Menu principal

Ponteiros azulados termicamente podem continuar a oxidar?

Iniciado por admin, 15 Abril 2014 às 14:29:00

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Explico a pergunta. Estou vestindo hoje o Nomos Tangente, cujos ponteiros são artesanalmente azulados termicamente. Os ponteiros de horas e minutos são azuis escuro. Depois de anos com este relógio, hoje notei que o ponteiro de segundo é azulado na parte pontuda, mas o local onde se encaixa no pivô da rodagem e bordinha traseira é roxo escuro, praticamente preto, como se o ponteiro houvesse sido "queimado" ao azular.. Eu não lembro se quando comprei era assim ou se apenas notei isso agora. Aliás, o tom do azul dele é muito mais escuro, visto de frente todo ponteiro fica praticamente preto! Enfim, depois de azulado o ponteiro, pode acontecer deste ficar... Negro?  ???

Flávio

igorschutz

Será que não temperaram errado na ponta e na base?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Huuummm...
Olha, eu não sei não...

Eu explico.
O processo de "azulamento térmico" é, como o nome bem diz um processo térmico (claro, Clóvis!), que tem que ser feito em materiais e condições controladas.

Até aí, tudo bem, pois no caso dos ponteiros do relógio do Flávio que fez sabe o que fazer e como fazer.

Mas,...
A meu ver, a questão seria...
Quão estável é este processo.
Na verdade se bem feito deve ser bem estável, e a aparência não deve ser alterada.

Mas,...
Será que não pode ocorrer alguma "discrepância" no processo.
Bem, industrialmente falando, claro que pode.
Tudo o que é fabricado pode apresentar desvios.

Por outro lado.
Mudando de "pato a ganso"... Para tentar ilustrar...
Eu já vi armas que apesar de terem passado por um processo de oxidação (aquele "pretejamento" característico), por negligência, falta de cuidados, manuseio em ambientes inadequados, ou algo do tipo, oxidaram (pontos de ferrugem) em alguns locais do cano, por exemplo...

Meus dois centavos...
::)

Alberto
PS:
Mas talvez seja interessante nós ouvirmos quem tem acesso a um universo maior de relógios com ponteiros azuis, de diferentes idades e procedências.

flávio

Igor, na minha opinião é mais um dos "deslizes" da Nomos no acabamento dos seus relógios. O problema é que eu nunca havia notado, mas a impressão que tenho é justamente essa, para quem conhece o processo: o "timing" acabou sendo errado e o ponteiro deveria ter sido descartado. Até se torna uma curiosidade, porque é possível ver claramente que não são ponteiros azulados por máquinas ou pintados, como até mesmo a JLC já teve a coragem de usar (até hoje não sei o motivo...). A base é de um roxo quase preto, enquanto a ponta é de fato azul escuro. Mas que é mais um deslize... Aliás, meu relógio é cheio desses "deslizes".

Flávio

shun

Flávio, esse processo de 'bluing' com temperatura é complicado deixar uniforme.. Até relógios do Roger Smith nao possuem cor uniforme em alguns de seus ponteiros.. Não cheguei a ver como está o seu.. Mas aqui um exemplo da mistura de roxo/azul que esse mostrador possui:

GuilhermeLago

A cor púrpura aparece antes, ou seja, com menor temperatura. O azul deve clarear com a temperatura. Se "passar do ponto", deve ficar cinza e sem brilho. Até onde eu sei, não necessita descarte na maioria dos casos. O seu ponteiro, por exemplo, pode ser reaquecido até ficar do azul que vc quiser. Se passar do ponto também é só remover a superfície e começar tudo de novo.
O azulamento "tradicional" é um processo de oxidação. O metal não deveria mudar de cor com o tempo, embora isso possa acontecer em situações "extremas". Acho que vc não andou mergulhando com seu Nomos no mar morto, né... O mais provável até que não tenha sido suficientemente aquiecido mesmo. A má notícia é que a proteção contra corrosão também não é mesma.

Muitos "azuizinhos" por aí usam métodos químicos, ou eletor-químicos para a coloração de forma mais barata e mais fácil de fazer em larga escala.

Abraços!

Adriano

O azulamento existe justamente para proteger a superfície do aço da oxidação. Mas... pode oxidar sim, se submetido à certas condições de sujeira e umidade. É relativamente comum pegar relógios de bolso de quase 100 anos de idade com ponteiros azulados oxidados... normal, já que foram submetidos à tudo nesse tempo todo. Mas a oxidação se manifesta claramente sob a forma de ferrugem na superfície. É bem nítido.

O que ocorre aí certamente não é oxidação. A cor azul é obtida gradualmente conforme a temperatura da superfície aumenta. Ela começa a mudar de cor começando por um amarelo, que fica intenso e vai virando marrom, depois o marrom vai ficando quase preto e o preto vira um roxo bem intenso que vai mudando para um azul escuro e vai clareando para um azul mais claro e começa a apagar até um amarelo bem pálido e disso não passa. Isso significa que o roxo é a cor obtida com temperatura um pouco abaixo do azul. A grande dificuldade é justamente o fato de que nem toda peça tem forma simples e a mesma quantidade de massa por toda sua extensão, de modo que permita um aquecimento uniforme de toda a superfície. O ponteiro é um exemplo, onde o centro dele, com sua bucha, tem muito mais massa que a ponta, normalmente. O resultado é que mesmo submetendo o ponteiro à mesma chama e com o mesmo tempo de exposição, a ponta se aquece mais rápido que o centro, e portanto, a cor do centro é a de uma temperatura mais baixa que a da ponta, justamente mais escuro. Se o cabra tentar clarear o centro do ponteiro, corre o risco que aquecer demais e a ponta simplesmente passar do azul e a cor sumir.

Dá para deixar uniforme? Dá, mas é bem difícil, precisa aquecer com uma velocidade controlada (não muito rápido, pois não se tem controle, nem muito devagar, pois simplesmente não funciona ou contamina a superfície), e tem que ter a mãnha de puxar o ponteiro para a ponta da placa de aquecimento quando a ponta chega na cor certa, para aquecer o centro do ponteiro por mais um ou dois segundos, até a cor ficar uniforme por todo ele. Podem ver vídeos do processo, verá que em muitos o operador faz isso, no finalzinho, puxa o ponteiro bem rápido para a ponta, deixando só o centro em contato com a placa de aquecimento por um segundinho e depois tira ele. E mesmo assim, o índice de perda é grande. Não lembro onde li que é algo como 2:1, ou seja, mesmo o cara mais experiente, faz dois bons e perde um, que não fica uniforme, SE a idéia é deixar mesmo uniforme.

Por isso, se a coloração é diferente, você pode entender como defeito, ou pode entender como uma assinatura da arte. Eu ia justamente falar das cifras do Roger Smith, e o Shun já ilustrou bem. Ele podia deixar perfeito, é mais fácil do que fazer isso num ponteiro, eu creio, mas deixa desuniforme de propósito. Não existirá dois mostradores iguais.

Abraços!

Adriano

Adriano

PS: comecei a escrever minha mensagem antes da resposta do Guilherme ser postada, por isso só apareceu para mim depois que enviei o post. Corrobora o que eu disse!

Abraços!

Adriano

dsmcastro

Esse do Roger Smith me parece ser proposital mesmo, até mesmo como o Adriano disse, possibilita as variações que cada mostrador vai ter, tornando cada um diferente do outro, mas também pra deixar esse efeito degradê do azul pro roxo, e dependendo da incidência de luz pode refletir mais azulado ou mais 'arroxeado'...
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

dsmcastro

Em tempo, e fugindo (um pouquinho) do tópico aqui um PDF do site de Roger Smith onde ele apresenta mais detalhes sobre o relógio que o Shun apresentou o mostrador.

http://www.rwsmithwatches.com/files/2013/12/GREATWatch-Specification.pdf

Na página 5 do arquivo (numerada como 04, sem contar a capa) ele fala dos ponteiros, e como suspeitei, o 'azul-arroxeado' é muito bem trabalhado com a intenção de criar o belo efeito

"Finished by use of the Daniels method the hands are hand-polished and flame-blued to a purple and blue hue."
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Betocd

Que mostrador lindo.

Acho que fiquei uns 5 minutos olhando para ele....
O degradê dá um efeito muito bonito.

O conjunto todo é ipnotizante.

Abs

flávio

Estamos aqui discutindo o sexo dos anjos e resolvi tirar fotos que, diga-se, são difíceis com celular. É que esses ponteiros da Nomos, dependendo do ângulo, ficam pretos! Aliás, acho isso bacana, pois variam de tom conforme a luz.

Aqui o relógio que, diga-se, gosto muito. Para mim é a síntese do relógio social chique sem frescuras.

Aqui os ponteiros. Notem como o de segundos tem a bucha e e ponta adjacente de um roxo tão profundo que é praticamente preto. Já a ponta propriamente dita é azul.

Flávio

jfestrelabr

Titio, acho que é o caso que o Guilherme e o Adriano postaram, a diferença de massa fez os ponteiros ficarem mais azuis na ponta e mais escuros na base, e outra, UMA BELA FOTO A SUA.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

flávio

Aliás, já que tocaram no nome do Roger Smith que, como sempre repito, na minha opinião é o relojoeiro mais "completo" atualmente, indico o longo vídeo (1h10) dele sobre o processo de fabricação de uma "hând" (sotaque maldito...hahahah).

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=hDcjrIoVz-E[/youtube]

Quem tiver um tempo aí sobrando, assista, se já não assistiu.

Eu tenho que me penitenciar, até mesmo pelas discussões lançadas no site. Nós, puristas, passamos a ter certa tendência a valorizar os movimentos dos relógios, como se estes fosse um fim em si próprio. Não são. Eles servem para movimentar as "hânds" que indicam as horas num mostrador. Devemos nunca nos esquecer que a beleza do relógio está nas suas "hânds", mostrador e caixas. E creiam, às vezes o mostrador e "hânds" dos relógios são mais complexos e caros de fazer do que os movimentos.

Flávio

igorschutz

Não tinha visto esses vídeos do RWS, mas vi agora. Que trabalheira!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

shun

A um par de anos atras vi todos esses videos de uma vez.. hahahahaha Eita vício!

Vale a pena! O cara é O cara!

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

flávio

Citação de: edson rangel online 16 Abril 2014 às 21:11:41
Longo mesmo o vídeo, mas assisti todo. ::)

E como naquele velho clichê da "furunfagem" de filmes, pergunto-lhe:

Foi bom para você?  ;D

Flávio

flávio

Há alguns dias resolvi enviar a mesma questão à Nomos e, claro, pedir que remetessem um ponteiro em substituição. Eu não iria trocá-lo imediatamente, mas guardá-lo para eventual revisão, daqui há alguns anos. Eh... Eu sinceramente achei estranha a resposta da Nomos, mas acredito que estejam dispostos a argumentação ( ;D ;D ;D ;D ;D). Segundo o departamento deles, o ponteiro deve estar com um filme de óleo usado no processo de azulamento. Eu sinceramente não acredito nisso, mas... O que acham? Vejam a resposta:

Dear Flavio

Thank you very much for your email.

Yes, you are right. The second hand of your Tangente Sport is coated by oil. This is a technical process and could happen with every mechanical watch.

In general it can be removed by a thorough cleaning. So, if you want you can send us your watch to Glashütte. Whether directly to our address stated below or you can have it sent in by your personal watch retailer (even if he is not an authorized NOMOS retailer).

As soon as we have received your watch we will contact you again.

Should you have further questions please do not hesitate to contact us.

Best regards from Glashütte,

Stefanie Böhme
Service

Flávio

GuilhermeLago

Acho que a emenda ficou pior do que o soneto. Acharia mais justificável argumentar que uma pequena variação de cor é normal em um processo artesanal do que dizer que esqueceram de limpar os ponteiros.

Quando for fazer uma revisão, aproveitando sua frequente agenda de visitas à região (hehehe), vai lá e dá uma chamada no chucrute!

Abraços!