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Carro com cambio Automatizado, alguém tem ??

Iniciado por Clélio, 22 Março 2010 às 11:09:35

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Bruno Recchia

Oi pessoal !

Por aqui, nunca nem tinha ouvido falar dessa caixa "automatizada" ! Vocês tem que passar as marchas, mas sem embreagem, é isso ?

Eu ja dirijo automaticos ha 6 anos, e o meu atual, Chrysler 300C, é uma beleza. caixa macia, você nem sente as marchas passarem. Ja por outro lado, peguei o Corolla verso do meu pai, também autoatico, achei a caixa muito desconfortavel, da muito tranco...

Agora, tô vendendo o Chrysler, e o proximo, vai ser hibrido... Resolvi comprar um Prius, com cambio continuo... Tô curioso pra ver como se comporta !

Abraços,

Bruno

flávio

Bruno, a Magnetti Marelli introduziu uma fábrica no Brasil só para esses câmbios, que também são usados na Europa.

A primeira geração realmente dava uns trancos, mas um amigo meu diretor da Fiat disse que esses problemas foram corrigidos nas linhas 2010 tanto do Linea quanto do Stilo.

Minha ex tinha um Corolla e, ao contrário das opiniões unânimes do povo, nado contra a corrente. Eu o dirigia todo final de semana no percurso Brasília Goiânia, que dá para dar um cacete fodido no carro, pois são pistas duplas com muitas retas e praticamente em estado de novo, e achava que "faltava uma marcha" no carro. A quinta dele, no caso do manual, era curta demais, achava o carro extremamente barulhento a partir dos 120 km por hora.

Sim, a grande vantagem dele era o consumo: com 145 cv, o carro, com ar ligado na estrada e no pau (130 km a 140), fazia 15 km com litro!

Meu Stilo é manual, com o beberrão motor GM 1.8, mas também não é assim não. Rodo a 120 km por hora em média, pego 80 km de estrada todo dia e, com o ar ligado, ele faz em média 12 por litro. Na cidade ele bebe realmente.

Eu acho o CIVIC, que também já dirigi, um carro muito, mas muito mais acertado do que o Corolla. A desvantagem do CIVIC, para quem quer um sedã e efetivamente possui família, é que seu porta malas é minúsculo. Mas nem se compara a experiência de dirigir um CIVIC com um Corolla.

Na verdade se compara. Outro dia, em Floripa, fui buscar o carro do filho do meu amigo na concessionária, um novo Focus, e fiquei de cara! Rodei uns 50 km com ele, o carro parece de corrida, muito bom de dirigir. Mas bebe, e como bebe. Mas confesso que fiquei tentado a comprar um.

Agora, voltando ao assunto, os câmbios automatizados se tornarão febre no Brasil, pois custam um terço de um automático MESMO. E, para o trânsito urbano, não há nada melhor do que um automático.

Eu, porém, continuo com minha mentalidade de Europeu. Meu carro tem uns 45 k rodados e, com a chegada do Bravo, fatalmente o venderei. Queria um hatchback, então me sobrarão como opção o Focus ou o Bravo. Aprendi a gostar da Fiat e gostei muito do design do Bravo. Qual seria minha opção? Irão trazer para o Brasil o 1.9 do linea, nas versões auto e manual (5 marchas). Não quero nada disso. Quero o turbo 1.4 com seis marchas, manual.

Flávio

Cigano

Se eu tivesse um pouco de grana compraria uma Dodge Ram CD Diesel Automática, além de muito conforto tem uma força fenômenal.
Para se ter uma idéia um chegado conseguiu comer pneu com 1ª, 2ª e 3ª marcha, isso com câmbio automatico, imaginem ela com cambio manual !! Camionete linda de mais !!


Ou tbm compraria um 300C que agrega luxo, requinte e força em um só carro além de ser muito lindo !!
Abraços,
Cigano!

bfskinner

Eu já tive carro com câmbio automático e não gostei... Era um santana e sempre dava problemas... Mas atualmente até que teria um, pois dirigi um Fit automático  e achei bem confortável e muito melhor do meu ex velho Santana.

Quando fui comprar meu Corolla, preferi mecânico pois gasta menos combustível além de eu gostar de ter o controle total nas trocas... Atualmente eu estou quase comprando um Fit automático p/minha esposa, mas não troco meu Corolla mecânico por um automático por questões de consumo... O meu faz 12km/l na cidade e 15km/l na pista andando na "casquinha" do acelerador com ar ligado no mínimo (nível 1) (mais economico que muitos carros motor 1.0), o Corolla automático já faz cerca de 8km/l cidade e 10km/l na pista tbm. com ar ligado e andando sem "pisar"... Como já faz alguns anos que não faço questão de "pisar fundo" e consequentemente gastar muito mais combustível, consigo fazer boa economia. Então meu Corolla XLI (básico, 1.6 com ABS) é um carro ideal para meu estilo, pois não faço questão de ter um carro com motor potente e cheio de opcionais... Valorizo economia. Sem contar que o seguro do Corolla é baratíssimo e ele não quebra de jeito nenhum. Nunca ouvi falar de um Corolla que deu problemas - apenas manutenção básica. E caso der problema no câmbio, o manual é muito mais barato para reparar... O automático não fica por menos de R$ 5.000,00 além de ter mais probabilidade de dar problemas em relação ao manual.

sat

Citação de: bfskinner online 14 Maio 2010 às 22:50:38
Eu já tive carro com câmbio automático e não gostei... Era um santana e sempre dava problemas... Mas atualmente até que teria um, pois dirigi um Fit automático  e achei bem confortável e muito melhor do meu ex velho Santana.

Quando fui comprar meu Corolla, preferi mecânico pois gasta menos combustível além de eu gostar de ter o controle total nas trocas... Atualmente eu estou quase comprando um Fit automático p/minha esposa, mas não troco meu Corolla mecânico por um automático por questões de consumo... O meu faz 12km/l na cidade e 15km/l na pista andando na "casquinha" do acelerador com ar ligado no mínimo (nível 1) (mais economico que muitos carros motor 1.0), o Corolla automático já faz cerca de 8km/l cidade e 10km/l na pista tbm. com ar ligado e andando sem "pisar"... Como já faz alguns anos que não faço questão de "pisar fundo" e consequentemente gastar muito mais combustível, consigo fazer boa economia. Então meu Corolla XLI (básico, 1.6 com ABS) é um carro ideal para meu estilo, pois não faço questão de ter um carro com motor potente e cheio de opcionais... Valorizo economia. Sem contar que o seguro do Corolla é baratíssimo e ele não quebra de jeito nenhum. Nunca ouvi falar de um Corolla que deu problemas - apenas manutenção básica. E caso der problema no câmbio, o manual é muito mais barato para reparar... O automático não fica por menos de R$ 5.000,00 além de ter mais probabilidade de dar problemas em relação ao manual.

Não acho a diferença tão grande assim. Tive um Focus automático que fazia cerca de 14 km/l na estrada. E era 2.0.
Abraços,

SANDRO

melao

Eu sou um apaixonado pelos automaticos e finalmente comprei um.Só sossego e como gosto de andar na maciota é uma delicia e ainda economiza peças e combustivel.
Eu tinha um Santana 1.8 99 a gasolina e o bicho bebia um absurdo.
Agora com um Omega CD 2001 acho que estou gastando menos que antes.
A 100 km/h ele gira a apenas 1500rpm e quase nao se ouve barulho do motor.
Agora tome certo cuidado com o Linea.Eu dirijo alguns de meus clientes e acho que da trancos demais e o carro da a impressao de estar meio preso.Apesar de ter um otimo acabamento e ser bastante espacoso.
Com certeza voce deve andar em um e se achar que da compre.

Enéias

Meu sócio tinha um línea automatizado: detestou e agora está com uma captiva. Eu estou gostando muito e segui a dica de amigos. Para o trânsito de Sampa é muito bom. Tenho um Corolla e recomendo. Em viagens um perigo: é tão confortável que dá vontade de dirigir no volante... ;D

Todas as pessoas que eu conheço e que tiveram carro com câmio automatizado NÃO gostaram.

Bruno Recchia

Oi pessoal !
.
Finalmente entendi a diferença entre os 2 tipos... A Corolla verso do meu pai, de 2005, tem esse tipo de cambio, que aqui chamam de "robotizado"... Que é, efetivamente, muuuito ruim. Lerdo pra passar a marcha, decelera, acelera... Ja os Corolla mais recentes têm cambio automatico "de verdade", é outra coisa. No 300C como no mercedes tenho automaticos "de verdade", ai sim é um conforto !

Abraços,

Bruno

hessel

Olá pessoal:

Vou relatar minhas experiência (todas positivas) sobre "câmbio automático". Já estou no 5º carro da linha Honda, sendo que destes, 4 são ou foram automáticos.

Eu já estou no 3º Civic, e os 2 últimos automáticos. Não há o que se reclamar deste tipo de câmbio. Uma maravilha. Suave. Preciso e gostoso de usar, principalmente no trânsito engarrafado de nossas cidades. O que se pode reclamar, é quanto ao aumento do gasto com combustível. Em torno de 15% no consumo.

Minha esposa está no 2º Fit. Ambos automáticos. O primeiro com CVT (Continious Variable Traction, ou coisa assim). Não tinha troca de marchas, como o câmbio automático "normal". Para ultrapassar é um pouco desconfortável e as vezes dá um certo receio.

Tenho um colega de sala (onde tenho minha atividade profissional) que comprou recentemente uma Palio Adventure com câmbio automatizado. Andando com ele percebi algumas pequenas diferenças em relação ao câmbio automático: durante a troca de marchas, percebe-se aquele "tempo" entre as marchas (como se permanecesse algum tempinho em ponto morto); outra, o carro só se movimenta ao ser acelerado, não basta tirar o pé do freio (diferentemente do câmbio automático, que temos que ficar com o pé no freio).

No mais ele não tem nenhuma queixa.

Espero ter ajudado.

Abraços,
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



aminger

Citação de: HumbertoReis online 22 Março 2010 às 19:47:10
Minha experiência com automáticos é recente, então talvez se adapte ao que o amigo deseja saber.

Sempre dirigi carro com câmbio manual. Tive um Fiesta, um Corsa, um Meriva e o eterno TL 1974. Agora, por força da digníssima compramos um Captiva com câmbio automático.

A grande diferença que percebo é nas viagens. Estamos a 700Km de Salvador e 800Km de Belo Horizonte e gostamos de visitar com frequencia as duas capitais. Já fomos duas vezes a BH desde novembro e posso afirmar com 100% de certeza que se viaja com muito mais tranquilidade. Me lembro de chegar 'bombardeado' no destino, dirigindo com câmbio manual. Agora, é só alegria!

Na cidade, confesso que não notei nada de diferente. Prefiro o câmbio manual, inclusive, pois gosto de reduzir para fazer curvas e passar sobre quebra-molas.

Quanto ao consumo, se parece muito com o Meriva: 6,5Km/L na cidade e 10Km/L na estrada a 120Km/h (o Meriva fazia 9Km/L).


Humberto, ainda tens a TL??? Tenho um fusca placa preta 1977.... Esses carrinhos são um show para se dirigir, ele parecem briquedos grandes...heheheh

Junior JJPV

Boa noite


Começei pelo Santana 1989 GLS ....Audi A3 ....BMW 530i  ......... Vai de Civic ou Corolla são os melhores .

flávio

Sobre os CVT. Já dirigi o FIT. Mulher adora o carro, homens...Sei lá. O lance do CVT é que ele não possui engrenagens que se engatam e desengatam, ainda que automaticamente. O lance ali funciona a polias e, portanto, é como se você tivesse acelerando um autorama: efetivamente não há troca de marchas. O Sentra também usa isso. É um conforto fodido, mas há pessoas que estranham a falta de "feedback" do carro, pois efetivamente é como se (imagino, pois nunca dirigi) você pilotasse um carro elétrico.

Flávio

Mario_Fpolis

Um aparte em relação ao FIT: os modelos zero são automáticos e não mais CVT, houve uma regressão no câmbio.

A esopsa do meu parceiro de squash trocou o 1.5 04/04 CVVT por um 1.5 zero auto e, por ela, desfaria o negócio.

Eu não tenho praticamente nenhuma experiência em autos, só um Civic ELX e um Subaru Forester 2.5 Turbo.

A Forester é IMPRESSIONANTE, ainda mais se considerado que é tração integral.

Amplexos, Mário
Amplexos do Mário

Adriano

Recentemente troquei de carro e agora estou com um automático. Muito embora eu goste muito de dirigir e trocar marchas, em São Paulo isso não dá mais. Embora eu tenha estranhado um pouco o câmbio automático, já não troco ele por nada quando o assunto é dirigir na cidade. É só questão de se acostumar: dá para fazer o carro andar bem mesmo com o cambio automático, usando o kick-down ou chamando no botão esporte. Bebe para caceta, virei sócio do posto de gasolina. Mas nunca estive tão contente com um carro.

Abraço!

Adriano

sat

Bebe mesmo, na cidade.
Mas, na estrada, não é tanto assim. Meu Focus, que hoje está com meu irmão, fazia 14 km/l e era 2.0.
Meu Fusion, o último do modelo antigo, faz, sem correr demais, cerca de 12 km/l.
Abraços,

SANDRO

Cigano

Um colega meu tem uma Caravan Diplomata 6cc Automatic, a bixinha faz 4,5km/l na cidade e 6,0k/l na estrada, se pisar com gosto faz 3,0km/l na cidade!!  :P
Será que bebe??

Não só bebe, mais come com farinha!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

helio

#36
Citação de: Cigano online 11 Julho 2010 às 03:20:22
Um colega meu tem uma Caravan Diplomata 6cc Automatic, a bixinha faz 4,5km/l na cidade e 6,0k/l na estrada, se pisar com gosto faz 3,0km/l na cidade!!  :P
Será que bebe??

Não só bebe, mais come com farinha!! ;D ;D
O Dodge que vc citou lá em cima (como sonho de consumo) faz 2.5km/l na cidade e 5 na estrada (bem na casquinha, se não, não chega a 4.5Km/l - na versão Small Block que é mais econômica) ::), curiosamente tmb com cambio automático, mas numa versão com alavanca acoplada ao bloco de direção, lembra aqueles "cambios universsais" que equipavam carros e caminhonetes nos anos 70.
Consumo é uma coisa relativa, m minha casa todos carros possuem cambio automático, minha mulher tem um C4 que na mão dela faz quase 8 Km/l (quase tudo em estrada), meu Corolla faz quase 10Km/l (uso misto), minha Zafira fica no meio do caminho; consumo este que melhora em muito quando nosso governo batiza menos a gasolina com álcool (até rebatizaram a gasolina pura no Brasil, que usa o nome em castelhano: NAFTA), esta ultima versão com 20% aumentou em muito o rendimento&economia.
Carros automáticos consomem SIM mais que carros mecânicos BEM dirigidos, mas o conforto que advêm a quem mora em grandes cidades ou pega estrada com frequencia é infinitamente recompensado, alias TODOS confortos implicam em custo (ar condicionado seria outro exemplo).

[]s

Paulo Sergio

Meu irmão tem um Honda Fit Auto (sei lá que modelo -  ;D  ;D  ;D )!!!
Ele está contente com o carro... mas me disse que o desgaste dos freios é mais rápido!!!
Tudo bem, sei que o carro auto é "segurado" muito no freio... mas será que esse desgaste é tanto assim, ou depende de um "aperto mais suave do pedal" / "maior cuidado", para não ter esse "maior desgaste???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

JuniorRJ

 Como o assunto migrou pros automáticos, dirigi durante um curto periodo um Corolla, e passei para o C4 pallas. Estou muitíssimo satisfeito, realmente um prazer de dirigir...  a distância entre eixos e o espaço interno um pouco maiores ajudam a dar bastante conforto ao dirigir.. por dentro o carro acaba parecendo maior do que realmente é..

FALCO

cambio Automatizado = cambio Automático ?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!