Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Roncato

Parabéns Vinnie, são dois instrumentos de "prima", funcionais ao extremo!!! Bela Sheaffer heim, particularmente sou bem fã delas!!!

edulpj

Aí estão as minhas "magricelas"...

Da esquerda pra direita: Ballograf Serie 2000 L (Suécia), Ballograf Serie 2000 (Suécia), Parker Classic Flighter GT (EUA), Pelikan Signum P530 (Alemanha), Reform Basic (Alemanha) e Platinum PE500 (Japão).

Pura década de 80. A mais "gorda", tem 9 mm de diâmetro... A mais "magra", tem 7.9 mm de diâmetro. Todas têm penas planas com offset zero. Quase todas são de aço inoxidável (A Ballograf da esquerda é de titânio).

Pra quem gosta de "charuto enfirulado", caneta slim passa reto... Pra quem gosta de tecnologia, são AS canetas...

Carretera18

edulpj,

Parabéns pela coleção.

Curiosidade. As penas destas canetas são flexíveis? Elas se moldam a forma de escrever?

Digo isto porque tenho apenas Parkers e percebi que algumas tem pena bem rígida e outras são mais flexíveis.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

edulpj

Penas planas, na quase totalidade, são totalmente rígidas. Penas elásticas, são indicadas para caligrafia, mas caligrafia de verdade, não se faz com caneta tinteiro...

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, Edu.
Quando eu estudei lá na Suécia, eu tinha uma Ballograf, como a segunda à esquerda, mas ela ficou por lá...  Eu a perdi no trem indo para a faculdade. :P :-[

Atualmente eu tenho uma dessas "magrelas", ela é Mont Blanc (eu não sei o modelo, mas ela é preta e tem o clipe dourado).
Como esta da foto aí abaixo...

Foto da NET

Eu acabo de medir a dita cuja, ela tem exatos 9,5 mm de diâmetro.

Eu gosto muito dela, é uma das minhas preferidas.
Em parte por ser "low profile"... Literalmente.  ;)

Ah!
Aproveitando a "viajem", eu vou lhe fazer uma(s) "consulta(s)"...
Eu uso esta Mont Blanc com cartuxos, ou com um "conversor improvisado" (um cartucho longo que eu abasteço com tinta...  da MB :-[) , mas eu tenho notado que ultimamente ela tem apresentado alguma tendência de "secar" (ou certa dificuldade de "partir").
O que eu devo fazer? Alguma limpeza caseira pode resolver? Qual?

Abraços,
Alberto

PS:
Nossa!  Eu voltei aqui para rever a foto e comparar as penas e eis que eu reparo lá naquele cartuxos que escrevi aí no texto...

Afff!
Eu diria que ficou totalmente fora da "ordem"...  
Da Ordem dos Cartuxos, né?.   :-[

Então...
Na caneta... só cartuchos mesmo, ok?  8)

edulpj

Dia desses vi uma Montblanc desse exato modelo da sua... Só que era vermelha... Pela única vez na vida, uma Montblanc me atiçou os sentidos...

Dificuldade de arranque pode ter dúzias de causas... Se você mudou a tinta, pode ser uma tinta mais volátil, que tá secando muito rápido... Outra possibilidade, é o canal do alimentador obstruído (a mais provável).

Desmonte a caneta e deixe a nib section de molho na água de um dia pro outro. Se tiver acesso a um aparelho de cuba ultrassônica de lavagem, dá uns cinco minutos de ultrassom com água pura e ela volta aos velhos tempos...

Alberto Ferreira

murilolsd

Edu, pela sua explicação a única caneta da foto que teria offset zero MESMO seria a parker, não?
As outras, em que pese as penas planas, não teriam offset zero dado o deslocamento da pena para cima.
Falei besteira? :-\

edulpj

Não chega a ser besteira ;)

Na verdade, o alimentador delas é rebaixado e a pena tem um ângulo, de forma que o insert de metal duro da ponta "encosta" no eixo longitudinal. De qualquer forma, muito bem observado!

murilolsd

Entendi! :)
Como saber se uma determinada caneta tem essa característica?
Caso a caso, no olho mesmo, ou existe algum código ou fator identificador?
A pena plana é um bom indício ou não tem nada a ver?

edulpj

É bem visível... Um paquímetro também pode ajudar. Em geral, as penas planas - ou quase - são de offset zero ou muito próximas...

Pandolfi

Citação de: vinniearques online 18 Outubro 2012 às 16:54:42
Citação de: Pandolfi online 18 Outubro 2012 às 16:53:33
Valeu Pandolfi querido!
Se não me falha a memória tens uma também né? que cor?
abraços
Olá vinnie, a minha é a Lamy Joy Caligraphy, preta com clip vermelho, tres penas.
Já mostrei as fotos aqui...
Grande abraço.
Pandolfi

murilolsd

Pessoal, o corpo da minha parker 21 deu uma baita trincada perto da rosca... :'(
O que eu posso fazer para conter ou reparar a rachadura?
Lembrando que foi bem em cima da rosca e não sei se poderei colocar algo por dentro do corpo sob pena de não rosquear mais... :-\
Abraço e obrigado pela ajuda,
Murilo

edulpj

A Parker 21, era fabricada em POLIESTIRENO. A maioria dos polímeros, cola-se por SOLDAGEM QUÍMICA, ou seja, uma substância aplicada entre os dois lados promove um "derretimento" de ambos e a secagem consolida tudo como uma peça só.

O primeiro passo, é usar o produto certo... Vá até uma papelaria e peça COLA DE ISOPOR... Isopor, é poliestireno expandido.

O segundo passo, é tentar aplicar a cola com um palito de dente exatamente no topo da trinca e fazer secar sob moderada pressão. No caso da rosca, tanto maior será o problema, quanto maior for a quantidade de cola. Se vazar pra dentro, pode ocorrer o preenchimento dos filetes da rosca. Se isso acontecer, não entre em pânico... Pegue uma agulha de costura e dobre a ponta formando algo como um "L". Usando essa "ferramenta", você conseguirá desobstruir o filete entupido. Uma lupa de relojoeiro com le de iluminação, vai te ajudar horrores...

murilolsd

Valeu, Edu! :)
Vou comprar a cola na semana que vem e fazer a cirurgia. Dou notícias...
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Outubro 2012 às 17:41:36
Salve!

Legal, Edu.
Quando eu estudei lá na Suécia, eu tinha uma Ballograf, como a segunda à esquerda, mas ela ficou por lá...  Eu a perdi no trem indo para a faculdade. :P :-[

Atualmente eu tenho uma dessas "magrelas", ela é Mont Blanc (eu não sei o modelo, mas ela é preta e tem o clipe dourado).
Como esta da foto aí abaixo...

Foto da NET

Eu acabo de medir a dita cuja, ela tem exatos 9,5 mm de diâmetro.

Eu gosto muito dela, é uma das minhas preferidas.
Em parte por ser "low profile"... Literalmente.  ;)

Ah!
Aproveitando a "viajem", eu vou lhe fazer uma(s) "consulta(s)"...
Eu uso esta Mont Blanc com cartuxos, ou com um "conversor improvisado" (um cartucho longo que eu abasteço com tinta...  da MB :-[) , mas eu tenho notado que ultimamente ela tem apresentado alguma tendência de "secar" (ou certa dificuldade de "partir").
O que eu devo fazer? Alguma limpeza caseira pode resolver? Qual?

Abraços,
Alberto

PS:
Nossa!  Eu voltei aqui para rever a foto e comparar as penas e eis que eu reparo lá naquele cartuxos que escrevi aí no texto...

Afff!
Eu diria que ficou totalmente fora da "ordem"...  
Da Ordem dos Cartuxos, né?.   :-[

Então...
Na caneta... só cartuchos mesmo, ok?  8)

Alberto, bacana a Slimline,
Lave ela combastande agua, e depois seque e volte a colocar o cartucho e veja se voltou a funcionar. Se tiver uma lupa 20X bom dar uma olhada se a ponta está alinhadinha.

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: edulpj online 19 Outubro 2012 às 17:09:34

Aí estão as minhas "magricelas"...

Da esquerda pra direita: Ballograf Serie 2000 L (Suécia), Ballograf Serie 2000 (Suécia), Parker Classic Flighter GT (EUA), Pelikan Signum P530 (Alemanha), Reform Basic (Alemanha) e Platinum PE500 (Japão).

Pura década de 80. A mais "gorda", tem 9 mm de diâmetro... A mais "magra", tem 7.9 mm de diâmetro. Todas têm penas planas com offset zero. Quase todas são de aço inoxidável (A Ballograf da esquerda é de titânio).

Pra quem gosta de "charuto enfirulado", caneta slim passa reto... Pra quem gosta de tecnologia, são AS canetas...

dessas fininhas eu tenho uma Parker 180:

e uma sailor trident:
http://www.stutler.cc/pens/trident/index.html

michelim

Citação de: murilo online 20 Outubro 2012 às 19:11:57
Valeu, Edu! :)
Vou comprar a cola na semana que vem e fazer a cirurgia. Dou notícias...
Abraço!
Murilo

Murilo, como que aconteceu?

Eu recomendaria comprar uma nova no ebay (coisa de 50 dólares uma NOS) e deixar a quebrada como repositório de peças/pena.

michelim

Citação de: murilo online 19 Outubro 2012 às 07:59:16
Obrigado, Edu! :)

Parabéns, Vinnie! :o

Pessoal, consegui desencavar uma botinha de tinta montblanc sépia (marrom meio avermelhado, meio aguado).
A cor é meio sem graça (na minha opinião), mas a tinta seca com uma velocidade incrível!
Em 5 segundos está TUDO seco.
Seca em menos da metade do tempo das MB preta e azul/negra e da parker azul (as outras tintas que tenho). Sempre considerando a mesma bitola de pena, claro.
Se eu encontrar um azul bacana e um preto que sequem nessa velocidade eu vou "pra galera". :-*
Abraço,
Murilo

Murilo, onde vc encontrou a tinta sépia?

murilolsd

Olá, Mich!
Fui desrosquear para abastecer e ela simplesmente rachou. :'(
Encontrei a botinha sépia em uma loja da joalheria Pedrart aqui em Brasília.
Era estoque antigo e só tinha uma sépia e uma vermelha.
Se quiser fazer rolo estamos aí. Não gostei muito da cor. E como assino muitos documentos oficiais tenho que usar tinta azul ou preta.
Está zero. Só abasteci uma caneta com ela. Troco contigo por alguma tinta azul bacana que vc tenha (menos sheaffer, parker e pelikan).
Abraço,
Murilo