Menu principal

Cronográfo Cyma

Iniciado por orbu, 01 Setembro 2015 às 21:09:31

tópico anterior - próximo tópico

orbu

Boa noite amigos, segue algumas fotos do cyma

Adriano

Ficou evidente aí que o uso da tige bi-partida é obrigatório.

É frequente que relojoeiros por aí botem tiges normais nesses relógios. Ela serve, e entra. Só que quando precisar abrir o relógio, tem que puxar a tige até quebrar o tirete, e, com sorte, só quebrar a flange da tige. Canso de quebrar tirete de Mido Commander pois é o único jeito de abrir o relógio para fazer um orçamento, quando algum porcalhão já mexeu nele antes e meteu uma tige normal. Naturalmente por ser uma adaptação, orço e cobro do cliente um tirete novo. Mas se ele reprovar, além de não cobrar o orçamento, temos que botar um tirete novo obviamente sem custo. É só prejuízo, por mais que um tirete de 2824 custa uma merreca.

Agora, se a gambiarra for em um relógio mais caro e perceber que a tige desmonta, nem prosseguimos com o orçamento. Comunicamos o cliente de que há uma peça adaptada e que só vai sair quebrando. Se ele quiser que prossiga, é por seu risco, sabendo que se aprovar, vai pagar pela peça, e se reprovar vai receber o relógio de volta quebrado. Se não quiser correr o risco, passar bem.

Abraços!

Adriano

VINGADOR

Amigos Flávio, Alberto e Adriano

O Eriton (Carpinobilis) tem um torno na oficina dele. Não sei sobre o manuseio específico, mas ele é um cara dedicado, bom (faz um polimento impecável), e tem conhecimentos. Acredito que deva "mandar bem" no torno também.

Fica aí uma dica para o amigo Orbu.

Sds a todos

Adriano

Citação de: flavio online 02 Setembro 2015 às 16:05:00
Bom saber!!! E, aliás, tem como perguntar aí para "os mano" como se corta uma tige ou peça semelhante, com a precisão necessária? É no torno mesmo, com um adaptador, ou precisa de outra ferramenta?

Flávio

A tige não é algo que precise de uma precisão absurda para cortar pois você consegue dar frações de milímetro na distância dela ao dar mais ou menos aperto dela na coroa. Por isso corta-se com alicate mesmo e afia-se a ponta cortada para não deixar rebarbas que possam danificar a rosca da coroa.

Nada complicado.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

A pergunta se referia a cortar no sentido como foi entendido pelo Adriano, ou usinar, ou seja, fabricar a peça?

Alberto

flávio

Perguntei sobre o corte longitudinal específico dessa peça, mas não sei como isso pode ser feito com alicate. Flávio

Alberto Ferreira

Com um alicate de corte, mais ou menos como este...

Depois, como disse o Adriano, acerta-se (apara-se) a ponta com uma lima, só para não forçar os fios de entrada da rosca da coroa.

Alberto

flávio

Então estamos falando de coisas completamente diferentes. Refiri me à seção cortada do eixo. Flávio

Alberto Ferreira

Do "eixo" onde está a rosca da tige?
Se sim, eu estou falando da mesma coisa.

Alberto

flávio

Alberto, refiro-me ao corte longitudinal da própria peça, que caracteriza essa tige. Isso não dá para fazer com alicate, isso é coisa de torno. Não estou falando do corte final da peça para separá-la no "restante" de metal que, aliás, também acho incorreto fazer com alicate, uma vez que o adequado é tornear até o final e separar as peças. Repito, refiro-me ao corte longitudinal que caracteriza essa peça, permitindo o encaixe futuro à coroa.

Flávio

Alberto Ferreira

Sim, agora eu entendi.
A minha confusão foi porque o Adriano falava do corte da tige inteiriça, e não da bipartida, e quando você mencionou " corte longitudinal" eu não peguei o seu ponto.

Sim, aquele corte não pode ser feito com nenhum alicate, necessita uma ferramenta especial.
Eu nunca vi a operação sendo feita, mas apenas imagino que seja com algum tipo de serra (ou disco de corte), provavelmente rotativa.
Certamente um implemento do torno.

O corte com alicate, como mencionado pelo Adriano, seria para deixar a tige inteiriça (já pronta, portanto) no tamanho adequado, para a montagem no movimento/coroa.

Alberto

FALCO

Citação de: flavio online 02 Setembro 2015 às 15:52:35...Curiosidade que tenho Adriano: na Watchtime há algum cara que maneja razoavelmente bem (muito bem nem ouso perguntar, com o devido respeito...) um torno?...
Flávio

Se na autorizada AP, Hublot, Breguer etc. não tiver o "muito bem"... melhor fechar...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

jfestrelabr

Citação de: FALCO online 03 Setembro 2015 às 20:16:40
Se na autorizada AP, Hublot, Breguer etc. não tiver o "muito bem"... melhor fechar...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

Fabricar peças, hoje, em uma autorizada como a WT, é um recurso que se utiliza uma vez a cada 10.000 consertos. Não é modo de dizer, é fato, é raríssimo precisar de uma peça que não exista mais. Isso ocorre, quando ocorre, só com restaurações.

Nunca vi um relojoeiro precisar de uma tige bi-partida que não fosse possível encontrar em uma fornitura. Tentar fazer uma peça que existe, é, no mínimo, burrice.

E já que mencionaram, sabe qual a utilidade de um relojoeiro que saiba manejar bem um torno em uma autorizada AP, Hublot e Breguet? Zero. Absolutamemte zero. Hublot, desnecessário dizer o motivo. Não existe Hublot que não existam peças. E se aparecer um Breguet ou AP tão antigo a ponto de precisar disso, certamente ele nem poderia passar por manutenção fora da Suíça.

Agora, já que a conversa claramente descambou para o tom escroto de sempre, o padrão, eu aproveitaria para dizer que pensar que um relojoeiro que saiba manejar um torno seja garantia de suas habilidades gerais como relojoeiro reparador nos moldes necessários para uma assistência autorizada moderna é muita inocência ou muita falta de conhecimento de relojoaria.

Primeiro porque simplesmente não é. Nada garante que o cara que saiba fazer uma tige no torno saiba revisar sequer um 7750, quanto mais um Breguet ou um AP. É uma habilidade útil em 0,0001% dos consertos. É uma habilidade que beira a inutilidade em uma assistência nos moldes da WT. A necessidade é de quem saiba fazer os relógios que entram todos os dias e tenha qualidade técnica e estética. Esses são os pré-requisitos.

Cara, por que raios eu perco meu tempo falando dessa merda? Por que raios eu perco meu tempo por aqui, ainda mais quando o papo vai para esse nível?

Pronto, agora podem vomitar as lamúrias e queixumes no Whatsapp.

Adriano

jfestrelabr

Adriano, pelo post do Falcão o que "EU" entendi é que ele quis qualificar a WT como uma excelente assistência técnica, acho que foi isso, pelo menos foi isso que eu senti na postagem dele.
Fica a dica do Estrela, sente em uma varanda (se não tiver, serve um banco de praça mesmo, fazemos isso direto aqui) acenda um belo Cubano e relaxxx, a vida é curta e as vezes as palavras não conseguem "mostrar" o real sentido do texto ok.
Rolex ou Rolex.

flávio

Adriano, pela primeira vez eu também não concordo com seu ponto de vista, e olha que costumo concordar com todos. Qual o melhor lugar, por exemplo, para fazer uma revisão num porsche? Na autorizada porsche ora, pois possuem total acesso a peças e equipamentos e, então, basta o mecânico seguir um padrão razoável que terá sucesso no reparo. Aliás, um colega meu de Brasília tinha um e o vendeu porque certo dia deu um pau na central eletrônica e ele teve que mandar o carro para são Paulo para simplesmente conectar o troço num computador e ajustar novamente. Hoje há autorizada aqui, mas na época nem o melhor mecânico do mundo conseguiria reparar o carro, eis que necessário não o conhecimento, mas acesso a programações que apenas a fábrica possuía. Ou seja, não é demérito com as autorizadas que não exista um relojoeiro com total conhecimento de tornos, pois a proficiência, na autorizada, não é mesmo requerida. Mas sejamos honestos, um mecânico que construiu carros para o piquet aqui em Brasília conseguirá trabalhar fácil numa autorizada  porsche, mas o mecânico autorizado, por outro lado, não conseguirá construir um carro. A discussão é apenas de proficiência e necessidade, naquele trabalho, de tal proficiência. E nada além disso. Flávio

CSM

Pô, o tópico estava indo tão bem, técnico, explicativo, ontem mesmo eu ia comentar o quanto eu tinha achado interessante as explicações dadas aqui e elogiar, mas como não tinha nada a acrescentar na minha "ingnorãncia" preferi ficar quieto na minha sem dar pitaco. Uma pena ter desandado......

abraços
Membro do RedBarBrazil

flávio

Basta voltarmos aos trilhos da discussão. Flávio

jfestrelabr

Citação de: flavio online 04 Setembro 2015 às 09:59:07
Basta voltarmos aos trilhos da discussão. Flávio

Sim, fácil.
Rolex ou Rolex.

Gravina

Citação de: Adriano online 04 Setembro 2015 às 09:13:59

.. eu aproveitaria para dizer que pensar que um relojoeiro que saiba manejar um torno seja garantia de suas habilidades gerais como relojoeiro reparador...

Adriano

100% de acordo!

Abs

Gravina