Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

rocc2005

Carretera, sem falar na foto e nas peças, excelentes, sua letra, putz, sem palavras. Parabéns.
Quanto a pepéis, acho que preciso deixar de ser avarento, não consigo comprar papel caro. Uso o famoso e poderoso Chamex 90g, papel para copiadora, 20 reais e lá vem 500 folhas. Para a letra que faço, está bom até demais.
Rocc

Carretera18

Ronaldo,

Eu compro pacotes de 50 folhas a 9 reais na Kalunga. Sai bem baratinho perto dos valores das canetas e tintas.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

rocc2005

O Verge ? Qual o tipo? Levando em conta que 500 fls duram pouco mais de um mês, e se eu alternar com o Chamex, talvez valha a pena.

CVentura

Este 'e sem sombras de duvidas um dos meus maiores achados aqui em Berna!
Entro numa loja de Cds Usados e encontro esta caixa em meio aos CDs e para minha surpresa estavam la as Canetas dentro faltando so uma.

Hoje 'e umas das minhas grandes companheiras, nos eventos de lançamentos de livros e palestras.

Mont Blanc by Carlos Ventura, no Flickr

Sem título by Carlos Ventura, no Flickr

C. Ventura

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 21 Outubro 2015 às 18:13:00
mmmcosta,

Este lance de penas molhadas realmente é complicado porque parece que a maioria dos fabricantes prefere entregar a pena assim, talvez para evitar falhas na partida.

E eu cheguei a conclusão de que a Moleskine, apesar da fama, fabrica um dos papéis menos amigáveis para canetas tinteiro. Tenho preferido verge e alguns papéis da Canson.

Mas voltando ao assunto, vc tem uma bela Lamy.

Abraços
Carretera,

Você recomenda qual caderno/caderneta/bloco de anotações?
Marcelo

Carretera18

Carlos,

Belo achado!

Parabéns!

Carretera18

Ronaldo e mmmcosta,

Uso este papel Vergê Plus para folhas soltas,tomando cuidado para escrever na face lisa, e também gosto do caderno Canson.

Papel Vergê. Tem uma gramatura menor também.

Caderno sem pauta da Canson

Existem 2 tamanhos e não custam caro. O único problema é que não existe pautado e uso uma folha com as pautas impressas por baixo da folha que estou escrevendo.

Abraços!

michelim

Citação de: Carretera18 online 20 Outubro 2015 às 21:30:30
Fazendo companhia ao rocc2005. Minhas Montblanc 149 e 244G. O texto não é meu, apenas copiei um trecho de um livro.

Bela Foto!!!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: rocc2005 online 19 Outubro 2015 às 21:27:01
E aqui, a Sailor King of Pen ao lado da Mblanc 149. A Sailor é de cartucho e a Mblanc, piston filler. Parece ser uma desvantagem da Sailor, mas não é. Nela, posso usar qualquer tipo de tinta, pois a limpeza é facílima. Consegue-se sacar a pena e o feed com um puxão. Já a Mblanc necessita de ferramenta para sacar toda a seção, tornando o processo mais complicado e técnico, sem falar do selante usado para vedação, que não consegui até hoje descobrir qual é (uma espécie de silicone emborrachado cor de rosa) e onde conseguir. A Sailor é feita em ebonite, um material agradável ao toque, quente, que envelhece com o tempo, mas que retorna ao brilho com uso de uma flanela especial, que nunca utilizei, porque acho que o envelhecimento (pátina) traz personalidade à peça. A pena é um esplendor em ouro 21k, que possui certa flexibilidade, mas nunca forcei para ver o quanto flexível é. Contudo não é uma pena concebida para ser flexível e, se forçada, pode acabar não retornando à posição inicial, o que exigirá ajustes, chatos e sempre arriscados, vale dizer. Ambas as canetas são fortemente notáveis. A Sailor tem menos adornos, parecendo mais simples, mas só parece. Na escrita, a Sailor ganha nos traços, mas sou suspeito, pois sou apaixonado pelas Sailors.
A KOP veio numa caixa de madeira negra com cerca de 18x20cm muito bacana, que uso hoje em dia para guardar alguns objetos especiais. Um Amigo a trouxe do Japão no bolso do paletó e a caixa vazia na mala.Talvez temeroso pela alfândega.  Aproveitei a viagem do Amigo e encomendei a peça. Usei-a muito pouco, menos do que gostaria, mas chama muito a atenção.
Abrçs,

Essa KOP é linda, já tive uma em mãos mas nunca na coleção, Belíssima peça!

michelim

Citação de: rocc2005 online 14 Outubro 2015 às 20:26:23
[...] ainda com selo no barril.[...]

Caro Ronaldo,

Só um detalhe, a tradução de barrel pode ser: corpo da caneta. Chamou a atenção pois já vi várias vezes traduzirem barrel para canhão, ou armas, como barril, mas em português é cano. (Arma de cano duplo, não barril duplo) http://www.tabonfils.com/tipos-de-barris-de-espingarda/

Abraço

Mich

michelim

Fico feliz de ver o tópico movimentado com tanta caneta bonita  :o :o :o  ;D ;D ;D

mmmcosta

Citação de: michelim online 22 Outubro 2015 às 11:04:27
Caro Ronaldo,

Só um detalhe, a tradução de barrel pode ser: corpo da caneta. Chamou a atenção pois já vi várias vezes traduzirem barrel para canhão, ou armas, como barril, mas em português é cano. (Arma de cano duplo, não barril duplo) http://www.tabonfils.com/tipos-de-barris-de-espingarda/

Abraço

Mich
Verdade, o Lynyrd Skynyrd tem um belo exemplo em Saturday Night Special:

"Mr. Saturday Night Special (é uma arma)
You got a barrel that's blue and cold..."

[emoji379] [emoji51]
Marcelo

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 22 Outubro 2015 às 00:55:10
O único problema é que não existe pautado e uso uma folha com as pautas impressas por baixo da folha que estou escrevendo.

Xiii... Pra mim lascou! [emoji31]
Marcelo

Carretera18

Citação de: michelim online 22 Outubro 2015 às 10:53:33
Bela Foto!!!

Obrigado!

:D

Citação de: mmmcosta online 22 Outubro 2015 às 11:17:05

Xiii... Pra mim lascou! [emoji31]

Que é isso.... É bem mais fácil do que parece...

Eu tenho vários tipos de pautas impressas em papel de gramatura maior para colocar por baixo das folhas sem pauta. Ajuda a manter o alinhamento da escrita e ainda evita aquele trabalhão todo de pautar com lapiseira e depois ter que apagar e correr o risco de borrar.

abraços!

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 22 Outubro 2015 às 11:21:48
Obrigado!

:D

Que é isso.... É bem mais fácil do que parece...

Eu tenho vários tipos de pautas impressas em papel de gramatura maior para colocar por baixo das folhas sem pauta. Ajuda a manter o alinhamento da escrita e ainda evita aquele trabalhão todo de pautar com lapiseira e depois ter que apagar e correr o risco de borrar.

abraços!

Carretera, concordo que para a prática da caligrafia e exercícios funciona bem, mas eu queria algo funcional, para o dia-a-dia. [emoji53]
Marcelo

rocc2005

Obrigado, michelim, não tinha atentado para a questão. Corrigindo, então, a Platinum ainda possui o selo no corpo, apesar de a estar usando.
Forte abraços
Ronaldo

rocc2005

, Minha cidade é um daqueles lugarejos por trás dos montes, onde não se consegue alguma coisa especial sem ter que importar da capital  Vantagem por um lado, desvantagem pelo outro. Na parte que toca a vantagem, as ocorrências  policiais são muito raras, limitando-se, basicamente, a pequenos e quase inocentes furtos de galinhas ou a um extremado homicídio passional, fato raríssimo que chega a estremecer o lugarejo por semanas, levando as pessoas a se agruparem para especular sobre o assunto. A desvantagem se resume ao fato de que não encontramos produtos de consumo com a mesma facilidade que se encontram nas capitais. No entanto a Internet se apresenta como uma ferramenta importante para o consumidor desta pacata região, ferramenta esta que só atinge a magnitude a que se propõe graças aos bons serviços prestados pelos Correios.
Hoje pela manhã, no entanto, após ler as linhas a respeito do papel Vergê, fui até uma das talvez duas ou três papelarias da cidade e, por incrível que pareça, encontrai papéis Vergê 90, 120 e 180 a preços próximos aos praticados  pelas papelarias das grandes avenidas. Parece uma bobagem, e talvez seja, mas isso fez com que eu olhasse a cidade com olhos mais apaixonados, afinal, procurei algo que eu realmente desejava e a cidade me proporcionou. Coisa simples, mas que me fez pensar sobre outras coisas que talvez estejam sendo proporcionadas a mim e que ainda não me dei conta.
Abraços
Ronaldo

P.S. CVentura, você é um cagão. Entrar numa loja de cd e dar de cara com essas preciosidades é o mesmo que ter nascido com a bunda virada para a lua. Que a sorte continue a acompanhá-lo pela eternidade da vida. Abraços.

mmmcosta

hehehe... Gostei do "cagão", Ronaldo. [emoji38]

Mas, que CD é este do Ventura?

Quanto aos Correios, mais do que a ineficiência, eles tinham que ter vergonha pelo que cobram.

Marcelo
Marcelo

Carretera18

Citação de: CVentura online 21 Outubro 2015 às 23:30:35
Este 'e sem sombras de duvidas um dos meus maiores achados aqui em Berna!
Entro numa loja de Cds Usados e encontro esta caixa em meio aos CDs e para minha surpresa estavam la as Canetas dentro faltando so uma.

Hoje 'e umas das minhas grandes companheiras, nos eventos de lançamentos de livros e palestras.

mmmcosta,

O CVentura postou que encontrou um jogo de Montblanc no meio de CDs de um sebo.

Isto que é sorte!

Abraços

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 23 Outubro 2015 às 11:19:28
mmmcosta,

O CVentura postou que encontrou um jogo de Montblanc no meio de CDs de um sebo.

Isto que é sorte!

Abraços
Ah! Verdade. [emoji38]
Marcelo