Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

rocc2005

Aos poucos vou postando algumas fotos. Aqui uma foto das Mblancs 149, 146 e 142, todas piston filler, todas maravilhosas, apesar de achar as Mblancs molhadas demais, mas é questão de gosto e, principalmente, a finalidade para a qual a caneta é destinada, ou seja, se for para escrever em casa, sem compromisso, em bom papel, que seja molhada; mas se for para escrever no ofício, em documentos, em papel econômico, tem que ser seca.
Abraços,

rocc2005

rocc2005

E aqui, a Sailor King of Pen ao lado da Mblanc 149. A Sailor é de cartucho e a Mblanc, piston filler. Parece ser uma desvantagem da Sailor, mas não é. Nela, posso usar qualquer tipo de tinta, pois a limpeza é facílima. Consegue-se sacar a pena e o feed com um puxão. Já a Mblanc necessita de ferramenta para sacar toda a seção, tornando o processo mais complicado e técnico, sem falar do selante usado para vedação, que não consegui até hoje descobrir qual é (uma espécie de silicone emborrachado cor de rosa) e onde conseguir. A Sailor é feita em ebonite, um material agradável ao toque, quente, que envelhece com o tempo, mas que retorna ao brilho com uso de uma flanela especial, que nunca utilizei, porque acho que o envelhecimento (pátina) traz personalidade à peça. A pena é um esplendor em ouro 21k, que possui certa flexibilidade, mas nunca forcei para ver o quanto flexível é. Contudo não é uma pena concebida para ser flexível e, se forçada, pode acabar não retornando à posição inicial, o que exigirá ajustes, chatos e sempre arriscados, vale dizer. Ambas as canetas são fortemente notáveis. A Sailor tem menos adornos, parecendo mais simples, mas só parece. Na escrita, a Sailor ganha nos traços, mas sou suspeito, pois sou apaixonado pelas Sailors.
A KOP veio numa caixa de madeira negra com cerca de 18x20cm muito bacana, que uso hoje em dia para guardar alguns objetos especiais. Um Amigo a trouxe do Japão no bolso do paletó e a caixa vazia na mala.Talvez temeroso pela alfândega.  Aproveitei a viagem do Amigo e encomendei a peça. Usei-a muito pouco, menos do que gostaria, mas chama muito a atenção.
Abrçs,

rocc2005

Carretera18

Ronaldo,

Parabéns porque quem tem Sailor King of Pens não é neófito. Onde conseguiu a sua?

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

rocc2005

Um amigo viajou ao Japão e aproveitei para encomendar a peça. Foi um daqueles momentos em que a oportunidade surgiu, eu já estava de olho na caneta e o dinheiro apareceu, tudo na hora certa, que só o Universo tem a explicação. Foi minha porta de entrada na marca Sailor. Depois dela, vieram outros modelos e hoje penso firme numa KOP Realo, mas o preço é um pesadelo.
Abrçs

rocc2005

Pessoal, essa é uma das minhas preferidas, a Delta Journal, com pena Delta Fusion. Bonita, de cartucho, que permite abastecimento pela tampa cega (tipo piston filler) ou pelo modo convencional. A pena é muito macia (acho que as Delta são assim), mas não é flex, e nem se propõe a ser, é de aço com uma fusão em ouro na parte de cima. O fluxo de tinta é constante, ou seja, não percebo trechos mais secos ou mais molhados nos traços, são sempre uniformes, Não estou certo se isso venha a ser uma qualidade, pois gosto da variação de tinta no traço, porque realça o sombreamento. A caneta tem bom tamanho, peso e é realmente linda (uma bela rapariga, diriam nossos primos). As fotos (de má qualidade) não conseguem trazer a real beleza da obra. Adquiri essa caneta para uso diário, mas acabou enclausurada em sua capa. Ainda continuo buscando a caneta ideal. Usei tinta Noodler's black por um bom tempo nela e, quando lavei a caneta, nenhuma macha, nenhum traço que seja, resistiu à lavagem, a pena voltou como nova, brilhante, o que realça a qualidade da tinta e dos metais envolvidos na pena.
Abraços,

rocc2005

rocc2005

rocc2005

RCComes

Adorei! Manda mais, manda mais.
Tira fotos de todas, se possível
Membro do RedBarBrazil

Carretera18

Fazendo companhia ao rocc2005. Minhas Montblanc 149 e 244G. O texto não é meu, apenas copiei um trecho de um livro.

mmmcosta

O Carretera não sabe brincar... [emoji31]
Marcelo

Carretera18

Citação de: mmmcosta online 21 Outubro 2015 às 09:55:59
O Carretera não sabe brincar... [emoji31]

;D ;D ;D

Vou encarar como elogio....

;)

Abraços

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 21 Outubro 2015 às 10:56:21
;D ;D ;D

Vou encarar como elogio....

;)

Abraços
Claro que é! Sua escrita e fotos são fabulosas! [emoji6]
Marcelo

Carretera18

mmmcosta

Marcelo

Carretera18

mmmcosta,

São as Lamy de ouro disfarçadas de aço, né? Também acho legais, mas não tenho nenhuma assim.

Devem ser bem macias.

Você podia escrever  um pouco sobre o desempenho.

Abraços

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 21 Outubro 2015 às 15:09:09
mmmcosta,

São as Lamy de ouro disfarçadas de aço, né? Também acho legais, mas não tenho nenhuma assim.

Devem ser bem macias.

Você podia escrever  um pouco sobre o desempenho.

Abraços
É sim, Carretera. Trata-se de uma Studio Palladium.

Não sei avaliá-la tecnicamente, mas posso dizer que escreve muito bem, sem falhas, mas é muito úmida. Tive que comprar uma tinta Noodler's de secagem rápida que, por conta desta característica, creio, sangra muito no papel, mesmo de uma caderneta Moleskine, e produz o tal "feathering".

O outro aspecto positivo é que não suja minha mão e dedos como, por exemplo, uma Waterman Carene que eu tenho, e cujo único defeito é este.

Um abraço!
Marcelo

Carretera18

mmmcosta,

Este lance de penas molhadas realmente é complicado porque parece que a maioria dos fabricantes prefere entregar a pena assim, talvez para evitar falhas na partida.

E eu cheguei a conclusão de que a Moleskine, apesar da fama, fabrica um dos papéis menos amigáveis para canetas tinteiro. Tenho preferido verge e alguns papéis da Canson.

Mas voltando ao assunto, vc tem uma bela Lamy.

Abraços