson, Jean, Ze, e a tantos outros amigos(lembrei agora do bem-mal humorado Lobo :)), é : Obrigado! Obrigado pelo que tanto venho aprendendo convosco.  

És, como se diz por aqui, um gajo do melhor! :D

Bela comparativa, como sempre...

Gosto muito dos 2 modelos, o antigo tem lá o seu quê, mas este novo(que já vi ao vivo) tem uma luminosidade(leia-se qualidade) uns bons furos acima.

Mas estou como o amigo Schutz, o 2254 é o meu favorito com essa caixa SMP300, que tenho e não abro mão dele por nenhum dos novos :)

A caixa desses Seamaster é de uma elaboração que é qualquer coisa(polir, como deve ser, uma caixa dessas não deve ser brincadeira...)

Um forte abraço! 8)
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

wilbor

Gostei muito do tópico. Além de ver a evolução dos modelos (muito bem ilustrada, pra variar), gostei de ver a história do Adriano. Show de bola mesmo!
Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos os amigos do FRM, afinal, ainda é dia 25!
Abraços!

henriquepuccini

Também gostei muito do novo modelo, a grafia e o destaque do bezel agradaram. Boas festas, pessoal!