Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Pena e Alimentador

A pena da 7240, é quase plana, com "ombros" quadrados, um design introduzido no início da década de 80 pela empresa alemã Reform e rapidamente copiada por vários fabricantes, como Lamy, Pelikan, Centropen, Ballograf etc.

A 7240 utiliza uma pena alemã, fabricada pela Schmidt, o que é uma garantia de qualidade implícita. O alimentador, é em acrílico transparente, que facilita a visualização da cor da tinta em utilização.

Penas de "ombro" quadrado, são famosas pela alta estabilidade de fluxo e pela enorme resistência ao desalinhamento, mas não agradam quem gosta de penas de alta elasticidade.

Abastecimento

Como ocorre na maioria das canetas modernas, a Koh-I-Noor abraçou o sistema cartucho/conversor, mais simples, prático e de manutenção facilitada. O padrão utilizado, é o de cartucho com gargalo de 2 mm, conhecido como INTERNACIONAL. Como não gosto de cartuchos, já equipei minha caneta com um conversor de rosca.

edulpj

E não vaza??? Essa é a pergunta que ouvi mais até agora... Não, não vaza... Comprovado pelo teste do cotonete... Um dia inteiro com a caneta no bolso e no final do dia, coloca-se um cotonete dentro da tampa. Tem de sair limpo como entrou. Apesar disso, a tampa é equipada com um anel de vedação de secção circular, ou "o-ring" se preferirem. Permite uma vedação perfeita e ainda torna o encaixe da tampa bem mais seguro do que soluções com molas ou acopladores elásticos.

Finalizando: O arranque, é perfeito. Abasteci a caneta com tinta Lamy preta, a tinta de secagem mais rápida que eu tenho hoje. Em momento nenhum a caneta "negou fogo".

DonPepe

Citação de: edulpj online 04 Agosto 2012 às 17:24:40
Citação de: Pandolfi online 04 Agosto 2012 às 12:12:19
wemdrys, veja alguns links sobre enchimento de canetas:
http://www.lojavirtualsegura.com.br/atendimento_2091_3398_sistemas_de_abastecimento_das_canetas_tinteiros.loja
http://www.starfountainpen.com.br/mostrarartigo.asp?codi=37
http://www.vintagepens.com/filling_instructions_vintage_pens.shtml
Além dos cartuchos e conversores que é só encaixar no local apropriado.
Grande abraço.
Pandolfi

Apenas reforçando, Pandolfi... Em algumas - raras - marcas de canetas com abastecimento cartucho/conversor, os conversores se assentam na posição correta POR ROSCA. Exemplos (que eu lembro agora...): AT Cross (EUA/China) e Kaigelu (China). Já vi arrebentarem uma Cross "zerobala" tentando puxar o conversor...

As Monblanc que usam conversor são assim... Ele é fixado por rosca.

vinicius

Como funciona o sistema de enchimento por capilaridade?

edulpj

A única caneta que foi fabricada em escala comercial que abastecia por capilaridade, foi a Parker 61 da primeira geração. No lugar da bomba, havia um tubo. Dentro desse tubo, uma bobina de um filme semelhante a celophane, todo perfurado. No centro da bobina, um micro tubo comunicante com o alimentador da pena. Na extremidade do tubo externo, havia uma válvula que possibilitava a a entrada de tinta e bloqueava a saída. A bobina funcionava como uma esponja.

Era só remover a capa do corpo e mergulhar esse tubo abastecedor no tinteiro. Em menos de 30 segundos, a caneta estava carregada. Não era necessário nem mesmo limpar o tubo, pois ele era revestido por um polímero revolucionário (para a época), o PTFE (Teflon), que por ser antiaderente, não acumulava tinta. Bastava fechar o corpo novamente e escrever.

Mas a excelente idéia, mostrou alguns problemas com o tempo. Se o usuário deixasse secar tinta dentro do dispositivo, sua capacidade ia diminuindo gradativamente. Como a maioria dos usuários não era muito cuidadosa, a Parker abandonou o sistema e equipou as últimas versões da 61 com o alimentador "Aerometric" convencional.

Meu pai usou durante muitos anos, uma Parker 61 Insignia (toda folheada a ouro), com abastecimento por capilaridade... Um dia, ganhou uma Montblanc 146k que tentou usar durante uma semana e a aposentou, pois não chegava nem no chinelo da Parker 61. Mais tarde, quando o veinho decidiu abandonar as tinteiros, deu a Montblanc pra mim e a P61 pra minha irmã. Como era a vontade dele, não contestei, mas se ele tivesse me permitido escolher, eu teria optado pela Parker de olho fechado...

elder

Pessoal alguem aqui ja se sentiu diferenti ou ja foi humilhado por usar canetas tinteiro???Eu ja uso a mais o menos 1 ano e nesse tempo muitas pessoas ja me chamaram de burro por gastar tanto em uma caneta.sinceramente acho que isso e ignorancia pois tem uma grande diferença entre elas e as outras,quando se escreve com elas esquece as "bics"
Ja aconteceu isso com alguem??

Roncato

Oi pessoal!
Segue fotinhos da Pilot 78G

Roncato

Roncato

Citação de: elder online 06 Agosto 2012 às 18:49:55
Pessoal alguem aqui ja se sentiu diferenti ou ja foi humilhado por usar canetas tinteiro???Eu ja uso a mais o menos 1 ano e nesse tempo muitas pessoas ja me chamaram de burro por gastar tanto em uma caneta.sinceramente acho que isso e ignorancia pois tem uma grande diferença entre elas e as outras,quando se escreve com elas esquece as "bics"

Caraca! :o ::) :P ;D. Normalmente o pessoal fala que sou chique por usar tinteiros...
Ninguém paga meus devaneios canetísticos hahaha! Ai se falar que sou burro por isso... Não esquenta companheiro, todos nós temos nossos gostos, canetas, relógios, óculos, vinhos, música, cinema, poesia, gastronomia e por ai vai!!!
Acabo gastando uma boa grana com elas e com vinhos... Não vejo problema nestes prazeres... Minha esposa me acha meio doido as vezes, mas tudo bem ela é minha parceira de tudo ;D...

Paulo Sergio

Caro elder...
Sendo bem sincero... tens 16 anos... tens amigos nessa faixa de idade... o que eles sabem da vida???
Use sua tinteiro e se imponha por seus valores!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Pilot 78G !!!

Uma das melhores canetas tinteiro de fabricação japonesa. Parabéns Roncato!!!

Essa é definitivamente uma prova inequívoca de que EXISTE JANTAR BARATO, com comida de altíssimo teor nutritivo.

Felizmente, no ramo das canetas tinteiro, é possível comprar produtos de alta qualidade a baixos preços...

edulpj

Citação de: elder online 06 Agosto 2012 às 18:49:55

Diferente SEMPRE, humilhado, NUNCA... O mais perto que cheguei disso, foi um dia desses quando um "disinfeliz" fez um comentário quando eu tirei minha Esterbrook do bolso para fazer algumas anotações... O camarada falou naquele falso tom de voz baixo, com o objetivo de se fazer ouvir... Ele fez um comentário do tipo: "Tem gente que adora tirar a Montblanc do bolso só pra parecer fodão"...

Tive de dizer pro cara que Montblanc, qualquer zemané endinheirado tem, mas uma ESTERBROOK precisa conhecer o ramo...

Roncato

Citação de: edulpj online 06 Agosto 2012 às 19:11:17
Pilot 78G !!!

Uma das melhores canetas tinteiro de fabricação japonesa

. Parabéns Roncato!!!

Essa é definitivamente uma prova inequívoca de que EXISTE JANTAR BARATO, com comida de altíssimo teor nutritivo.

Felizmente, no ramo das canetas tinteiro, é possível comprar produtos de alta qualidade a baixos preços...

Obrigado Edu... Achei ela excepcional, apesar do material dela ser bem leve (plástico/polímero), ela é muito equilibrada...

edulpj

Pelo teste de escrita que você fez, tua pena é a "broad stub". Dá pra "fazer umas artes" boas. Minha 78G é uma pena média/fina cor "teal blue". A 78G, tem uma característica interessante e pouco comum. A rosca de fixação da tampa, é no corpo e não na "nib section". Uma ótima solução para quem não gosta do feeling dos fios da rosca nos dedos...

DonPepe

Citação de: vinicius online 06 Agosto 2012 às 10:22:41
Como funciona o sistema de enchimento por capilaridade?

A caneta puxa a tinta do tinteiro sozinha sem partes móveis por força capilar, ou seja, pela tensão superficial entre a tinta e os milhares de poros de um filme enrolado que fica dentro do corpo da caneta e que funciona como uma esponja. O princípio é exatamente o mesmo que permite uma árvore de dezenas de metros puxar água do solo pela raiz até suas extremidades mesmo sem contar com um coração para servir de "bomba".

Na minha humilde opinião, foi o sistema de abastecimento mais elegante e sofisticado desenvolvido até hoje, pena que apresentava muitos problemas quando fabricado em larga escala e por conta disso se mostrou economicamente inviável. Teve vida curta, durou pouco mais de 10 anos.

Como bem disse o Edu, a única caneta fabricada nesse sistema foi a Parker 61, entre 1956 e 1969. Depois disso a Parker 61 foi fabricada até 1983 mas com sistema de cartucho/conversor. Sou o feliz proprietário de três exemplares, duas por capilaridade e uma cartucho. É uma caneta maravilhosa, elegante, discreta, bom balanço, com escrita suave e que não te deixa na mão. Depois da Parker 51, é minha tinteiro favorita.

O site abaixo tem um review muito bacana da caneta e mostra fotos dela sendo abastecida.

http://www.stompy.org/2008/07/16/parker-61-a-review/

O site abaixo tem um resumo da história da caneta, detalhes de como ela foi fabricada e a listagem de cada modelo/cor ano a ano:
http://parkerpens.net/parker61.html

Se encontrar uma em bom estado, minha recomendação é: compre! Vale cada centavo.

Abraços

Arriba!

edulpj

Mais um adendo sobre a Parker 61... Foi a segunda caneta fabricada em aço inoxidável no mundo. A primeira, foi a Parker 51, denominada Flighter. A segunda, foi a Parker 61, denominada Jet Flighter.

O maior pecado da Parker 61, foi ter sido lançada como sucessora da 51. A 51, havia deixado de ser uma caneta e já tinha se tornado uma LENDA. Ser sucessora de uma lenda, foi uma carga pesada demais para a 61, o que obrigou a Parker a manter a 51 em produção concomitantemente com a 61.

A prova de que a 61 estava no caminho certo, é que as duas últimas gerações da 51, a MkII e a MkIII, foram estilizadas exatamente para tornar a 51 parecida com a 61...

A Parker 61, foi fabricada nos EUA, na Inglaterra e na Argentina. As 61 argentinas, têm uma característica que a meu ver "traíram" o projeto original... A Parker 61, tem sobre a cobertura da pena, um insert em forma de seta (havia uma anedota que afirmava que o modelo vendia bastante em Portugal, pois tinha uma seta apontando o lado certo de escrever...). No modelo argentino, a seta foi substituída por dois inserts em forma de bolinhas... Não houve P61 argentina com abastecimento por capilaridade...

Como curiosidade, o último modelo da Parker 51, a MkIII, era tão parecida com a Parker 61, que o único jeito de diferenciar visualmente, era observar a existência da famosa seta...

Pandolfi

Elder, meu amigo, liga não, "os cães ladram mas a caravana passa", frequento muito o forum local e o pessoal sempre admira minhas canetas tinteiro, pois vou revezando cada semana, ainda não fui alvo de chacotas mais pesadas, só algumas leves brincadeiras para descontrair.
Cada um gosta de uma coisa, veja, o sapo ama a "sapa"...
Aqui na comarca tem um contador que coleciona lápis, tem uma imensa caixa abarrotada...
Roncato, que exemplar maravilhoso esta Pilot, que escrita sensacional, parabéns pelo review.
Grande abraço.
Pandolfi

Roncato

Obrigado amigo Pandolfi!!! Estou aprendendo ainda... quero melhorar minha caligrafia e a maneira de escrever com estas maravilhas...

Isso mesmo Edu, muito boa, esse corte da pena permite fazer pequenas obras :D. Estou tirando minhas fotos com o celular, vou tentar tirar uma de um pequeno texto para vocês avaliarem depois.

elder

obrigado galera pelo apoio!!! ;D ;D ;D
Apesar podem falar oq quiser isso nunca vai tirar o meu gosto pelas tinteiros. :P :P

elder

Citação de: Roncato online 06 Agosto 2012 às 18:51:09
Oi pessoal!
Segue fotinhos da Pilot 78G

Essa caneta é BBB boa,bonita e barata.
Eu tenho uma verde que por sinal é que uso na escola.