Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

Falco, essa é o fino da bossa!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Paulo Sergio

"Danitrio  - ebonite não pintada (raw) - polida - pena F"

Amigo Falco...
Linda caneta!!!  :D :D :D
Fale um pouco dela!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Roncato

Lindas peças!!!!  :o ;D
Achei esse blog com alguns exemplares, acho que não é contra as regras do fórum... Tem somente informações...
http://canetasecoisas.blogspot.com.br/
abr.

edulpj

Citação de: Adriano online 14 Agosto 2012 às 16:48:27
Lembrei de uma coisa: falamos aqui de canetas tinteiro, basicamente. Afinal, as canetas tinteiro são "as" canetas, assim como os mecânicos são "os" relógios.

E nem tenho intenção de extender o assunto, mas já que o tópico fala sobre canetas, e não só tinteiros, imagino aí que muita gente deve ter usado canetas técnicas. Eu ainda tenho um jogo razoavelmente completo de canetas Staedtler Mars-matic 700. Fiz bom uso delas. Aliás fui a  última classes, na faculdade, a ainda ser exigido isso como material. Lembro-me que o pessoal que entrou um ano depois, já tinha uma grade de disciplinas bem diferente, reduzindo muito as aulas de desenho técnico, perdendo mecânica de solos e fundações como matéria específica, entre outras...

Enfim, essas canetas eram o máximo. Sem frescuras, traçavam linhas com uma precisão incrível.

http://www.staedtler.com/Mars_matic_700_gb

Abraços!

Adriano

Bem lembrado, Adriano... Se eu fuçar no baú, ainda encontro três Mars 700 dessas... O mais curioso, é que as canetas técnicas, podem ser TRANSFORMADAS EM CANETAS TINTEIRO. Tenho três artigos no meu blog sobre as FRANKENPEN (canetas "enjambradas" aproveitando peças). A melhor Frankenpen da minha coleção, é uma caneta que nasceu caneta técnica. É uma Koh-I-Noor da década de 50. Tem sistema de abastecimento por êmbolo de rosca ("piston filler"). A pena técnica, foi substituída por uma pena ESTERBROOK. A rosca da pena Esterbrook, é idêntica à rosca das canetas técnicas.

A única restrição, é utilizar canetas técnicas cuja tampa tenha espaço interno suficiente para abrigar a nova pena, mais larga e às vezes mais longa...

edulpj

Citação de: FALCO online 14 Agosto 2012 às 17:44:12
Danitrio  - ebonite não pintada (raw) - polida - pena F

Danitrio = MAQUINAÇO!!!

De ebonite então, nem se fala. Ebonite polido, tem um brilho acetinado belíssimo. O feeling do ebonite ao tato, é especial. A caneta não é quente nem fria ao toque. Parece ter vida própria. Atualmente os japoneses dominam com ebonite nas canetas industriais (Danitrio e Platinum). Tem ainda dois fabricantes artesanais na Índia, que fazem belos exemplares com ebonite "marmorizado"...

DonPepe

Citação de: Adriano online 14 Agosto 2012 às 16:48:27
Lembrei de uma coisa: falamos aqui de canetas tinteiro, basicamente. Afinal, as canetas tinteiro são "as" canetas, assim como os mecânicos são "os" relógios.

E nem tenho intenção de extender o assunto, mas já que o tópico fala sobre canetas, e não só tinteiros, imagino aí que muita gente deve ter usado canetas técnicas. Eu ainda tenho um jogo razoavelmente completo de canetas Staedtler Mars-matic 700. Fiz bom uso delas. Aliás fui a  última classes, na faculdade, a ainda ser exigido isso como material. Lembro-me que o pessoal que entrou um ano depois, já tinha uma grade de disciplinas bem diferente, reduzindo muito as aulas de desenho técnico, perdendo mecânica de solos e fundações como matéria específica, entre outras...

Enfim, essas canetas eram o máximo. Sem frescuras, traçavam linhas com uma precisão incrível.

http://www.staedtler.com/Mars_matic_700_gb

Abraços!

Adriano

Fazia tempo que não via uma dessas... Fiz curso de desenho técnico com essas canetas no colégio técnico (há mais de 20 anos), confesso que detestava.... Na faculdade tive mais sorte, tive aulas de desenho técnico no AutoCad. Hoje vendo revendo essas canetas para desenho bateu saudosismo.

Arriba!

edulpj

Dia desses, Don Pepe... Postei no feicebuque, uma foto de uma ARANHA KEUFFEL... Se você não gostava da caneta técnica, presa numa aranha ela se tornava verdadeiramente uma ARMA MORTÍFERA...

Aliás, postei lá uma aranha, uma régua de cálculo e uma calculadora CURTA... Teve poucos cambrianos que mataram a charada...

michelim

Citação de: FALCO online 14 Agosto 2012 às 17:44:12
Danitrio  - ebonite não pintada (raw) - polida - pena F

Falco,
eu acho muito bacana as canetas que fazem o alimentador de ebonite como as AURORA, e MB antigas.
Aquela MB 234 1/2G é um sonho...

Roncato

Caros amigos! bom dia!

Se algum de vocês já uso a stub 1,5mm ou 1,9mm da Lamy, gostaria de obter suas impressões, ou até mesmo um Review se possível... ???

Tks!

paulorocha

Olá amigos, não sei se este vídeo já foi postado aqui, mas achei ele fabuloso e vale a pena ver! É o processo de fabricação das Pilot tinteiro, principalmente a confecção das penas.

http://www.youtube.com/watch?v=lTjwbemFyRY

PS: apesar do título, não tem nenhuma legenda em inglês...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Roncato

Coisa linda amigo Paulo, vídeo de "cabeceira" heim!

Apesar de ser uma manufatura bem simples, os detalhes em precisão enchem os olhos.

Parabéns pelo post!!!

Pandolfi

Falco, linda Danitrio, espetáculo...
edulpj, diga o nome do seu blog...
Grande abraço.
Pandolfi

edulpj

Citação de: michelim online 15 Agosto 2012 às 08:10:43
eu acho muito bacana as canetas que fazem o alimentador de ebonite como as AURORA, e MB antigas.

Alimentadores de ebonite, não são caros, mas como exigem certa mão-de-obra especializada, acabam sendo "esquecidos" por alguns fabricantes. A Noodler's Ahab é uma caneta barata que usa alimentador de ebonite...

michelim

Citação de: michelim online 14 Agosto 2012 às 17:14:54
Adriano ,

eu tenho um conjunto da rotring de 0,2 0,4 e 0,6 depois posto fotos!

Paulo Sergio

"como exigem certa mão-de-obra especializada, acabam sendo "esquecidos" por alguns fabricantes"

Poderia dizer o motivo?
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Simples... Peças em ebonite são TORNEADAS. O material é frágil e dificilmente dá pra fazer em torno copiador, principalmente peças tão pequenas quanto um alimentador. Em geral, são feitas de maneira quase manual.

Observe que apenas os modelos mais top usam alimentador de ebonite hoje em dia. os mais baratos são de polímero injetado.

Há canetas mais baratas que usam alimentadores de ebonite, mas aí já é excessão...

Paulo Sergio

Paulorocha...
Obrigado por compartilhar esse magnífico vídeo!!!  :D :D :D
Gostei da demonstração da fixação da ponta de metal duro... nunca pensei fosse assim!!!
Alguém sabe o modelo dessa caneta?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

A ponta de metal duro, é fixada na pena por CALDEAMENTO. No caso do filme, o aquecimento é por indução.

No passado, utilizava-se o elemento IRÍDIO. Hoje em dia, dado o elevadíssimo preço do Irídio, utiliza-se CARBETO DE TUNGSTÊNIO SINTERIZADO, também conhecido comercialmente como WIDIA...

FALCO

Citação de: Paulo Sergio online 14 Agosto 2012 às 18:44:14...Amigo Falco...
Linda caneta!!!  :D :D :D
Fale um pouco dela!!! ;) ;) ;)...
Olá Paulo,
É uma coneta muito interessante, toda feita em ebonite, à mão, no Japão.
É bastante raro conseguir comprar esta caneta nova porque ela é basicamente "inacabada"... O normal é encontrar ela com algum tipo de Maki-e como acabamento, o que aumenta o valor em 10 vezes ou mais, logo, a Danitrio prefere não vender assim, finalizá-la e ganhar mais... Estas são, digamos, desviadas...
É uma das minhas de "estimação", não é minha melhor caneta, diria que está um degrau abaixo de algumas Montblanc que tenho, mas mesmo assim é uma ótima caneta...
A pena é F (padrões europeus) em 18kt, bastante flexível para uma pena moderna.
Não sei muito mais o que acrescentar, se quiser, pergunte, o que não souber eu descubro...

Citação de: michelim online 15 Agosto 2012 às 08:10:43Falco,
Para mim, enquanto eu mesmo e na minha individualidade, a 234 e 1/2 em qualquer de suas variações é a MELHOR CANETA já feita...
A sua está em EXCELENTES mãos...

Citação de: Paulo Sergio online 15 Agosto 2012 às 19:31:02...Alguém sabe o modelo dessa caneta?...
Paulo, acho (do verbo "não tenho certeza") que é uma CUSTOM, chutaria uma 74...
Mas é de cabeça mesmo, para ter certeza precisa pesquisar mais (chutei o modelo apenas porque acho a "demonstrator" dela muito legal...), mas, se não for, é perto...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!