Menu principal

outros tipos de relógios

Iniciado por elder, 01 Dezembro 2014 às 10:12:59

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Este tópico está mesmo deveras interessante.

Este...

É o relógio da adega que eu tenho na minha casa aqui em Brusque.

Eu contei a história do vinho que deu origem ao relógio, aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=11771.msg228447#msg228447

Alberto

flavio

Esse relógio de mesa é de sal marca?

Dorotheo

Citação de: Gravina online 11 Dezembro 2014 às 23:46:15
Citação de: Dorotheo online 10 Dezembro 2014 às 18:53:45
Vou procurar o Gravina.
Abração

Manda prá mim, Dorotheo! 8)
Nós vamos tirar estas tais pilhas (coisa arcaica e conflitante com o meio ambiente saudável, por ser um poluente), colocaremos um sistema de alimentação solar.......não vai passar  (não deve passar) de alguns R$ 5.000,00 ::).............Leve em conta que se, por alguma exigência legal,  precisarmos fazer algum tipo de estudo/projeto de impacto ambiental este valor, como mínimo, poderá ir muiiiiito além :-\
Agora sério......este modelo, lembro-me muito bem, foi do tipo notório e chique à época,  naqueles anos 70, mas os relojoeiros tinham medo dele ;)........É bom lembar que nos anos 70, aqui em SP, tinham mais relojoeiros (de todos os tipos, e vai saber qual formação da maioria deles ???), do que relógios. Certo é que este tipo de relógio tem (tinha) aversão às fiáveis, mas descuidadas secretárias do lar (empregas domésticas......e crianças também)
Posso estar redondamente enganado, mas a patente deste tipo de movimento eletromecânico, onde o simpático pêndulo bailava com elegância entre um incógnito  ;D"travessão" era dos tedescos, ou seja, dos alemães.............E ainda, salvo engano, com uma "autonomia" para algo próximo a 400 dias..........como também eram aqueles de "lâminas" que semi-circulavam, também germânicos, isso é certo!

Abs

Gravina

Ps Só brinco em duas ocasiões: Com quem, com aqueles que brincma(no nom sentido do termo) comigo, ou com quem presumo que detenha o espírito da esportividade.......o estimado amigo virtual Dorotheo, enquadra-se nas duas "ocasiões" ;D

Gravina só hoje vi seus comentários. Comigo a brincadeira sempre é saudável, acredite, e assim liberada!
Vou esperar essas férias passarem e converso contigo sobre uma possível revisão desse alemão mais brasileiro.
Grande abraço
Dorotheo
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

CVentura

Mais um dos que tenho em casa.
Este belíssimo de Mesa.
Relogios de mesa e paredes by carlosventuramusic71, on Flickr
C. Ventura

Gravina

Segundo a Omega, este relógio (até pelo seu tamanho.... do tipoportátil), foi um dos relógios mais pontuais do mundo à sua época (1970)...eles não o definem como relógio, mas sim como um instrumento de alta precisão (coisa de suíços das antigas......denominação dada pelos Srs. Marco Richon :-* e Daniel Anselmi :-*)
Foram fabricadas apenas 1000 unidades para serem "VENDIDAS" aos autorizados Omega.......função: Servir como relógio-mestre àquelas assistências técnicas autorizadas em todo o mundo........salvo engano, 136 (ou algo parecido)..custava uma nota preta!!!
Comprei este exemplar de uma tradicional relojoaria da minha cidade!......."Joalheria William" que por anos esteve no Conjunto Nacional da Av. Paulista.
Por curiosidade, esta tradicional 'relojoaria que teve o início de suas atividades nos anos 40 (na Praça de República - Agente oficial Longines) foi por anos confundida com a própria Rolex da Paulista (pois ostentou por anos um gigante letreio da Rolex na marquise desta famosa edificação paulistana)......e mais uma curiosidade, a gigante coroa verde e as gigantes 5 letras (também verdes ;D) que por anos estiveram naquele cartão postal da cidade, eram de propriedade da Rolex SP, regido por um contrato de comodato .em suma.....quando este famoso revendedor Rolex cessou suas  atividades (final dos 90), devolveu o letreio àquele de direito (tentei comprar em vão :'( :'( :'( :'().......A Rolex por sua vez, pagou (deve ter pago ???) alguém para fracioná-los e colocá-los em sacos de lixos, talvez, de  20, ou 30 litros, não sei!
A condição para que este relógio fosse vendido para mim, foi imposta pelo próprio herdeiro do comércio..........que ele pudesse vir a minha casa para ver a minha coleção, uma vez que eu dizia (via fone) que era um colecionador, e ele dizia que nunca tinha escutado falar de mim ;D
E assim foi......ele veio à minha casa com o seu motorista de 40 anos trabalhanho com a sua  família (Num Opala Diplomata preto), constatou a minha meia dúzia de relógios (à época), e disse: Dr. Gravina, o senhor é mesmo um colecionador, vou vender-lhe este relógio..............mas o melhor veio depois, também vendeu-me a relíquia da relojoaria fundada pelo seu pai.......um cronômetro de marinha da Longines de 1912.......esse sim era o relógio -mestre do seu relojoeiro, o sr. José..........mas isso é outra história!

igorschutz

História fenomenal, Mestre! Gostaria de ver a cara do sujeito quando constatou a extensão e qualidade da sua pequena coleção.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

CSM

Gravina, quer me adotar? Rsrsrs
Membro do RedBarBrazil

Dorotheo

Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Neto1973

Carissimo Gravina,

o melhor nisto tudo são as histórias...

Muito emocionante e precisa a sua descrição.

Saluti!

renato.rgf

Gravina, muito legal saber desta sua história. Quando puder poste aqui também o cronômetro da Longiness para a gente prestigiar também

CVentura

Mais um dos que tenho em casa!

Meu querido Cuco.

Meu querido Cuco! by carlosventuramusic71, on Flickr
C. Ventura

Alberto Ferreira

Ventura,
Que legal!

Este seu cuco me trouxe algumas lembranças...

Eu explico.
O meu velho tinha um, exatamente como este seu, apenas um pouco mais escuro, na verdade eles eram até bastante comuns naquela época.

Um dia o cuco (o passarinho) deixou de "cantar"... Ele saia mas não "dizia" nada... Ficou mudo.  ;)
Então...
Eu, jovem estudante de engenharia, pensei, lá c'ós meus botões...
É fácil,... ...é só desmontar e ver qual é problema e consertar.

Santa arrogância...  :P
Bem,... como era de se esperar, o problema era no fole que dá "voz" ao cuco, que rompeu.

Legal...
Eu desmontei o fole e remendei o material flexível...
Um tremendo vacilo!

Com o material inadequado, mais rígido, o bichinho ficou com uma voz absolutamente esganiçada e desafinada.  :P

O velho Seu Ferreira apenas me olhou e disse...
"Engenharia!"
:-[

E eu acho que ele nunca me perdoou por isso.  :-[

Bem,...
Se ele perdoou... Eu não me perdoei.

Depois que o velho morreu, numa mudança, e quando eu estava viajando, a minha mãe "doou" o relógio para o bazar da igreja do bairro...

Pena...
Eu gostaria de ter dado uma chance de restauração ao velho cuco do Seu Ferreira.
::)

Alberto

renato.rgf

Falando em cuco já que o CVentura postou a foto do cuco dele, segue a foto do cuco que está até hoje funcionando na casa da minha avó.

Meu avô antes de falecer em 2003, não deixava de passar um dia sem dar corda no bichinho e ele nunca deu um erro sequer... Por sorte minha mãe escolheu o cuco como recordação do meu avô e claro depois eu fico com ele.

Obs: perdoem a qualidade da foto, foi minha avó que tirou agora do celular dela kkkkk

CVentura

Caros  Alberto, Renato e amigos do Forum.

Este veio parar em minha mão aqui na Suíça por intermédio de uma amigo que viu numa casa de antigos e me falou que lá tinha este relogio.
Bem, eu fui ver e ele estava lá a minha espera e funcionando perfeitamente.

Minha rotina é pela noite depois das 20:00, da corda (Suspender o peso), tirar o peso do Cuco e pela manha devolver o peso e novamente suspender o peso.

C. Ventura

elder

Gravina, você sempre tem historias muito legais para contar, e seus relógios são espetaculares!
Alberto, uma pena  sua mãe ter doado esse relógio, eu no seu caso daria um jeito de trazer essa relíquia sentimental para casa.
CV e Renato esses cucos  são lindos, se eu tivesse como teria um em cada comodo da casa ahahaha
Um abraço e um feliz Natal a todos!

Alberto Ferreira

Citação de: elder online 25 Dezembro 2014 às 20:58:01
...
Alberto, uma pena  sua mãe ter doado esse relógio, eu no seu caso daria um jeito de trazer essa relíquia sentimental para casa.
...

Pois é, Elder, isto seria mesmo o que eu tentaria fazer, sem dúvidas.
Mas na ocasião eu estava vivendo na Suécia, onde eu trabalhei e estudei por uns tempos, e quando eu voltei o relógio já tinha ido.
Como disse, pena!

Alberto

Pandolfi

O Claudinho, relojoeiro de São Joaquim da Barra, nosso amigo, conta que numa ocasião a freguesa chegou com um relógio cuco pra consertar.

Ela alegou que ele só falava "co" mas ela queria que ele falasse o "c*" também.

Ele consertou e ela ficou super satisfeita...

Grande abraço e bom ano novo a todos...

Pandolfi

RCComes

Tenho esse,  em madeira:

Já tem coisa de 20-25 aninhos.

Membro do RedBarBrazil

GuilhermeLago

Vi esses dias na loja Monalisa do PY.
Eles tinham expostos 3 diferentes modelos!

jfestrelabr

Top, temho um atmos da decada de 60
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.