Menu principal

OT: Para quem gosta de facas

Iniciado por Clélio, 09 Novembro 2009 às 14:13:01

tópico anterior - próximo tópico

sat

Obrigado aos dois. Aminger, depois, coloco fotos da espessura da lâmina. A lâmina é bem fina. Estranhamente, a lâmina é, apesr de fina, muito dura, fato que me causou estranheza, pois pensei que a lâmina de faca feita de tesoura tivesse que ser, obrigatoriamente, mole.
Vou esperar o amigo cuteleiro Paulo Rocha, para esclarecer.
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Não, amigo Sandro, é justamente o contrário: As tesouras de esquila tem que ser MUITO duras.

Pense comigo: a finalidade delas é tosar a lâ de ovelhas, lâ esta que está normalmente suja e oleosa. E ainda por cima o trabalho é feito literalmente "na roça". Se a lâmina fosse mole, perderia a afiação muito rapidamente, fazendo com que o peão perdesse muito tempo reafiando a mesma.

Como eu te disse na MP, estas facas feitas de tesouras são muito tradicionais no RS, e são largamente utilizadas em grandes churrascadas! Não tenha medo de utilizá-la.

Clélio, uma pequena correção, se me permite: Gurkas são o povo que utiliza as facas Kukri. A origem destas facas é rural, sendo sua utilização original a degola de animais. Mas a grande fama que as kukris conquistaram foi devido ao seu uso pelos Gurkas, um povo do Nepal e que formava (acho que ainda forma) uma unidade de elite do exército inglês.

Em meu ajuntamento, tenho uma kukri estilizada, realizada pelo cuteleiro americano Carl Price. É esta:

Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Carambis, gostei do estilo dessa Kukri, já vi antes, em alguns jogos de computador que eu devo ter jogado pela minha infancia..  :P

Uma pergunta, a importação dessas facas é permitida? nao vou ter problemas na aduana?

Um abraço!

paulorocha

Olha Shun, tecnicamente não é para ter problema não. Esta ai ficou retida na Receita e eu tive que pagar o imposto (se não me falha a memória foi coisa de uns R$200,00).

Mas "coincidentemente", a partir de então, todas as minhas encomendas ficam retidas na receita, até mesmo canetas de menos de 5 dólares... Curioso, não? ::)
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Paulo. Essa kukri é linda, mas, ela não teria que ser mais curva?
Veja:
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Esta minha não é uma kukri tradicional e sim uma estilizada...

Uma original (não é minha, é de um amigo e estou a tempos tentando convencê-lo a me vender - um dia eu consigo ;D) é esta:

Um grande abraço

Paulo Rocha

Clélio

Paulo,

Obrigado pelas informações, e já aproveitando  ;D ;D.
Qual a função das duas faquinhas menores, são para afiação ? Qual a medida desta faca ?
Tenho visto na net algumas parecidas com a que o Sando postou, ( ColdSteel creio) dão a impressão de serem verdadeiros facões, como a minha intenção é comprar uma faca que possa usar estas acho serem as mais adequadas.

Aproveitando, no salão de cutelaria de 2008, havia um cuteleiro argentino que produziu um machete usando uma chapa de aço, a para fazer o cabo ele apenas "fechou" a chapa e deixou o cabo parecido com um cano e uma empunhadura de couro, o resultado foi extremamente interessante, uma estetica Mad Max. Infelizmente não guardei o nome do expositor, nem tirei fotos da peça...

Abs

paulorocha

As facas menores são utilitárias (multi-uso) mas a utilização mais "usual" é como talheres.

Esta kukri tem coisa de uns 35 cm de comprimento total (incluindo o cabo) e a lâmina tem quase 10 cm na sua parte mais larga. Mas o que impressiona mesmo é a espessura da lâmina: quase 12 mm!  :o E apesar desta "ignorância" toda é até que bastante equilibrada na mão. :D

A kukri da Cold Steel é muito boa e, sim, pode ser usada tranquilamente para substituir um facão de mato.

Este argentino não seria o Mariano Gugliota? Acho que ele esteve no salão e 2008... O cara é muito bom!

Embora, pela descrição da peça está mais para uma obra do Ariel Salaverria, mas este eu acho que não estava lá não...

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Uma curiosidade: no filme "Resident Evil 3", a mocinha (Milla Jovovich) utiliza um par de kukris para lutar. Assistindo a sequência da luta dá para ter uma idéia da eficiência desta faca em combate e entender porque os Gurkas eram extremamente temidos por seus adversários...

Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

hahaha, será que o bear grylls e cia. já usou a kukri em um dos programas?    ::)

Verdade Paulo, nem me lembrava que a Milla já usou as Kurki's no filme, a foto me refrescou a memória..!

Sério, esse tópico é maligno, estou ficando com desejos de adquirir algumas facas/facões...  :o :o somente para exposição, nada de aniquilar zumbis e coisas do gênero..  ;D

Se eu resolver adquirir alguma dessas peças, você me ajudaria Paulo?(tenho medo de comprar algo que não preste) agradeço desde já!

Um abraço!

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Citação de: Clélio online 09 Junho 2010 às 10:32:16

Qual a função das duas faquinhas menores, são para afiação ?

Abs

Oi Clélio, estou interessado em comprar uma faca dessas, e pelo que andei lendo... bom, olhe aqui:

-Karda & Chakmak  :       These are small knives come with Kukri. Karda is small knife used of skinning animal hairs. And Chakmak is used of sharpening the Kukri blade in its blunt

Agora, nao me pergunte qual delas é a Karda e qual é a Chakmak!  ;D ;D

Um grande abraço!

Mario_Fpolis

Facas, que facas?

Só vi a Milla lá, e nada mais.

Amplexos, Mário
Amplexos do Mário

ACPavanato

Duas peças do meu "ajuntamento"
Canivete cabo em canela de búfalo (branco) e chifre de cervo do pantanal (escuro)

Abraços!

ACPavanato

ACPavanato

Chegou hoje por aqui:

Abraços!

ACPavanato

Pandolfi

Citação de: paulorocha online 09 Junho 2010 às 13:01:09
Uma curiosidade: no filme "Resident Evil 3", a mocinha (Milla Jovovich) utiliza um par de kukris para lutar. Assistindo a sequência da luta dá para ter uma idéia da eficiência desta faca em combate e entender porque os Gurkas eram extremamente temidos por seus adversários...

Gozado, só agora percebi as facas, tinha reparado mais nas meinhas da Milla.
Abração.
Pandolfi

Pandolfi

Aqui na minha cidade tem um cara que diz saber fazer umas facas.
Vou pedir pra ele fazer uma destas Sorocaba.

Consulto os oráculos do forum (claro que mais o amigo Paulo Rocha):
Quais são as medidas de uma faca desta: altura, espessura, tamanho do cabo, etc?
Qual o material bom para a confecção?
É claro que não vou pedir pro Paulo fazer uma, nem cabe isso, pois ele não tem nem tempo.
Abração.
Pandolfi

paulorocha

Pandolfi, desculpe-me a demora, só vi sua mensagem agora...

Não consigo visualizar imagens do photobucket aqui do serviço e ultimamente nem chego a ligar o computador em casa.

Você poderia me enviar a foto por e-mail?

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Pandolfi

Citação de: paulorocha online 22 Julho 2010 às 08:05:20
Pandolfi, desculpe-me a demora, só vi sua mensagem agora...
Não consigo visualizar imagens do photobucket aqui do serviço e ultimamente nem chego a ligar o computador em casa.
Você poderia me enviar a foto por e-mail?
Grande abraço
Olá Paulo, perfeitamente, já vou mandar, mas não tem pressa nenhuma.
Abração e obrigado.
Pandolfi

paulorocha

Lindas facas Pandolfi.

Quanto ao tamanho, já ví sorocabanas de 25 cm de comprimento total (incluindo cabo) - tenho inclusive uma nesta medida na minha coleção. Mas sei que existem menores (já ví fotos de uma com metade desta medida, mas não a ví pessoalmente).

E também já ví sorocabanas com mais de 40 cm só de lâmina...

Estas das fotos aparentam ter lâminas de cerca de 30 cm, mais ou menos.

Material para cabo pode ser qualquer coisa, desde que seja do seu gosto: madeira, osso (a minha é de osso), chifre, etc. Até plástico é válido, visto que muitas sorocabanas antigas e ORIGINAIS tinham cabos feitos neste material. Mas, pessoalmente, jamais faria uma faca com cabo plástico...  ;D

E não esquenta a cabeça com esta história de tempo... O tempo é relativo (já dizia Einstein...).

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha