Menu principal

Espaço de vendas - nova regra !

Iniciado por Bruno Recchia, 31 Janeiro 2009 às 10:35:19

tópico anterior - próximo tópico

guilherme1983

Pois é, de se registrar, inicialmente, a solidariedade àqueles que foram lesados e a torcida para que tudo se resolva.

Como frequentador razoavelmente antigo do forum, mas de registro recente, e mais recente ainda permissão de visualização da área de vendas, o que percebi é uma impressão de maior segurança aos compradores de relógios, quando em comparação com os sites de vendas "públicos", de todos conhecidos.

Por aqui, a impressão que se tem é de que um usuário leigo, em cujo conceito me incluo, dificilmente seria ludibriado com a compra de uma falsificaçao (réplica, ou coisa que o valha), porque existe um corpo de grandes conhecedores que, se visse uma falsificação ser anunciada, imediatamente a retiraria do tópico. Obviamente isso não implica qualquer responsabilidade aos moderadores, administradores e etc., na hipótese de uma réplica vir a ser vendida. Mas é mais improvável que isso aconteça, o que conduz a uma maior segurança a quem compra.

Por outro lado, para os vendedores, a situação é diferente, porque, uma vez que são fiáveis naquilo a que se estão se propondo a fazer (vender), e não profissionais do ramo, acabam esperando essa mesma confiabilidade dos compradores, e, por confiarem, por vezes parecem deixar de se cercar dos cuidados que teriam se estivessem vendendo para alguém, tão desconhecido quanto, no mercado livre, por exemplo.

No final tudo acaba sendo um grande aprendizado. Mas não concordaria, se me fosse dado opinar, com a extinção da área restrita de vendas. Não que eu fosse comprar por lá, mas, sem dúvida, isso jamais eliminaria os espertos e, por outro lado, deixaria de existir um lugar em que alguma fiscalização, notadamente quanto ao comércio de falsificações, certamente existe, ainda que, vale a pena registrar mais uma vez, isso não induza qualquer responsabilidade a qualquer dos fiscalizadores (moderadores, administradores, enfim...).

Desejo que tudo se resolva.

Abraços!

Guilherme.

Adriano

Não há dúvida que a extinção da área não resolve os problemas do mundo, nem há dúvida de que os moderadores não têm responsabilidade sobre os negócios, mas quando acontecem problemas, a dor de cabeça é dos moderadores, que são voluntários e fazem isso por hobby. Tentando moderar o impossível e tentando responder e estar disponível a todos, tentando evitar que mais pessoas se envolvam (para seu próprio bem), e ainda assim, recebendo pauladas na cabeça e chute no saco.

A área de vendas foi longamente discutida antes de ser implementada, e decidiu-se, pela maioria, por implantá-la como benefício a todos os usuários. Para uns, uma simples conveniência, para outros, um lugar perfeito para negociar sem gastar um tostão com taxas, comissões, e ainda ter um público extremamente direcionado, ou seja, um "sonho" para seus negócios. Sabíamos que estaria sujeito à isso.

Mas a partir do momento que esse benefício se torna uma dor de cabeça e um estorvo para a moderação, fica mais difícil não pensar na extinção da área.

Abraços!

Adriano

henriquepuccini

Creio que sempre terá maldade e gente sem escrúpulos, cabe ao interessado avaliar e saber quando e como investir. Parabéns ao pessoal pela busca de um sistema bacana e honesto.

jfestrelabr

Não concordaria com o fim da área de vendas, acho que ela já se mostrou bem tranquila, não é nenhum ML ou site do gênero, é até bem discreta e sem grades novidades e foi como o Adriano falou, é uma área onde vc sabe o que esta comprando e de quem (na maioria das vezes), esse tipo de problema acontece em qualquer site onde existe algum tipo de relação comercial, infelizmente não é um problema exclusivo do Brasil, a falta de solução por aqui (Brasil) é mais comum, mais isso ocorre em qualquer lugar do mundo, esses dias mesmo vi um User do TRF ser lesado em um PP, e praticamente todo o grupo se mobilizou para ajuda-lo, o problema aqui no Brasil é que mesmo com a mobilização em maciça do nosso pessoal a Justiça e lenta e a Policia ineficaz então sempre acaba ficando por isso mesmo, mas acho que a nossa área de vendas deve continuar sem que as suas regras sejam alteradas.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Mcjesuss

E difícil contra argumentar o ponto de vista do Adriano!

Imagina os caras já tem os seus abacaxis próprios, e pra completar ainda ter dor de cabeça naquilo que era pra ser diversão. É phoda mesmo!

Alberto Ferreira

Amigos,...

Eu já disse isso, em off, para os colegas da Equipe de Moderação, mas não custa repetir o ponto aqui...
E o que eu disse algo foi mais ou menos assim...

Quote...
...
Suponhamos esta situação...
Alguém anuncia um relógio lá no MC (Mundo Cão), e com um detalhe, faz justamente isso para evitar "envolvimentos" pessoais aqui no FRM...

Aí, alguém se interessa e lhe propõe...
"Oi! Eu sou o "Manezinho Gente Boa", aquele membro (ilibado) lá do FRM, vamos fechar?
O anunciante, pensando estar mesmo falando com um "filho" da família "Gente Boa", topa...  E...
Depois descobre que aquele "filho" era de outra mãe...
...
Unquote

Ou seja, ninguém está de fato isento de riscos, pois alguém daqui (bem conhecido,  respeitado, etc) pode ser facilmente identificado e abordado mesmo lá nos ML´s,...
...por alguém que ele julga (ou é induzido a crer) conhecer e confiar daqui...

Portanto, meus caros, só há mesmo uma saída.
Que cada um de nós, seja aqui, lá ou acolá, tome os seus devidos cuidados.

Este é o ponto.

Alberto

PS:
Obviamente, esta minha opinião é pessoal e não é especificamente uma manifestação enquanto membro da Equipe de Moderação.
Que isto fique bem claro.

jfestrelabr

"Ou seja, ninguém está de fato isento de riscos, pois alguém daqui (bem conhecido,  respeitado, etc) pode ser facilmente identificado e abordado mesmo lá nos ML´s,...
...por alguém que ele julga (ou é induzido a crer) conhecer e confiar daqui...

Portanto, meus caros, só há mesmo uma saída.
Que cada um de nós, seja aqui, lá ou acolá, tome os seus devidos cuidados.

Este é o ponto.

Alberto"

Sem mais
Rolex ou Rolex.

Dorotheo

A separação do joio do trigo é difícil.
Estabelecer se a atitude é banditismo ou resultado de uma doença compulsiva, mais ainda.
O certo é que estamos em um ambiente que pode ser visualizado pelo mundo, e tenham certeza o mundo está de olho em nós.
Hoje fui questionado por um vendedor, que não faz parte de nossa comunidade, sobre o ocorrido, isso quando negociava um Breitling superocean heritage...São os resultados de uma podridão no meio dos bons.
Já na possibilidade de fechamento da área destinada a anúncios,  respeitando totalmente e irrestritamente qualquer decisão da equipe de moderadores,  vejo que muitos dos exemplares objetos do inadimplemento,  nem sequer foram anunciados por aqui, assim, a única ligação com o FRM não seria o espaço dos anúncios,  mas sim o próprio conhecimento mútuo proporcionado pela convivência.
Sinto muito pelo ocorrido.
Contem sempre comigo.
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Rafael_DF

Pessoal, já estou cadastrado aqui no fórum desde o início do ano passado, salvo engano. Já sou membro confirmado.
Como faço para visualizar o Fórum de vendas?

R.H.P

Citação de: Rafael_DF online 07 Janeiro 2014 às 15:07:18
Pessoal, já estou cadastrado aqui no fórum desde o início do ano passado, salvo engano. Já sou membro confirmado.

Acredito que após 50 postagens vc tenha acesso

Abs

guilherme1983

Citação de: Dorotheo online 07 Janeiro 2014 às 14:22:08
(...)
Estabelecer se a atitude é banditismo ou resultado de uma doença compulsiva, mais ainda.
(...)

Esse é um dos pontos mais relevantes, sobretudo para perscrutar o que se espera quanto ao futuro. A separação da má-fé da compulsão nos ajudaria, a mim parece, a identificar do que se está tratando, e, a partir daí, prospectar o que nos espera na sequência, ainda que, em sendo tudo um grande aprendizado, cercar-se de cautelas na hora de fazer qualquer negócio parece hoje uma necessidade.

Abraços!

Guilherme.

Alberto Ferreira

Citação de: Rafael_DF online 07 Janeiro 2014 às 15:07:18

Rafael, e outros que possam ter a mesma dúvida...

Por favor, simplesmente aguarde e participe normalmente.
Quando o tal acesso lhe for possível, o espaço aparecerá como uma opção para você. E isto ocorrerá automaticamente.

Nós decidimos não divulgar o número de postagens necessárias porque julgamos que o acesso tenha que advir de algo "natural", de uma participação normal.
Ser membro confirmado não é mais o critério, isto já mudou, há tempos.

Abraços.
Alberto Ferreira - Equipe de Moderação

GuilhermeLago

Tenho acesso, mas não consigo postar... pato novo tem que nadar no raso :(
kkkkkkkkkkk

Dorotheo

Citação de: guilherme1983 online 07 Janeiro 2014 às 15:17:50
Citação de: Dorotheo online 07 Janeiro 2014 às 14:22:08
(...)
(...)

Esse é um dos pontos mais relevantes, sobretudo para perscrutar o que se espera quanto ao futuro. A separação da má-fé da compulsão nos ajudaria, a mim parece, a identificar do que se está tratando, e, a partir daí, prospectar o que nos espera na sequência, ainda que, em sendo tudo um grande aprendizado, cercar-se de cautelas na hora de fazer qualquer negócio parece hoje uma necessidade.

Abraços!

Guilherme.
Exatamente.
Você entendeu bem o que quis dizer.
Até mesmo resultado de uma rasteira da vida.
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Marcos David

Já realizei duas negociações através da ára de vendas.

Na primeira compra, depositei o dinheiro mas o relógio veio com um pequeno e quase imperceptível defeito de funcionamento, que o vendedor deve ter passado batido e nem percebeu. O mesmo me devolveu a quantia integralmente, como eu mesmo o faria.

Na segunda compra depositei em conta novamente e rapidinho recebi o relógio, mais novo do que eu esperava.

Logo, até agora, não tenho do que reclamar. Claro que antes de comprar percebi que os vendedores tinham uma ligação com membros ativos do fórum e moderadores, mas isso não quer dizer que eu tenha que contactar estes mesmos membros se ocorresse um problema.

Abraços.
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

Carbonieri

Dorotheo disse tudo e, se eu puder opinar diria: "DEIXAAA O ESPAÇO DE VENDAAA PESSOAL" nem é tanto pra comprar mas eu acho muito legal ver as peças que são ofertadas e ter uma noção dos valores pedidos, faz parte do fórum, parece que se tirarem essa parte vai faltar uma perna.....abração a todos.  8)
sic transit gloria mundi

jfestrelabr

Os novos usuários podem ter um grave desapontamento com o nosso espaço de vendas, é tão tranquilo e com pouco movimento, jaja voces vão ver hehehe, o FRM não visa o comercio, visa e muito a troca de conhecimento.
Rolex ou Rolex.

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Como eu sempre digo,...
Não é uma disneylândia com entrada, coca-cola, cafuné e pipoca grátis...

E nem tampouco uma bolsa com miríades de "ações" sendo ofertadas todos os dias...
Por diletantes vendedores e compradores...

Quem achar que é, vai se decepcionar.
;)

Digamos que esta é a "regra"...
O "normal", a "real"...

O resto,...    ...bem... ::)  ... o resto...
...O resto é exceção.
;D

Alberto

Dicbetts

Venho acompanhando esta discussão e, diante de tudo aquilo que li, direi o que penso:

1) a moderação ou o próprio FRM nada têm a ver com canos, trambiques, malandragens e espertezas de uns poucos - que, para mim, são exceções que confirmam uma regra que percebo aqui: as pessoas sérias são imensa maioria;

2) acabar com o espaço de trocas seria tirar o sofá da sala. O espertalhão vai atacar noutro canto - se é que já não vinha atacando, mas, por "vacilar na área", foi identificado e devidamente alijado. Assim, veio se aninhar entre nós;

3) sou visceralmente a favor da identificação do malandro. Como quase todos aqui se apresentam com apelidos, não enxergo problema legal em aponta-lo (registro que não sou advogado, não tenho qualquer conexão com o Judiciário e, sobre leis, conheço o básico do básico). Mesmo porque este cidadão jamais abrirá uma queixa, sendo ele objeto de uma acusação de estelionato;

4) ficaria muito chateado se, por inadvertência, caísse na rede deste malandrão. Botei uma peças para vender naquele espaço, mas não fui procurado. E se fosse? Como saber se a mesma pessoa não passou outros para trás, e aqui mesmo? Daí que nada tenho contra a identificação do malandro. Antes ao contrário;

5) se compulsão ou falta de caráter, a mim pouco importa. O problema é que não se consegue distinguir uma coisa da outra. E ainda se corre o risco de cair numa incômoda "coitadização" do bandido - que muitas vezes trabalha para se passar por um "pobre infeliz";

6) o ovo podre contaminou a caixa. Quantos se sentirão seguros para fazer negócios com caras como eu, que sou cristão-novo no FRM? A turma mais antiga desfruta quase que um atestado natural de idoneidade, sobretudo porque muitos têm um histórico de negócios - e creio que em grande parte bem sucedidos. A dúvida fica para quem entra agora;

7) o contrário também ocorre: como confiar num membro recém-chegado que, estimulado pelas discussões aqui, coloca uma peça para vender que seja do meu interesse? Será que o cara entrega? Será que é aquilo mesmo que foi anunciado? Enfim...

É minha posição. E, claro, podem discordar à vontade daquilo que penso.

Finalmente, deixo um abraço aos decentes, aos honestos e respeitosos, que vêm até aqui ensinar, aprender, debater, concordar, contestar... - numa expressão, compartilhar conhecimento.

Dic

Alberto Ferreira

Citação de: Carbonieri online 07 Janeiro 2014 às 17:28:52
...ver as peças que são ofertadas e ter uma noção dos valores pedidos, faz parte do fórum, parece que se tirarem essa parte vai faltar uma perna.....abração a todos.  8)

Sim,...
Mas sempre visto assim, como dito, até porque, na minha modesta opinião, os preços na verdade nem servem muito como "referência" (de mercado), não.

...
Se é pedido um valor, digamos, mais "de mercado", ou não vende, ou muito custa a vender.
E o "povo" é exigente, claro!  ;)

Aqueles negócios "de amigos", até que vendem rápido, mas sempre por preços que não servem de muita referência, não.
Só a referência da amizade.  ;)
Talvez a verdadeira "razão" da existência (ou permanencia) do espaço.
8)

Alberto