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Coroa de Rosca: Lubrificação (sim ou não)

Iniciado por João de Deus, 09 Julho 2011 às 19:05:35

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João de Deus

Comprei um cronógrafo GP Ferrari usado.
Observando com uma lupa a região onde a coroa é rosqueada, verifiquei que havia sujeira. Não sei se era algum tipo de óleo, ou sujeira mesmo.
De qualquer forma efetuei a limpeza com um palito de dentes com algodão humidecido em sabão neutro.
Agora ficou a dúvida: devo fazer algum tipo de lubrificação nesta região ou apenas deixar limpo.
Abs

João
João

Sergiaum

"jão", nao sei responder a sua pergunta...

mas vou aproveita-la e tirar uma outra q eu tenho: tem problema (entrar água, p.ex.) puxar a coroa e lavar o relogio com ela puxada (exatamente pra limpar melhor ela e a rosca dela e aquela parte da caixa do relogio onde a coroa fica enconstada)?

abs.

Bruno Mendonça

Amigos,

Acho todos estes procedimentos no mínimo imprudentes.
Mas vou deixar para os colegas mais capacitados a posição e as observações finais.

Abraços
Bruno Mendonça

João de Deus

Citação de: Sergiaum online 09 Julho 2011 às 20:30:53
"jão", nao sei responder a sua pergunta...

mas vou aproveita-la e tirar uma outra q eu tenho: tem problema (entrar água, p.ex.) puxar a coroa e lavar o relogio com ela puxada (exatamente pra limpar melhor ela e a rosca dela e aquela parte da caixa do relogio onde a coroa fica enconstada)?

abs.

Acredito que na torneira, sendo o relógio à prova d´agua, não haverá problemas.
Eu rosqueei um pouco a coroa do meu relógio (deixando um espaço entre a caixa), justamente para poder lavar em baixo da torneira, e não entrou agua.
Abs

João
João

Guilherme

Olá colegas.

Se o relógio é á prova de água (50, 100m ou 200m), não há problema em lavá-lo com a corôa desrosqueada até porque há muitos relógios à prova d'água 50m ou 100m sem corôa rosqueada. O problema está na manutenção desses relógios. Se as vedações estiverem ressecadas corre-se o risco de entrar água.

Abraço,
Guilherme.

melao

Citação de: Guilherme online 09 Julho 2011 às 22:54:29
Olá colegas.

Se o relógio é á prova de água (50, 100m ou 200m), não há problema em lavá-lo com a corôa desrosqueada até porque há muitos relógios à prova d'água 50m ou 100m sem corôa rosqueada. O problema está na manutenção desses relógios. Se as vedações estiverem ressecadas corre-se o risco de entrar água.

Abraço,
Guilherme.

Caracas Guilherme,tu tá sumido.Apareça mais.Abraçao.

Sergiaum

Citação de: Guilherme online 09 Julho 2011 às 22:54:29Olá colegas.

Se o relógio é á prova de água (50, 100m ou 200m), não há problema em lavá-lo com a corôa desrosqueada até porque há muitos relógios à prova d'água 50m ou 100m sem corôa rosqueada. O problema está na manutenção desses relógios. Se as vedações estiverem ressecadas corre-se o risco de entrar água.

Abraço,
Guilherme.

fala guilherme... td certo?

por causa desse seu seiko (o do avatar), q iniciou um topico do outro forum, q eu tornei "usável" um seiko q tinha parado aki em casa... a luz q vc me deu foi a pulseira... tenho até hj a foto desse seu salva aki no pc... :D

vlw pela resposta!

abs.

João de Deus

Mas e ai pessoal... depois de efetuada a limpeza da coroa e da rosca deve-se efetuar a Lubrificação da Rosca ou da Coroa.
Abs

João
João

Guilherme

Citação de: João de Deus online 10 Julho 2011 às 11:20:58
Mas e ai pessoal... depois de efetuada a limpeza da coroa e da rosca deve-se efetuar a Lubrificação da Rosca ou da Coroa.
Abs

João

Olá João.

Acho que não é necessário.

Abraço,
Guilherme.

João de Deus

Citação de: Guilherme online 10 Julho 2011 às 11:28:27
Citação de: João de Deus online 10 Julho 2011 às 11:20:58
Mas e ai pessoal... depois de efetuada a limpeza da coroa e da rosca deve-se efetuar a Lubrificação da Rosca ou da Coroa.
Abs

João

Olá João.

Acho que não é necessário.

Obrigado Guilherme.

Abraço,
Guilherme.
João

Guilherme

Citação de: Sergiaum online 10 Julho 2011 às 01:17:59
Citação de: Guilherme online 09 Julho 2011 às 22:54:29Olá colegas.

Se o relógio é á prova de água (50, 100m ou 200m), não há problema em lavá-lo com a corôa desrosqueada até porque há muitos relógios à prova d'água 50m ou 100m sem corôa rosqueada. O problema está na manutenção desses relógios. Se as vedações estiverem ressecadas corre-se o risco de entrar água.

Abraço,
Guilherme.

fala guilherme... td certo?

por causa desse seu seiko (o do avatar), q iniciou um topico do outro forum, q eu tornei "usável" um seiko q tinha parado aki em casa... a luz q vc me deu foi a pulseira... tenho até hj a foto desse seu salva aki no pc... :D

vlw pela resposta!

abs.

Olá Sergiaum.

Acredite, os cronos da seiko foram os meus principais motivadores no que posso chamar de "ajuntamento de relógios"  ;D.

Valeu!


Guilherme

Citação de: melao online 09 Julho 2011 às 23:31:04
Citação de: Guilherme online 09 Julho 2011 às 22:54:29
Olá colegas.

Se o relógio é á prova de água (50, 100m ou 200m), não há problema em lavá-lo com a corôa desrosqueada até porque há muitos relógios à prova d'água 50m ou 100m sem corôa rosqueada. O problema está na manutenção desses relógios. Se as vedações estiverem ressecadas corre-se o risco de entrar água.

Abraço,
Guilherme.

Caracas Guilherme,tu tá sumido.Apareça mais.Abraçao.

E aí Melão, tudo certinho amigo? Vamos ver se dessa vez eu pego firme aqui no forum. ;D

Abraço,
Guilherme.

Paulo Sergio

Grande Guilherme... bom tê-lo por aqui!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

solano

Citação de: João de Deus online 10 Julho 2011 às 11:20:58
Mas e ai pessoal... depois de efetuada a limpeza da coroa e da rosca deve-se efetuar a Lubrificação da Rosca ou da Coroa.
Abs

João


Não é indicado. A vedação é feita pela borracha e a coroa só faz o " aperto " no conjunto. Um óleo pode danificar a borracha. Creio que, nas revisões periódicas, se troque o conjunto, neste caso haverá uma lubrificação geral ! ;)

Com a palavra os relojoeiros e especialistas do nosso forum !!!

Adriano !!! SOCORRO !!!!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Paulo Sergio

Até onde sei, a coroa rosqueada é que garante a estanqueidade!
Afinal, não há meio termo... para que ter a coroa rosqueada, se não for para garantir a estanqueidade?
Digo isso pelo detalhe de que, ao rosquear a coroa, fazemos com que haja a vedação!
Desconheço um "duplo" sistema de vedação, onde uma borracha estaria no "pescoço" da coroa, dentro do tubo quando destarrachada a coroa, garantindo essa estanqueidade sob a torneira!
Quanto à lubrificação, silicone pode ser usado, pois não danifica as vedações!
Agora, moderação... 2 Kg de silicone é um pouco de exagero!!! ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Na relojoaria onde foi feito o serviço do Feller (aquele que ganhei do amigo Balla) e de muitosoutros, eles usaram o mesmo silicone que usam nas vedações para lubrificar a rosca da corôa, já que foram todas substituídas por novas, inclusive da corôa também!!
Abraços,
Cigano!

Sergiaum

Citação de: Paulo Sergio online 10 Julho 2011 às 22:50:51Até onde sei, a coroa rosqueada é que garante a estanqueidade!
Afinal, não há meio termo... para que ter a coroa rosqueada, se não for para garantir a estanqueidade?
Digo isso pelo detalhe de que, ao rosquear a coroa, fazemos com que haja a vedação!
Desconheço um "duplo" sistema de vedação, onde uma borracha estaria no "pescoço" da coroa, dentro do tubo quando destarrachada a coroa, garantindo essa estanqueidade sob a torneira!
Quanto à lubrificação, silicone pode ser usado, pois não danifica as vedações!
Agora, moderação... 2 Kg de silicone é um pouco de exagero!!! ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio

paulo xará, eu sei q existem relogios q vc pode apertar os botoes (do cronografo ou valvula de helio, p.ex.) embaixo d'água sem problemas... agora com relacao a essa "dupla vedacao" da coroa, eu acho que o sub (rolex) tem isso... eh a tal da coroa triplock... mesmo com a coroa desrosqueada, pode entrar na agua (n sei se pode mergulhar)...

acho que eh mais o que o guilherme disse msm... a grande questao eh a manutencao... alem do q os relogios muito antigos, mesmo com a manutencao em dia e tal, a caixa ja nao tem a mesma estanqueidade (ou vedacao?) de antes, nao sendo recomendavel, em que pese ser a prova d'agua, entrar na agua com eles (meu relojoeiro q me disse isso)...

guilherme, sem comentarios... q relogio e q foto (eh essa q eu falei q tenho aki)... olha ai o resultado da inspiracao q vc me deu:



;)

abs.

Cigano

Belo Seiko Sergiaum, é um 7T32 ??
Parabéns pela peça!!! 8) 8)
Abraços,
Cigano!

Sergiaum

Citação de: Cigano online 11 Julho 2011 às 00:27:19Belo Seiko Sergiaum, é um 7T32 ??
Parabéns pela peça!!! 8) 8)

fala mestre...

nao, eh um n94j... ele eh a quartz... calendario duplo, cronografo, alarme e wt...

obrigado... :D

abs.

Adriano

Salve!

Alguns pontos:

- existem realmente sistemas com vedações duplas e até triplas, mas em todos os casos, a vedação total só é garantida com a coroa totalmente rosqueada.

- em boa parte dos relógios com coroa de rosca, ela é capaz de manter ainda um pouco da resistência mesmo desrosqueada, mas essa resistência é bem inferior àquela garantida com a coroa rosqeuada. Exemplo: os Seamaster Professional, de 300 metros, ainda resistem a 50m com coroa e válvula de hélio desrosqueados. Mas isso é apenas segurança, não significa que pode-se fazer qualquer contato proposital com água nessa situação.

- para longevidade do tubo e da coroa, é importante que estejam limpos. Uma sujeira leve pode ser removida com um pincel e benzina sem desmontagem alguma. Mas isso é serviço também para um profissional e há de se ter certeza de que a vedação está boa, para que a benzina não entre no relógio. Apesar de parecer simples, repito, é serviço para profissional.

- se a sujeira for demais, requer desmontagem. Também é trabalho para profissional.

- roscas internas normalmente são bem protegidas de sujeira e dificilmente precisam de limpeza ou outra manutenção. Além disso, costumam possuir um passo de rosca longo, e dificilmente são ásperas.

- já roscas externas costumam ser mais curtas e podem ser ásperas mesmo quando totalmente limpas. Lubrificá-las, desde que corretamente, pode tornar seu acionamento mais confortável e pode preservar as peças. Pode-se utilizar lubrificação para reduzir essa aspereza e preservar as peças. Essa lubrificação pode ser de graxa para relojoaria (desde que seja graxa "limpa", como Molycote DX), ou graxa de silicone. Em ambos os casos, a lubrificação deve ser feita somente com tudo absolutamente limpo, e a quantidade de lubrificação é mínima, sob o risco de se tornar um atrativo para a sujeira, mais do que se estivesse sem lubrificação.

- se a rosca não apresentar aspereza , pode-se abrir mão da lubrificação. Não é uma obrigatoriedade.

Abraços!

Adriano