Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Roncato

Caros, buenas!!!

Tenho acompanhado, mas não respondendo... Hoje vou comentar e compartilhar...

Bom, botei na minha cabeça que, após uma Boheme e uma 144, quero uma 146, e nova! Nada de usada, a não ser que seja impossível comprar a que eu quero!

Fui à loja da MB no Shopping Higienopolis, pronto, que pronto nada. Loja de primeira, fui super bem atendido, pedi uma 146 Legrand, o vendedor me trouxe uma pena "M", até ai tudo bem, pois, sabemos que essa pena é a padrão nas Boutiques MB. Então, falei a ele que queria substituir a pena por uma "BB". Sim, ele disse, porém só fazemos isso para quem tem certeza da substituição, também sabemos que esse trabalho é sem custo, quem compra uma MB nova, escolhe eles mandam a peça para o Repair fazer a troca da pena.

Eu disse, claro, é isso mesmo! Ele foi la dentro pegou um papel grafado com exemplo de medidas de penas, me mostrou e disse: Veja a diferença, leva a "M", o Sr. vai se adaptar melhor (todos aqui sabem que prefiro as "B", "BB" ou stubs 1,1). Háhá, por sorte estava no bolso com uma Pelikan m400 "B" e uma MB  342 Stub .

Então pedi licença ao rapaz e no mesmo papel comecei a escrever com a minha MB... Quando ele viu aquilo, não entendeu nada, mostrei para ele o traço e perguntei se ele conhecia aquele minha peça! Claro, que não. Deixei ele ver a tampa e revelei de tratar de uma MB da década de 50, nesse momento ele percebeu que estava tentando negociar uma peça de R$ 2.060.00 com alguém que entendia do assunto.

Resumindo, falamos por uns trinta minutos sobre a MB, me mostrou vários lançamentos (esses eu falo depois fomos de R$ 1.680.00 a R$ 8.700,00) da marca, mostrei para ele a Pelikan, o cara ficou abismado. Me disse que tem vários treinamentos sobre a marca e as canetas atuais, porém, não se fala em peças mais antigas.

Ficou de verificar como seria a troca da pena, negociei a caneta que a vista sairia por R$ 1.680,00. Claro não comprei antes de ter certeza da troca da pena, hoje ele me ligou, e confirmou a troca, porém, esta pode demorar cerca de 90 dias, pois, não possuem no Brasil a "BB", disse que o processo de importação deve demorar. Comprar hoje deixar lá e buscar em 1/4 de ano, foi ducha de água fria, mas vou perseverar. Visitar outras Boutiques em SP, vamos ver quais serão os próximos capítulos dessa história...

Abraço a todos.

michelim

Roncato, eu experimentei todas as penas da mb em uma boutique da marca em campinas no shopping iguatemi. Tinha o kit completo da ef até obb para 146.
O precinho está bom, acho que valem os 3 meses...  vc poderia dar uma olhada no preço da 149?

Abraço
Mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Tem outra coisa: o preço de trocar só a pena fora da garantia é absurdo!! Da última vez que liguei na assistencia me passaram o preço de 1500 reais só pra trocar a pena M por uma BB :o :o :o :o

Chimeri

Michelin: concordo. O preço para substituição de uma pena está proibitivo na MB.
Roncato: também acho um belo banho de água fria ter que esperar tanto tempo para a troca de uma pena ..... Provavelmente nos outros ADs a resposta deverá ser a mesma.
Já pensou em alguma outra opção? Comprar fora (do Brasil) por exemplo?
Abs.

Roncato

Citação de: michelim online 18 Julho 2013 às 22:33:58
Roncato, eu experimentei todas as penas da mb em uma boutique da marca em campinas no shopping iguatemi. Tinha o kit completo da ef até obb para 146.
O precinho está bom, acho que valem os 3 meses...  vc poderia dar uma olhada no preço da 149?

Abraço
Mich

Opa, meu caro michelim, olho sim. vou fazer uma peregrinação nas lojas por aqui. Ante mão sou duro na queda...

Fala Chimeri, sim já pensei, tenho parentes nos EUA e Europa (Irlanda), a ultima vez que olhei estava em torno de U$$ 700, o que aproximaria muito do preço no Brasil.

Outro detalhe, achei uma no ML com pena "BB", o cara pedia R$ 1.600,00. É muito. As demais sempre com pena "M" usadas estão entre R$ 900 e R$ 1200.

abr.

FALCO

As boutiques costumam ter um kit como o da foto abaixo para testar todas as penas possíveis, este kit é da 146 e vai de " EF " até até " OBB ", os kits mais novos trazem também uma 145 que ao invés do escrito " Test - XXX " tem " Test - Special " e vem com a pena " Kug ".

O padrão aqui, como no resto do mundo é só ter penas " M " na boutique, raramente " F " ou " B ". Na necessidade de uma pena que não esteja disponível a caneta é enviada para troca, no ato da compra ou algumas semanas depois desta, caso a caneta seja para presente. O prazo cotado, de 90 dias, não é diferente do resto do mundo. No manual este processo é descrito.

Ainda, como as penas são ajustadas à mão, existe razoável variação no traço, assim com, uma 149 " M " é diferente de uma 146 " M " e etc.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Aos doutos deste tópico, até mesmo porque uso canetas tinteiro por usar, hábito mesmo, não porque tenha lá muito interesse na história delas. E a Caran D Ache? Ela começou com empresa de relojoaria, está no mesmo local, na mesma família, é suíça e... Pouco vejo falando delas e, confesso, são modelos belíssimos, mesmo na gama mais simples. Muito foda! O que acham da qualidade de escrita, mesmo das mais simples, pena de aço? Vi umas em corpo de aço na gringa, com padronagens bem interessantes e bem fininhas, pegada muito legal. Custavam uns 180 euros, algo assim (a mais barata com pena de ouro custava uns 350).

Enfim...

Proprietários de Caran D´Ache, onde estão vocês?

Flávio

Chimeri

Citação de: FALCO online 19 Julho 2013 às 12:27:31
As boutiques costumam ter um kit como o da foto abaixo para testar todas as penas possíveis, este kit é da 146 e vai de " EF " até até " OBB ", os kits mais novos trazem também uma 145 que ao invés do escrito " Test - XXX " tem " Test - Special " e vem com a pena " Kug ".

O padrão aqui, como no resto do mundo é só ter penas " M " na boutique, raramente " F " ou " B ". Na necessidade de uma pena que não esteja disponível a caneta é enviada para troca, no ato da compra ou algumas semanas depois desta, caso a caneta seja para presente. O prazo cotado, de 90 dias, não é diferente do resto do mundo. No manual este processo é descrito.

Ainda, como as penas são ajustadas à mão, existe razoável variação no traço, assim com, uma 149 " M " é diferente de uma 146 " M " e etc.

É verdade!
Já vi (e utilizei) esse kit na AD do Shopping Morumbi. E, na época, até mesmo a pena "OB" havia e à pronta entrega .....
Conheço uma AD aqui em SP que tenho uma 149 com pena "B" em estoque ....
abs.

michelim

Citação de: flavio online 19 Julho 2013 às 17:12:32
Aos doutos deste tópico, até mesmo porque uso canetas tinteiro por usar, hábito mesmo, não porque tenha lá muito interesse na história delas. E a Caran D Ache? Ela começou com empresa de relojoaria, está no mesmo local, na mesma família, é suíça e... Pouco vejo falando delas e, confesso, são modelos belíssimos, mesmo na gama mais simples. Muito foda! O que acham da qualidade de escrita, mesmo das mais simples, pena de aço? Vi umas em corpo de aço na gringa, com padronagens bem interessantes e bem fininhas, pegada muito legal. Custavam uns 180 euros, algo assim (a mais barata com pena de ouro custava uns 350).

Enfim...

Proprietários de Caran D´Ache, onde estão vocês?

Flávio

Eu só tenho uma lapiseira deles. É incrível como a sensação é de estar usando um lápis.

Quanto à linha mais simples eu não conheço, mas babo nas especiais como essa aqui:

Sifion

Aos amigos amantes das canetas esse projeto deve ser, no mínimo, interessante.

O visual com certeza não é dos melhores mas é uma demonstração de que a tecnologia está invadindo todos os aspectos da vida diária....

http://www.kickstarter.com/projects/lernstift/lernstift-the-first-pen-that-vibrates-when-u-make

Abraços.

flávio

Para quem não tinha nenhuma caneta em condições de uso, agora tenho 3! O Michelim consertou a Sonnet, colocou uma nova pena F enviada pelo Rpaoliello, também consertou a Frontier (que já tinha pena F) e ainda me deu de presente uma caneta transparente que aparece todo o mecanismo!

Agora estou bonito na fita!

Valeu caras!

Flávio

vinniearques

Esse é o espirito do forum!

parabens pra todo mundo!

michelim

erivelton

Bernardo

Flávio,

Que tipo de comparação pode ser feita entre a Sonnet e a Frontier? Há muita diferença entre elas?

Abs,

flavio

Na escrita não. Acho que inclusive usam a mesma pena, muito embora exista uma versão da sonnet com pena de ouro. Mas o resto, quanta diferença! A sonnet é bem feita, padrão de coisa top. A outra parece uma Bic! A construção é muito simples, chega a ser tabajara na minha opinião. Basta dizer que a sonet está comigo há quase 20 anos e nunca teve nada! A outra quebrou com um ano de uso. Flávio

Carretera18

Bernardo,

Concordo com o Favio sobre a qualidade da Sonnet. Eu tenho uma e a sensação de qualidade é ótima e a pena muito macia. O único porém é que a primeira impressão que eu tive da pena era que ela arranhava muito. Insisti e com o uso ela "pegou o jeito da minha mão" e ficou extremamente macia. Hoje eu passo por mal educado e não empresto para ninguém.

Em relação a Frontier, eu não conheço e não posso afirmar nada.

abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

flávio

Entrei agora na Wiki e percebi que minha Sonnet é mark 1 (ela é de 1997). As penas, nessa época, EVENTUALMENTE em versões mais top, eram de ouro trabalhado. O padrão, porém, eram penas folheadas a ouro, aliás, como todo o metal dela, MENOS o anel central, que era em ouro (mas acho que 14 k, não 18

Hoje o padrão é a pena em ouro, mark 2. Não será por isso que sua pena é mole e arranhava? Digo isso porque minha pena é pouco flexível, mas em compensação não arranha nada e escreve muito bem, conquanto meio "borrachenta" (você tem que fazer certo esforço para deslocar a escrita no papel...).

Curioso é que essas mark 2 podem ser encontradas por uns 190 dólares no Ebay, o que julgo bastante razoável para uma caneta dessas. Aqui elas chegam a custar uns 800 paus!

Catei uma review aleatoriamente aqui e o cara teve a mesma opinião que eu: essa linha de caneta é foda! E olha que a minha é a mais tabajara, aço e ouro. As laqueadas são lindas de MORRER! Mas custam mais caro, uns 250 a 300 dólares lá. Mas confesso: a Sonnet é uma caneta considerada por todos meio "normal", quando na verdade não é. A linha é que é grande, indo das mais simples às mais top. Muito foda essa caneta. Troço feito para durar mesmo!

http://www.bestfountainpen.com/parker-sonnet.html

Flávio

Carretera18

Flavio,

talvez tenha razão. Comprei a minha a uns dois anos e a pena é dourada, mas não sei se é de ouro. Ela parece flexivel (sem ser flex) e por isso muito macia. Ela é preta com dourado, corpo parece metal e seu peso transmite muita qualidade.

Comprei na Amazon por uns 150 obamas, mas cheguei a ver a mesma entre 800 e 1.000 dilmas, uma diferença absurda.

Minha conclusão é a mesma que a sua. É uma ótima caneta para se escrever e foi feita para nos acompanhar a vida toda. Uso a minha só com tinta Parker Qink Blue-black para manter o Parker Full Set de curtição.

abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

DonPepe

Tenho duas Sonnet, uma é preta laqueada com clip dourado e pena fina de aço folheada a ouro, paguei uns $80 na Amazon uns 2 anos atrás (aqui custa uns R$800) e outra é padrão Ciselé (corpo em prata com padrão xadrez) e pena fina em ouro, na época devo ter pago uns $250 tbm na Amazon (aqui custa impressionantes R$2.000).

Ambas são muito bem acabadas, impressionam, não fazem feio perto de nenhuma Montblanc (nada contra, tenho algumas MB e tbm adoro), têm ótimo balanço na mão e a escrita é macia. Nota-se que são feitas para durar.

Na escrita ambas têm partida rápida, nunca falharam o traço. A com pena em aço tem um pouco de "feedback" ao escrever, mas nada que incomode. Já a com pena em ouro é bem confortável, macia mesmo.

É uma caneta que sempre recomendo quando alguém me pede uma dica de uma tinteiro de qualidade mas que não custe os $400 de uma Meisterstuck.

Um modelo cuja qualidade do acabamento tbm me impressionou bastante (apesar de não ter uma escrita tão boa quanto a Sonnet, mas mesmo assim é bastante agradável) foi a Parker IM... Comprei uma preta laqueada com detalhes folheados a ouro que deve ter me custado uns $25, sem grandes expectativas, mas a aparência e a qualidade do acabamento me impressionaram quando recebi. Fazem ela parecer custar no mínimo umas 4x o preço. É outro modelo tbm recomendo com frequência aos amigos que estão iniciando nas tinteiro.

Arriba!