Menu principal

Relógios de bolso !!!

Iniciado por Wilson, 16 Outubro 2008 às 10:05:04

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Caros amigos

Gostaria de deixar uma visão extremamente pessoal sobre o assunto colecionismo e símbolos ideológicos (sejam eles quais forem...).

Quando uma imagem se torna símbolo de uma ideologia, como a suástica nazista, a estrela amarela do comunismo chinês, a foice e o martelo dos soviéticos, o "Tio Sam" americano, a estrela de 6 pontas Israelense, etc, etc, etc..., deixa de ser apenas uma imagem para se tornar parte da História. Não importando se a sua história na História é boa ou ruim...

Desta forma, na minha concepção de colecionismo, qual seja, a de preservar para a posteridade parte da História, peças que contenham algum destes símbolos são não apenas aceitáveis como altamente desejáveis. E isto não importa em nenhum aceitamento tácito daquilo que representam.

Ou melhor, a sua aceitação sim, pelo que realmente representam: Um pedaço da História!

Pergunto a todos: qual a principal característica cultural daquelas ideologias consideradas perniciosas, como o nazismo (maior exemplo, porém infelizmente, não o único...)?

Justamente o de destruir toda e qualquer referência a outras ideologias contrárias a sua própria! Assim aconteceu no nazi-fascismo, na Revolução Cultural chinesa, na Revolução cubana, e em inúmeras outras...

E mesmo que não falássemos aqui de colecionismo, ainda assim tenho a convicção de que estes objetos devem ser sempre conservados.

Eles sempre nos servirão de lembrança e alerta, para que as atrocidades passadas não voltem a ser cometidas.

Um abraço a todos
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Claro que peças (como bem frisou o Douglas) de época não podem ou devem ser encaradas como "propaganda", em outros contextos e épocas, ou como algo do tipo se expostas em coleções ou museus, por exemplo.

Se não fosse assim, embora isso já tenha ocorrido por obra de "violências históricas" (mudanças no Poder), peças seriam excluídas dos museus e queimadas.
Como, por exemplo, fizeram com os "livros" dos Maias.

O julgamento do que se passou (ou evoluiu) historicamente, é algo para historiadores sérios. Não apaixonados, mesmo que tenham (historicamente) "razão".

Amigos, e em especial amigo Ricardo,
Eu tenho certeza de que a visão da maioria por aqui é esta.

Um grande abraço a todos!

Gravina

Citação de: r.lessa online 09 Abril 2009 às 09:30:06
Citação de: Gravina online 09 Abril 2009 às 07:04:42
Interesses meramente colecionáveis sobre a peça, o que é bem óbvio para aqueles que me conhecem ;)
Abs
Gravina

Gravina, nao tive a menor intencao de ligar voce ou sua peca com o simbolo. Por favor me desculpe se me fiz entender dessa maneira. :-[

Pela mãe do guardaaaaaaaa!!! (essa é velha!!)
não foi assim que entendi!!! .............;)
Creio que o erro foi meu, quando do meu post!..sorry!
Valeu amigo Rogério!

Abs

Gravina

igorschutz

Citação de: paulorocha online 09 Abril 2009 às 10:22:10
Eles sempre nos servirão de lembrança e alerta, para que as atrocidades passadas não voltem a ser cometidas.

Perfeito! Simplesmente perfeito!

Isso é um negócio que sempre digo (sou apaixonado por História, como já contei aqui): o Nazismo, a intolerância, o Holocausto, etc., tudo isso tem de ser relembrado constantemente para que nunca mais ocorra de novo. >:(
Genocídio é uma coisa que sempre aconteceu na história humana (não dizem que foi o Homo Sapiens que exterminou o Neandertal?), mas da forma posta em prática pelos nazistas, como uma verdadeira "indústria da morte" (super eficiente, diga-se), foi algo inédito... :o

Obviamente não é o caso deste relógio, mas as coisas que ocorreram durante a Segunda Guerra não devem, jamais, serem deixadas no passado, serem esquecidas, empurradas para debaixo do tapete... ou seja, virarem apenas parte da História (como os romanos salgando o solo de Cartagena para que nada mais crescesse ali).
Se isto ocorrer, futuramente a Humanidade dará de ombro e isto fatalmente se repetirá... :'(

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Citação de: r.lessa online 08 Abril 2009 às 12:25:11Poderiam ter omitido a suastica....

Símbolo de boa sorte na Índia antiga, Pérsia e Grécia, simbolizando o sol, o relâmpago, o fogo e o fluxo da água. Este símbolo foi usado pelos budistas por mais de dois mil anos para representar a virtude, a bondade e a pureza do "insight" de Buda em relação ao alcance da iluminação.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Gravina

Hamilton (norte americano)..uso militar

Abs

Gravina

Pandolfi

Citação de: igorschutz online 09 Abril 2009 às 10:44:12
Citação de: paulorocha online 09 Abril 2009 às 10:22:10

Perfeito! Simplesmente perfeito!

Isso é um negócio que sempre digo (sou apaixonado por História, como já contei aqui): o Nazismo, a intolerância, o Holocausto, etc., tudo isso tem de ser relembrado constantemente para que nunca mais ocorra de novo. >:(
Genocídio é uma coisa que sempre aconteceu na história humana (não dizem que foi o Homo Sapiens que exterminou o Neandertal?), mas da forma posta em prática pelos nazistas, como uma verdadeira "indústria da morte" (super eficiente, diga-se), foi algo inédito... :o

Obviamente não é o caso deste relógio, mas as coisas que ocorreram durante a Segunda Guerra não devem, jamais, serem deixadas no passado, serem esquecidas, empurradas para debaixo do tapete... ou seja, virarem apenas parte da História (como os romanos salgando o solo de Cartagena para que nada mais crescesse ali).
Se isto ocorrer, futuramente a Humanidade dará de ombro e isto fatalmente se repetirá... :'(

Abraço,

Igor
Amigo Igor, permita-me chamá-lo assim, com certa intimidade.
Você diz ser apaixonado por história, gostaria que você discorresse um pouco sobre a história do novo filme do Andrzej Wajda denominado Katyn, cartaz recente, que trata do massacre na floresta de Katyn.
Grande abraço.
Pandolfi.
OBS: se considerar sua manifestação aqui fora de lugar, é um direito seu.

igorschutz

Amigo Pandolfi, ;)

Realmente sou fascinado por História, mas, infelizmente, não vi o referido filme e também confesso que sobre o 'Massacre de Katyn' não li mais do que algumas breves menções nas revistas de história que assino. História é um assunto muito amplo, e é difícil acompanhar tudo. Então, peço desculpas, mas vou ficar devendo uma análise sobre este triste episódio (para os que não sabem, o Massacre de Katyn foi a execução em massa de mais de 20 mil poloneses indefesos pelas formas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial).

Em matéria de História, minha preferência está na Idade Antiga, especialmente a história militar e a biografia personagens notáveis.
Não é Idade Antiga, mas também gosto muito de Napoleão.

Um forte abraço,

Igor

TempusVivendi

Senhores,

Sei que vou levar chumbo grosso de tudo que é lado.

Está todo mundo considerando a história com seus lados sórdidos.
É massacre para lá é massacre para cá, etc., etc.

Mas senhores os maiores massacres foram provocados pelos cristãos.
Alguém já se deu ao trabalho de ler e refletir sobre a conquista das Américas e também sobre os escravos trazidos da África.

Hoje se fala em guerra bacteriológica, mas os coitadinhos dos cristãos pioneiros nas Américas davam para os índios roupas de mortos doentes de peste e dizimavam tribos inteiras.

Tem um bom livro para ser lido "Enterrem meu coração na curva do rio", não lembro qual o autor.

Vou me blindar.

Paulo

Alberto Ferreira

Salve!

Paulo,
Talvez, alguns tenham lido e refletido,...

O nome do autor é Dee Brown.

Abraços.

Pandolfi

Amigo Igor, desculpe tomar o seu tempo, mas no post eu falei que não era pra assistir o filme e sim discorrer sobre o assunto tratado no mesmo, mas você elegantemente explicou sua posição.
Amigos, acho melhor parar por aqui, pois extrapolei o assunto Relógios de Bolso, apesar de aparecer relógio com Mussolini e Hitler no mostrador.
Amigo Paulo, o autor do livro em questão é Dee Brown, que trata do assunto do índio americano sob a ótica do índio e não do "branco". É o eloqüente e meticuloso relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte.
Ali, aquele cowboy valente cai por terra, heróis retratados em filmes maravilhosos são desmitificados.
Até mais, amigos, porque não sou historiador.
Grande abraço.
Pandolfi

igorschutz

Citação de: TempusVivendi online 09 Abril 2009 às 19:42:33
Alguém já se deu ao trabalho de ler e refletir sobre a conquista das Américas e também sobre os escravos trazidos da África.

Paulo,

Quando comecei a ler sua mensagem achei que você iria falar da Inquisição...

Só me tire uma dúvida: você fala em "cristãos", mas... a "Conquista da América" e a escravidão dos africanos foram em nome da Cristandade ou em nome da Coroa [respectiva de cada país]? Eu aprendi que foi em nome da Coroa...

Se for isso mesmo, estas atrocidades em nome das Coroas, por que você fala em "cristãos"? Só por causa da religião dos tais "conquistadores"? Se for, então o Holocausto também é cristão... é isso?

Abraços,

Igor

P.S.: Por que você diz que vai levar chumbo? Por que você vai se blindar? Nós estamos entre amigos, não? Relaxe...

igorschutz

Pandolfi, meu amigo, que tomar meu tempo que nada... eu adoro falar de História! :D
Desculpe se não entendi direito antes. É que como você falou em discorrer sobre "a história do novo filme", achei que você estava falando especificamente sobre o filme, e não sobre o fato histórico. :-[

Um abração,

Igor

TempusVivendi

Citação de: igorschutz online 09 Abril 2009 às 20:55:34
Citação de: TempusVivendi online 09 Abril 2009 às 19:42:33

Se for isso mesmo, estas atrocidades em nome das Coroas, por que você fala em "cristãos"? Só por causa da religião dos tais "conquistadores"? Se for, então o Holocausto também é cristão... é isso?

Igor,

Primeiro foi lendo um livro sobre a santa inquisição que perdi toda minha fé nos homens e eu tinha sómente 12/13 anos. Imagine isso para uma criança que foi criada com valores cristãos e dentro da igreja maronita (libanesa para quem não sabe).
Hoje eu acredito numa força maior, mas do meu jeito. Pelo meu ponto de vista o meu presente foi definido pelo meu passado e meu futuro será pelo meu presente e passado.

Certa vez eu li na traseira de um caminhão "é muito dificil ser cristão", se todos seguissem o que o rabino pregou o mundo seria diferente.
Históricamente os primeiros cristãos seguiam as diretivas do que havia sido pregado e depois foi totalmente disvirtuado.
Tanto nas Américas como na Africa tudo foi feito em nome das coroas, mas espera aí se a pessoa é cristão não deveria seguir essas ordens.
E uma outra coisa, uma das desculpas para o holocausto foi que os judeus (bois de piranha) mataram Cristo. Digo que os judeus na WWII foram bois de piranha porque na WWI eles serviram no exercito regular alemão.

E vou citar apenas um dos mandamentos para que não houvessem tantas atrocidades - NÃO MATARÁS.

Igor meu amigo, esse é um assunto muito polêmico, vamos voltar ao assunto que são relógios.

Abraço,

Paulo

Gravina

Omegas que não são para todos os bolsos, e isso nada tem de ligação com o preço, é óbvio!

Abs

Gravina

rlessa

:o :o :o :o Gravina, para matar a curiosidade... qto de diametro???

JotaA

Gravina,

Estes são os modelos Goliath?

Foi um Goliath com mostrador preto que você doou para o museu omega, correto?

São fascinantes, a cada modelo que você nos mostra fico cada vez mais admirado.

Parabéns

Gravina

Citação de: r.lessa online 10 Abril 2009 às 08:27:13

:o :o :o :o Gravina, para matar a curiosidade... qto de diametro???

Oi Lessa,

Tudo bem?

Aproximadamente 135 mm....................o paquímetro não deu conta ;D

Abs

Gravina

Gravina

Citação de: JotaA online 10 Abril 2009 às 08:34:35
Gravina,

Estes são os modelos Goliath?

Foi um Goliath com mostrador preto que você doou para o museu omega, correto?

São fascinantes, a cada modelo que você nos mostra fico cada vez mais admirado.

Parabéns

Olá Wadley,

Tudo beleza!

Negativo, o modelo denominado de Goliath são os dois da direita......com aproximadamente 80 mm de diâmetro, e também com corda para 8 dias...calibre 27 8DL, ou 30 8 DL

Abs

Gravina

rlessa

Citação de: Gravina online 10 Abril 2009 às 09:13:55
Oi Lessa,

Tudo bem?
Aproximadamente 135 mm....................o paquímetro não deu conta ;D
Abs
Gravina

Beleza Gravina....

Ave Maria!!!!!!  nem vou perguntar peso... ;D ;D ;D