Menu principal

DESIGN - Projetando um relógio

Iniciado por dsmcastro, 05 Março 2014 às 13:26:55

tópico anterior - próximo tópico

automatic

Marcio,
Bem legal o projeto !

Existe a possibilidade de uma tiragem limitada para um RM4 ?

ogum777

sim, bonito projeto sim!

pena não ser um lefty. ficaria bem mais confortável ao usar....

Luiz

O relógio é bonito, mas não sou chegado ao sistema de data e dias da semana por ponteiros.

dsmcastro

Citação de: Dicbetts online 06 Março 2014 às 15:01:41
Também mexeria no tamanho da coroa e faria os ponteiros chegarem mais perto dos indexes.

Sobre a data, deixaria como está. Acho esse formato menos confuso que circular o dial.

Fora isso, acho que está no caminho certo.

Dic

Obrigado amigo. Por enquanto o que me disseram é que pretendem começar com uma produção pequena, mas como ainda nem definiram a marca, ainda estão orçando os movimentos com essas características, não posso garantir. Mas já passei para eles o feedback aqui do Fórum e acho que há essa possibilidade de uma versão personalizada sim, seria muito interessante mesmo.

Quanto ao dial o que me disseram é que realmente eles querem esse estilo "clássico e esportivo"... O que é um belo desafio para desenhar... E curioso são as referências que me mandam, vão desde Patek e AP até Invicta e Orient... Mas, em termos de posicionamento, será um relógio mais acessível com um custo mais justo, tentando dar a melhor qualidade de acabamento e um movimento confiável, um dos responsáveis pelo projeto quer um movimento suíço (para ter o swiss made) outro já quer um movimento japonês, de menor custo mas de boa qualidade, então vou aguardar para ver o que vão decidir.

Recebi boas indicações aqui do Fórum e passei para eles algumas opções de movimentos, mas todos com configurações parecidas para o mostrador, isso eles já tem decidido que querem assim.

Assim que tiver um retorno deles, na semana que vem talvez, já iremos conversar sobre as opções finais de movimentos escolhidos e postarei aqui para mostrar quais poderão ser.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

igorschutz

Só o movimento suíço não garante o Swiss Made. Nesse caso, seria necessário que o relógio fosse montado na Suíça.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

dsmcastro

Citação de: Luiz online 07 Março 2014 às 09:57:52
O relógio é bonito, mas não sou chegado ao sistema de data e dias da semana por ponteiros.

Obrigado amigo, eu também gosto mais deste estilo para os relógios de estilos mais clássicos, os dress watches... Em esportivos é mais difícil de ver, mas esta configuração de dial foi praticamente uma exigência dos responsáveis do projeto, daí não tenho como fugir muito, deve mudar pouca coisa mesmo com outros movimentos que estão analisando, e as referências que tenho pesquisado têm ajudado a encontrar um estilo mais equilibrado.

E como disse as 'inspirações' que me enviam vão desde os mais caros até os mais acessíveis, daí o desafio é achar o equilíbrio, dentro do orçamento que pretendem investir também. Eis aqui a salada de imagens, mas entendo o que eles querem alcançar mesmo com referências bem distintas uma das outras e estou tentando fazer o mais adequado.

dsmcastro

Citação de: igorschutz online 07 Março 2014 às 10:39:22
Só o movimento suíço não garante o Swiss Made. Nesse caso, seria necessário que o relógio fosse montado na Suíça.

Exato, mas o que quis dizer é que o movimento escolhido é que vai determinar todo o restante. Se for um movimento japonês, por exemplo, tem fabricantes que já entramos em contato na Alemanha, Holanda, Hong Kong, daí é so analisar as melhores opções de custo e qualidade, mas se for o suíço, por enquanto eu acho que eles têm um contato na Suíça, mas até onde eu vi, o preço seria consideravelmente mais caro, daí vou aguardar pra ver a decisão final, pois vai determinar o restante do projeto em termos de posicionamento como produto.

Abraços!

dsmcastro

Citação de: ogum777 online 07 Março 2014 às 01:11:26
sim, bonito projeto sim!

Tinha pensado na possibilidade das garras e da coroa atrapalharem a ergonomia mesmo, mas fiz algumas modificações para deixar mais justo e não ficar muito grande. Para fazer um lefty talvez nem seja tão complexo de acordo com o movimento, mas dependeria da demanda pra viabilizar.

ogum777

Citação de: dsmcastro online 07 Março 2014 às 10:57:14
sim, bonito projeto sim!

Tinha pensado na possibilidade das garras e da coroa atrapalharem a ergonomia mesmo, mas fiz algumas modificações para deixar mais justo e não ficar muito grande. Para fazer um lefty talvez nem seja tão complexo de acordo com o movimento, mas dependeria da demanda pra viabilizar.

se o relógio só indicar horas, e o segundeiro for central, é só inverter o dial e os ponteiros. se tiver segundeiro separado, como nos movimentos eta 6497/8, precisa ser outro dial contemplando o disco de segundos na posição contrária.

se além diso indicar data, e apenas data, além de inverter, deve reposicionar a janela de data do dial talvez pra 3:30 ou 4 hs, pois às 3 horas, invertido, vai ficar entre datas, entre os algarismos.

e se o movimento indicar dia da semana também, aí tem que repintar o disco de data....

se é um relógio grande, coroa à esquerda torna muuuuito mais confortável.

e o fato de ser lefty é um diferencial e tanto, torna o relógio, se automático ou de corda manual, muito menos comum.

esse é um dos charmes sempre ressaltados por quem faz reviews sobre os citizen ny 0040/0045 e ny 0054.

foto da net:

dsmcastro

Citação de: ogum777 online 07 Março 2014 às 13:52:47
Citação de: dsmcastro online 07 Março 2014 às 10:57:14
sim, bonito projeto sim!

se o relógio só indicar horas, e o segundeiro for central, é só inverter o dial e os ponteiros. se tiver segundeiro separado, como nos movimentos eta 6497/8, precisa ser outro dial contemplando o disco de segundos na posição contrária.

se além diso indicar data, e apenas data, além de inverter, deve reposicionar a janela de data do dial talvez pra 3:30 ou 4 hs, pois às 3 horas, invertido, vai ficar entre datas, entre os algarismos.

e se o movimento indicar dia da semana também, aí tem que repintar o disco de data....

se é um relógio grande, coroa à esquerda torna muuuuito mais confortável.

e o fato de ser lefty é um diferencial e tanto, torna o relógio, se automático ou de corda manual, muito menos comum.

esse é um dos charmes sempre ressaltados por quem faz reviews sobre os citizen ny 0040/0045 e ny 0054.

foto da net:

Anotada a sugestão. Vou ver como recebem a ideia, realmente não é muito comum ver mas por enquanto há possibilidades a serem pesquisadas. Abraços!

watchgirl

Bacana o desenho Márcio, que programa vc está usando para mexer no projeto? Autocad?
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

dsmcastro

Citação de: watchgirl online 12 Março 2014 às 22:36:53
Bacana o desenho Márcio, que programa vc está usando para mexer no projeto? Autocad?
Obrigado, por enquanto estou usando o Blender, pois trabalho com ele há mais tempo, não é muito técnico, mas enquanto o projeto ainda está na fase conceitual ele dá conta de seguir os parâmetros técnicos. Depois da definição de fabricante é que passará para o desenho técnico para usinagem aí entram os programas tipo CAD, SolidWorks ou outros, depende do fabricante tb, mas o Blender exporta no formato de arquivo que pode ser usado nestes programas, daí a conversão é mais fácil.

dsmcastro

Ressuscitando o tópico. O projeto do relógio em questão está suspenso, pois o movimento pré-selecionado ia ser difícil de encontrar e com o custo acima do que a empresa estava esperando, pois este movimento é feito em pequena quantidade e a maioria é utilizada pela própria Seiko. Sendo assim, o projeto irá mudar e irão escolher outros movimentos, com funçōes semelhantes e preço dentro da margem que projetam, a intenção é que o relógio fique abaixo dos US$ 500,00. Provavelmente escolherão algum movimento Miyota. E eles possuem um outro modelo, de baixo custo, que querem vender primeiro, para depois dar seguimento a este do tópico.

Mas, para dar uma apimentada, no tempo livre eu resolvi fazer um sacrilégio e dar uma bagunçada num clássico desenhado por Genta, o AP Royal Oak e misturar elementos de outros projetos dele, como o PP Nautilus e outros modelos e fiz uma modificação em 3D de um RO. Utilizei o nome Offshore, pois a linha Offshore costuma ser a mais ousada no design.

Este projeto não tem fins comerciais e os logotipos são ilustrativos.

Mais imagens em:
https://www.behance.net/gallery/16508615/MMC-Audemars-Piguet-Royal-Oak-Offshore

Claro, que mexer num clássico é mexer num vespeiro, mas trabalhando com 3D as possibilidades são infinitas e por quê não? No meu perfil do Instagram as opiniōes foram divididas. Houve quem até achasse se tratar de um novo projeto da AP, houve quem achasse uma heresia sem tamanho.

Tempos atrás, vi um artigo no Hodinkee que me despertou esta ideia, falava sobre alguns destes clássicos criados pelo genial Gérald Genta.

Eis o artigo, destes 4, o VC não foi desenhado por Genta, mas alguém se inspirou nele, sem dúvidas. O movimento deste VC é o mesmo do Nautilus e do Ro.

http://www.hodinkee.com/blog/j7171vjjt75vcm8bf6c8hiadbcsnzm

igorschutz

Sei não... se você tirar os parafusos do aro, deixa de ser um RO.

No fim das contas, e desculpe a sinceridade, acho que seu desenho não agregou valor ao relógio, muito pelo contrário, já que esses botões do crono integrados ao protetor da coroa devem ser difíceis de serem acionados.
De resto, mudou uma coisa aqui e outra ali, sem acrescentar algo de novo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

dsmcastro

Citação de: igorschutz online 05 Maio 2014 às 20:05:54
Sei não... se você tirar os parafusos do aro, deixa de ser um RO.

No fim das contas, e desculpe a sinceridade, acho que seu desenho não agregou valor ao relógio, muito pelo contrário, já que esses botões do crono integrados ao protetor da coroa devem ser difíceis de serem acionados.
De resto, mudou uma coisa aqui e outra ali, sem acrescentar algo de novo.

Depois que terminei tb achei que ficou sem personalidade. A ideia era dar uma misturada no estilo do bezel mais limpo do Nautilus, misturando ao AP, mas ficou meio sem graça.

Os botōes seguem a mesma linha de alguns Offshore atuais, só dei uma alongada no botão e faz tipo um 'L'