Menu principal

Ajuda para identificar a Marca ou fabricante de um Relogio Mecanico que Adquiri

Iniciado por CVentura, 18 Setembro 2014 às 02:59:16

tópico anterior - próximo tópico

CVentura

Ola Amigos!

Meu nome é Carlos e como disse na pagina de apresentação resido em Berna/Suíça, tenho alguns relogios que na verdade uso sempre.
Coleciono para uso.
Bem, recentemente adquiri em uma loja de antiguidades um belíssimo Relógio que recentemente ao mandar a um amigo relojoeiro aqui para polir descobri que  a caixa é de Ouro,  mas nele nao encontramos nenhuma marca ou identificação de quem o fabricou.

Ele como relojoeiro aqui na Suíça disse nao ser comum isso acontecer mas que pela maquina e sua caixa valia a pena investigar.
Gostaria de contar com a ajuda e experiência de vocês.

O relogio estava numa caixinha com diversos outros e adquiri tudo mas ele foi o que me chamou a atençao pelo seu desenho.
Dei corda e ele passou a funcionar perfeitamente estamos agora ajustando a precisão pois esta adiantando em media 5 minutos.
Acredito que estava a bastante tempo sem alguem se quer tocar nele, estava sem pulseira.

Grato!

Paz e luz!
C. Ventura

CVentura

C. Ventura

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

mario.lobao

Lupferreira

CVentura

Citação de: CVentura online 18 Setembro 2014 às 02:59:16
Ola Amigos!

Meu nome é Carlos e como disse na pagina de apresentação resido em Berna/Suíça, tenho alguns relogios que na verdade uso sempre.
Coleciono para uso.
Bem, recentemente adquiri em uma loja de antiguidades um belíssimo Relógio que recentemente ao mandar a um amigo relojoeiro aqui para polir descobri que  a caixa é de Ouro,  mas nele nao encontramos nenhuma marca ou identificação de quem o fabricou.

Ele como relojoeiro aqui na Suíça disse nao ser comum isso acontecer mas que pela maquina e sua caixa valia a pena investigar.
Gostaria de contar com a ajuda e experiência de vocês.

O relogio estava numa caixinha com diversos outros e adquiri tudo mas ele foi o que me chamou a atençao pelo seu desenho.
Dei corda e ele passou a funcionar perfeitamente estamos agora ajustando a precisão pois esta adiantando em media 5 minutos.
Acredito que estava a bastante tempo sem alguem se quer tocar nele, estava sem pulseira.

Grato!

Paz e luz!

[/url]IMG_6260 by carlosventuramusic71, on Flickr[/img]

[/url]IMG_6250 by carlosventuramusic71, on Flickr[/img]

[/url]IMG_6249 by carlosventuramusic71, on Flickr[/img]
C. Ventura

flávio

O movimento é bem simples. Qual a marca existente abaixo do balanço? Se é que esta marca existe...

Flávio

igorschutz

Por muitos e muitos anos a indústria relojoeira suíça regrou-se pelo modelo de établissage, isto é, empresas ou indivíduos que adquiriam externamente (ie. de outras empresas) todas as partes de um relógio, montava e vendia o produto com sua marca.

Este seu relógio provavelmente é fruto de um empreendimento desta natureza, só que vindo de alguém que sequer se importou de colocar sua marca. O movimento dele é um FHF, de um tempo em que a fabricante sequer designava numeração própria para cada movimento (chamava simplesmente de "FHF de XX tamanho").
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

shun

CVentura

Grato pelas informações!

Gostei do desenho do relógio bem como seu tamanho que prra época é bem grande.
Seu mostrador também é belo.

O curioso é que nada tem que o identifique, na verdade encontrei na Tampa uma marcação parece que fora feita por quem ja o reparou.
Esta muito pouco visivel tive que fotografar e ampliar muito.

170 z
1065 z
C. Ventura

flávio

igorschutz

Gravina

Citação de: igorschutz online 18 Setembro 2014 às 22:17:45
É. É um ébauche comum.

E o meu estimado amigo Igor , ao dizer comum........não pode ser interpretado num tom de pouca importância, uma vez que este fabricante ajudou muito a movimentar a economia daquele país.......... tem história (das velhas) foi importante pacas.......importante de verdade!
Fusão dali e daqui........virou tudo ETA

Os FHFs deste período têm um desenho todo seu........sim, mas comum.......quantos e quantos usaram estes movimentos!!!......Vale conferir!

É(foi) uma daquelas empresas mais velha que a fome!

Abs

igorschutz

A FHF foi a primeira fábrica de ébauche da Suíça. Uma empresa realmente importante para a história da relojoaria.

CVentura

Ao saber disto tudo vejo que o meu carinho por esta peça nao foi por a caso.
Tenho agora mais carinho e respeito ainda por ter este em meio aos meus relógios.

Grato por esta aula de historia!

Paz e Luz.

IMG_6250 by carlosventuramusic71, on Flickr

IMG_6256 by carlosventuramusic71, on Flickr
C. Ventura

CVentura

C. Ventura