Menu principal

Dúvida sobre "tic-tac" do Rolex

Iniciado por Lupferreira, 28 Julho 2014 às 02:00:34

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

é o famoso Etaquilificador

Tambem conhecido como HelicopEta.

FALCO

Citação de: Vinnie online 28 Julho 2014 às 14:05:58é o famoso Etaquilificador...

Eu tenho um chrono, vítima da minha inocência ao confiar em recomendações de """relojoeiro""" (vou deixar só 3 pares de aspas), que faz "tic", passa 1 tempinho, perto de 1 segundo, faz outro "tic" ou para de vez... corda cheia... uns 50 graus de amplitude...
Foi um dos pedágios que paguei quando comecei nos fóruns nacionais.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

vinniearques

Citação de: FALCO online 28 Julho 2014 às 14:34:32
Citação de: Vinnie online 28 Julho 2014 às 14:05:58é o famoso Etaquilificador...

Eu tenho um chrono, vítima da minha inocência ao confiar em recomendações de """relojoeiro""" (vou deixar só 3 pares de aspas), que faz "tic", passa 1 tempinho, perto de 1 segundo, faz outro "tic" ou para de vez... corda cheia... uns 50 graus de amplitude...
Foi um dos pedágios que paguei quando comecei nos fóruns nacionais.

Esse pedagio ai já fez parte da minha historia tambem

;D ;D ;D ;D ;D ;D

Ainda bem que a rua ficou meio esquecida e ultimamente o pessoal tem mudado a rota pra evitar esse pedágio.

Dicbetts

Citação de: flavio online 28 Julho 2014 às 12:11:14
Citação de: FALCO online 28 Julho 2014 às 11:34:14
Nenhum Rolex que tive ou tenho faz tic-tac, todos fazem tic-tic.

;D ;D ;D ;D ;D ;D

E não é? É impossível, em virtude do diminuto impacto e, também, porque ambos ocorrem "no mesmo local", com peças praticamente idênticas, terem barulhos diversos. É tic tic mesmo. O que varia de um relógio mecânico de pulso para outro é o espaçamento entre o tic tic: enquanto no El Primero estamos diante de uma verdadeira metralhadora, um Cricket parece uma pistola automática sendo disparada de forma rápida. E normalmente não se ouve nada além disso. Minto. Em relógios antigos já castigados pelo tempo, costumo ouvir claramente a extensão e compressão da espiral ao fundo do tic tic. É um "nhec, nhec, nhec". Isso também vale para os relógios de bolso, muito embora o som seja bem mais alto. Há um modelo de relógio que faz um som diferente, os cronômetros marítimos. O som é mais seco, como se fosse um "plác, plác, plác". E são bem espaçados, pois por convenção estes vibram a 14400, mas o escapamento de cronômetro só libera a rodagem a cada oscilação completa, não meia oscilação. E se você chegar bem perto, além do plác, plác, plác, você ouve baixinho um "tiplí tiplí tiplí" (coisa ridícula...  ;D ). No ouvido, pois, um cronômetro marítimo faz plác, tiplí, plác, tiplí, plác, tipli. O plác ocorre no impulso e bloqueio. O tiplí é a passagem do pino pela mola de ouro, que só funciona em um sentido, liberando a passagem em outro.

Flávio

Depois dessa farra de onomatopeias, bota aí o "Plunct, plact, zum".

Dic

ogum777

meu sócio de 66 anos uma vez comentou que os relógios de hoje não fazem mais barulho. eu retruquei que sim, faziam bastante, e a resposta dele foi:
- hein?
;)

com o passar dos anos os relógios vão ficando silenciosos.....

não sei pq lembrei disso hoje.

(outra: relojoeiro do bairro explicando prum senhor de 86 anos que o relógio não tinha nenhum problema - um seiko - mas que ou ele se mexesse mais pra carregar a corda ou usasse um a quartz.  a esposa, de 80, ali do lado, retrucou que de noite o marido dormia, de dia ele cochilava na frente da tv. que era melhor ele usar um despertador no pulso....).

Fe

Citação de: ogum777 online 28 Julho 2014 às 17:18:34

Acho que é esse o segredo:D

ogum777

Citação de: Fe online 29 Julho 2014 às 18:41:01
Citação de: ogum777 online 28 Julho 2014 às 17:18:34

Acho que é esse o segredo:D

e olha que as orelhas até crescem um pouco pra tentar atenuar o efeito da idade....