Menu principal

Vidro safira tenho como saber?

Iniciado por charles, 07 Julho 2012 às 19:05:16

tópico anterior - próximo tópico

charles

Olá amigos,

Levei meu Wenger crono num relojoeiro de confiança que conheço  há 10 anos para trocar o vidro, o original era abaloado, como iria demorar para vir outro igual, autorizei ao relojoeiro que colocasse um vidro plano, ele o fez e ficou lindo o relógio, quando ele me entregou o relógio ele disse:" - Cara não sei se esse vidro que coloquei ai não de safira, pois eu venho  tirando os vidros dos Tissot que não vale a pena consertar  e guardando com outros, no final ficou tudo nos envelopes, tive que testar  varios até achar um que coubesse."

Eu vi ele abrindo alguns os envelopes e dando uma olhada no tamanho.

Olhando não tem como saber, a desconfiança é pelo fato de não haver reflexo contra luz, parece mesmo diferente do mineral.

Pergunto tenho como saber se é safira sem precisar tentar risca-lo?Claro isso eu não vou fazer.

Eu ia perguntar para ele mais detalhes, mas como ele estava atarefado deixei para outras vez, eu levo alguns  relogios por mes para ele ajustar e reformar, não vai faltar oportunidade, mas se algums souber agradeço.

abraço a todos;  ;)
Charles

Robson

Pingue uma gota d'água no vidro e coloque o relógio inclinado, se a gota escorrer e deixar uma trilha d'água, não é safira.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

charles

Robson!

Obrigado!Acabei de fazer o teste e realmente parece ser de safira, peguei 03 com vidro mineral coloquei o pingo, esparramou tudo, peguei um tissot com vidro de safira e fica mesmo uma gota e praticamente travada no vidro, fiz no Wenger e não esparramou e fica travada tb.

Que legal, levei um vidro de safira por preço de mineral, mas eu mereço levo bastante serviço para ele!rsrsrsr

abração

sds;
Charles ;)

charles

Fiz o teste num seiko que tem o hardlex cristal e ficou um meio termo não fica tão  uniforme como o de safira, mas também não esparrama tanto quanto o mineral, acho que isso mostra que os hardlex são bons tb.

Charles ;)

Adriano

Minha opinião: não tem como saber. Qualquer teste, seja da gota de água, seja do nariz, da língua, do lábio, é tudo lenda. O simples fato de haver qualquer poeira ou gordura no vidro, e a composição mineral da água usada, já muda, por exemplo, o comportamento da tensão superficial da gota. Isso só poderia comprovar algo se os vidros forem absolutamente desengraxados e limpos em laboratório, e o teste fosse feito num ambiente livre de poeira e a água fosse destilada, dentro de um padrão.

Caso contrário, é chute. E já fiz teste em tudo quanto é relógio meu e nunca conclui nada.

Opinião minha, repito.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Eu também acredito que os testes "expeditos" não funcionam.

Talvez algo na linha do índice de refração possa até funcionar... Teoricamente...
Mas como testar, na prática?
::)

Abraços,
Alberto

Atalo

Amigos,

O macete da gota dágua pode até funcionar, mas depende da limpeza da superfície, o comportamento pode variar muito num vidro limpo e em outro cheio de "marcas de dedos", engordurado...

Agora, particularmente, tenho uma observação que gosto de fazer, mas que também nao é definitiva. A safira tem alta dureza (9) - resistência ao risco. Assim, observo o estado geral do relógio, se a caixa estiver com muitos sinais de uso e o vidro não estiver arranhado, é grande a chance de ser safira... (mas pode ser um vidro comum recentemente substituido  ;D ;D).

Abraços

Átalo

jokr82

Vix MAria, agora sim eu vou apanhar, ser xingado, ser apredejado na história que eu irei contar  :-X :-\

Seguinte! lá nos anos 1998, minha mãe comprou pra mim, um verdadeiro relógio, TISSOT ATTOLLO, Lindo o relógio, ai eu não entendia nada de relógio, quer dizer hoje também não entendo nada, mas entendo melhor que antes  :P bem enfim, a vendedora havia me dito na época que o vidro era em safira, que não riscava, nem nada, pois bem fiz o teste(agora eu apanho  :'() peguei uma tesoura, e comecei a forçar no vidro, riscava bem forte no visor, ai peguei uma lupa, e comecei a verificar o vidro inteiro, não aconteceu absolutamente nada(quer dizer eu acho), não vi um risquinho qualquer.

Pois bem fiz esse mesmo teste na época(havia comprado uma réplica da Bvlgari paguei 200 reais) papo de vendedor, falava que era em safira, fiz o mesmo teste, advinhem, um riscão de uma ponta a outra  :-\

Então todos os TISSOT, que eu ganhei fazia esse mesmo teste, conclusão Safira é realmente PORRETA  ;D

Mas ai vem a noticia triste, conheci esse fórum, ai voces me desanimaram  :-X dizendo que safira não risca e se riscar a única coisa que risca é o diamante pois a dureza Safira=9 Diamante=10  :'( e me deixaram mais triste ainda, quando disseram que Safira quebra  :'(

é isso, só ter cuidado de não bater com o vidro de safira, com o braço em qualquer lugar, não dar porrada que nem o Anderson Silva, pronto, voce terá um relógio pra sua vida inteira!!!!!

quer dizer espero que isso aconteça comigo.  8)

Abs

flávio

E há um problema com as safiras e, pior, na marca mais conhecida do mercado: Rolex. A safira fica com a borda exposta e se você vacilar e bater forte na parede, porta, etc, vai trincar. Aliás, são raros os Rolex efetivamente USADOS pelos meus amigos (sem frescura, usados mesmo) que quando se passa a unha na borda, não se notam trincadinhos. Eles são imperceptíveis ao olho nu, mas sempre estão lá...

Flávio

jfestrelabr

Citação de: flavio online 10 Julho 2012 às 12:42:43
E há um problema com as safiras e, pior, na marca mais conhecida do mercado: Rolex. A safira fica com a borda exposta e se você vacilar e bater forte na parede, porta, etc, vai trincar. Aliás, são raros os Rolex efetivamente USADOS pelos meus amigos (sem frescura, usados mesmo) que quando se passa a unha na borda, não se notam trincadinhos. Eles são imperceptíveis ao olho nu, mas sempre estão lá...

Flávio

A rolex diminuiu um pouco a exposição da sua safira em relação ao bezel, mas mesmo assim isso ainda acontece, o daytona por exemplo é o rei das safiras picotadas, e é como o Sr falou passa a unha e o coração já dói hehhehehe.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Atalo

É verdade,
Riscar, não risca mesmo (só com um diamante  ;D), mas lasca, trinca, quebra hehe

Dede

E se você riscar Safira com Safira.. também irá arranha-lo... não só com diamante... mas com o material de mesma dureza tbm...

Filipeandrade

Ok Ok Ok!

Talvez estejam precisando disso aqui!:

Abs

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Adriano

Eu raramente erro um palpite sobre o tipo de vidro de um relógio, mesmo sem nenhum teste. Basta olhar para o relógio. O método mais seguro de identificar é o desconfiômetro: relógio barato raramente usa safira e relógio caro raramente usa vidro mineral. E quando é vintage, raramente é safira mesmo quando o relógio é caro.

Isso acerta mais do que qualquer outro teste.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Em mensagem anterior eu pensei na possibilidade de testar com algo baseado no índice de refração.

Este aparelho da Ceres usa uma outra característica daquelas "gemas", em contraposição ao vidro, os diferentes "índices" de transmissão do calor.

Abraços,
Alberto

vinniearques

Citação de: Dede online 11 Julho 2012 às 09:16:01
E se você riscar Safira com Safira.. também irá arranha-lo... não só com diamante... mas com o material de mesma dureza tbm...

Dede tudo bem?

eu acredito que não, pois por duas vezes já batei de frente com um relogio do meu pai tambem com safira e nunca riscou, mais posso ter dado sorte  ??? ??? ???

Alberto Ferreira

Salve!

Amigos,...
Na questão (do risco...  ;)) de haver riscos...   8)

Eu diria que...
O improvável pode acontecer e, havendo chance, ele acontece...

Eu já vi uma "safira" (verdadeira) de um relógio ser riscada acidentalmente em uma parede.

Por que?
Porque certamente existia lá, no meio da areia usada na argamassa, alguma partícula muito dura.
Por exemplo, um grânulo de óxido de alumínio, que pode ser encontrado naturalmente em certas areias.

Abraços,
Alberto

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 11 Julho 2012 às 12:09:38
Salve!

...

Eu já vi uma "safira" (verdadeira) de um relógio ser riscada acidentalmente em uma parede.

...

Abraços,
Alberto

Eu já vi incontáveis, aliás, vejo quase todo dia safira riscada pelo uso do dia-a-dia.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Tenho um relógio com vidro de safira côncava, cheio de micro *riscos furos* do dia a dia...

Será que tem qualidade de safira diferente?

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

jokr82

Ow Adriano, fala assim não, se não voce vai me deixar enlouquecido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  :P :P :P :P

Vou olhar todos hoje em casa, da última vez, minha esposa falou: É preciso realmente de internar, Meu Deus olha o que voce tá fazendo  :o ::)

:-\ :'(

Agora o Adriano e Alberto falando assim  ::) ;) ;D