Menu principal

Baterias

Iniciado por Lourival, 12 Junho 2012 às 08:21:43

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia a todos,
alguém aqui saberia de um site com informações sobre baterias utilizadas em relógios? Coisa do tipo características, equivalências, tensão etc tc
Desde já agradeço,
abraço a todos,
Lourival

Paulistano

Lourival

Citação de: Paulistano online 12 Junho 2012 às 08:44:12
:o
FRM!
abraços.
??? ??? ???
Existe aqui algo deste tipo? Rapaz, se existir não encontrei!

Alberto Ferreira

Salve!

Lourival,...

Tente na NET, procure no Tio Google, por algo como (Batteries conversion table).
Você achará algumas coisas, como nestes sites.

http://www.jewelry-secrets.com/Watches/Battery-Conversion-Chart/Watch-Battery-Conversion-Numbers-Brands-Types-Sizes.html

http://www.maxell-usa.com/getpdf.aspx?id=34&type=support

Eu não sei se nas tabela que aparecem nestes sites que eu usei como meros exemplos está a bateria que lhe interessa.

Mas observe que o código da cada bateria pode (embora com as mesmas características básicas) variar de um fabricante para outro.
Então, pesquise com cuidado e, principalmente, compare antes de optar por alguma.

A minha intenção é dar uma ajuda, se não de forma definitiva e completa, pelo menos algo efetiva.

Abraços,
Alberto

Adriano

Na verdade, hoje são todas de 1,55V, com química de óxido de prata. Só o que vai mudar é o tamanho delas e naturalmente, sua capacidade de carga. É normal por exemplo que um mesmo calibre use pilhas diferentes. Os Omega 153x usam diferentes pilhas dependendo do modelo. Os De Ville, que são bem fininhos, tem que usar uma pilha bem baixa, na altura da máquina. Os Constellation já usam pilhas mais altas, mas não muito. E nos Seamaster usa até a 395, bem alta, para garantir maior autonomia, já que a altura da caixa permite isso e assim também, diminui a necessidade de aberturas mais constantes, já que é um relógio de mergulho.

Vale ressaltar que há baterias com química alcalina nas mesmas dimensões de algumas de óxido de prata. Mas nem sonhe em usar alcalinas em relógios, como fazem "relojoeiros" por aí.

Abraços!

Adriano

Lourival

Citação de: Adriano online 12 Junho 2012 às 09:39:43
Vale ressaltar que há baterias com química alcalina nas mesmas dimensões de algumas de óxido de prata. Mas nem sonhe em usar alcalinas em relógios, como fazem "relojoeiros" por aí.
Grato pelas dicas, Adriano.
Só uma dúvida, você saberia me dizer o porque de não se utilizar baterias alcalinas? Tempos atrás comprei um relógio de mesa "Junghans Eletronic ATO MAT S" e o relojoeiro me disse explicitamente para não usar pilhas alcalinas ... mas não soube me explicar tecnicamente o porque desse conselho! ???
Tem alguma ideia?
Abraço,
Lourival

Adriano

Sim, a primeira questão é que as curvas de descarga são diferentes. Inicialmente a voltagem já é ligeiramente mais baixa. As alcalinas possuem nominalmente 1,5V enquanto as de óxido de prata 1,55V, por mais irrelevante que seja. A bateria alcalina possui uma curva de descarga linear, proporcional, ou seja, com 2/3 de carga, ela só fornecerá 2/3 da voltagem. Um relógio normal costuma ter voltagem mínima de funcionamento entre 0,7 a 1,0V. Ou seja, abaixo disso o relógio pára. Os que possuem modo E.O.L., o modo é acionado com algo em torno de 1,35V. Na pilha alcalina então, a voltagem vai caindo gradativamente conforme sua carga vai sendo consumida. Ou seja, com pouco tempo de uso, a pilha acionará o modo E.O.L. ou começará a provocar outras reações, como atraso e etc.

Além disso, toda pilha alcalina é do tipo "low drain", ou seja, são projetadas para abastecimento de equipamentos de baixo consumo e consumo constante. Ao sofrerem um pico de consumo, sua voltagem cai drasticamente e ela demora a se recuperar.

Por fim, sua química é bem mais corrosiva que a da pilha de óxido de prata e se uma pilha alcalina vazar, destrói a máquina.

Mecanismos de relógio são naturalmente equipamentos de alto consumo, exceto os analógicos que não dispõe de ponteiros de segundos. Esses possuem um consumo bem mais baixo e bem mais estável. Mas qualquer outro, possui um alto consumo e cada pulso do ponteiro de segundos gera um pico de descarga da bateria. Pior ainda, se possuir cronógrafo ou multifunções. Alarmes e luzes de fundo têm consumo muito alto. Se uma pilha alcalina for submetida à esse tipo de esforço, sua voltagem vai cair drasticamente e o relógio pode parar. E essa situação pode promover a inversão de polaridade, curto e vazamento da pilha.

As pilhas de óxido de prata, por sua vez, possuem uma curva de descarga bem plana, ou seja, ela mantém a voltagem de 1,55V até quase o fim de sua vida, normalmente caindo de voltagem somente abaixo de 1/5 ou 1/10 de carga. Desse modo, por quase toda a vida da bateria, ela manterá a voltagem constante. Quando um relógio dotado de E.O.L. dispara essa função, é porque a bateria está no fim mesmo e deve ser trocada o mais rápido possível. A química de óxido de prata, ainda, é apropriada para equipamentos de alto consumo, pois sua voltagem cai pouco sob estresse, assim como recupera-se rapidamente de um pico de consumo. Todo relógio é projetado para esse tipo de bateria.

Agora, estou falando de pilhas de relógio de pulso. No caso do tal Junghans, que é de mesa, creio que sejam pilhas de uso doméstico, comuns. Aí é outra história e não vejo motivo para não usar alcalinas, já que a voltagem nominal é a mesma das de zinco.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Sr. Adriano, suas palavras provem de um grande conhecimento, parabéns por mais essa explicação.

Abraços Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Lourival

Citação de: Adriano online 12 Junho 2012 às 12:35:26
Agora, estou falando de pilhas de relógio de pulso. No caso do tal Junghans, que é de mesa, creio que sejam pilhas de uso doméstico, comuns. Aí é outra história e não vejo motivo para não usar alcalinas, já que a voltagem nominal é a mesma das de zinco.
Adriano, certamente não deve ser por isso ... o tal Junghans de mesa é um relógio mecânico comum ... tem balanço, roda de escapamento e tudo o mais ...só não tem corda ... que é um motorzinho elétrico acionado pela pilha AA mas, segundo me disse o relojoeiro que me vendeu, nunca a alcalina!
Grato pela aula!  8)
Abraço,
Lourival

FALCO

Citação de: Adriano online 12 Junho 2012 às 09:39:43...
...

Adriano, e no caso das baterias de lítio, como por exemplo as CR2032?
No caso é um relógio digital, sem partes móveis (que não o oscilador).
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Jansen

Adriano,
Muito boa a Explicação... Mas fiquei com uma Dúvida de cunho "Pratico" estando meus relógios equipados com uma bateria (Pilha) como diferenciar esta se é de Oxido de Prata ou apenas Alcalina... pelo que lembro apenas nas cartelas tem esta discriminação... ou seja.. posso ter em um relógio ja instalada a tal alcalina e so descobrir quando ja for tarde demais.
Grato pela atenção e claro se algum outro colega quiser se manifestar faça a vontade... citei o Adriano, pela Explanação Acima...
Grande Abs a Todos
Jansen
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Adriano

Ah sim, as pilhas de lítio não possuem equivalentes com outra química pois possuem tamanhos específicos e voltagem diferente (são 3 volts nominais). Ou seja, no lugar das de lítio, só serve uma de lítio mesmo.

A resposta elétrica é como as de óxido de prata, ou seja, curva de descarga plana e recuperação rápida a picos de energia. Mecanismos de alto consumo normalmente são já projetados para usar pilhas de lítio.

Agora notem que as pilhas de lítio são sempre de diâmetro grande e baixa espessura. Não sei se isso é uma necessidade técnica desse tipo de química ou se é produto da geometria dos equipamentos que as usavam originalmente, quando foram inventadas, que eram calculadoras, agendas eletrônicas e etc., e não relógios. Os relógios é que se aproveitaram das baterias existentes como alternativas de alta capacidade.

Se a pilha de lítio é melhor, porque não se tornou padrão em relógios? Justamente por causa do tamanho: ela não consegue compartilhar as dimensões do mecanismo, logo, tem que ser montada sobre o mecanismo, aumentando muito sua altura, podendo até ser mais alta que o próprio.

Poderia-se fazer pilhas de lítio de tamnho apropriado para relógios de pulso? Sim, e já fizeram. Tinha um mecanismo da ETA que usava uma pilha pequena de lítio de 2 volts. Mas essa pilha só servia para isso e acho que se tornou inviável sua produção em escala tão pequena, tão específica. Micou. A pilha nem existe mais. A solução foi criar um circuito novo de substituição para usar pilha comum. A Omega usou esse mecanismo por um tempo.

Jansen, a referência da pilha indica isso. Veja naquela tabelinha da Maxell. Agora, se a pilha não tiver nada escrito, é melhor jogar ela fora de todo jeito. E cuidado: a China falsifica pilhas, Sony, Energizer, Renata... cuidado.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Citação de: Adriano online 23 Junho 2012 às 12:41:29
...

Jansen, a referência da pilha indica isso. Veja naquela tabelinha da Maxell. Agora, se a pilha não tiver nada escrito, é melhor jogar ela fora de todo jeito. E cuidado: a China falsifica pilhas, Sony, Energizer, Renata... cuidado.

...

Salve!

Amigo Adriano,...
Esta sua resposta me lembrou de umas dúvidas que eu tenho. Eu ia perguntar antes, mas esqueci...  :-[

É o seguinte...
Com referência às alcalinas ok?
- A referencia, no código da bateria, começando com LR, significa alguma coisa? São sempre alcalinas? Ou não tem nada a ver?

- Nos relógios tipo despertador de viagem, não necessariamente totalmente digitais, é comum o uso de baterias LR43, LR44 e afins... Eles vêm assim "de fábrica"... ;).
Neste caso, são alcalinas, tudo bem?

E um comentário...
Tem toda razão, Adriano! Muito pertinente, o comentário.
De fato, na NET (em especial no ML) está cheio de baterias piratas...

Recentemente eu "entrei numa"...
Eu comprei uma cartela de umas baterias especiais, meio difíceis de achar - CR2325, de Li (para um Seiko UC 3000)...
As baterias que vieram simplesmente não atingiam os 3,0 V nominais, além de que pela cartela já dava para perceber que elas "falavam cantonês", de canto...
Tudo bem,...

Educadamente eu questionei o vendedor, e nem falei em falsidade ideológica das ditas... Só da voltagem...
O cabra, laconicamente, disse que eram assim mesmo, eram assim "de fábrica", pois as cartela estava "lacrada"...
Ainda com "boa vontade", eu argumentei...  "Ok, pode ser... Mas elas não estão alcançando os 3,0V!"...

O sujeito disse que só devolveria a grana, se eu mandasse as baterias de volta (a meu custo de frete  >:(), antes.
Eu fiz isso, e até agora, nada...

Bem,...
Passado algum tempo, e já que eu senti ter "dançado", e ainda por cima com o "cuba-libre" na mão...
Para não ficar "batendo E-Mail" com um comerciante assim... Eu mandei um comentário, via o sistema de avaliação do tal site de vendas, expondo, por assim dizer, os meus pensamentos... E dei alta!

Ah! Eu comprei, no mesmo Bat-canal, outras. Estas sim, autênticas.

Abraços!
Alberto

Adriano

Exato Alberto, a letra indica sim a química dela. Toda LR é alcalina, enquanto toda SR é óxido de prata. Basta lembrar do "S" como "silver", para lembrar de cabeça. Note inclusive que a famosa A76, alcalina, também conhecida como LR44 dependendo fabricante, tem sua equivalente de óxido de prata, a SR44. Mesma dimensão, voltagem praticamente a mesma, mas muito mais carga.

Equipamentos simples, de baixo consumo, podem usar as alcalinas, e podem usar as de prata. Apenas ocorre que usar as de prata nesses equipamentos pode ser desperdício, mais ou menos como umas pilhas alcalinas em controle remoto de TV, no lugar das comuns de zinco. Aí vai de cada um. Por isso usar alcalina ou de prata nesses reloginhos de mesa é questão de gosto pessoal. Acho que por estarmos falando de algo tão barato e com uma diferença de preço tão pequena, eu prefiro usar a mais cara, por segurança.

Abraços!

Adriano

Adriano

Ah, outra coisa FUNDAMENTAL nesse assunto: DATA DE VALIDADE!!!!

Pilha velhas não atingem a voltagem nominal, nem a carga, e vazam facilmente.

Por isso, na hora de escolher onde trocar a bateria do relógio, não basta que o camarada tenha experiência, e use pilhas de prata, e use pilhas de marcas boas e originais: elas têm que estar novas, "frescas".

Abraços!

Adriano

ogum777

é.

há anos atrás eu não sabia nadinha disso. nadinha mesmo. sabia apenas que tinha um citizen, combo 8946, que tinha ganho ao entrar na faculdade. e tinha que trocar pilha. trocava em qualquer lugar. um dia ele parou, levei pra alguém consertar, a pilha tinha vazado e corroído a máquina. falaram que não tinha conserto. mas meu apego deixou o relógio na gaveta do escritório, até entraram no escritório roubaram umas coisas, inclusive o relógio com a máquina corroída.

isso me deixou com muito receio em relação aos relógios a quartz, que eu usara a vida inteira, e meu pai sempre com automáticos, nunca tendo problemas. e assim caí no mundo dos automáticos.

tenho um digital? tenho, um casio protrek solar. comprei pelo fato de ser solar, e não abrir pra colocar uma pilha/bateria.

a quartz, pra mim, só digitais. não os analógicos (e solares!). na pior das hipóteses, um dia, um spring-drive.

tem um fator que pode não ser levando em conta por muita gente, mas eu levo, que é o fator descarte dessas baterias.

Alberto Ferreira

Sim...
Um problema sério.
E terrível.

E, se me permitem um leve "off topic"...

Até onde o "planetinha azul" vai absorver a nossa falta de sensibilidade para a questão?

Mas, nem tudo está perdido...
Eu vejo algumas "luzes no fim do túnel",...  bem lá no fim, é verdade..., mas são luzes.

Por exemplo, aqui perto de casa, em Brusque/SC, numa distância de dois quarteirões...
...tem um mercadinho (mercado,... vai!  ::)).
Chamado Minella...

Pois bem...
Há um par de semanas eles colocaram lá na entrada, dois containers,...
...um para recolhimento de "pilhas" usadas e, pasmem, outro para o recolhimento de óleo de cozinha usado...

Claro que eles estão encaminhando para alguém que vai reprocessar e gerar receita... Lógico.
Mas esta é a ideia!...

Eu abri um sorriso, quando vi a coisa...
Nem na (enorme) loja do Carrefour, vizinha da minha antiga residência, lá em Sampa, tinha disso... Sô!

Abraços!
Alberto

PS:
Ah!
Foi a minha netinha, de sete anos, que me visitava, que percebeu e chamou a minha atenção...
Viram, só?
Nem tudo está perdido...  8)

ogum777

sim, alberto.

a gente tem a impressão de que essas baterias de relógio, tão pequenas, nada representam. mesmo que não sejam tóxicas, representam muito pois são bilhões em uso no mundo.

a tecnologia a quartz é um avanço fantástico. não sejamos anti-progresso. mas a tecnologia recente de carregamento solar veio após trilhões e trilhões de baterias serem descartadas por aí, e isso me inclui, nos anos em que eu, criança, adolescente, jovem, simplesmente levava o relógio em qq lugar onde trocassem bateria, sem ter a mínima ideia do que era feito dela no descarte. eu j tinha valores ecológicos, mas era cego a esses detalhes - como muita gente, que quer salvar pandas e é contra desmatamento, mas não atina a esses detalhes.

o relógio a quartz descartado é lixo eletrônico, e o relógio mecânico é facilmente reciclado por ser todo - ou quase todo - em metal.

há algum tempo vi uma pilha de relógios a quartz descartados por motivos diversos na 25 de março em sp. estavam quebrados: caixas, os acrílicos, pulseiras. era um saco cheio, alguns catadores tentavam ali garimpar um que desse pra prender no pulso e funcionasse. mas iam todos pra algum lixão. eram aqueles reloginhos de 10 reais, vendidos em qualquer esquina. aqueles que quando suas pilhas param são descartados, e substituídos por outros.

o contrário a gente vê aqui no fórum mesmo. é lindo ver o tópico "antes e depois".  ;D não é só a habilidade de quem restaurou o relógio, mas também a possibilidade de recuperar - e bem, como ficam bonitos! - aquelas peças que antes iriam pra onde? e voltam ao uso.

esse tópico, o "antes e depois", é dos meus preferidos, sempre visito. um dia ainda arranjo um seikinho 6119 pra ver recuperado. mas tenho que aprender muuuuuuito.... ou gozar da bondade alheia.

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Meneghetti

8) 8) Boa noite caros colega todas as baterias de relogios sejam quais forem são 100% reclicaveis  8) 8) 8) pois há compradores de baterias que pagam até R$ 100,00 o quilo das baterias de relogio  8) 8) 8) 8) produto final das reciclagens das baterias de relogios é a Prata 900, ou seja a prata que sai do reciclamento das baterias é quase pura  8) 8)  8)
Aqui no meu caso eu já tenho umas 300 gramas de pilhas a serem vendidas  8) 8) 8) 8)
Abraços a todos  8) 8) 8)
Meneghetti 8) 8) 8)