Menu principal

A história do El Primero

Iniciado por flávio, 25 Novembro 2021 às 15:36:43

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Rapaz... Esses posts para Instagram me tomam um tempo do cacete, difícil encaixar tudo em 2200 caracteres. Fosse aqui, tinha escrito muito mais, muito embora já exista tópico sobre o assunto. Então, este é o post.

Em 1911, em um distrito de Le Locle chamado Le Ponts de Martel, Georges Pellaton Steudler fundou uma empresa que se especializou na produção de cronógrafos, a Martel Watch Co, que alguns anos depois passou a fornecer movimentos para a Zenith. Em 1958, a Zenith adquiriu a Martel, que continuou a fabricar seus produtos em Le Ponts de Martel, inclusive mantendo seus funcionários, entre os quais se encontrava um jovem projetista, chamado Charles Vermot. Ainda em 1962, com o "know how" adquirido da Martel e auxílio de Vermot, a Zenith iniciou o projeto do primeiro cronógrafo automático da história, visando lançá-lo ao mercado no seu centenário, em 1965. A tarefa, muito complexa, não foi concluída a tempo... Em 1967, a Zenith soube que um consórcio criado entre Breitling, Hamilton Buren, Dubois Depraz e Heuer Leonidas também havia entrado no páreo na disputa pelo lançamento do primeiro cronógrafo automático. Então, acelerou o passo e, em janeiro de 1969, mostrou à imprensa o mecanismo, que recebeu o nome de "El Primero" ("o Primeiro", em esperanto). A festa durou pouco... Em 1971, os custos altíssimos do projeto e o surgimento dos relógios eletrônicos impactaram as finanças da empresa, que acabou vendida para a Zenith Radio Corporation, dos Estados Unidos. Em 1975, Vermot, agora Chefe do Departamento de Produção, recebeu ordem para cessar a fabricação do El Primero. Indignado, escreveu aos diretores, que lhe responderam: "acorde, estamos na era da eletrônica!" Não satisfeito, Vermot paulatinamente escondeu o ferramental para construção do El Primero no sótão da empresa, que lá ficou esquecido por vários anos. Em 1984, a Zenith estava praticamente falida, quando Ebel e Rolex lhe procuraram para firmar um contrato para compra de milhares de El Primero. Impossível, disseram os diretores, não temos mais o ferramental. E um emotivo Vermot disse: temos sim, escondi tudo no sótão.... A Zenith, empresa fundada em 1865, estava salva. Em agradecimento, Vermot recebeu um jantar e relógio de presente.... Adquiri este El Primero, um símbolo da resiliência da indústria suíça, há cerca de 7 anos, até que perdi o interesse em ter mais relógios: suas fantásticas histórias me bastam.

antoniomvm

Fantástico Flávio. Conhecia e amo a história e a forma como se deu o processo de preservação desse Fantástico mecanismo. Pra mim um dos melhores cronógrafos.
Tenho o primo pobre. Tag Link Calibre 36 que traz o mesmo mecanismo.

Abraços

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Devenalme Sousa

Esse Zenith, na minha opinião, é um relógio perfeito. Não poria nem tiraria nada nele. É um dos que estão na minha lista de sonhos de consumo.