Menu principal

Qual a melhor bandeira de cartão de crédito para compras internacionais?

Iniciado por O Cara, 24 Setembro 2010 às 15:39:21

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Amigos, cancelei um AMEX que estava cadastrado no meu Paypal e preciso cadastrar outro cartão.
Há pouco tempo li na internet que o AMEX não é um bom cartão para compras internacionais porque é o que cobra as taxas mais altas na hora da conversão do US$ para R$.

Gostaria de saber dos amigos qual a melhor opção para tais compras, visto que preciso cadastrar outro cartão no Paypal, mas to em dúvida sobre qual cadastrar, se tenho a opção de pagar menos é isso que eu quero.
Um abraço
Fábio

Julio Celes

Fábio boa tarde

Quanto a taxas cobradas pelo cartão eu não sei, mais creio que não cobrem nada a mais pelo o uso, agora o que cobram é o IOF mais isso não é culpa do banco e sim do nosso governo.

Quanto a conversão de U$ para R$ acho que segue a cotação do dia do fechamento da fatura, sem cobrança de taxa alguma.

Pelo menos é o que estou vendo agora aqui na minha fatura, a converção de valores de U$ para R$ e mais a taxa de IOF.

Ps. Cartão com bandeira Master.

Grande abraço

Julio Celes

hessel

Olá pessoal:

Meu cartão é o Visa. Não tenho reclamações. Não pago qualquer anuidade pelo cartão, que é conjugado com o cartão bancário. A taxa de IOF de 2,5% em compras internacionais é culpa do Governo Federal.

As últimas compras que fiz, decidi pelo uso do PayPal, que cobra direto em Reais, e lança o valor em Reais na fatura, portanto não sendo aplicada a cobrança da taxa de IOF. A taxa de conversão US$ -> R$ do PayPal é semelhante à taxa de convesão utilizada pela administradora do cartão de crédito.

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

FALCO

Na verdade...
O IOF é de 0,38% para qualquer qualquer operação de câmbio, o cartão cobra ainda 2% (todos cobram) de "taxa de conveniência".
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

O Cara

Bom, pelo que vocês dizem então não há diferença de cobança entre as bandeiras, pelo que li uma compra em U$ no AMEX saia mais cara no final do que nas outras bandeiras, agora não lembro se tinha alguma taxa adicional ou se usavam um valor diferente do dolar na conversão, não lembro o porque.

Uma coisa que lembro é que a maioria dos cartões fazem o câmbio no fechamento da fatura e o AMEX fazia o câmbio no ato da compra, mas for realmente assim, isso é loteria, se o dolar subir o AMEX terá vantagem, já se baixar terá desvantagem, mas não sei se a estratégia é essa mesma.

Hessel eu não sabia que o Paypal já jogava o valor direto em R$ e com isso elimina-se o IOF, vou verificar isso no site, não cobrando IOF já é uma ajuda, tem um tempinho que não compro nada no eBay (e não uso Paypal), mas da última vez que usei cobraram o IOF.

Eu tenho cartões de todas as bandeiras, portanto posso cadastrar no paypal (e usar caso vá fazer comrpas internacionais) o que for mais vantajoso.

Agradeço as opiniões dadas e aguardo mais algumas.
Um abraço
Fábio

hessel

Citação de: O Cara online 24 Setembro 2010 às 20:09:40

...editado...

Hessel eu não sabia que o Paypal já jogava o valor direto em R$ e com isso elimina-se o IOF, vou verificar isso no site, não cobrando IOF já é uma ajuda, tem um tempinho que não compro nada no eBay (e não uso Paypal), mas da última vez que usei cobraram o IOF.

...editado...

Olá Fábio:

Compra recente...

Paypal... lançamento em Reais. Quando fecha a compra e o site do fornecedor redireciona para o Paypal, lá já aparece em Reais. Quando autoriza no Paypal, a transação já é feita em Reais.

Além de não ter o sofrimento de imaginar quanto será a conversão para o valor em Reais na data de fechamento da fatura.

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

HumbertoReis

Bom, minha primeira compra internacional foi nesta semana, com o cartão Visa da esposa. Tenho um igual, mas não deu certo. Acho que - por nunca tê-lo utilizado - ainda está bloqueado...

Parece piada, mas é verdade.

O que comprei? Um livro sobre a expedição realizada pelo Francês Binot Paulmier de Gonneville em 1504, quando este aportou na Ilha de São Francisco do Sul (onde eu nasci, viva!) e lá permaneceu por 3 meses. Ao ir embora, levou o filho do cacique Carijó (uma das raças Guarani, hoje extinta) com a promessa de devolvê-lo após 20 Luas (não sei quanto tempo é isso). No fim, o barco foi saqueado e a devolução prometida não foi cumprida. O pequen índio cresceu na Normandia, casou-se e teve descendentes, dois quais uma Marquesa e o Presidente do Tesouro Nacional da França. Pra encurtar a história, ouvi isso desde criança e agora tive a oportunidade de comprar o texto original em francês.

Vale ou não vale uma compra internacional? Mesmo que seja com o cartão da esposa...

rlessa

Cartão Crédito.... nem sei o que é isso.

Não tenho nenhum... aqui (USA) o cartão de débito não é do banco mas sim de alguma bandeira (Visa, Mastecard, etc) e só tenho esse de DEBITO... assim só gasto aquilo que tenho disponivel na conta.

No Brasil nunca tive e não pretendo ter cartão de crédito, nem talão de cheque... sou QUADRADO/ ANTIGO como queiram chamar, mas banco para mim é uma instituição NÃO USÁVEL e ponto. Sou do tempo que pagamento vinha no envelope no final do mês... :P

abraço

flávio

Cartão de crédito bom, sem olhar esses lances de taxa (anuidade não pago), é aquele aceito em qualquer birosca. Tipo Banco do Brasil, que se bobear tem mais caixas eletrônicos do que bueiros na cidade. Então, cartão de crédito é Visa, ponto final. Back up? Mastercard. E para mim,o fator preponderante,acredite se quiserem,é quanto me pagam em milhas.Então o cartão tem que ser "bréqui". Nos cartões "bréquis" te pagam 2 milhas por dólar; no platinum, 1.5, e por aí só decresce (sim, os cartões das empresas aéreas chegam a pagar como os blacks). No final da história,acho que se sacar 500 paus por mês em dinheiro é muito. Pago até chiclete no cartão. Ah, e a Diners e a Amex, que criaram o troço e pegaram a época em que cartão era coisa de playboy perderam o bonde e não perceberam a tempo que o futuro estava não em ser top por ter um cartão, mas que o cartão se tornaria o dinheiro. Agora bebês, chorem, pois NUNCA irão recuperar o que perderam para a Visa. Ora, Amex não é aceito mais nem na gringa, quanto mais aqui. Diners por exemplo, nem sei se existe.

Ah, e sobre os cartões bréqui Visa. Até há uns 3 anos, eram voltados para o mercado corporativo, existiam, salvo engano, apenas uma centena deles no Brasil. Você precisava, citemos o Unibanco, onde nem sou correntista, de pelo menos 2 milhões na conta para ganhar um. Hoje não, como diria as Organizações Tabajara, você pode facilmente ter um bréqui, só estão exigindo renda mínima. Ok, uma renda mais ou menos, mas nada de milhões. Para terem uma idéia, hoje acho que qualquer banco libera um cartão platinum para o cabra, que já tem serviços de sala vip, concierge, boa pontuação em milhagem, se o cidadão comprovar renda de uns 3 contos por mês. Estou errado?

Flávio
Flávio

O Cara

Flávio, não entendi o que quis dizer com "bréqui".

A renda mínima varia de acordo com o cartão, 3 paus não pega platinum não, é de 5 paus pra cima, dependendo do banco e da bandeira, uns são acima de 8 paus e alguns como o Amex Platinum (cartão de compras) só sendo convidado.

A Amex tem duas linhas de cartão, crédito e compras, mas pra falar a verdade ainda não entendi bem qual a diferença entre eles.
E acho que você está um pouco enganado sobre o AMEX, tenho e uso ele já há uns 5 anos e é bem aceito sim (não tanto quanto o VISA, mas costumo comprar direto com ele). Onde não é aceito (no hortifruti aqui perto de casa) uso o Visa ou o Master, dependendo da ocasião.

Minha dúvida princpal é sobre a compra internacional mesmo, sobre as taxas cobradas (se é que existem) além de IOF e sobre a conversão, se é padrão (então não haveria diferença entre as bandeiras) ou se cada cartão tem o seu próprio critério na hora da conversão (aí nesse momento preciso escolher uma bandeira melhor para cadastrar no Paypal).

Lessa, te admiro, minha vontade é não andar com cartão nenhum na carteira, levar só dinheiro suficiente para o que eu for fazer, mas o que ocorre é justamente o contrário, hoje por exemplo sai de casa com R$2,00 na carteira, tive até que sair de um restaurante pé de chulé que tem aqui porque só aceitava dinheiro vivo, fui parar no Habbibs pois aceita cartão (de débito, crédito não estão aceitando).
Um abraço
Fábio

HumbertoReis

Citação de: O Cara online 25 Setembro 2010 às 02:16:02
Lessa, te admiro, minha vontade é não andar com cartão nenhum na carteira, levar só dinheiro suficiente para o que eu for fazer, mas o que ocorre é justamente o contrário, hoje por exemplo sai de casa com R$2,00 na carteira, tive até que sair de um restaurante pé de chulé que tem aqui porque só aceitava dinheiro vivo, fui parar no Habbibs pois aceita cartão (de débito, crédito não estão aceitando).

Ei, também não uso cartão pra quase nada.

Pode me admirar também!

;D

Minha vantagem frente a outras profissões é o ingresso diário de recursos. Se preciso, retiro a parte necessária da entrada diária e pronto. Vale pra almoço, jantar, compras eventuais, supermercado...

Outra vantagem é morar em cidade pequena. Os gastos são irrisórios, quando comparados aos de uma cidade grande.

flávio

Black são os cartões top de suas respectivas bandeiras. No caso da Visa, no Brasil, o Infinite (que é por convite e renda mínima de 12 ou 15 pilas, se não me engano ), no caso da Mastercard, o Mastercard Black. Referi-me às cores dos cartões: são pretos. Mas no mundo ainda há um acima desses, que não é disponibilizado no Brasil: o Vista Black Carbon, que exige comprovação de renda anual de, salvo engano, pelo menos 1 milhão de dólares. Olhei o Platinum agora. No BB a renda tem que ser em torno de pelo menos 6 paus.

Flávio

hessel

Citação de: r.lessa online 24 Setembro 2010 às 23:47:53
Cartão Crédito.... nem sei o que é isso.

Não tenho nenhum... aqui (USA) o cartão de débito não é do banco mas sim de alguma bandeira (Visa, Mastecard, etc) e só tenho esse de DEBITO... assim só gasto aquilo que tenho disponivel na conta.

No Brasil nunca tive e não pretendo ter cartão de crédito, nem talão de cheque... sou QUADRADO/ ANTIGO como queiram chamar, mas banco para mim é uma instituição NÃO USÁVEL e ponto. Sou do tempo que pagamento vinha no envelope no final do mês... :P

abraço

Olá Rogério:

...agora levei medo...

E para comprar um IWC???  Uma verdinha em cima da outra??? 

Cruz credo... que medão!! Pelo menos aqui no Brasil!!!

Abraços,

Hessel.

;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

rlessa

Citação de: hessel online 25 Setembro 2010 às 10:34:34
Olá Rogério:

...agora levei medo...

E para comprar um IWC???  Uma verdinha em cima da outra??? 

Cruz credo... que medão!! Pelo menos aqui no Brasil!!!

Abraços,

Hessel.

Cartão de débito... ou Paypal que retira direto da conta bancária... ;)

Unico problema de não ter nenhum C. Credito é alugar carro... mas quando o faço é por conta da empresa.

O Cara

Ok Humberto, te admiro também, kkkk.
Flávio, acho que nunca nem vi um cartão black, nem sabia que existiam, achava que os tops eram os platinuns.

E a dúvida sobre as compras internacionais, a conversão U$ x R$, ninguém tem mais nada a opinar?
Um abraço
Fábio

O Cara

Já que ninguém respondeu sobre diferenças em compras internacionais, mas ainda mantendo o assunto CC, alguém dá importância aos benefícios extras que os cartões oferecem?
Já utilizaram?
Funcionam?

Eu tinha um Unibanco VISA (agora é Itaucard e perdeu o benefício) que me dava direito a reboque e mecânico grátis, como meu carro não tinha seguro na época cheguei a utilizar ambos os serviços algumas vezes e sempre fui muito bem atendido, até em outra cidade e até em carro que nem era meu (mesmo sendo passageiro eu poderia usar o benefício pois como passageiro estava sendo prejudicado).

Outro benefício que usei foi pontuação no Clube de Vantagens (não sei se o nome está correto) do AMEX, pequei alguns eletrodomésticos em troca de meus pontos.

Flávio, fiz uma pesquisa sobre os cartões "brequi" e realmente é de impressionar, nem sabia que existiam, olhe isso:

American Express Black Centurion, o cartão de crédito mais exclusivo do mundo
Um abraço
Fábio

flávio

É. Os cartões black costumam ser exclusivos até no formato. O da Visa, por exemplo, não é de plástico, mas fibra de carbono! Não o daqui, o de lá...

No Brasil, porém, como afirmei acima, antigamente os cartões black eram como cabeças de bacalhau. Mas as empresas descobriram que a classe média alta - e não apenas os ricos - era o nicho a ser seguido. Como disse, hoje, é bem mais fácil conseguir um pois, dependendo de como você é como cliente, eles não pedem o tal depósito mínimo em conta que antes exigiam, e que era de quebrar a banca.

Em Brasília não é incomum você encontrar funcionários públicos que nem tem a renda mínima necessária com um cartão black, pois os gerentes acabam os convidando porque são clientes há muito tempo, possuem renda fixa razoável e aplicam tudo no próprio banco.

Eu não vejo diferença alguma entre os serviços dos cartões black e platinum. Já usei serviços de concierge, emissão de certificados de seguro de saúde de viagem, etc, mas o que me faz mesmo gastar no cartão são as milhas que ganho. Se não fosse isso nem usaria cartões. A vantagem do black em relação ao platinum é que ele paga bem mais milhas, e olha que o platinum já paga bem. Mas, também como disse, os cartões tabajara emitidos pelas companhias aéreas também pagam muitas milhas.

No final das contas, os cartões pretos são mais um hype do que vantagem MESMO.

Flávio

Chris Galbraith

Vou tentar responder à pergunta do tópico de acordo com a minha experiencia pessoal (quase que mensal!  :P :-[) comprando relogios pela internet afora e utilizando o paypal 100% do tempo via custeio by cc.

Tenho AMEX e VISA. De pronto, qq compra bancada pelo Visa sai MAIS BARATO na fatura do que no Amex. Quem estiver curioso e possuir ambos os cartões, experimente fazer compras de valor idêntico, utilizando-se de ambos os cartões em ocasiões diferentes, sempre levando em conta o câmbio da época da compra.

VISA - compras no paypal com custeio desta bandeira são convertidas no ato para reais, e já lançadas em reais na fatura, depois de 3 dias. O único acrescimo legal referente à compra é o IOF, cf já dito;

AMEX - a grande sacanagem que eles não te dizem ao seduzirem pra fazer um cartão é que eles têm autorização do Banco Central pra cobrarem uma taxa 'própria' de cambio chamada carinhosamente de "dólar amex". Então, nós temos o dólar comercial, turismo, paralelo e 'amex'. Além do câmbio 'próprio' mais elevado, incidem tb as taxas legais, tais como IOF e 'conveniencia', cf o Broker bem lembrou.

Portanto, na minha concepção, o melhor cartão pra se concentrar gastos em moeda estrangeira é o Visa, por praticar um cambio mais justo.
No need of swiss 2 B a WIS!

Chris Galbraith

E a Amex lança na fatura o gasto em dólares, e depois os converte em reais no dia do fechamento da fatura. Dependendo da diferença do cambio entre o do dia do ato da compra e do dia do fechamento, na fatura seguinte ocorrerá um estorno do excedente (caso contrario seria enriquecimento ilicito) ou um débito extra por conta da variação cambial negativa.
No need of swiss 2 B a WIS!

Cigano

Baita aula á respeito do cartão de credito/  débito!!

Eu tenho 2 cartões já acho muito, um Visa do banco do Brasil serve p/ crédito e débito, cujo o mesmo está bloqueado por falta de uso, coloquei um dinheiro na minha conta e agora não consigo nem com reza brava desbloquear o tal cartão pelo terminal eletrônico por conta dos tais grupo de letras que fazem referência a minha senha, eu esqueci as tais letras, é fod@.

O outro é um Master do instituto Ayrton Senna, já usei várias vezes e sem problemas, e ambos são nacionais!!

Como sou pobre estou muito longe dos cartões Platino, Carbon, Black, Diammond.
Estou mais perto no cartão Urânio do que qualquer um desses top, quem sabe vira uma bomba rsrsrs!!

Abraços,
Cigano!