Menu principal

O velho idioma esquecido!!!

Iniciado por Paulo Sergio, 20 Outubro 2009 às 21:00:08

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Vejam amigos!!!

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/10/20/ult950u1656.jhtm

Bom exemplo da situação de esquecimento do nosso velho idioma!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

gilvvm

Realmente a coisa tá preta.

E nos grandes portais de notícias da internet? A gente lê cada absurdo que chega a dar vergonha.

Mas tudo isso é fruto de políticas educacionais equivocadas. Por exemplo vejo muita gente preocupada com "inclusão digital", com ensinar as crianças a usar computador. Acho isso um absurdo sem tamanho num país onde as crianças mal sabem ler um texto e fazer matemática básica. Qualquer criança aprende a usar um computador em 15 minutos se souber ler e interpretar bem um texto e se souber o básico de matemática.

As prioridades estão totalmente invertidas.
Abs
Gil!

www.log3d.com.br
https://www.facebook.com/Log3d

HumbertoReis

Esse erro eu não comete, mas já vi muitos cometerem.

Claro que um furinho aqui ou acolá podemos cometer, mas numa redação de TV isso deveria ser impossível de ocorrer.

Atalo

Amigos,

Esses problemas acontecem desde a base, desde o ensino fundamental. Quantos professores temos nas escolas cometendo erros ainda mais graves?

Um dia desses, ouvi de um aluno de pré vestibular uma pérola, foi mais ou menos assim:

ô Tio, eu se esforço mas os professor não alivia!

Argh!!! :o :o :o

Átalo

paulorocha

Que é isso pessoal? Pega leve!

Afinal de contas

HERRAR É O MANO!
Um grande abraço

Paulo Rocha

Atalo

Uai,
Esse tal de HERRAR é algum reforço pro Curingão?
;D ;D ;D

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...  :(

Mas,...

Talvez um pouco mais que mero "esquecimento"...
Há uma certa "negligência" (até no ensino, etc.) e desinteresse.

Infelizmente, na minha modestíssima opinião, isso é uma realidade.

A língua portuguesa é "difícil" (será mesmo?  ::)) o negócio é a "comunicação (...será? Mas com que nível?  :P), escrever de forma correta é pedante (...sem palavras! Literalmente  >:().
É xata (assim mesmo, com xis...  :-[)...  :P

O "internetês" é uma das "desculpas", a rapidez (a pressa?) uma outra...

E no coloquial...
Aí mano! Correria? Belê?

Pobre "Flor do Lácio"...
Continua inculta. Mas bela...  Com certeza NÃO!

Abraços a todos... E desculpem o "desabafo"  :D
Alberto
8)

Alberto Ferreira

Com relação à "misturada" do a pelo ...

...é mesmo "clássica".

Mas,...
Hoje mesmo, na Globo News, eu ouvi (repetidamente) um Tenente Coronel, o comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro ser chamado de Tenente.

Era tenente para lá, tenente para cá...

O que a (bela, por sinal) entrevistadora talvez não saiba é que um Tenente Coronel é mais Coronel do que Tenente.  ;)  ;D

Programa "ao vivo" (ou seria em vivo, ou "em directo" como se diz lá no Além Mar ?  ) é um desastre!
Sai mais abobrinha do que no sopão do Ceasa.

Certa vez, ao falar de jornalistas, o Boris Casoy disse algo interessante sobre os erros que vão ao ar ou são impressos.

Ele disse,...

Antigamente, nas redações havia revisores. As matérias eram lidas por alguém de maior experiência, conhecimento e cultura, antes de seguir em frente.
Hoje, não.

Em nome da "rapidez" (da "agilidade" dizem...  ::)) a coisa vai direto para o ar ou para impressão.

É isso aí.

Abraços!
Alberto

Paulo Sergio

Um grande problema de hoje, na minha opinião, é o tal hábito de "teclar"!!!  :(  :(  :(
As mensagens são escritas com uma rapidez tamanha, e de qualquer modo, como se escrever não ensejasse digitar corretamente, mas sim o menor tempo possível para se teclar o "enter", de modo a enviar uma mensagem da forma mais rápida possível!!!  :-\  :-\  :-\
Há pessoas que querem ter a velocidade da palavra escrita no tempo da palavra falada!!!  >:(  >:(  >:(
Uma revisão no que escrevemos, antes de postar, não custa nada!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Matheus Tag

Citação de: Paulo Sergio online 24 Outubro 2009 às 13:48:54
Um grande problema de hoje, na minha opinião, é o tal hábito de "teclar"!!!  :(  :(  :(
As mensagens são escritas com uma rapidez tamanha, e de qualquer modo, como se escrever não ensejasse digitar corretamente, mas sim o menor tempo possível para se teclar o "enter", de modo a enviar uma mensagem da forma mais rápida possível!!!  :-\  :-\  :-\
Há pessoas que querem ter a velocidade da palavra escrita no tempo da palavra falada!!!  >:(  >:(  >:(
Uma revisão no que escrevemos, antes de postar, não custa nada!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Olha, eu certamente não sou a pessoa que escreve correto, porém eu fiz um teste comigo, escrever certo no computador e simplesmente isso realmente me ajudou nas provas de português, sem sombra de duvidas que abreviações faz uma atrapalhação grande na hora de escrever certo, por que a pessoa se acustuma em usá-las, agora não procuro escrever correto é quando não sei como e escreve olho no google.

Apesar da grande complicação que é nossa lingua é dever ter o dominio

Paulo Sergio

Caro amigo Matheus Tag...
Veja essa sua frase, que o amigo acabou de escrever acima:

"agora não procuro escrever correto é quando não sei como e escreve olho no google."

Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

igorschutz

É, meus amigos, desculpem-me o pedantismo, mas cada dia mais, neste Fórum, têm aparecido frases difíceis de serem compreendidas.

Não peço que escrevam sempre como Machado de Assis ou Professor Pasquale, mas que se atentem mais à maneira que escrevem, pois torna-se cansativo para a mente ler frases desconexas e tentar decifrá-las.
Eu mesmo já deixei de responder questionamentos, ou então já pulei mensagens inteiras simplesmente porque não compreendia o que o sujeito queria dizer.

E detalhe: a má escrita aqui atinge colegas de todas as classes sociais, portanto não é caso de baixa escolaridade.

Um abraço e, novamente, me perdoem por trazer este desabafo a tona.

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Matheus Tag

Citação de: Paulo Sergio online 17 Janeiro 2010 às 08:36:55
Caro amigo Matheus Tag...
Veja essa sua frase, que o amigo acabou de escrever acima:

"agora não procuro escrever correto é quando não sei como e escreve olho no google."

Abraço
Paulo Sergio
agora não, procuro escrever correto é quando não sei como se escreve olho no google''.
Era tarde, Fazendo a propagando terminei me lascando ;D abraço

Bruno Recchia

Oi pessoal !

Concordo, gramatica correta é essencial... Tento sempre escrever corretamente, apesar dos 17 anos de exilio... A unica coisa chata, é o teclado francês, que nao me permite fazer todos os acentos... Eu sei, atrapalha a leitura, mas nao tenho soluçao...

No forum francês, também pedimos a todos que escrevam respeitando ao maximo a gramatica... Questao de respeito, ao outros, mas principalmente a si mesmo !!

Abraços,

Bruno

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

flávio

Citação de: Bruno Recchia online 17 Janeiro 2010 às 16:54:47
Oi pessoal !

Concordo, gramatica correta é essencial... Tento sempre escrever corretamente, apesar dos 17 anos de exilio... A unica coisa chata, é o teclado francês, que nao me permite fazer todos os acentos... Eu sei, atrapalha a leitura, mas nao tenho soluçao...

No forum francês, também pedimos a todos que escrevam respeitando ao maximo a gramatica... Questao de respeito, ao outros, mas principalmente a si mesmo !!

Abraços,

Bruno

Tenho um modo de escrita bastante jornalístico. Procuro mantê-lo ao redigir textos na net, mas confesso que há modos de se colocar "emoção" no texto que se escreve que são bem peculiares atualmente. Por isso os emoticons, sei lá. Também os uso. Não encaro com tanta seriedade minha escrita em fóruns, etc, muito embora acredite que não pise tanto na bola. Porém, quando sento para escrever algo, procuro não errar. Basta ler meus textos no site mãe: não são o primor de erudição, mas também não possuem tantos erros assim (acredito...).

Flávio

Paulo Sergio

Citação de: flavio online 17 Janeiro 2010 às 18:16:04
Citação de: Bruno Recchia online 17 Janeiro 2010 às 16:54:47
Oi pessoal !

Abraços,

Bruno

Tenho um modo de escrita bastante jornalístico. Procuro mantê-lo ao redigir textos na net, mas confesso que há modos de se colocar "emoção" no texto que se escreve que são bem peculiares atualmente. Por isso os emoticons, sei lá. Também os uso. Não encaro com tanta seriedade minha escrita em fóruns, etc, muito embora acredite que não pise tanto na bola. Porém, quando sento para escrever algo, procuro não errar. Basta ler meus textos no site mãe: não são o primor de erudição, mas também não possuem tantos erros assim (acredito...).

Flávio

É amigo, mas eu nunca te observei escrevendo "tb", "naum", esquecer vírgulas que dão TODO o sentido em uma frase, nem, tampouco, ao se referir a "tempo decorrido", esquecer do "H" em "HÁ"!!!!!
Creio que, pelo menos, o amigo escreva e leia o que escreveu antes de postar!!! estou certo???  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Pandolfi

Meus amigos, me dói quando leio:
- "Nada haver, é usado.....", "Não tem nada haver, é assim......"
É bom prestar atenção e escrever "Nada a ver...".
Agora, a falta de vírgula também modifica o sentido da frase. Vejam:
- "Este juiz é corrupto". Mas o advogado quis dizer "Este, juiz, é corrupto".
O czar despachando:
"Perdão impossível, enviar para Sibéria". A czarina: "Perdão, impossível enviar para Sibéria" .
Na passagem da Bíblia sobre Jesus:
"E havia mais dois outros malfeitores."  O correto: "E havia mais dois outros, malfeitores."
Nada a ver com críticas destruitivas, é claro.
Abração.
Pandolfi

Citação de: Pandolfi online 18 Janeiro 2010 às 10:29:54
Agora, a falta de vírgula também modifica o sentido da frase. Vejam:
- "Este juiz é corrupto". Mas o advogado quis dizer "Este, juiz, é corrupto".
O czar despachando:
"Perdão impossível, enviar para Sibéria". A czarina: "Perdão, impossível enviar para Sibéria" .
Na passagem da Bíblia sobre Jesus:
"E havia mais dois outros malfeitores."  O correto: "E havia mais dois outros, malfeitores."
Nada a ver com críticas destruitivas, é claro.
Abração.
Pandolfi

Pandolfi, caiu no meu vestibular (nos anos 70!!!!):

-"coloque a vírgula para que a frase abaixo faça sentido:
Do Brasi à Europa uma andorinha só não faz verão"

Alguém se habilita?

Forte abraço!

Obs.: Pandolfi estamos te aguardando aqui em Sampa! Quando???????
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

- STR -

Sá..

O Pandolfi não está bem...! tem estado triste.. e sumido do fórum...

estou desconfiado que é saudade de mim...! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Quando eu for a SP ele vai...! vai ter que ir...! ;D ;D ;D ;D

Grande abraço

Rodrigo STR ;D ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein