Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Pandolfi

Vinnie e Roncato, já vou pra lá...
Grande abraço.
Pandolfi

vinniearques

Citação de: Pandolfi online 25 Outubro 2012 às 09:24:59
Grande abraço.
Pandolfi

TEM MP Pandolfi

murilolsd

Chegou minha LAMY SAFARI com pena GROSSA: impressionante como é macia e como o arranque e o fluxo são bons. :-*
De fato, disparada a melhor relação custo x benefício que vi até agora.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!
Aí vai um retorno das "dicas" que recebi aqui...

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Outubro 2012 às 17:41:36
...
Eu uso esta Mont Blanc com cartuxos, ou com um "conversor improvisado" (um cartucho longo que eu abasteço com tinta...  da MB :-[) , mas eu tenho notado que ultimamente ela tem apresentado alguma tendência de "secar" (ou certa dificuldade de "partir").
O que eu devo fazer? Alguma limpeza caseira pode resolver? Qual?

Abraços,
Alberto
...

Citação de: edulpj online 19 Outubro 2012 às 17:52:12
...

Desmonte a caneta e deixe a nib section de molho na água de um dia pro outro. Se tiver acesso a um aparelho de cuba ultrassônica de lavagem, dá uns cinco minutos de ultrassom com água pura e ela volta aos velhos tempos...

Citação de: michelim online 20 Outubro 2012 às 20:40:09

...
Alberto, bacana a Slimline,
Lave ela combastande agua, e depois seque e volte a colocar o cartucho e veja se voltou a funcionar. Se tiver uma lupa 20X bom dar uma olhada se a ponta está alinhadinha.

Eu fiz o que foi recomendado, deixei de molho em água pura, ela já voltou ao normal.
A pena está perfeita.

Obrigado a ambos e um abraço a todos!
Alberto

vinniearques

Murilo realmente a Lamy tem um otimo custo beneficio e achei ela muito gostosa de escrever!

Hoje chegou uma pra mim que disparado foi o melhor Custo-beneficio que já comprei em caneta, Sheaffer Javalin, paguei 45 reais JÁ com o conversor, e achei muito boa mesmo, tanto de material como de escrita!

Fotos:

Ps: A turma ai do Watchmen adorou a caneta, estão até se revezando pra fazer a segurança dela  ;D

Pandolfi

Citação de: vinniearques online 25 Outubro 2012 às 09:29:35
Citação de: Pandolfi online 25 Outubro 2012 às 09:24:59
Grande abraço.
Pandolfi
TEM MP Pandolfi
Obrigado vinnie, já está nos favoritos...
Pandolfi

Carretera18

Murilo e Vinnie,

Parabéns penas aquisições. Depois deixem mais impressões sobre as canetas. Isto ajuda a gente a decidir pelas melhores aquisições no futuro.

Graças ao Edulpj, acabei de fechar uma Esterbrook com pena flex. Pretendo postar minhas impressões assim que chegar.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Pandolfi

Meus amigos, quando comprei minhas três Conway Stewart tinha uma com a seguinte descrição no anúncio:
"This pen has a very unique checkerboard pattern on it.
The 14CT gold M nib needs a bit of re-tipping on the left and a new sac.
Otherwise, in great shape.
Has a name engraved in the endicia area".

A tradução precária seria:

"Esta caneta tem um padrão de xadrez muito original sobre ele.
O 14ct ouro nib M precisa de um pouco de re-basculante no lado esquerdo e um saco novo.
Caso contrário, em grande forma.
Tem um nome gravado na área Endicia".

Pois bem, o que é este re-basculante no lado esquerdo? E esta troca por um saco novo (new sac)?
Pergunto aos mestres, principalmente ao Edulpj, que sempre fala neles, grande conhecedor: é fácil fazer esta reforma ou não?
Grande abraço.
Pandolfi

michelim

Pandolfi, a parte do SAC estar com problemas é bem normal e a troca é fácil, barata e não interfere em nada no valor da peça.

O problema é a parte da pena precisar do retip ( colocar mais iridio) sem foto posso pensar que a parte da pena esquerda pode estar sem o iridio, ou o antigo dono lixou muito a ponta, deixando sem iridio. Nos EUA tem o Greg Minuskim, o Richard Binder e o Mottishaw (nibs.com) que fazem o serviço e não conheço ninguém no Brasil que o faça. Por isso, pela descrição, não compraria.

Segue a pagina do Mottishaw que tem alguns exemplos de retip
http://www.nibs.com/beforeandafter.htm
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: vinniearques online 26 Outubro 2012 às 09:20:34
Murilo realmente a Lamy tem um otimo custo beneficio e achei ela muito gostosa de escrever!

Hoje chegou uma pra mim que disparado foi o melhor Custo-beneficio que já comprei em caneta, Sheaffer Javalin, paguei 45 reais JÁ com o conversor, e achei muito boa mesmo, tanto de material como de escrita!

Fotos:

Ps: A turma ai do Watchmen adorou a caneta, estão até se revezando pra fazer a segurança dela  ;D

Gostei das fotos Vinnie!

Roncato

Realmente essa Sheaffer Javelin é uma ótima peça, tenho uma Bordô, muito boa mesmo. Contudo, ela tem algumas particularidades. Como a tampa é bem firme acaba exercendo uma pressão forte sobre a pena, o que acaba por vezes provocando uma alta umidade de tinta, você perceberá com o tempo que parece que ela está vazando. Pode resolver isso de duas maneiras.

1 – Mandar fazer um pequeno furo na tampa, ou

2 – Sempre que for abri-la, utilizar apenas uma das mãos, forçando a tampa levemente com o indicador e o polegar.

Claro se a umidade de tinta não te incomodar, nem esquenta, eu particularmente não gosto de ver a pena suja, porém, existem peças que não tem jeito mesmo, tenho amigos também que adoram ver a pena sujinha rs. O importante é que ela não vaza, apenas tem essa umidade excessiva.

Parabéns! 

vinniearques

Citação de: Roncato online 26 Outubro 2012 às 14:36:11

Realmente essa Sheaffer Javelin é uma ótima peça, tenho uma Bordô, muito boa mesmo. Contudo, ela tem algumas particularidades. Como a tampa é bem firme acaba exercendo uma pressão forte sobre a pena, o que acaba por vezes provocando uma alta umidade de tinta, você perceberá com o tempo que parece que ela está vazando. Pode resolver isso de duas maneiras.

1 – Mandar fazer um pequeno furo na tampa, ou

2 – Sempre que for abri-la, utilizar apenas uma das mãos, forçando a tampa levemente com o indicador e o polegar.

Claro se a umidade de tinta não te incomodar, nem esquenta, eu particularmente não gosto de ver a pena suja, porém, existem peças que não tem jeito mesmo, tenho amigos também que adoram ver a pena sujinha rs. O importante é que ela não vaza, apenas tem essa umidade excessiva.

Parabéns! 

Roncato eu reparei mesmo que toda vez que abro solta um pouco de tinta na pena!

Mais isso não me incomoda não, vou deixar assim mesmo! não vale o trabalho de furar ela hauhauhauhauha!

obrigado pelas informações!

Abração

Roncato

Legal, quando a pena molha muito tende a sujar o interior da tampa, apenas tome um cuidado de limpar de vez em quando, pois, se for colocar a tampa em cima do corpo da caneta, e se ela estiver muito suja pode manchar o fim da peça.

Se começar a incomodar, apenas abra com uma mão, pode forçar até ouvir o click de destrave da tampa.

abr.

michelim

Pens and Writing: "The Twenty-Six Old Characters" 1947 W.A. Sheaffer Pen Company
http://www.youtube.com/watch?v=1xUDehNvbrE&feature=related

enjoy!

edulpj

Citação de: Pandolfi online 26 Outubro 2012 às 11:40:44
Meus amigos, quando comprei minhas três Conway Stewart tinha uma com a seguinte descrição no anúncio:
"This pen has a very unique checkerboard pattern on it.
The 14CT gold M nib needs a bit of re-tipping on the left and a new sac.
Otherwise, in great shape.
Has a name engraved in the endicia area".

A tradução precária seria:

"Esta caneta tem um padrão de xadrez muito original sobre ele.
O 14ct ouro nib M precisa de um pouco de re-basculante no lado esquerdo e um saco novo.
Caso contrário, em grande forma.
Tem um nome gravado na área Endicia".

Pois bem, o que é este re-basculante no lado esquerdo? E esta troca por um saco novo (new sac)?
Pergunto aos mestres, principalmente ao Edulpj, que sempre fala neles, grande conhecedor: é fácil fazer esta reforma ou não?
Grande abraço.
Pandolfi

Trocar ink sac, QUASE SEMPRE é simples, Pandolfi... Numa Parker por exemplo, com sistema aerometric, basta remover a cobertura metálica, remover o ink sac antigo e colocar o novo, devolvendo depois a cobertura metálica.

Numa "lever filler" como as antigas Conway Stewart ou as Esterbrook, por exemplo, é um pouquinho mais complicado, pois em geral o corpo é fixado à nib-section por atrito e não é fácil de remover. É necessário aquecer o corpo e tentar não aquecer a nib-section, de forma a dar um diferencial de dilatação. Depois de aberto, é necessário remover todos os resíduos do ink sac antigo e colocar um novo.

Ink sacs de látex, precisam ser COLADOS ao nípel de montagem e essa colagem é feita com GOMA LACA natural. Após seca a colagem, já se pode montar de volta, mas antes é necessário ENTALCAR o ink sac, ou seja, aplicar TALCO MINERAL INDUSTRIAL que servirá como lubrificante sólido do novo ink sac.

No Fountain Pen Network, tem um tópico fixo dentro do sub-forum ESTERBROOK, que mostra passo a passo esse processo com várias fotografias. Postei lá também uma "ferramenta" que eu desenvolvi para entalcar com mais facilidade.

Há pouco tempo, comprei uma Conway Stewart Shorthand e troquei o ink sac dela. O procedimento foi idêntico ao que eu estava acostumado nas Esterbrook...

Sergiorj2016

Pens and Writing: "The Twenty-Six Old Characters" 1947 W.A. Sheaffer Pen Company

enjoy!

Michelim adorei o video, mas senti muito pelo porquinho. :))

michelim

Citação de: Sergiorj2016 online 26 Outubro 2012 às 19:28:02

enjoy!

Michelim adorei o video, mas senti muito pelo porquinho. :))

;D ;D

Paulo Sergio

Amigo Mich...
Excelente o vídeo!!! ;) ;) ;)
Obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Roncato