Menu principal

Quem realmente já utilizou o cronógrafo levante a mão!

Iniciado por mint, 31 Julho 2011 às 16:07:25

tópico anterior - próximo tópico

TioWatch

Citação de: flavio online 31 Julho 2011 às 17:15:44
Usei hoje, para marcar, para variar, o tempo que o capelletti caseiro da véia que ela manda de BH demora para ficar pronto. 40 minutos. Usei-o também ontem, para marcar o tempo de um "kinojo", 4 "minuten". Qual? O amaldiçoado Longines que, mesmo tendo voltado outro dia da revisão em Sampa, perfeito...Bem, não tanto, pois seu ponteiro do acumulador está retornando um milímetro para frente desde que voltou, mas preferi não mexer mais no relógio, que simplesmente já me deixou louco. Mas ele serve para alguma coisa: marcar tempo do feitio de massas! O relógio é muito bonito, mas é amaldiçoado, sério.

Podem me chamar de purista, mas quando vejo o acumulador retornar um milímetro para frente, tenho um troço. Talvez só use esse relógio para...Marcar tempo do feitio de massas.

Flávio

Não pude deixar de registrar...

Que Longines lindo, simplesmente maravilhoso!
:o

Sei que este tipo de falha realmente tira o cidadão do sério, mas nesse caso, vale a pena utilizá-lo, nem que seja "só para ver as horas".
Parabéns!
:)
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

JotaA

Possuo apenas 2 cronos e uso-os muito pouco. Mas a escala de tempo dos divers usei constantemente.

Beto

Meu caro Alberto,
perfuração ? De que ? Se for de rocha, temos algo em comum !!!

TFA

RF

Citação de: Alberto Ferreira online 31 Julho 2011 às 20:41:34
Citação de: mint online 31 Julho 2011 às 16:07:25
...
Alguém aqui do forum realmente utiliza esse recurso do relógio, ou adquire modelos com esse atributo apenas porque "encorpa" mais o relógio. Falem a verdade!! :))
...

Salve!
Caro Mint,...
Ok, sejamos francos...  :)

Sim, eu já os usei de maneira profissional, e muitas vezes.
Por exemplo, na avaliação de desempenho de equipamentos (em geral de perfuração).

Ou ainda na cronometragem de apresentações, em vídeo, para elaboração de instruções de operação dos ditos equipamentos, como no caso concreto da preparação de cursos de treinamento, quando é necessário haver uma sincronização entre o texto (locução) e as imagens.

Mas,...
Um ponto importante.
Para essas tarefas, em especial no segundo caso, os modelos com display digital (portanto a quartzo) são muito mais práticos.
Pois eles permitem anotar com mais "facilidade", digamos assim, de forma mais intuitiva, os tempos medidos para poder fazer com eles as devidas "contas" (somando, subtraindo, etc...).

Na culinária, outro hobby, eu prefiro usar um relógio com bezel giratório.  ;)

Mas...
Continuando com a "franqueza", eu gosto muito dos "cronos" analógicos, principalmente os mecânicos.
E, como alguns amigos, embora eu não goste da situação, é claro, eu aprendi a não me "estressar" tanto assim com aquela (de início "inquietante"   :-[) falta do chamado "zeramento" perfeito...
...quase característica de alguns modelos, muito em especial no caso dos vintages, convenhamos.

Ai...
Bem,...
Ai...
Digamos que eu "relevo" e dou um certo "crédito de confiança" aos "velhinhos"...
E não os envio de imediato para a UTI só por causa disso...  ;)

Abraços a todos,
8)
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: Beto online 01 Agosto 2011 às 15:44:42
Meu caro Alberto,
perfuração ? De que ? Se for de rocha, temos algo em comum !!!

TFA

RF
...

Salve!
Sim, Beto, perfuração de rocha.

Eu trabalhei nessa área por muitos anos.  ;)

Um abraço!
Alberto

Desotti

Uso eventualmente sim, especialmente na cozinha ;D, mas estou com o Adriano, sou apreciador da complicação e da estética.

Flávio, sou tão ou mais neurótico que você, relaxe... ;)

Só para exemplificar, fiquei alguns dias BEM preocupado quando percebi que o segundeiro foudroyante do meu Zenith não tinha uma movimentação suave e constante, visto que o ponteiro apresenta uma ligeira tremulação em diferentes pontos do mostrador, dependendo da quantidade de corda.

Só depois de pesquisar e descobrir que isso era uma característica do modelo e não um defeito é que sosseguei (com boa vontade, dá para perceber a tremulação no video do link abaixo, entre 35 e 60'').

http://www.youtube.com/watch?v=AmBLAYGA_r0

[[]]'s

SlacKK

Citação de: Desotti online 01 Agosto 2011 às 23:09:10
Uso eventualmente sim, especialmente na cozinha ;D, mas estou com o Adriano, sou apreciador da complicação e da estética.

Flávio, sou tão ou mais neurótico que você, relaxe... ;)

Só para exemplificar, fiquei alguns dias BEM preocupado quando percebi que o segundeiro foudroyante do meu Zenith não tinha uma movimentação suave e constante, visto que o ponteiro apresenta uma ligeira tremulação em diferentes pontos do mostrador, dependendo da quantidade de corda.

Só depois de pesquisar e descobrir que isso era uma característica do modelo e não um defeito é que sosseguei (com boa vontade, dá para perceber a tremulação no video do link abaixo, entre 35 e 60'').

http://www.youtube.com/watch?v=AmBLAYGA_r0

[[]]'s

Nesse vídeo dá pra ver melhor o que você falou:  http://www.youtube.com/watch?v=yWHc1hkpByg&feature=related

Esse El Primero tem um que de SENSACIONAL, não me importaria com essa característica de maneira nenhuma se pudesse ter um... Parabéns!

Aero

achei que fosse usar o crono do meu Breitling Navitimer pra caramba durante meus voos, pra cronometrar tempo de curva, mas sinceramente? Uso a régua de cálculo só pra converter moedas. Mas que adoro ver os acumuladores, ah, como gosto !

helio

Eu uso principalmente para estacionamentos, não só os de Shoping Centers. Uso quando viajo, uso quando espero (para saber se minha irritação é proporcional ao atraso ::)). Acho o fracionamento a complicação mais interessante e talvez a de maior real utilidade.
Mas admito que os compro por gostar da complexidade, e até da beleza dos movimentos dos calibres com carregamento manual\principalmente os mais antigos (até um landeron 245 é interessante), acho que quase 70% dos relógios que comprei são cronografos, sendo a maioria mecânicos.
[]s

- STR -

Opa...

eu uso...

Como que eu vou viver..... sem saber mais ou menos que que o entregador de pizza está chegando!!!!!!!!!

Grande abraço

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

mmmcosta

Eu também uso, mas pra maioria dos usos que faço, assim como os da maior parte dos que aqui postaram, um relógio com timer seria muito mais prático - para cozinhar, marcar o tempo restante do estacionamento, termômetro para febre etc. ;)

Os timers, a propósito, são raríssimos em relógios de pulso mecânicos.
Marcelo

TioWatch

Eu uso bastante!

Principalmente para cronometrar as voltas dos concorrentes nos "Track Days" da vida!
;D :P
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

FALCO

Citação de: Desotti online 01 Agosto 2011 às 23:09:10...Só depois de pesquisar e descobrir que isso era uma característica do modelo e não um defeito é que sosseguei...

Mas um defeito que é característica de projeto é um defeito de projeto, não?
Já li que outro defeito é uma enorme queda de desempenho no relógio quando o chrono está acionado, perdendo muita precisão. O que é interessante em um relógio com a característics de "mostrar" precisão.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Falco, a maioria dos cronos perde de 30 a 40 graus de amplitude quando acionado. Mas, por questão de isocronismo e, porque não os deixamos acionados muito tempo, isso não afeta nada o desempenho do relógio, vai por mim.

Quanto ao pulinho constante e não constante da Zenith, nem sabia que ocorria. Nos ETA 2894 ocorre. Eu sinceramente não sei até hoje qual o motivo disso, tecnicamente falando.

Nos meus outros cronos o movimento é muito suave.

Flávio

Desotti

Falco, de maneira estrita você tem toda a razão, mas eu me incomodaria apenas se isso ocorresse somente com o meu exemplar, o que não é o caso. ;)

Quanto à precisão com o crono acionado "ad aeternum" o Flávio já esclareceu e, em uso normal, esse Zenith é uma das peças mais precisas que possuo.

[[]]'s

Daniel Eira

Eu uso no dia a dia: fila, cozinha e etc. Menos na academia por que para mim relógios mecanicos não combinam com academias!  ;D

Abs
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

jokr82

eu tbm uso bastante!

pra ver qto tempo fico no transito, qto tempo o semáfaro demora pra abrir(fechar), qto tempo levo pra fumar, minha esposa me olha e sempre fala, vc é louco(tem problema na cabeça?)  :P ;D

Rodrigo_swiss

Citação de: TioWatch online 02 Agosto 2011 às 10:54:22
Eu uso bastante!

Principalmente para cronometrar as voltas dos concorrentes nos "Track Days" da vida!

Fiquei com inveja agora Tio!!!

Paulo Sergio

Citação de: Rodrigo_swiss online 02 Agosto 2011 às 19:21:41
Eu uso bastante!

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Abraço
Paulo Sergio

Rodrigo_swiss

Citação de: Paulo Sergio online 02 Agosto 2011 às 19:54:41
Citação de: Rodrigo_swiss online 02 Agosto 2011 às 19:21:41
Eu uso bastante!

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

"Track Day" é um dia em que você leva seu carro ao autódromo! Não sei em qual o Tio vai, mas pelo jeito rola uma competição feroz  ;D