Menu principal

Relógios de bolso !!!

Iniciado por Wilson, 16 Outubro 2008 às 10:05:04

tópico anterior - próximo tópico

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Outubro 2011 às 21:21:02
Salve!

Realmente, aquele arranjo de pontes, etc, era (ou foi) bem "típico" do final do século retrasado, não?

;)É isso aí, Alberto!

Veja este típico moviento V&C daqueles tempos.........o movimento que está no Tissot, além de algumas diferenças, tem uma ponte a mais para a roda de escape.

Considero-me um zero à esquerda no que diz respeito aos relógios de bolso, apenas aprecio-os :-* :-*.....não sei dizer exatamente qual seria o fabricante deste Tissot, mas se pesquisarmos, certamente chegaremos a algum lugar.
Deixo, portanto, a palavra aos peritos neste tipo de relógio.

Abraços

Gravina

shun

Eu juro que já vi um movimento idêntido a esse em outro relógio.. Não conhecia a marca, provavelmente o mesmo ébauche deste, do Thomas..!

Coisa fina!

Abraços

flávio

Esse ebauche é clássico, mas também não sei quem o fabricava. Temos 3 mistérios (pelo menos eu tenho) a resolver:

- Que diabos é isso de Tissot Geneve? Também nunca soube da Tissot fazendo coisas em Genebra;
- Qual o fabricante desses ebauches que todas as fábricas usavam na época?
- Qual a vantagem prática de rodas com dentes de "lobo" ao invés dos epicicloidais?

Flávio

Gravina

Citação de: flavio online 09 Outubro 2011 às 23:30:20

- Que diabos é isso de Tissot Geneve? Também nunca soube da Tissot fazendo coisas em Genebra;

Mistério (Dona Milu http://www.youtube.com/watch?v=uSDEwbNQCNk)

E este então :o.........deve ter sido fabricado em algum lugar entre Le Locle e Genebra. ::)

Abs

Gravina

Adriano

Mestre, esse era feito dentro de um vagão de tre que ficava de lá pra cá...

Abraços!

Adriano

Wilson

Vejam esse aqui, Paul Ditishein - Solvil

é muito parecido,

* esse aqui guardo com muito cuidado e carinho, pois me foi presenteado
por um grande amigo !

Alberto, assim que tiver uma folga aqui, quero marcar com a turma pra gente tomar
aquele cafézinho no Masp,

abraços,

wilson

Wilson

Aqui outro modelo mais antigo que encontrei na net,
já tinha as rodas com "dentes de lobo"

abraços,

wilson

Adriano

Não querendo fugir do assunto, mas minha última aquisição! Comentei lá no outro tópico, que o que me levou à compra desse relógio foi justamente um que vi com o amigo Wilson, anos atrás!

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

É isso aí, meus amigos!  8)

Wilson,
Eu também lembrei dele...
E o cafezinho vai pintar, sim, qualquer hora dessas...

Seja aqui, lá, ou acolá...
Mas que vai, vai!   ;)

Um abração a todos!
Alberto

Paulistano

Mestre Adriano
pode nos contar a história deste relógio, e o motivo de seu interesse por ele?
é algum valor histórico?
abraços e parabéns pelo relógio.

Adriano

Replico minha postagem do outro tópico:

"Bem, relógios de bolso não são minha praia (hoje... amanhã, nunca se sabe...), mas sempre achei muito bonitos esses ingleses com números romanos bem "bold". Me lembro que o primeiros que vi assim foi nas mãos do amigo Wilson, lá no MASP, em um encontro, quando ele ainda vivia em Aruba! Desde então esse tipo de relógio nunca me saiu da cabeça.

Comprei primariamente pelo visual mesmo. Mas depois descobri que esse tipo de relógio doi fornecido oficialmente para as forças armadas britânica na Primeira Guerra Mundial. Tem uma numeração no mostrador, na lateral da caixa e na tampa do fundo. A caixa é feita de níquel e o aro do vidro e a tampa do fundo são rosqueados, o que faz dele bem protegido contra poeira. Bem inteligente para um suposto "field watch".

Vai precisar de uma reforminha, a máquina precisa de corda e talvez um eixo de balanço, mas dá-se um jeito!"

Agora, aqui me recordando, essa história que eu contei acima, de que eu vi um relógio de bolso assim como esse que comprei, foi justamente na tal ocasião mencionada pelo Wilson e a história do Paul Ditisheim.  :D

Abraços!

Adriano

Paulistano

obrigado Mestre Adriano. bela história.
abraços.

Gravina

Citação de: Adriano online 10 Outubro 2011 às 16:22:23

.................... A caixa é feita de níquel e o aro do vidro e a tampa do fundo são rosqueados, o que faz dele bem protegido contra poeira. Bem inteligente para um suposto "field watch".

Oi Adriano,

Gostei muito desta sua aquisição, parabéns!
Ver este "sistema' de caixa, aro do vidro, e tampa do fundo rosqueados num Lorde Inglês ;D, não causa espanto.
Incomum é ver este sistema num plebeu suíço ;)............é aquela história que os chineses de hoje são como os suíços de ontem. ;D

Veja este Roskopf........o mesmo sistema, e até o vidrão imponente

Mesmo com este mostrador com reparo às 7 hs, comprei-o pela curiosidade da caixa..............há anos, é claro..........já vi coisas mais curiosas depois disso ;D ;)

Abs

Gravina

thomas.bnu

Belo Roskopf Gravina, bastante curioso e raro mesmo!
Deve ser Muito antigo, os Ponteiros estilo da Breguet eram usados nos primeiros modelos, como no meu exemplar (da primeira geração) de 1869
Segundo a historia ninguém queria vender ebauches ao velho Roskopf para que não ameaçasse a produção cara e artesanal dos relógios da época, então o Velho Breguet rsrs fez o pedido por ele, dando um impulso por simpatia com o projeto (deixando usar esse modelo de ponteiros como sinal de apreciação, seria como poder usar um cavalo da Ferrari
no nanocar Indiano rsrs...resultado: sucesso da Idéia)
Um trabalhador manual da época poderia então comprar um Roskopf por 2 semanas de salário! Isso em 1869! No Brasil mal caminhos nesse sentido ainda rsrs
Fato é que a Porcelana dos Roskopfs Antigos eram mais facilmente quebradas, dificil um exemplar tão antigo totalmente íntegro no mostrador.
Esse exemplar parece um ferroviário!
Parabéns =)

igorschutz

Citação de: thomas.bnu online 10 Outubro 2011 às 19:41:57
Segundo a historia ninguém queria vender ebauches ao velho Roskopf para que não ameaçasse a produção cara e artesanal dos relógios da época, então o Velho Breguet rsrs fez o pedido por ele, dando um impulso por simpatia com o projeto (deixando usar esse modelo de ponteiros como sinal de apreciação, seria como poder usar um cavalo da Ferrari no nanocar Indiano rsrs...resultado: sucesso da Idéia)

A estória é muito bonita, mas completamente inverídica.
Para começar, Breguet e Roskopf sequer eram contemporâneos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Segundo a historia ninguém queria vender ebauches ao velho Roskopf para que não ameaçasse a produção cara e artesanal dos relógios da época, então o Velho Breguet rsrs fez o pedido por ele, dando um impulso por simpatia com o projeto (deixando usar esse modelo de ponteiros como sinal de apreciação, seria como poder usar um cavalo da Ferrari
no nanocar Indiano rsrs...resultado: sucesso da Idéia)
Um trabalhador manual da época poderia então comprar um Roskopf por 2 semanas de salário! Isso em 1869! No Brasil mal caminhos nesse sentido ainda rsrs
Fato é que a Porcelana dos Roskopfs Antigos eram mais facilmente quebradas, dificil um exemplar tão antigo totalmente íntegro no mostrador.

Parabéns =)

Legal, Thomas :D.......interessante.........muito obrigado por compartilhar esta curiosidade que abrange o "sistema" Roskopf.
Sabe.....lá na década de 1970, os técnicos relojoeiros, aqui no Brasil, ao verem um "pin lever watch", diziam que era uma máquina "sistema"
Cazzo!!!...por que "sistema"?...............e completavam.......pois é do tipo que é usada nos Roskopf's.................Não vamos esquecer que a língua inglesa não era tão acessível naqueles anos, muito menos para alguns relojoeiros pátrios.......diria: Maioria

Abração

Gravina

Ps. Não sei dizer se é ferroviário

Gravina

Postamos juntos... ;D

Na verdade o Igor tem toda a  razão, mas ainda continua ser legal :-* :-*

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 10 Outubro 2011 às 22:17:19
...
...o "sistema" Roskopf.
Sabe.....lá na década de 1970, os técnicos relojoeiros, aqui no Brasil, ao verem um "pin lever watch", diziam que era uma máquina "sistema"
Cazzo!!!...por que "sistema"?...............e completavam.......pois é do tipo que é usada nos Roskopf's.................Não vamos esquecer que a língua inglesa não era tão acessível naqueles anos, muito menos para alguns relojoeiros pátrios.......diria: Maioria

...

Salve!

Pois é...
"Lendas" e mal-entendidos...
Muito tempo atrás, quando eu comecei a me interessar um pouco mais por relógios, eu ouvia...
Sistema Roskopf Patente...
...ou algo assim.

Engenheiro que sou, eu passei a crer que a coisa teria algo a ver com o chamado "metal patente", uma liga muito usada na confecção de mancais, dado o seu baixo coeficiente de atrito...

Eu pensava que tinha a ver com o uso desta liga nas platinas ou nos "chatons" usados no projeto dos "roskopf´s".
::)  ;)

Abraços a todos,
Alberto

Wilson

Estou repetindo aqui a postagem que fiz no outro tópico,

Adriano,

ainda tenho eles aqui...

abraços,

wilson

thomas.bnu

Citação de: igorschutz online 10 Outubro 2011 às 22:17:15
Segundo a historia ninguém queria vender ebauches ao velho Roskopf para que não ameaçasse a produção cara e artesanal dos relógios da época, então o Velho Breguet rsrs fez o pedido por ele, dando um impulso por simpatia com o projeto (deixando usar esse modelo de ponteiros como sinal de apreciação, seria como poder usar um cavalo da Ferrari no nanocar Indiano rsrs...resultado: sucesso da Idéia)

A estória é muito bonita, mas completamente inverídica.
Para começar, Breguet e Roskopf sequer eram contemporâneos.

Uma História que me contaram õ.o
Vou ver melhor isso!

Edit:
Aqui há alguma coisa:
http://www.abracore.org.br/tempusfugit.htm

Pelo o que aprece a participação da Casa Breguet nessa historia foi crucial quando por sua Influencia o Roskopf conseguiu participar das exposições, quando ganhou uma condecoração e passou a ter pedidos popularizando seu sistema!
Mas realmente quanto à economia e acessibilidade deste relógio na época isso foi fato.
Ele foi um idealista.