Menu principal

Longines Cronômetro

Iniciado por Almir07, 24 Março 2014 às 14:02:42

tópico anterior - próximo tópico

Almir07

Porquê  a Longines não tem relógios com COSC atualmente?
Dei uma olhada em todo site e não vi nenhum.
Os relógios Longines tem COSC mais não usa a inscrição "cronometer" ou simplesmente eles não tem COSC, quais seriam as razões?

flávio

Nessa terei que pedir ajuda aos universitários fãs, provavelmente o Gravina saiba mais.

Mas não preciso repetir aqui que houve uma época em que umas 5 fábricas apenas dominavam as competições de observatório. E a Longines, que tem sua marca na história com a primeira fábrica que tentou verticalizar sua produção, chutou MUITA BUNDA nessas competições. A Longines de hoje é apenas um espectro do que foi até meados dos anos 60, uma marca que produzia relógios que batiam de frente com a Omega e tinha um acabamento que a Rolex, por exemplo, nunca pensou em ter. Quem já viu algum calibre cronógrafo feito em casa por eles entenderá o que estou dizendo.

Mas... Por outro lado, a Longines nunca foi uma fábrica muito preocupada em certificar todos os seus modelos, como a Omega fazia na linha Constellation e a Rolex em todos os modelos. Mesmo nas competições, a Longines começou a perder espaço com uma mudança técnica que literalmente tirou sua competitividade: seus movimentos eram grandes, e a partir do fim dos anos 50 e 60 as regras mudaram, sendo que os movimentos tinham que ser menores. Rolex e Omega já usavam movimentos menores e tiveram grande vantagem, o que explica o sucesso de ambas nas competições nessa época, em detrimento da Longines e Zenith.

Eu acho (disse acho, por isso preciso de outras opiniões), portanto, que desde essa época a Longines mudou o foco de sua mídia e passou a não dar muito valor a essa história de cronômetros. Mas vejam: até os anos 70 ela produziu relógios certificados como tal, acredito que aquele último calibre deles, que a Lemania ainda tem projeto e foi usado inclusive pela Ebel (L 990, acho que é isso), era certificado como cronômetro.

Na linha atual da Longines acho que nem conseguiriam obter os certificados numa constante, talvez por pura sorte. É que a maioria - para não dizer todos - os seus relógios usam movimentos de padrão elaboré da ETA (nada posso dizer a respeito desses novos roda de coluna), cujas espirais não são as top de linha, assim como balanços e molas.

A Longines tem me surpreendido já há alguns anos por tentar focar, na sua linha, essa veia esteticamente vintage a preços RELATIVAMENTE razoáveis, que não batem de frente com a Omega. Acredito que por uma concepção de mídia, essa questão de precisão cronométrica tenha sido jogada nas costas da Omega. Na sua comunicação a Longines raramente ressalta a precisão per se. Tanto é que o seu lema remete a outra imagem, a de que "Elegância é uma atitude", não que fazemos, como a Omega diz, o relógio mecânico "mais preciso do mundo".

Questão de posicionamento e mídia dentro do Swatch Group, na minha opinião. E no passado, o contexto histórico que ressaltei acima.

Flávio

Veiga

Gostaria de tirar uma dúvida . Sempre acreditei que usassem na Longines o movimento  da  ETA, mas top.
Alguém pode confirmar?
Abraço do Veiga.

igorschutz

Não. No seu LLD o vai a versão Elaboré, simples. É só fazer uma busca no fórum e verá.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flavio

Ela não é tão simples assim. Esteticamente é bastante razoável, mas o escapamento não contém os melhores materiais. Flávio

igorschutz

Ele é simples por não ser o top, só isso.

A ETA tem quatro versões: o Standard, simprão de tudo; o Elaboré, que é um Standard decorado; o Top, que tem tudo menos certificação; e o Chronometre, que é um Top certificado.
Ou seja, se não for Top ou Chronometre é simples.

Almir07

A dúvida do Veiga também era a minha, sempre vi a Longines em uma categoria bem acima da Mido, Tissot, Hamilton, Oris..... e ao menos dois desses têm peças certificadas,
o fato de não ver peças da L. com COSC me deixava intrigado (motivo do tópico) e agora com uso dos calibres ETA simples fico pensando o que a Longines oferece a mais que essas marcas só o nome e acabamento ?

Veiga

Almir fiquei na dúvida porque, em outro tópico deste FRM, o nosso Adriano, com reconhecida experiência , afirmou, com segurança, ser o ETA 2824-2, mas o Top, utilizado no LLD.
Meu abraço , Veiga.

igorschutz

Veiga

Igor muito obrigado por sua corrigenda. Totalmente esclarecedora, com meu melhor abraço , Veiga .

EngenheiroVIX

Citação de: Almir07 online 24 Março 2014 às 20:30:31
A dúvida do Veiga também era a minha, sempre vi a Longines em uma categoria bem acima da Mido, Tissot, Hamilton, Oris..... e ao menos dois desses têm peças certificadas,
o fato de não ver peças da L. com COSC me deixava intrigado (motivo do tópico) e agora com uso dos calibres ETA simples fico pensando o que a Longines oferece a mais que essas marcas só o nome e acabamento ?

Bom dia.
Também faço o mesmo questionamento que o colega Almir.
Tissot e Mido, em algumas peças, entregam mais por menos?

Abs,

Márcio Jr.
Abraços,

EngenheiroVIX

SandroZC

Senhores, desculpa a intromissão do neófito aqui.

mas o  ETA 2824-2, seria estaria em qual classificação dada acima:
"o Standard, simprão de tudo; o Elaboré, que é um Standard decorado; o Top, que tem tudo menos certificação; e o Chronometre, que é um Top certificado."

Onde poderia conseguir estas informações, em texto não tão técnico? Uma tabela, por exemplo?

igorschutz

Citação de: EngenheiroVIX online 25 Março 2014 às 08:34:06

Algumas pessoas têm mania de achar que o preço de um relógio se dá apenas pelos materiais usados nele, e esquece que o design tem um custo; que determinada caixa, mesmo que seja feita com o mesmo aço da outra, pode ser muito mais complexa de se fazer; que determinada marca tem um posicionamento e um prestígio diferenciado; etc., e acham que o determina custo é a máquina. Isso é uma falácia!

Quem faz o preço é o consumidor, então, pode até ser que, pra você, um Tissot ou um Mido que você goste entregue mais do que um Longines, no entanto, para outro, que goste mais do Longines, o Tissot ou o Mido não entregará mais, mesmo que venha com um movimento cronômetro.

Eu, por exemplo, JAMAIS preferiria um Mido All Dial Chronometer do que um LLD, mesmo que o Mido custasse metade do preço.

igorschutz

Citação de: SandroZC online 25 Março 2014 às 08:41:17
Senhores, desculpa a intromissão do neófito aqui.

mas o  ETA 2824-2, seria estaria em qual classificação dada acima:
"o Standard, simprão de tudo; o Elaboré, que é um Standard decorado; o Top, que tem tudo menos certificação; e o Chronometre, que é um Top certificado."

Onde poderia conseguir estas informações, em texto não tão técnico? Uma tabela, por exemplo?

A ETA vende o 2824-2 nessas quatro versões (Standard, Elaboré, Top e Chronometer), assim como também vende 2892-2 nessas mesmas configurações, e 7750 também.

Procure informações no site da ETA e você verá.

flávio

Iguinho, você está muito Seu Saraiva mano!  ;D

Mas a questão "analisar tecnicamente" um relógio e outro para dizer qual a melhor realmente é algo tortuoso.

Essa vai para os amigos fãs de carros alemães no fórum, por supuesto de patrão. Qual a melhor opção: uma BMW 320 ou um GOLF GTI? Detalhe: no exterior o GOLF GTI tem um preço ligeiramente superior ao da BMW, acreditem se quiser. E no fundo, no fundo, eu acho o carro mais bem acabado do que a versão pé de boi das 320 e em pé de igualdade com as top. E anda mais... E tem um comportamento dinâmico provavelmente mais acertado... Mas... Alguém aqui pagaria o mesmo tanto em um GOLF? Eu não pensaria duas vezes: se tivesse 130 pila no bolso comprava a BMW sem pestanejar. Analisando questões como comportamento, aceleração, etc, ou seja, dados esparsos, o Golf é mais carro, mas o conjunto da BMW é melhor, sem contar que um tem pinta de carro de patrão, o outro não.

É a mesma coisa com os relógios. E, além disso, assim como num carro, não se olha apenas o motor, mas o restante do acabamento.

Eu faço um desafio a todos no mundo da relojoaria. Sigam até uma revenda Audemars Piguet e peçam para olhar o Royal Oak normal, o aço/aço "simplão". Não peçam para olhar cronógrafos, divers, esses troços, cujos detalhes de acabamento ao redor irão desviar o foco da atenção.

Agora comecem a olhar a caixa e, sobretudo, o seu polimento. Eu não sei quanto uma caixa de AP e seu polimento manual custa para a marca, mas certamente é uma parcela grande dentro do preço do relógio. Aquilo é uma putaria, uma sacanagem, um troço completamente exagerado do ponto de vista da engenharia.

Procurei dar apenas um exemplo muito óbvio do que devemos olhar também, além dos movimentos.

Um Tissot com movimento cronômetro eta 2824 tem melhor mecanismo do que um LLD? Claro, isso é fácil de distinguir. Mas voltemos ao GOLF/BMW: você ficaria com qual? Eu acho que a Longines não tem errado em NENHUM design nos últimos anos, a Tissot sim, até mesmo porque as marcas possuem propostas diferentes. E design custa dinheiro também.

Ou seja: é muito difícil quantificar na indústria o que vale ou não vale a pena, a não ser que seja óbvio demais. E convenhamos: relógios são acessórios de vestimenta. Muito antes da técnica, o acessório tem que cair bem na pessoa.

Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 25 Março 2014 às 11:23:14
Iguinho, você está muito Seu Saraiva mano!  ;D

Tô não. Tô sussa.

Almir07

Pelo que vejo a questão maior é como o Flávio falou o posicionamento da Longines dentro do grupo que a põe acima da Mido, Tissot e abaixo da Omega, pois com os valores agregados (mencionados a pouco) e calibres melhores ela entraria no mercado da Omega, ao menos no que se referi a preços.

flávio

Sim, muito embora, como temos ressaltado, a Longines também ofereça até muito por pouco. Qual marca oferece hoje, por exemplo, um cronógrafo de fato exclusivo, com roda de coluna, num conjunto super bacana, por menos de 3000 dólares? Eu não sei se estes calibres em particular usam o melhor do melhor, mas imagino que provavelmente sim. Mas mesmo que não usassem. 3000? O movimento é exclusivo, modificado, e custa menos da metade do preço de um IWC Portuguese com Valjoux 7750, ainda que modificado tecnicamente. Por aí imagine...

Flávio

EngenheiroVIX

Citação de: igorschutz online 25 Março 2014 às 10:46:33
Citação de: EngenheiroVIX online 25 Março 2014 às 08:34:06

Algumas pessoas têm mania de achar que o preço de um relógio se dá apenas pelos materiais usados nele, e esquece que o design tem um custo; que determinada caixa, mesmo que seja feita com o mesmo aço da outra, pode ser muito mais complexa de se fazer; que determinada marca tem um posicionamento e um prestígio diferenciado; etc., e acham que o determina custo é a máquina. Isso é uma falácia!

Quem faz o preço é o consumidor, então, pode até ser que, pra você, um Tissot ou um Mido que você goste entregue mais do que um Longines, no entanto, para outro, que goste mais do Longines, o Tissot ou o Mido não entregará mais, mesmo que venha com um movimento cronômetro.

Eu, por exemplo, JAMAIS preferiria um Mido All Dial Chronometer do que um LLD, mesmo que o Mido custasse metade do preço.

A história por trás do Legend Diver torna a comparação uma "sacanagem".
Mas ainda acho que ALGUNS MODELOS da Tissot e Mido oferecem mais por menos.

Exemplos:

- Tissot Heritage 150th Anniversary

- Mido Commander Chronometre 37mm

Mas isso é MINHA HUMILDE OPINIÃO!
Quem sou Eu para querer contrariar alguém aqui do fórum!

Já tive alguns relógios Tissot, Mido e Longines, hoje não mais, e foram essas as constatações que eu tive.
E é claro que a composição do custo unitário de um relógio não envolve apenas a máquina.

Márcio Jr.
Abraços,

EngenheiroVIX

Veiga

Amigos, na verdade a Longines não tem certificação COSC em nenhum dos movimentos utilizados! já a Mido eh a quarta marca com movimentos certificados (Pulso 91, pág.21). Vá entender...
Para mim beleza eh, sempre, harmonia. Em relógio a beleza e acabamento da peça ,  com um movimento dessa mesma qualidade.
Me perdoem , só minha sincera e modesta opinião , com meu abraço, desejando um bom fim de semana, Veiga .