Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Acho muito bonitas as penas tricolores. Tive sorte de conseguir a minha 149 com pena tricolor 18k.

Aliás, vou usar ela uns dias com a tinta sépia. Tá parada há um tempão.

Abraços!

Adriano

murilolsd

Citação de: edulpj online 28 Agosto 2012 às 18:22:06
O senso comum, Murilo, diz que a importância da pena, da tinta e do papel, se distribuem em terços iguais... Pessoalmente, não concordo... Papel, é na minha opinião o fator menos relevante. Se uma caneta só funciona bem com um papel determinado, então você tem uma caneta POUCO VERSÁTIL. Se pretende utilizá-la no dia a dia, ela vai te deixar na mão rapidaço.

Na prática, você já escolheu a MELHOR CANETA TINTEIRO DE TODOS OS TEMPOS, a Parker 51. Não vai te deixar na mão com nenhum papel...

Olá, Edu!
O grande "bode" que eu tenho com os papéis atuais comuns é que são pouco porosos. A tinta demora a penetrar nas fibras e eu acabo borrando tudo.
Certamente se eu tivesse a qualificação correta isso não aconteceria. Pretendo ainda fazer um curso de caligrafia.
Mas com minha atual condição técnica (adquirida na 1ª série primária ;D), procuro um papel que reduza ou neutralize o borrão.
Já usei aqueles reciclados próprios para impressão, mas eles também demoram mais do que eu queria para absorver a tinta.
Busco um papel bom e encontrável em boas papelarias. Pode ser em folhas avulsas (resma) ou em blocos de anotação.
Toda ajuda será preciosa! :)
Abraço!
Murilo

edulpj

Por incrível que pareça, Murilo, a tinta é mais decisiva na hora de não borrar do que o papel. E tem outro fator também... VOCÊ!!! Acredite... Com o hábito, você acaba diminuindo a incidência do problema. Quando eu era garoto, caneta tinteiro era obrigatória na escola. Minha irmã, usava mata-borrão. Eu nunca usei. Usávamos a mesma tinta, os mesmos cadernos e as mesmas canetas. Ela chegava da escola, com a mão "pintada", eu chegava com a mão limpa. Mas não é talento inato, dá pra desenvolver a técnica...

DonPepe

Por ser canhoto, sempre sofri um pouco mais com essa história da mão ficar borrada, mesmo quando só usava esforegráficas. Escrever da esquerda para a direita (caracteristica da nossa lingua e de todas as ocidentais) usando a mão esquerda faz com que se dê pouco tempo para a tinta secar no papel antes de a mão estar sobre o texto recém escrito.

Por conta disso acabo dando preferência a tintas com secagem rápida (a quink da parker, a montblanc a tinta da pilot têm me atendido bem) e penas finas, com fluxo de tinta mais "seco". As vezes ainda faço lambança, mas isso ajuda a minimizar o problema.

Como uso as tinteiro no dia a dia, é muito raro ter uma ocasião em que posso escolher o papel que vou usar, então essa acaba sendo uma variável que não controlo.

Arriba!

michelim

Lembrando algumas coisas: A parker 51 é uma caneta boa, mas essa história de ser a melhor do mundo é uma decisão totalmente pessoal. Troco qualquer P 51 por uma Mont Blanc 146 ou 149 ou Pelikan 1000 ou 800, ou uma aurora 88 na hora sem pensar. Isso é uma questão de gosto pessoal.

Quanto ao papel poroso, o problema que ele causa é conhecido como feathering, quando a tinta entra nas fibras. Outro problema é quando a tinta passa para o outro lado do papel.

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Pandolfi

Citação de: murilo online 29 Agosto 2012 às 03:25:56
Citação de: edulpj online 28 Agosto 2012 às 18:22:06
Olá, Edu!
O grande "bode" que eu tenho com os papéis atuais comuns é que são pouco porosos. A tinta demora a penetrar nas fibras e eu acabo borrando tudo.
Certamente se eu tivesse a qualificação correta isso não aconteceria. Pretendo ainda fazer um curso de caligrafia.
Mas com minha atual condição técnica (adquirida na 1ª série primária ;D), procuro um papel que reduza ou neutralize o borrão.
Já usei aqueles reciclados próprios para impressão, mas eles também demoram mais do que eu queria para absorver a tinta.
Busco um papel bom e encontrável em boas papelarias. Pode ser em folhas avulsas (resma) ou em blocos de anotação.
Toda ajuda será preciosa! :)
Abraço!
Murilo
]

Olá Murilo, tente as tintas permanentes, as Azul-Preta ou Blue-Black. Escreva e espere um pouquinho, não borram mais...
Meu pitaco, claro, boa quarta...
Grande abraço.
Pandolfi

Roncato

Prezados, bom dia!
Desculpem, NÃO TENHO A INTENÇÃO DE COMETER NENHUM SACRILÉGIO. Um dos fatos que me atraiu para utilizar as tinteiros foi a beleza da pena, seu formato, imponência e tipo de escrita (nunca gostei de esferos, então usava pilot fine ou roller). Tenho duas Parker, uma reflex xinfrin e uma 45, as duas baratas e de qualidade inquestionável. Contudo, particularmente eu não gosto de penas embutidas, pra falar a verdade acho bem feia por sinal, não pretendo ter uma dessas tão cedo, confesso que hoje penso assim, no futuro não sei ???
Falo isso, pois, também não gostava das penas Inlaid, atualmente já tenho certo interesse por elas...

Estou com o DonPepe, somente uso tinteiro, então não dá para escolher sempre o papel, e olha que minhas preferencias são as penas "M" ou "B"

Adriano

Eu também achava que penas de desenho clássico eram o máximo, até ter estas em minha coleção:

E em especial a do meio, uma Meisterstuck 74:

Duas das Parker 51 que tenho. A Forest Green era da minha mãe e ainda tenho uma Navy Grey do meu pai. A preta eu comprei. E sei que está com a tampa errada pois é uma Aerometric.

E ainda a Sheaffer Valor, a mais bonita de todas, e uma das minhas preferidas para o dia-a-dia.

FALCO

Citação de: murilo online 28 Agosto 2012 às 18:03:23...
Qual o melhor papel para uso diário com bico de pena?
Meu uso será apenas para fazer anotações e redação de textos curtos no papel, para uso pessoal mesmo.
A caneta a ser utilizada será uma MB com pena M ou (em um futuro próximo ;D) uma PARKER 51 com pena F.
Forte abraço a todos!
Murilo

Murilo, eu acho o papel bastante importante.
Eu tenho 100% de controle sobre o papel que uso, logo, posso me dar ao luxo de ter todos os componentes "equalizados" para o melhor resultado.
O balanço entre este comportamento da tinta demorar para secar/ser absorvida e o feathering é um dos segredos (como dito pelo Mich).
Quanto mais finas as penas e mais "secas" as tintas, menor deve ser este problema, ou melhor será o comportamento com qualquer tipo de papel.
Eu que gosto de penas mais grossas e algo molhadas encontro um "porto seguro" nos papéis Clairfontaine, uso os de 90g/m2.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Sergiorj2016

Bom dia aos participantes deste forum.
Gostaria de tirar uma dúvida.
Alguém já teve experiência com a tinta Koh-i-noor preta ou azul?
Adriano essa primeira caneta (M90) é muito linda, essa pena como continuação da caneta é de um desenho muito bonito e elegante!

Roncato

É isso meu amigo Adriano, a Sheaffer Valor é maravilhosa!!! Foi como disse, antes não curtia Inlaid, hoje em dia já passei a gostar...

Essa M90 não vale! rs, é instrumento "Conceito" na minha opinião.

edulpj

Citação de: michelim online 29 Agosto 2012 às 07:57:41
Lembrando algumas coisas: A parker 51 é uma caneta boa, mas essa história de ser a melhor do mundo é uma decisão totalmente pessoal. Troco qualquer P 51 por uma Mont Blanc 146 ou 149 ou Pelikan 1000 ou 800, ou uma aurora 88 na hora sem pensar. Isso é uma questão de gosto pessoal.

Quanto ao papel poroso, o problema que ele causa é conhecido como feathering, quando a tinta entra nas fibras. Outro problema é quando a tinta passa para o outro lado do papel.

Sem dúvida!!! Gosto totalmente pessoal!!! Gosto das CINQÜENTA MILHÕES de pessoas que compraram todas as Parker 51 fabricadas até hoje... Gosto das pessoas que a elegeram como QUARTO lugar na pesquisa que visava eleger o Melhor Design Industrial do Século XX (Illinois Institute of Technology)...

O que faz a Parker 51 a melhor caneta tinteiro de todos os tempos, não é a caneta propriamente dita e sim a BAGAGEM CONCEITUAL que ela traz consigo. A primeira caneta do mundo feita em PMMA... A primeira caneta do mundo com pena cilíndrica embutida... A primeira caneta do mundo autocompensada por pressão... A primeira caneta do mundo a ter uma versão em aço inoxidável... A primeira caneta do mundo a usar tinta de secagem rápida com segurança... E por aí vai...

edulpj

Citação de: Roncato online 29 Agosto 2012 às 13:22:44
É isso meu amigo Adriano, a Sheaffer Valor é maravilhosa!!! Foi como disse, antes não curtia Inlaid, hoje em dia já passei a gostar...

Essa M90 não vale! rs, é instrumento "Conceito" na minha opinião.

Conceito aliás, introduzido pela Parker com a Parker T1 em titânio... Depois relançada em aço inoxidável como Parker 50 ou Falcon como preferem alguns.

Mas as Pilot M90, Myu, Murex etc, são simplesmente FABULOSAS. Principalmente aquelas que utilizam o conceito de tampa longa e corpo curto, introduzido pela Pilot com a Pilot Elite.

edulpj

Citação de: Sergiorj2016 online 29 Agosto 2012 às 13:00:33
Adriano essa primeira caneta (M90) é muito linda, essa pena como continuação da caneta é de um desenho muito bonito e elegante!

Você conhece a minha admiração pela empresa Koh-I-Noor, Serjão... Eles têm tradição de mais de DUZENTOS ANOS fabricando instrumentos de escrita e desenho. Nunca usei a tinta deles, mas usaria de olho fechado e sem o menor susto...

edulpj

Citação de: Roncato online 29 Agosto 2012 às 09:53:17
Prezados, bom dia!
Desculpem, NÃO TENHO A INTENÇÃO DE COMETER NENHUM SACRILÉGIO. Um dos fatos que me atraiu para utilizar as tinteiros foi a beleza da pena, seu formato, imponência e tipo de escrita (nunca gostei de esferos, então usava pilot fine ou roller). Tenho duas Parker, uma reflex xinfrin e uma 45, as duas baratas e de qualidade inquestionável. Contudo, particularmente eu não gosto de penas embutidas, pra falar a verdade acho bem feia por sinal, não pretendo ter uma dessas tão cedo, confesso que hoje penso assim, no futuro não sei ???
Falo isso, pois, também não gostava das penas Inlaid, atualmente já tenho certo interesse por elas...

Estou com o DonPepe, somente uso tinteiro, então não dá para escolher sempre o papel, e olha que minhas preferencias são as penas "M" ou "B"

Um colecionador que não tenha pelo menos uma Parker 51, não pode ser muito levado a sério... Você, Roncato, que está marchando para ser um colecionador sério, terá a sua e não vai demorar tanto assim. Nesse momento, você se quedará apaixonado pelas penas embutidas. Aí você terá Parker 17, Parker 21, Parkette MkIII, Parker 41, Parker 61...

Dica: Se não quiser gastar muito dinheiro com uma Parker 51, você encontra Parker 21 Super (terceira geração) NOS no eBay e custa bem menos que uma P51. É um workhorse fantástico. Daí pra frente, duvido que você vai conseguir resistir...

P.S.: Quanto à pena inlaid, eu também concordava contigo... Não gostava, até porque, o maior expoente das inlaid's, é a Sheaffer, que tá muito longe de ser minha marca predileta... Mas aí eu comprei uma Sheaffer Imperial VIII no Mercado Livre (25 dilmas...)... A caneta é muito bonita... Mas como diz um amigo nipônico, "Parker é como esposa... elegante, discreta, fiel e duradoura... Sheaffer, é como AMANTE... sexy, espalhafatosa, provocante... MAS DÁ UMA DESPESA!!!!"

edulpj

Por falar em penas embutidas, acabei de ganhar um leilão de um CONJUNTO Parker 61... Está na caixa original. Composto de caneta tinteiro (capillary action) e lapiseira 0.9 mm. Na cor azul turquesa com tampas folheadas a ouro... Agora só resta esperar pela boa vontade do correio...

Pandolfi

Citação de: Sergiorj2016 online 29 Agosto 2012 às 13:00:33

Sergio, estás pulando postagens meu rapaz, veja minha postagem de ontem, chegaram minha caneta e o meu vidro de tinta Preta (Black) Koh-I-Noor.
Espere um pouco que vou testar a caneta com a tinta logo, logo.
Grande abraço.
Pandolfi

Sergiorj2016

Pandolfi
Desculpe se causei algum tumulto, não era essa a intenção!

Eduardo comungamos da mesma admiração pelas lapiseiras, mas sabe como é: melhor ter mais informação antes de arriscar. E, parabéns pelo trabalho na conway (belo exemplar)

Grato pela atenção de ambos.

edulpj

Pena que o correio possa inviabilizar, Serjão... Senão eu ia te propor o seguinte pulo: Compre a tinta. Se não gostar, me mande que eu te pago o mesmo valor que você pagou na compra...