Mercado de luxo: como você se identifica?

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Mercado de luxo: como você se identifica?
« Online: 16 Abril 2014 às 13:44:49 »
Olá,

Vi este artigo na Slate e achei interessante compartilhar:

http://www.slate.com/articles/business/the_bet/2014/04/the_end_of_aspirational_what_s_next_for_luxury_brands_in_a_plateauing_market.html

Em resumo, a tese do autor é que existem marcas de LUXO (Patek Philippe) e luxo (Rolex). E cada uma tem desaios diferentes: a LUXO tem uma base limitada de consumidores e precisa criar objetos cada vez mais exclusivos para convencer estes poucos a comprar novo produto da marca. Já a de luxo geralmente aumenta as vendas convencendo pessoas até então fora do seu círculo de influência de que comprando um produto dela, a pessoa está comprando um produto de LUXO.

Um abraço,
Davi

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Offline Adriano

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #1 Online: 16 Abril 2014 às 14:11:39 »
Essa tese é extremamente precisa. São exatamente esses os desafios dessas duas categorias de produtos. Seria mais ou menos a abordagem de marketing que marcas como a Rolls-Royce e a Mercedes-Benz têm. Uma vende um carro para um cara, e é quase impossível convencê-lo a ter outro. Já a Mercedes tenta te fazer crer que você deve entrar no "clubinho", nem que seja comprando um Classe A, para entrar para o "roll" dos "luxuosos", pelo menos em mercados de "miseráveis ricos" como o nosso.

Essa minha analogia é bem falha, mas a tese original considero perfeita. Infelizmente é cada vez mais raro alguém não apenas captar essa essência desse mercado, como escrever bem sobre ela. Eu diria 80% do povo que trabalha nesse ramo do luxo simplesmente não está nem perto de vagamente entender o que foi dito aí.

A sim: relógios Zenith com Sellita SW 300 dentro, diz alguma coisa?

Abraços!

Adriano


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flavio

Re:
« Resposta #2 Online: 16 Abril 2014 às 14:50:27 »
Perfeito. Flávio

Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #3 Online: 16 Abril 2014 às 14:53:07 »
Exato, muitos donos de Harley, por exemplo, andam virando o nariz para a marca porque muitas motos de entrada estão povoando as ruas. E o Brasil é um dos mercados mais interessantes para a marca. Assim, no mundo dos relógios, a coisa não é diferente. Gostei do artigo e a comparação entre Patek e Rolex é bem pertinente.

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Offline JotaA

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #4 Online: 16 Abril 2014 às 15:08:10 »
Mas a Harley só é marca premium aqui no Brasil e em outros emergentes.

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Offline lucius

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #5 Online: 16 Abril 2014 às 15:20:33 »
É o marketing aspiracional do luxo para o LUXO.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

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Offline ogum777

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #6 Online: 16 Abril 2014 às 15:29:46 »
Mas a Harley só é marca premium aqui no Brasil e em outros emergentes.

e é só em países emergentes que é "chique" ter jipão. aliás, meu irmão, que mora no canadá, tira um sarro danado do meu cunhado, que mora em curitiba e tem jipão.

sim, há o LUXO e o luxo. o primeiro é o exclusivo.  de fato acessível a muito poucos, e não basta ter dinheiro para acessá-lo, às vezes se exigem outros fatores. o segundo é mera afirmação de classe social.

interessante um outro post que mostrava que os aficionados por relógios têm 3 visões sobre o rolex: o newbie quer para afirmar  sua classe social (entrar para o clubinho), o já iniciado despreza justamente em razão dessa fixação do newbie e se volta pra outras marcas (por exemplo percebendo quem um skx007 entrega 1/2 rolex sub e custa 1/20, segundo afirmação do adriano num outro post antigo), e o ultra-mega-hiper conhecedor usa rolex pois é um relógio bom, bem feito  e durável.

luxo de verdade não necessariamente é o caro, é o raro. pra mim, por exemplo, é trabalhar no campo do direito e não ter que usar gravata, coisa que qualquer segurança de shopping ou pastor de igreja recém criada usa. ou não ter que ter celular, muito menos smartphone.

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Offline TUZ40

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #7 Online: 16 Abril 2014 às 16:15:28 »
Luxo é poder dizer isto:


Jogar tudo para o alto e sair andando, sem voltar 30 segundos depois para recolher.  ;D ;D ;D

Brincadeiras a parte, um item luxuoso para mim tem que ser de difícil acesso, e isso começa com o custo mesmo, podendo ser escalado quando existe ainda a imposição do fabricante daquele bem apenas poder ser vendido para determinadas pessoas, em função de histórico ou qualquer outro atributo.

Acho estranho a forma como o mercado de luxo se comporta hoje, com fabricantes hora "abrindo as pernas" para acomodar mais uma parcela de consumidores, ao lançar produtos que não condizem com o suposto estirpe da marca, ou então compradores que vão muito além de suas possibilidades ao adquirir itens e comprometendo todo o resto de seu orçamento apenas para poder também entrar na dança do consumismo desenfreado.

E realmente, é necessário saber separar o luxo do LUXO, porque nem mesmo as empresas hoje parecem saber se elas querem isto ou não. :)

"All your base are belong to us"

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Offline FALCO

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #8 Online: 16 Abril 2014 às 17:00:40 »
...por exemplo percebendo quem um skx007 entrega 1/2 rolex sub e custa 1/20, segundo afirmação do adriano num outro post antigo...

Deve ser a 5ª vez que vejo esta citação, mas sempre aproveito.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

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Offline TUZ40

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #9 Online: 16 Abril 2014 às 17:03:27 »
hehehehe... não consigo concordar com isto Falco, até porque um SKX custa 199 e o sub 8500, a conta não bate.  ;D ;D ;D

quanto a outra parte da afirmação...
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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #10 Online: 16 Abril 2014 às 17:06:35 »
Exato, muitos donos de Harley, por exemplo, andam virando o nariz para a marca porque muitas motos de entrada estão povoando as ruas. E o Brasil é um dos mercados mais interessantes para a marca...

Tendo em vista que, as HD mais vendidas no país são as V-ROD e FatBoy. Que não são os modelos mais baratos. Na questão da Harley, acho que o buraco é um pouquinho mais abaixo:

1) Não é de hoje que a fabrica HD está desgostando seus fiéis seguidores (não só no Brazil). As V-ROD, projeto Rushmore, HD 500 e 750cc são todas consideradas heréticas aos Harleyros "de verdade". Mas isso não explica o que ocorre hoje no Brasil com as HD.

2) Aqui, pelo Custo Brasil, Harley é sinonimo de luxo. E luxo aqui é ter para ostentar.

Aí, vejamos quem ostenta uma HD nas rodovias: tiozão de 40~60 anos que compra uma HD para passear no FDS com ela toda limpinha, e a leva ela de carretinha para algum encontro de moto.

Chegando lá, o tiozão, que se achava pimpão em cima da HD é ignorado pelos Riders de verdade, pois possui uma HD somente para se exibir.  Rider "de verdade" prefere conversar com dono de uma CG que já rodou ida e volta à lua, do que com proprietário de HD que só sai com ela para ir na padaria, no FDS.
Aí só resta ao tio Pimpão vender a HD, ou deixá-la na garagem, para no futuro um sobrinho herdar a mesma, isso porque ele quis entrar num clube que não o aceita.

Por isso, está existindo este descompasso, com a Hd no Brasil.

3) HD é Mito, e não Moto. O cara compra uma achando que vai ter o mesmo conforto que tem na sua BMW. Quando na verdade o treme-treme é para quem tem Iron Butt.

« Última modificação: 16 Abril 2014 às 17:08:43 por SandroZC »

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Offline TUZ40

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #11 Online: 16 Abril 2014 às 17:15:46 »
Quem gosta delas sofre com a imagem que ficou do proprietários, é como os Rolex. ;D

     Outro fato engraçado que me contaram na Mercedes é o número de compradores de AMG que voltam para reclamar do carro. O tiozão vai na CSS e quer a configuração mais cara de tal modelo, e acaba caindo nas AMG, e compra o carro todo pimpão. Depois volta para reclamar que o carro é duro, muito baixo, seco, etc... que o anterior era muito mais confortável e silencioso. O vendedor comentou que muitos que levam, geralmente com mais idade, depois trocam por um modelo normal, mais adequado para o dia a dia. ;D

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vinniearques

Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #12 Online: 16 Abril 2014 às 17:25:03 »
Tambem não concordo muito com essa conta SKX/ROLEX e principalmente na parte que entrega 1/2, pra mim a única coisa que ambos entregam da mesma forma é "mostrar as horas", do resto.........

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Offline igorschutz

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #13 Online: 16 Abril 2014 às 17:26:15 »
"Rider", "mito", "iron butt"... motoqueiro esnobe detected......




Eu acho que aqui no Brasil deveria ter Entidade de Classe com prova e carteirinha pra tudo, assim acabava essa conversa.

Por exemplo: você é bacharel em Direito, fez a prova da OAB e passou, pronto, já é um advogado e ninguém pode contrariar este fato!

Assim, façamos uma Ordem do Harleiros. Quem passar na prova, vira harleiro e pode trocar idéia nos encontros. Quem não é, que procure sua turma, ou vai fazer cursinho...

Rolequeiro agora só com carteirinha da Ordem do Rolex do Brasil! Mas antes tem de passar cinco anos ininterruptos como membro da Ordem dos Entusiastas de Relojoaria, que é pra não ser confundindo com um newbie qualquer, que só quer ostentar.

Cara, não sei porque não tive essa idéia antes... ::)
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

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vinniearques

Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #14 Online: 16 Abril 2014 às 17:34:13 »
"Rider", "mito", "iron butt"... motoqueiro esnobe detected......




Eu acho que aqui no Brasil deveria ter Entidade de Classe com prova e carteirinha pra tudo, assim acabava essa conversa.

Por exemplo: você é bacharel em Direito, fez a prova da OAB e passou, pronto, já é um advogado e ninguém pode contrariar este fato!

Assim, façamos uma Ordem do Harleiros. Quem passar na prova, vira harleiro e pode trocar idéia nos encontros. Quem não é, que procure sua turma, ou vai fazer cursinho...

Rolequeiro agora só com carteirinha da Ordem do Rolex do Brasil! Mas antes tem de passar cinco anos ininterruptos como membro da Ordem dos Entusiastas de Relojoaria, que é pra não ser confundindo com um newbie qualquer, que só quer ostentar.

Cara, não sei porque não tive essa idéia antes... ::)


 ;D ;D ;D ;D ;D

Muito bom Igor

eu mesmo não sendo newbie ( eu acho né, nem sei que caralho é isso ai de fato), não gostaria de ficar estudando pra pegar carteirinha de Rolex não, a ordem dos Entusiastas de Relojoaria as vezes é chata demais, prefiro usar o meu porque gosto dele e acho bonito e ponto final rsrsrsrsrs, até porque esse negocio de grupinho me dá no saco, seja de harley ( trabalho com o presidente sócio proprietário do grupo dos tiozinhos que compraram Harley pra achar que são as asas da liberdade, e dando merito a quem merece ele é bem feliz com a dele e adora TER uma) ou de Relogio ou de carro alemão, italiano , o raio que o parta.

O bacana é comprar usar e ser feliz, independente do que os Amigos do Guido Mondani pensam de mim.

meus dois cents......


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Offline CSM

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #15 Online: 16 Abril 2014 às 17:37:16 »
eu nao tenho ideia de como me identifiico, tenho rolex, AP, Harley.... acho que vou me identificar como troxa..... hahaha

abraços
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Offline CSM

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #16 Online: 16 Abril 2014 às 17:39:03 »
Vinnie, foi este que tomou a vaca com voce outro dia de moto? eu nunca na minha vida tive saco de sair com grupo de harleyros, grupo dos donos de bmw, grupo de corrida etc...... acho que o unico grupo que eu me relaciono com frequencia é com voces hehehe....

abracos
Membro do RedBarBrazil

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vinniearques

Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #17 Online: 16 Abril 2014 às 17:41:57 »
Vinnie, foi este que tomou a vaca com voce outro dia de moto? eu nunca na minha vida tive saco de sair com grupo de harleyros, grupo dos donos de bmw, grupo de corrida etc...... acho que o unico grupo que eu me relaciono com frequencia é com voces hehehe....

abracos

Ele mesmo cesar.


Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #18 Online: 16 Abril 2014 às 17:52:40 »
"Rider", "mito", "iron butt"... motoqueiro esnobe detected......

Longe disso, por 2 motivos.
1) Motociclista, e nunca motoqueiro;
2) Cada tribo tem seu dialeto.

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Offline Adriano

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Re: Mercado de luxo: como você se identifica?
« Resposta #19 Online: 16 Abril 2014 às 17:53:42 »
Eu nunca tinha parado para fazer a conta do Seiko SKX e do Rolex Sub... Mas sério, continuo pensando o mesmo. Claro, claro, o entregar 1/2 do Rolex não é uma conta matemática, é uma espécie de anedota. É mais ou menos assim: o SKX mostra as horas, com um pouco menos de precisão, mas mostra (ambos são bem menos precisos que qualquer quartz). O SKX para efeitos práticos de 99,99 dos consumidores, é tão resistente à água quanto o Sub. As funções de ambos são as mesmas. A visibilidade de ambos, idem. Ambos permitem que se dê manutenção neles "ad eternum". Isso já é "metade" do negócio. O que é a outra metade? Acabamento anos luz melhor no Rolex? É fato, mas é luxo, não é algo "palpável". O "statis" da marca? Outro item que não é palpável. A precisão? Bullshit, pois se quiser precisão, compra um quartz no camelô. Por isso calculo mais ou menos "metade". Isso se avaliarmos como relógio, num geral. Se avaliar como "tool", então, o Sub se fode, pois não há praticamente nada que se faça com um Sub que o SKX não faça. Mas se for avaliar pelo ponto de vista da emoção, do glamour, do "statis", o Seiko entrega ZERO, e o Rolex entrega TUDO, mais que qualquer outro relógio.

Ah, antes que pensem que isso é papo de comunista revoltado (como já tivemos vários por aqui, que amam produtos soviéticos e do leste europeu e odeiam todo o luxo), não, não acho o SKX melhor relógio que o Sub, nem prefiro o SKX ao Sub. Meu orçamento modesto me permite ter quatro SKX e até hoje nenhum Sub... lamentavelmente.

Aliás, no fundo no fundo, que se lasque o Sub: gamo mesmo é no Sea Dweller, o clássico. Fiquei "doente" quando vi e peguei na mão o novo SD, em Baselworld. Se eu tivesse a grana, eu dormia na porta na loja no dia anterior ao lançamento.

Abraços!

Adriano