Menu principal

Konstantin Chaykin

Iniciado por Cigano, 30 Junho 2011 às 03:22:10

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Pessoal, de rolê pela net na madruga me deparei com algumas dessas peçasa baixo, e fui atrás!!
Achei muito legal, não li tudo o site ainda!!

Veja mais no Site Oficial
Artigo no The Purists

Vi que tem peças de tiragem limitadissímas!!
Abraços,
Cigano!

Bruno Mendonça

Legal Cigano,

mas quais são os idiomas/línguas destas peças?

Abraço
Bruno Mendonça

mmmcosta

Marcelo

flávio

Fiquei sabendo sobre esse russo há uns dois dias, também não o conhecia! Achei muito bacana! Os reguladores dos relógios dele não parecem os Zenith antigos? Muito legal, clássico.

Flávio

Cigano

Citação de: flavio online 30 Junho 2011 às 09:56:22
Fiquei sabendo sobre esse russo há uns dois dias, também não o conhecia! Achei muito bacana! Os reguladores dos relógios dele não parecem os Zenith antigos? Muito legal, clássico.

Flávio

Descobri ontem nas fuçadas na internet durante a madruga... são peças lindas e únicas, e para poucos. :'(

Caro Flávio, você sabe que sou leigo em muitos asuntos horológicos, então minha dúvida é a seguinte...

Você poderia explicar mais tecnicamente as diferencas e vantagens dos movimentos Regulateur para um movimento comum (não regulador) ??

Agradeço desde já!! 8)
Abraços,
Cigano!

flávio

Está falando do nome que o cara aí dá para seus movimentos ou para os movimentos com mostrador estilo "regulador", onde cada função é separada? Se for quanto aos movimentos com estilo regulador, não há diferença alguma para os normais, são até mais simples, pois todos os ponteiros são diretamente fixados nas pontas dos pivôs das respectivas rodas.
O termo e o design surgiu com os reguladores (relógios de pêndulo de precisão) astronômicos, que eram usados para determinação de tempo de trânsito de astros e "hora legal". Nas observações, o astrônomo normalmente ficava com "um olho no telescópio e outro no regulador" (não era bem assim, mas aí vou entrar numa discussão loooooooonga...Inicialmente, era por ouvido - ouvindo-se a batida -, depois, sinais elétricos). No mostrador normal, poderia ocorrer de um ponteiro tampar a visão do outro e atrapalhar a correta leitura das horas. Os ingleses, então, começaram com isso. Todo regulador astronômico inglês a partir do século 18 (quase todos, diria 90%) possuíam tal conformação.
Essa é a explicação técnica. Agora, se o russo dá o nome de regulador aos seus relógios de pulso, é apenas um nome, até mesmo porque relógios de pulso não eram usados como reguladores. Na verdade, em "homenagem" a tal conformação de mostradores, fábricas começaram a lançar os relógios de pulso dito "reguladores", mas que não tem nada demais, só o mostrador mesmo. Se não me falha a memória, a primeira fábrica que lançou algo com sucesso assim no mercado foi a Chronoswiss. Continua sendo o carro chefe deles até hoje. De regulador (termo técnico), porém, eles não tem nada, só a inspiração estética.

Flávio

HumbertoReis

Sim, esse cara é bom.

Em outubro de 2009 ele foi alvo de um de nossos desafios (link aqui). Lá, perguntava-se o nome de um dos candidatos à AHCI.

Cigano

Muito obrigado caro Flávio, pois você explicou além das minhas duvidas....
Vleu pela aula!! 8) 8)

Caro Humberto....sumido homi!!!
Bom vê-o por aqui!!
Abraços,
Cigano!

melao

Caro Flavio,voce tem conhecimento se hoje em dia alguem iainda fabrica esses reguladores de verdade.Gostaria de ver um.Deve ser um absurdo de legal.Abraços.

flávio

Sim. Já foi discutido aqui:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=3813.0

Se não estou enganado, a Sattler é a única que ainda fabrica "em série" (esse em série deve ser entendido como numa série, mas são poucos...Bem poucos...) reguladores "da pesada", como os antigos: pêndulo em Invar, escapamento Graham com palhetas em rubis, compesação barométrica, rolamentos, etc.

E o pior é que o kit deles para montar não é tão caro! Vi um montado na Bayer de Zurique que, diga-se, estava montado errado: o ponteiro estava caindo fora da marcação de segundos.

Mas comentei com o Igor na época que lá estivemos: se esse troço não desse trabalho para levar para o Brasil e eu tivesse certeza que não pagaria imposto, compraria na hora. Mas a caixa do troço possuía cerca de um metro e meio de comprimento, sem chance.

Os já montados por eles possuem preços astronômicos e melhor acabamento. Mas a título de curiosidade, esses troços nunca foram comuns, mas raros mesmo, e custavam CARO, MAS MUUUUUUUUUUUUUUUITO CARO! Normalmente, cada país possuía uma série de reguladores astronômicos para definição de hora certa e cálculos, e que funcionavam seguidamente por um século até se aposentarem, de tão caros.

Na época que discutimos relógios astronômicos aqui, o Igor também, se não me falha a memória, descobriu que o Observatório do Rio tivera, por algumas décadas, dois relógios Syncronome para defninição da hora legal do país. Dois para o país inteiro! Não fabricaram tantos...Uns 60 no mundo...Fato é que, com a nossa mentalidade PAU NO TOBA de não conservar nada, sobraram, segundo fotos existentes no site do Observatório, apenas os invólucros metálicos à vácuo dos relógios.

Coisa muito diferente da Suíça onde, diga-se de passagem, vi dois em perfeito estado de funcionamento. Vi um também em Praga, mas parado, embora completo (acho).

Flávio

igorschutz

Fabricaram 100 Shortt-Synchronome.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

melao

Muito obrigado pela resposta.Vi eles agora no site do fabricante.Se por fotos ja sao um sonho,imagina ver de perto.Da mesmo vontade de trazer um embaixo do braço.