Fucionamento do Eco drive

  • 34 Respostas
  • 21384 Visualizações
Fucionamento do Eco drive
« Online: 16 Outubro 2014 às 19:18:15 »
Boa noite amigos, já procurei pela internet toda informações mais aprofundadas sobre o funcionamento do movimento eco drive da Citizen, não achei em lugar nenhum, nem no próprio site da marca e nem aqui no fórum. O slogan deles é ''the watch that never needs a battery'', isso realmente procede? Essa bateria solar recarregável deles realmente  funciona sem nenhuma tipo de bateria auxiliar? Gostaria muito de entender o mecanismo, alguém já abriu um?

 
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #1 Online: 16 Outubro 2014 às 20:12:18 »
Boa noite amigos, já procurei pela internet toda informações mais aprofundadas sobre o funcionamento do movimento eco drive da Citizen, não achei em lugar nenhum, nem no próprio site da marca e nem aqui no fórum. O slogan deles é ''the watch that never needs a battery'', isso realmente procede? Essa bateria solar recarregável deles realmente  funciona sem nenhuma tipo de bateria auxiliar? Gostaria muito de entender o mecanismo, alguém já abriu um?

 

Olá,

Aqui tem algo bem simples:

http://www.citizenwatch.com/en-us/eco-drive-technologies/eco-drive-how-it-works/

Me parece algo "simples": energia solar recarrega uma bateria interna, que alimenta o relógio quando não há energia solar suficiente para manter o relogio funcionando.

Tenho um casio g-shock que faz a mesma coisa, e ele tenta economizar a bateria, por exemplo se voce deixa ele parado alguns minutos, o ponteiro dos segundos deixa de funcionar automaticamente.

Alvaro Carneiro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #2 Online: 17 Outubro 2014 às 10:48:47 »
O Eco-Drive é um relógio solar, simples assim. Seu mecanismo é um quartz "comum" que no lugar da bateria usa um acumulador (bateria recarregável). A energia vem da luz, absorvida pelo mostrador.

Ou seja, a tecnologia já existia há muito tempo antes da Citizen lançar o sistema chamado Eco-Drive. O diferencial da Citizen foram dois: circuitos com consumo bem baixo e autonomia bem superior ao que já existia, e o principal: a tecnologia do painel solar, que deixou de ter aquela cara de painel solar que sempre teve (tinha a estética de um mostrador "normal") e com o passar dos anos, com a possibilidade de usar diversas cores e acabamentos (não só escuros) mantendo a mesma capacidade de absorção de luz e promovendo uma estética muito melhor.

Resultado é esse: olhando para um Eco-Drive, você não diz que ele é solar, ou que seu mostrador é um painel solar.

PS: engenheiros me perdoem se houve um termo mais técnico para o painel solar.

Abraços!

Adriano

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #3 Online: 17 Outubro 2014 às 10:54:03 »
Mas essa bateria tem uma vida útil, correto? não é bem um relógio que "nunca" precisará de bateria nova, como pregam.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #4 Online: 17 Outubro 2014 às 11:05:41 »
O acumulador, como qualquer tipo de acumulador ou bateria recarregável, tem vida útil, que vai depender do uso e dos ciclos de carga e descarga. Uma hora vai ter que ser trocado, provavelmente quando precisar de uma revisão. Mas não entre revisões, como uma bateria comum. Ele dura muito mais.

O que a propaganda sugere é que ele não precisa trocar bateria como um relógio a quartzo comum. Aí é uma questão de bom senso na interpretação da propaganda. Pode-se entender a propaganda nesse sentido, de que ele nunca vai precisar de baterias (aí entra com que radicalismo devemos interpretar a perigosa palavra "nunca") como um relógio comum, ou pode-se interpretar como propaganda enganosa, e entrar para o grupo que ameaçou processar a Red Bull por propaganda enganosa, já que tomaram o produto e não criaram asas, e alimentar a milionária indústria da indenização moral.

Abraços!

Adriano

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #5 Online: 17 Outubro 2014 às 11:56:30 »
 Ouvi comentário que vai durar 10 anos sem precisar mexer... Resta esperar ! ;) Os relógios tem excelente acabamento e são bem fiáveis! Pra mim o melhor quartz é o da CITIZEN !




" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #6 Online: 17 Outubro 2014 às 14:26:44 »
Mas 10 anos sem precisar mexer já é uma característica intrínseca dos meus relógios!  ;D ;D

E falo sério!


Flávio

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #7 Online: 17 Outubro 2014 às 14:55:50 »
 Olá a todos.
       Tenho um Ecozilla e como os demais deixava guardado dentro do armário, as vezes mais de um mês, bem por duas vezes  fui usa-lo e estava parado.
      Deixei o relógio na janela tomando sol diretamente no mostrador durante alguns dias e o mesmo voltou a funcionar, agora procuro deixa-lo  em uma estante onde recebe luz, o problema é que a patroa guarda na gaveta a revelia e ainda dá bronca  ;D

Abs

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #8 Online: 17 Outubro 2014 às 16:20:24 »
Alguém sabe por que a Citizen não utiliza a tecnologia em seus calibres mais high-end, como o do "The Citizen" (Chronomaster) ou os Precisionist?

ÚLTIMA FORMA!

--> http://global.rakuten.com/en/store/tokeikan/item/aq1000-58e/
--> http://www.tokyo-toyz.com/proddetail.php?prod=TheCITIZENAQ1000-58E
« Última modificação: 17 Outubro 2014 às 16:25:24 por naio21 »
Abs,

Ivan B. Prado

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Fucionamento do Eco drive
« Resposta #9 Online: 17 Outubro 2014 às 16:47:48 »
Bom vamos lá!

Tenho um Citizen Eco-Drive que comprei em 1997... O capacitor do mesmo já não segura mais carga, mas quando ele está em algum com luz ele funciona normalmente!

Com a idade o capacitor vai perdendo autonomia de carga, o grande problema desse meu relógio, foi que eu esqueci ele na gaveta e com isso a carga foi até o osso, agora ele não aguenta nem 30 segundos sem uma fonte de luz.

Acredito que se eu não tivesse me descuidado deixando o capacitor se esgotar, ele ainda manteria hoje uma autonomia razoável.

Grande abraço

Rodrigo STR

PS:

Os kinectics da seiko usam o mesmo princípio de armazenagem de energia, a diferença é a fonte que nos kinectics é o movimento do braço.

Na minha opinião, os eco-drives são mais versáteis que os kinectic da seiko, pois não precisam dos donos para manter sua "energia"

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #10 Online: 17 Outubro 2014 às 17:14:05 »
Compartilhando, sou proprietário deste Senhor na foto, adquirido em 1996, isso mesmo! Está com 18 anos e trabalhando como um garotão. Carrega e mantém autonomia perfeitamente além de o titânio manter o aspecto de novo até hoje (isso eu não entendo pois o pessoal aqui diz que os relógios de titânio riscam com facilidade).

Detalhe: Nunca foi para a manutenção! (sei que estou errado mas desde que me mudei de SP tenho dificuldade com a citizen, principalmente estes modelos que não tem abertura pelo fundo).

Abs a todos.

Eco drive by robsonxavier, on Flickr

*

flavio

Re:
« Resposta #11 Online: 17 Outubro 2014 às 18:23:03 »
Tecnicamente falando, o que acontece quando se esgota energia totalmente de baterias e capacitores para dar problema futuro? Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #12 Online: 17 Outubro 2014 às 19:56:55 »
Tecnicamente falando, o que acontece quando se esgota energia totalmente de baterias e capacitores para dar problema futuro? Flávio

Possivelmente algum colega mais "da área", eventualmente da indústria das baterias, poderá precisar melhor tecnicamente.

Mas, de uma maneira um tanto superficial e simplista, eu diria que no descarregamento são formados produtos internamente às baterias e capacitores (gases ou líquidos), que lá se acumulam.

Parte destes produtos pode ser como que "reciclados" ("revertidos" quimicamente) numa recarga, em geral quando a descarga não é completa, outros não, e causam pressões internas, deformações e, se a coisa for severa, vazamentos, com a catastrófica formação de sais e outros produtos corrosivos, que tendem a destruir de maneira irreversível a bateria e até o entorno.

Quanto à forma de usar, eu creio que são dadas muitas informações importantes aqui ---> http://www.seikowatches.com/support/faq/solar_1.html

Alberto

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #13 Online: 19 Outubro 2014 às 19:07:18 »
Tenho vários Ecodrives, sete para ser mais exato, e um Seiko Solar.  O Ecodrive mais antigo tem cerca de 10 anos e esta funcionando perfeitamente e mantendo a carga, mas nunca deixei descarregar completamente.   Tem bom acabamento e uma custo/beneficio excelente, dois são calendários perpétuos e safira.

« Última modificação: 19 Outubro 2014 às 19:15:57 por Henrique »

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Re: Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #14 Online: 19 Outubro 2014 às 21:46:20 »
(...) como um relógio comum, ou pode-se interpretar como propaganda enganosa, e entrar para o grupo que ameaçou processar a Red Bull por propaganda enganosa, já que tomaram o produto e não criaram asas, e alimentar a milionária indústria da indenização moral.

Abraços!

Adriano

Houve uma ação coletiva contra o Red Bull nos EUA e eles foram condenados recentemente.

Qualquer residente dos EUA pode se inscrever online pra receber um cheque de US $10 ou US $15 em produtos entregue em casa, sem precisar provar tet comprado Red Bull.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #15 Online: 19 Outubro 2014 às 22:38:21 »


Eu tenho esse desde meados 97 ou 98. Esse ano o meu irmão trocou a bateria.
É um relogio muito leve e confortavel.

Abs.

Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #16 Online: 20 Outubro 2014 às 12:24:35 »
Tecnicamente falando, o que acontece quando se esgota energia totalmente de baterias e capacitores para dar problema futuro? Flávio

Possivelmente algum colega mais "da área", eventualmente da indústria das baterias, poderá precisar melhor tecnicamente.

Mas, de uma maneira um tanto superficial e simplista, eu diria que no descarregamento são formados produtos internamente às baterias e capacitores (gases ou líquidos), que lá se acumulam.

Parte destes produtos pode ser como que "reciclados" ("revertidos" quimicamente) numa recarga, em geral quando a descarga não é completa, outros não, e causam pressões internas, deformações e, se a coisa for severa, vazamentos, com a catastrófica formação de sais e outros produtos corrosivos, que tendem a destruir de maneira irreversível a bateria e até o entorno.

Quanto à forma de usar, eu creio que são dadas muitas informações importantes aqui ---> http://www.seikowatches.com/support/faq/solar_1.html

Alberto


Diferente das baterias, os capacitores trabalham com base na inversão química e sim na eletrostática. Assim, eles não sofrem "efeito memória" e não acontece nada se ficaram totalmente descarregados. Só que nada dura prá sempre... O que faz um capacitor perder sua capacidade é, normalmente, a evaporação do líquido eletrolítico. Isso é acelerado se vc submeter a peça a maiores temperaturas. Por exemplo, a diferença de vida útil entre um capacitor que opera a uma temp média de 25C é 3 vezes maior do que a de um que opera a 35C. Só aí vc já vê que levamos desvantagem aqui em terras tropicais.
Reforçando a máxima de que "de boas intenções o inferno está cheio", eu não ficaria colocando o relógio embaixo de lâmpadas ou tomando banho de sol com o intuito de manter ele "carregadão".
Acredite, esses relógios ficam totalmente carregados em poucos minutos, sob luz natural.
Abraços!


*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #17 Online: 20 Outubro 2014 às 15:37:26 »
 Putz !!! E eu passando protetor solar no meu !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #18 Online: 21 Outubro 2014 às 23:13:48 »
Pessoal, ótimas explicações, Adriano, essa era justamente minha dúvida, se a máquina era em sua essência um quartzo comum ou algo diferente. Apesar de imaginar que não se tratava literalmente de uma bateria ''eterna'', acho muito interessante a ideia algo com vida útil tão grande, creio que é uma tecnologia que ainda vá evoluir bastante.
Acho uma excelente ideia e sempre me questionei o porque do restante da indústria não ter adotado a tecnologia em suas coleções...
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Fucionamento do Eco drive
« Resposta #19 Online: 22 Outubro 2014 às 02:16:38 »
Pessoal, ótimas explicações, Adriano, essa era justamente minha dúvida, se a máquina era em sua essência um quartzo comum ou algo diferente. Apesar de imaginar que não se tratava literalmente de uma bateria ''eterna'', acho muito interessante a ideia algo com vida útil tão grande, creio que é uma tecnologia que ainda vá evoluir bastante.
Acho uma excelente ideia e sempre me questionei o porque do restante da indústria não ter adotado a tecnologia em suas coleções...

casio, seiko e citizen têm tecnologias semelhantes, de captação de energia solar. no caso da casio, muito útil em modelos ABC, digitais ou não, em razão do alto consumo de energia, para funções como bússola, altímetro e barômetro.