RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA

  • 15 Respostas
  • 15884 Visualizações
RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Online: 21 Maio 2015 às 09:43:00 »
Pessoal, muito bom dia!

Primeiramente, eu gostaria de elogiar quem criou o site e esse forum. Seja quem for, foi muitooo legal. Parece uma comunidade bem sintonizada e de ajuda mutua.

Espero poder contribuir com ela, mas em termos de fórum esse é o meu primeiro. Antecipadamente peço desculpas se estou postando de forma errada, podem me corrigir.

Pois bem. Entrei por aqui pois estou com uma dificuldade técnica muito grande. Recebi para reparo um relógio FOSSIL conforme as fotos, cuja tige foi quebrada e a ponta está dentro do mesmo, mas eu nao consigo localizar o local onde se solta a tige ou o pedaço da mesma.

As referencias da maquina são: S. EPSON CORP VX7JE JAPAN.

Seguem algumas fotos. Se alguém puder me ajudar ficarei muito feliz!

A todos um ótimo dia.

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #1 Online: 21 Maio 2015 às 09:55:13 »
Bom dia,
se você puxar a tige toda, irá aparecer uma alavanquinha ... como se fosse uma orelhinha com um rebaixo que é para você colocar a ponta da pinça.
Basta uma pequena pressão e a tige solta.
Bom, acho que é assim, não sei neste movimento específico, mas em todos os quartzo que já abri eram desta forma ... a maldita orelhinha só aparece quando a tige está toda puxada pra fora!
Abraço
« Última modificação: 21 Maio 2015 às 09:56:45 por Lourival »

*

Alberto Ferreira

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #2 Online: 21 Maio 2015 às 10:15:55 »
Bom dia, caro DUDUJARA.

Seja bem-vindo.

Apenas um comentário adicional e genérico, pois eu também não conheço este movimento, embora, como disse o colega Lourival, os movimentos deste tipo costumam ter funções similares (a questão da alavanca e tal...).

O comentário...
A julgar pelo o que eu pude ver na foto que você postou, trata-se de um movimento de pequenas dimensões montado em uma caixa "grande".
Sendo assim, existe um extensor que vai montado entre a tige em si (a parte que penetra no movimento) e a coroa.

Estes "extensores" têm rosca macho de um lado (onde vai na coroa) e fêmea no outro (onde vai na tige em si).
Eles são vendidos nas fornituras mas precisa especificar o tipo de rosca.

Um abraço e participe sempre.

Alberto

PS:
Nós temos um tópico para auto apresentações dos novos membros, ele está no topo da página do fórum principal.
Se lhe convier, poste a sua apresentação pessoal lá.

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #3 Online: 21 Maio 2015 às 11:01:12 »
Pessoal, muito obrigado pela participação e interesse de todos, fiquei muito feliz em ver as respostas!!!

Mas vamos la. O problema é que, como a tige quebrou, não tenho como puxar a mesma e a bendita da orelinha não aparece.

Será que terei que desmontar o movimento todo?

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #4 Online: 21 Maio 2015 às 11:31:37 »
Bom dia a todos.

Espero que o colega de forum resolva o problema, pois em tese, o movimento com a tige quebrada tem sim de ser desmontado para poder substituir a peça, face, como o colega postou, não ser possível "puxar" a tige para o mecanismo ficar na posição certa para soltá-la.

E, pegando carona no tópico, tenho problema semelhante com um Victorinox Aliance que usa um ETA 2824. No caso, a tige "sai" toda fora do movimento ao ser puxada a coroa, muito estranho para um movimento desses.

Segundo me consta, o ETA 2824 é "blindado", ou seja, não pode ser desmontado para ajustes.

Os colegas tem informação se é possível substituir essa tige ou mesmo ser "ajustada" no engate interno do movimento ou teria de trocar todo o maquinário?

Muito grato,
JC.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #5 Online: 21 Maio 2015 às 12:37:02 »
Bom dia a todos.

Espero que o colega de forum resolva o problema, pois em tese, o movimento com a tige quebrada tem sim de ser desmontado para poder substituir a peça, face, como o colega postou, não ser possível "puxar" a tige para o mecanismo ficar na posição certa para soltá-la.

E, pegando carona no tópico, tenho problema semelhante com um Victorinox Aliance que usa um ETA 2824. No caso, a tige "sai" toda fora do movimento ao ser puxada a coroa, muito estranho para um movimento desses.

Segundo me consta, o ETA 2824 é "blindado", ou seja, não pode ser desmontado para ajustes.

Os colegas tem informação se é possível substituir essa tige ou mesmo ser "ajustada" no engate interno do movimento ou teria de trocar todo o maquinário?

Muito grato,
JC.

Tem certeza que é um ETA 2824?

É um movimento automático dos mais comuns. Permite, sim, manutenção - o que inclui o desmonte. E se pode ser desmontado, significa que a tige pode ser removida.

Creio que o modelo do Alliance a que você se refere é a quartzo.

Dic

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #6 Online: 21 Maio 2015 às 13:20:22 »
Olá Dicbetts .

"Tem certeza que é um ETA 2824?"

Sim, ref. 2824-2, segue foto da net do modelo, e fico grato pela dica, apenas me constava que nesses modelos ETA, em apresentando problemas, seriam simplesmente trocados face ser "blindados". Ocorre que "lá" é até "barato" trocar o mecanismo mas aqui, é dilmai$...

E, ops..., tenho dois da marca  confundi os modelos, desculpem, o que está "soltando" a tige é o Officers Mecha e não o Aliance.

« Última modificação: 21 Maio 2015 às 13:41:07 por JeanClaud »
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #7 Online: 21 Maio 2015 às 14:28:20 »
(...)

As referencias da maquina são: S. EPSON CORP VX7JE JAPAN.

(...)

Dudujara,

Esse movimento é um Shiojiri Seiko e é bem simples de remover, porém tem uns que a dita "orelhinha" só aparece quando a tige está para dentro.
De qualquer forma, esse seu é similar a este aqui:



Veja se consegue empurrar a orelhinha (seta azul) e com ela empurrada, ponha ele de lado que a tige pode sair.

Quando conseguir fala aqui...

Abraços.
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #8 Online: 21 Maio 2015 às 15:27:31 »
Não existe movimento mecânico BLINDADO que não permita total desmontagem ou revisão, a não ser os novos System 51 usados na Swatch, porque as platinas são "soldadas" uma na outra. Até mesmo Swatch automático que não seja o System 51 permite revisão. Tem parafuso? Dá para abrir...


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #9 Online: 21 Maio 2015 às 15:39:40 »

Sim, ref. 2824-2, segue foto da net do modelo, e fico grato pela dica, apenas me constava que nesses modelos ETA, em apresentando problemas, seriam simplesmente trocados face ser "blindados". Ocorre que "lá" é até "barato" trocar o mecanismo mas aqui, é dilmai$...


Jean,

A manutenção de uma 2824 é barata. É dos calibres mais comuns, e dos mais resistentes. Num bom relojoeiro, não deve custar mais que R$ 500.

E duvido muito, mas muito mesmo, que aqui ou "lá" (onde quer que esse "lá" seja; Suíça talvez?), um relojoeiro JAMAIS recomendará a troca de TODO um mecanismo.

Se o fizer, será num caso ESPECIALÍSSIMO e EXCEPCIONAL, que jamais ouvi falar - Adriano poderia dar mais detalhes.

Numa comparação esdrúxula, seria como um prego furar o pneu do seu carro, fazer um furo mínimo, e o borracheiro recomendar a troca do pneu e da roda.

Concordemos: não faz o menor sentido.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #10 Online: 21 Maio 2015 às 15:45:35 »
Fábio, a ETA recomenda a troca total do módulo do 2894 durante a revisão. Não porque não dê para revisar, mas porque esse troço, para uma autorizada gringa, custa uns 100 francos, enquanto a mão de obra supera isso. Imaginem o nível da tosqueira de um módulo de 2894 para a própria ETA recomendar seu descarte numa revisão...

Mas enfim, a Longines, que usa alguns 2894 em sua linha, mudo tal política e passou a recomendar revisão, não troca.

Mas repito: uma coisa é descartar tudo porque não vale a pena revisar, numa ponderação de custos. Outra coisa é não ser possível revisar e na relojoaria isso não existe. Aliás, como no adágio, "só não há solução para a morte".

Flávio

Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #11 Online: 21 Maio 2015 às 17:12:34 »
Agradeço ao DUDUJARA por permitir a discussão sobre as tiges de forma aberta no tópico, e aos amigos Dicbetts e Flavio pelas contribuições.

Agora vejam se tem cabimento, onde fica a reputação do fabricante do Calibre (pois não sou o primeiro nem o único a relatar tal problema) e da Victorinox em não se manifestar após vários casos semelhantes, embora não tenha conhecimento de outro especificamente aqui no Brasil? E a "garantia internacional" de nada vale aqui pois foi adquirido fora e somente com o Cartão preenchido e ticket de caixa, o ticket foi fora pois não se espera que ocorra justamente um porre destes no modelo em questão.

Interessante que tenho um Tissot que usa o mesmo mecanismo e é necessário até fazer força para mover a tige, de tão robusta que é a fixação no mecanismo...  (desculpem o tamanho da foto, tive de improvisar um site pois o que uso está dando erro).

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #12 Online: 21 Maio 2015 às 17:21:07 »
Fábio, a ETA recomenda a troca total do módulo do 2894 durante a revisão. Não porque não dê para revisar, mas porque esse troço, para uma autorizada gringa, custa uns 100 francos, enquanto a mão de obra supera isso. Imaginem o nível da tosqueira de um módulo de 2894 para a própria ETA recomendar seu descarte numa revisão...

Mas enfim, a Longines, que usa alguns 2894 em sua linha, mudo tal política e passou a recomendar revisão, não troca.

Mas repito: uma coisa é descartar tudo porque não vale a pena revisar, numa ponderação de custos. Outra coisa é não ser possível revisar e na relojoaria isso não existe. Aliás, como no adágio, "só não há solução para a morte".

Flávio

Flavinho,

Taí, não sabia que o módulo do 2894 custe por volta de 100 CHF.

(Mas também não creio que 100 CHF seja o custo de uma hora de trabalho numa autorizada lá fora. Considerando a jornada de trabalho na Europa do Oeste de aproximadamente 35 horas semanais [sete horas por dia, sem descontar almoço], dá 3,5 mil CHF por semana, 14 mil CHF por mês, aproximadamente R$ 45,5 mil de salário - altíssimo mesmo para os padrões europeus. Aí compensa mexer no módulo. Assim, estimo que a hora trabalhada no ramo seja muitíssimo mais barata.)

Mas, devaneios trabalhistas à parte, acredito que a explicação para não compensar seja exatamente por ser tosco, quase descartável. E que é preferível perder tempo (e obter faturamento) com coisas mais elaboradas.

Dic


*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #13 Online: 21 Maio 2015 às 17:35:26 »

Agora vejam se tem cabimento, onde fica a reputação do fabricante do Calibre (pois não sou o primeiro nem o único a relatar tal problema) e da Victorinox em não se manifestar após vários casos semelhantes, embora não tenha conhecimento de outro especificamente aqui no Brasil? E a "garantia internacional" de nada vale aqui pois foi adquirido fora e somente com o Cartão preenchido e ticket de caixa, o ticket foi fora pois não se espera que ocorra justamente um porre destes no modelo em questão.


Jean,

Pode ser que eu seja desmentido, mas, ao que me consta, os 2824 são muito robustos. Tanto que muitas casas relojoeiras (de prestígio, registre-se) o utilizam como base para cronógrafos, com a adição do módulo.

Outra coisa: se não há um histórico de problemas, a fabricante não vai se pronunciar. Mas, se além de você, outras 100 pessoas reclamassem, podia ser que tomassem providências. No seu caso, certamente o considerarão como isolado. Até avaliarão a possibilidade de ser, sim, um problema de montagem, mas preferirão atribuí-lo a má utilização. E aí a discussão é interminável.

Sobre a garantia, creio que deveriam, sim, dar a manutenção - aqui, na África, na Austrália... Ora, se é internacional, você pode comprar seu relógio em qualquer lugar do mundo que estará coberto. E com a notinha de compra, então...

Penso assim. Posso estar errado.

Verifique se o Código do Consumidor o protege.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #14 Online: 21 Maio 2015 às 18:49:09 »
Tige solta acontece nas melhores famílias, duas já se soltaram nas minhas mãos. É só abrir, encaixar e parafusar de novo. Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RETIRAR TIGE - NOVATO - AJUDA
« Resposta #15 Online: 21 Maio 2015 às 18:49:53 »
Fábio, usei o valor de cem como exemplo, não sei quanto custa. Flávio