Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Sergiorj2016

Pandolfi.
Qual(is) seria(m) a(s) diferença(s) entre essas Conway Stewart modelos 17, 45 e 75? Pena, corpo, comprimento/diâmetro, etc...
É que pela foto somente percebi alguma pouca diferença nas jóias e na tampa.

Roncato

Citação de: edulpj online 23 Novembro 2012 às 09:19:56

Tenho ainda o objetivo de adquirir uma Sheaffer Targa 1001 (toda em aço inoxidável), um dos mais belos e modernos desenhos da Sheaffer...

Na star fountain pen tem duas, uma 1000 e uma 1001, pena que os preços brazucas são acima do comum!!!

edulpj

Pra você ver como são as coisas, Roncato... Dois dias depois desse último post, eu estava passando pelo Mercado Livre e encontrei um anúncio que finalizava em menos de quatro horas... Eram DUAS canetas Sheaffer, uma PFM III (Snorkel) e uma Targa 1001.

A foto - PRA VARIAR - péssima e mal focalizada... O vendedor, principiante... Mesmo assim, resolvi arriscar.

A PFM, é um "santo graal" dos sheaffer maníacos e não estava nos meus planos, pois em geral é caríssima. Além disso, a foto foi suficiente para mostrar que a ponta da pena está levemente torta, mas creio que seja possível endireitar sem grandes sustos. Resta saber se o complexo sistema Snorkel está em ordem (na pior das hipóteses, tenho um cara que é mestre nisso). Quanto à Targa, a coisa fica bem mais fácil, pois é cartucho/conversor. O pior que pode acontecer é comprar um conversor novo, que custa menos de 15 dilmas.

Dizem os esotéricos, que são os cristais quem escolhe os donos e não vice-versa. Já vi essa mesma afirmação para canetas...

O fato, é que até um mês atrás, eu só tinha uma Sheaffer (Imperial VIII). Hoje, tenho CINCO...

Carretera18

edulpj,

Deixa eu aproveitar a deixa para agradecê-lo. Não postei antes porque estou meio "fora do ar"...

A Esterbrook, com a pena 9128, que me ajudou a comprar pelo e-bay chegou. Dei uma sorte tremenda porque a caneta está inteira e a pena estava arranhando no começo, mas agora está pegando o jeito da minha mão.

Acho que logo ela fica macia igual a minha Sonnet.

A sua frase está correta: "Dizem os esotéricos, que são os cristais quem escolhe os donos e não vice-versa. Já vi essa mesma afirmação para canetas..."

Abraços e parabéns pelas aquisições!

Agora é escrever!

Marco Y
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

edulpj

Boa sorte, Marco!

Se as canetas em geral escolhem seus donos, a Esterbrook é a mais caprichosa nessa escolha. Use-a com saúde!!!

edulpj

Citação de: edulpj online 28 Novembro 2012 às 14:08:01
..............A PFM, é um "santo graal" dos sheaffer maníacos e não estava nos meus planos, pois em geral é caríssima. Além disso, a foto foi suficiente para mostrar que a ponta da pena está levemente torta, mas creio que seja possível endireitar sem grandes sustos. Resta saber se o complexo sistema Snorkel está em ordem (na pior das hipóteses, tenho um cara que é mestre nisso). Quanto à Targa, a coisa fica bem mais fácil, pois é cartucho/conversor. O pior que pode acontecer é comprar um conversor novo, que custa menos de 15 dilmas.

Dizem os esotéricos, que são os cristais quem escolhe os donos e não vice-versa. Já vi essa mesma afirmação para canetas...

O fato, é que até um mês atrás, eu só tinha uma Sheaffer (Imperial VIII). Hoje, tenho CINCO...

Chegaram!!! A Targa está PERFEITA... Parece ter sido utilizada meia dúzia de vezes se tanto. Veio equipada com o conversor "squeeze" da Sheaffer, que não é mais fabricado. Foi só colocar tinta e sair escrevendo. Quanto à PFM, está com um belíssimo visual, mas a bomba não está funcionando. Dos males o menor... Semana que vem ela vai pro médico e volta "redonda"...

edulpj

As fotos...

No detalhe, a PFM com o êmbolo e o snorkel distendidos

edulpj

Citação de: Sergiorj2016 online 08 Novembro 2012 às 18:26:07
Prof. Eduardo.
Bem vindo de volta aos 80's com o mundo Lamy! :)
Naquela época foi mesmo uma febre, tanto tinteiro quanto esfero e roller. Aposentei as últimas e fiquei só com as tinteiro.
Creio que mesmo tendo um DNA PK, vc vai gostar da Lamy. Ao menos as que possuo (penas F M B), a pena é bem macia.
Boas letras.     

Bão, Serjão... Vamulá...

As "impressões ao dirigir" da Lamy Vista, são boas, mas não entusiasmantes. GOSTEI da caneta, mas não chego ao ponto de muitas pessoas que já vi até hoje tecerem loas a ela. Dentro da mesma categoria de mercado, a Pelikan M75 (denominada Go!), bate de 10x0. A diferença, é que a Lamy continua no mercado. Pelo tempo, já é considerada uma sobrevivente.

Seu maior pecado na minha opinião: MEDIDA PROPRIETÁRIA de cartucho e conversor. Aliás, DUPLAMENTE proprietária... A Parker, sempre usou conversores com "gargalo" de 1/8". As marcas européias, sempre usaram o padrão conhecido como INTERNACIONAL, com gargalo de 3 mm. A Lamy, apesar de alemã, usa gargalo de 3.5 mm. O conversor Lamy, dá empate técnico com o Parker, já que a pequena diferença acaba se tornando irrelevante... Mas muitos usuários reclamavam, que conversor Lamy serve na Parker, mas conversor Parker não prende na Lamy, fica solto... A diferença de gargalo é tão pequena, que não justificava isso.

Observei então na Lamy Vista o porque, já que ela é transparente... Há lá dentro, DUAS GARRAS, que seguram o conversor no lugar, ou seja, além da medida proprietária do gargalo, ainda é necessário que o diâmetro EXTERNO do conversor seja suficiente para fixar nas garras internas.

Para mim, DESPADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS, É PECADO GRAVE.

Já fui a fim de uma Lamy Al Star (a versão de aluminio da Safari), mas não sei se vou embarcar nessa...

Sergiorj2016

Esse problema de medida proprietária é o que atrapalha nossa vida (ex. Faber 66, Lamy, Sheaffer TRZ). Mas, por outro lado nos obriga a criar soluções adaptando cartuchos, conversores. O conversor da Lamy usei na PK 45 e deu certo. O importante é a caneta voltar ao uso. :)
Se o custo dela fosse menor seria uma boa caneta para início com tinteiro (simples, robusta e boa pena).
Mas, enfim espero que tenha bom uso dela e das próximas, quem sabe a Al Star...
E quanto a essas Sheaffer´s (a PFM é muito estilosa), percebeste alguma diferença significativa entre as duas penas?

edulpj

Neste momento, Serjão, tanto a PFM, quando uma Balance Vac Fill e a minha Imperial VIII, estão em Curitiba aos cuidados do melhor médico de Sheaffer do Brasil ;)

Quando voltarem, farei um "megareview" e postarei... Aí teremos três penas inlaid diferentes para poder ao menos tentar a comparação...

Tanto a PFM quanto a Targa, são equipadas com a famosa pena INLAID da Sheaffer. A pena da PFM é de bitola média/larga e é feita de ouro 14k. A pena da Targa, é de bitola média/fina e é feita de aço inoxidável. A diferença do material, ainda não é relevante para inviabilizar a avaliação (não sou daqueles cujos olhos brilham quando ouvem a palavra OURO...), mas a diferença das bitolas encerra a questão.

Na minha opinião, as inlaids são as melhores penas que a Sheaffer já fez. Em segundo lugar, vêm as antigas penas ABERTAS, tanto as monometálicas (havia em liga prata paládio e ouro 14k) quanto as bimetálicas (as famosas "Feathertouch"). Não sou fã das penas Triumph (aquelas cônicas...).

Sergiorj2016

O Dr Sheaffer é muito bom mesmo!
Sobre as penas de ouro, a maioria das pessoas tecem mil elogios, mas confesso que isso não me induz como "o diferencial" para adquirir uma caneta.
Essa pena inlaid da Sheaffer é super macia parece que nem toca o papel, além do desenho ser muito bonito (imperial VIII). Mas, tenho uma SH que não sei o modelo que tem essa pena "Feathertouch", ao menos nessa caneta a pena é igualmente macia, muito suave.
Acho que agora vai se formar o triângulo amoroso: PK - Ester - SH :)

Paulo Sergio

Estive lendo sobre as Sheaffer´s modelo Tuckaway, e achei interessante compartilhar:

http://www.richardspens.com/?page=ref/profiles/tuckaway.htm

Além disso, vejam como um padrão estabelecido, para o uso de "peças" nos uniformes, pôde influenciar nos modelos de clip:

http://www.richardspens.com/?page=ref/design/milclips.htm

Espero que gostem!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Roncato

Caros amigos! Feliz 2013 a todos!

Começaremos as atividades do ano com dúvidas para nova aquisição, penso em comprar uma Pelikan, estou entre a M400 ou M600. Dando uma repassada no site do Richard Binder estes tamanhos são os que mais me agradam, para a primeira 12,7cm e a segunda 13,8cm.

Mais a maior dúvida é em relação a pena , meu negócio é stub nib variando e 1,1mm a 1,5mm(máximo). Então gostaria de sugestões dos amigos sobre a possibilidade desta compra. Não sei se a Pelikan possui nibs disponível para vendas diretas, sei que possui até a "BBB", só não sei qual sua relação ao corte.

abraços...

michelim

Oi Roncato,

as maiores penas das M400 e M600 é BB. Apenas as M800 acima que possuem as BBB e OBBB.

Quanto às penas sobressalentes, você encontra com facilidade no ebay com o printhardcopy (Singapura) ou missingpen (Alemanha). Ou então no nibs.com, ou no http://www.thewritingdesk.co.uk/ .

Eu acho interessante que tanto da M400 quanto das M600 possuem a mesma rosca. Porém nunca vi como fica uma pena da M600 numa M400 .

As penas também possuem a mesma rosca das antigas 400 N NN e das 120, que são mais flexíveis que as atuais. As oblíquas antigas possuem o corte reto como as itálicas.

abraço

mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Roncato

Obrigado amigo Mich.
Vou dar uma estudada sobre estes casos...

??? Abrindo outros parenteses, quero falar sobre arranque, fazer uma enquete com os caros colegas: ???

Quais canetas da sua coleção com melhor arranque (considera-se quase ou arranque imediato), tirou do bolso ou ficou guardada por mais de dois dias e escreve de imediato.

Seguem as minhas (Estas podem ficar por alguns dias sem uso com a pena para cima, virou é na hora):
Sheaffer
TWSBI
Parker Reflex
Esterbrook J
Compactor SOLO
Crown (por mais incrível que pareça :o )

Tenho outras como a Pk45, Ester LJ, algumas chinesas entre outras, que as vezes não escrevem se ficar 10/15 minutos com a pena pro alto :-X

Carretera18

Roncato,

Tenho poucas canetas, mas as com melhor arranque (mesmo depois de alguns dias sem uso) são:

- Parker Sonnet com tinta Parker Quink
- Esterbrook J com tinta Noodler´s [adquirido com a ajuda e orientação do amigo Edulpj]

As outras apresentam alguma dificuldade de arranque

- Parker 45 com tinta Parker Quink
- Parker Urban Premium com tinta Noodler´s [até melhorou um pouco com a Noodler´s porque com o Quink é sofrível]

Abraços,

Marco Y
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

FALCO

Nakaya tamanho portátil (6 polegadas) Cigar (sem clip) na cor Heki-tamenuri (marron sobre verde) pena " F " (0,28 mm) semi-flex

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Fernando,
Qual é o material desta Nakaya?
No visual, aos meus olhos  ;), parece cerâmica...  Sô! :o

Muito bonita!

Alberto

FALCO

Ela é de ebonite, laqueada de verde e depois de marron.
Com o tempo a cor debaixo vai aparecendo mais, esta é uma mais antiga:

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

michelim

caneta linda, adorei a pátina :) :) :)
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."