Menu principal

Vidro safira tenho como saber?

Iniciado por charles, 07 Julho 2012 às 19:05:16

tópico anterior - próximo tópico

CSM

Eu tiro da porra toda que tem quando comeca a riscar... Nao sei porque que nego coloca esta porcaria deste ar do lado de fora, principalmente breitling e iwc.

Abs
Membro do RedBarBrazil

vinniearques

Citação de: cesar online 08 Janeiro 2014 às 20:15:16
Eu tiro da porra toda que tem quando comeca a riscar... Nao sei porque que nego coloca esta porcaria deste ar do lado de fora, principalmente breitling e iwc.

Abs

Somos dois, arranco tudo tambem.

Já arranquei de P.O, de Breitling, Montblanc, etc.

Não gosto do azulado que fica

Adriano

Um relojoeiro no antigo lugar que eu trabalhava fez o AR no vidro mineral de um Citizen Bullhead dele. Foi feito em uma ótica. Ficou legal, mas ficou com uma coloração diferente daquela que conhecemos. Ficou um tom mais rosado, como uma lente de óculos.

Salvo engano ele conhecia o pessoal da ótica. Não sei dizer se fazem isso se você chegar com o vidro de um relógio em qualquer ótica, pedindo isso. Nem sei dizer se o processo e materiais são os mesmos usados na safira, como são no cristal mineral ou acrílico.

Eu particularmente gosto do efeito e nunca risquei os meus, exceto por micro riscos na borda do Raymond Weil. Mas uso meus relógios com cuidado. Se usar "naturalmente", como fazem praticamente todos os consumidores, realmente não me parece bom negócio. Por exemplo, creio que entre 20 PO's que vejo para manutenção, apenas um não está com o AR riscado, e uns 3 está com ele pouco riscado. O resto está detonado.

Abraços!

Adriano

Carbonieri

Adriano o seamaster bond de 1998 tem anti reflexo ou é só safira? não sei se extrapolei na pergunta kkkk. grato
sic transit gloria mundi

dwbr

Três... :) Já tirei de alguns, mas o que notei é que no Top Gun atual o AR é MUITO mais resistente. Até a cor dele ao vivo é diferente dos outros IWC que tenho, parece até um plástico azul. Apesar de também usar com muito cuidado, dei um esbarrão nesse Top Gun novo que teria deixado um belo risco se fosse outro. Passou ileso.

Pior que tenho uma lupa de bolso Zeiss (das antigas, bakelite... presente de um amigo) que é perfeita para achar micro-riscos no AR. :) Paranóia total.
Essa lupa tem uma profundidade de campo bem delimitada, foca literalmente na superfície do cristal. Deixo a dica de nunca ter uma dessas. :D

Citação de: Vinnie online 08 Janeiro 2014 às 20:36:08
Citação de: cesar online 08 Janeiro 2014 às 20:15:16

Abs

Somos dois, arranco tudo tambem.

Já arranquei de P.O, de Breitling, Montblanc, etc.

Não gosto do azulado que fica
.·.

ThiagoDF

KKKKKKKKKKKKKKK

E vcs tiram como o AR?
Membro do RedBarBrazil

dwbr

Já fiz alguns testes com pasta de diamante 0.5 microns. É bem rápido, não achei nenhuma alteração na safira mesmo com a lupa. Único porém é que em tese a pasta de diamante vai acabar removendo mais do que só o AR, muito embora o resulta prático não tenha apresentado problemas. Com Cape Code também vai bem rápido, mas não arrisco esbarrar em bezels pintados e prefiro guardar o estoque para fins mais nobres.

Coating de relógios mais caros geralmente são mais residentes e fica inviável de remover manualmente, uma Dremel resolve fácil. Único porém é que vibração e calor não combina com relógio mecânico. Então, no final das contas, deixaria para os profissionais (desmontagem etc.). Até porque quando estiver bem riscado provavelmente já é hora de uma revisão periódica.

Citação de: ThiagoDF online 09 Janeiro 2014 às 00:38:18
KKKKKKKKKKKKKKK

E vcs tiram como o AR?
.·.

vinniearques

Eu normalmente mando arrancar por profissional Thiagão.

Lupferreira

Eu fiz o teste em dois relógios: O Tissot com vidro de safira, a gota ficou intacta ao inclinar o relógio. O Orient com vidro mineral, a gota escorreu ao inclinar. Será que não tem mesmo nenhum fundamento na sugestão do nosso colega?

vinniearques

Citação de: Lupferreira online 09 Janeiro 2014 às 07:45:52
Eu fiz o teste em dois relógios: O Tissot com vidro de safira, a gota ficou intacta ao inclinar o relógio. O Orient com vidro mineral, a gota escorreu ao inclinar. Será que não tem mesmo nenhum fundamento na sugestão do nosso colega?

Meu IWC aquatimer é safira e a gota escorreu normalmente em todos os testes.

Adriano

Citação de: Carbonieri online 08 Janeiro 2014 às 21:38:24
Adriano o seamaster bond de 1998 tem anti reflexo ou é só safira? não sei se extrapolei na pergunta kkkk. grato

Tem só do lado de dentro, de fora não.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: Adriano online 07 Julho 2012 às 20:57:55
Minha opinião: não tem como saber. Qualquer teste, seja da gota de água, seja do nariz, da língua, do lábio, é tudo lenda. O simples fato de haver qualquer poeira ou gordura no vidro, e a composição mineral da água usada, já muda, por exemplo, o comportamento da tensão superficial da gota. Isso só poderia comprovar algo se os vidros forem absolutamente desengraxados e limpos em laboratório, e o teste fosse feito num ambiente livre de poeira e a água fosse destilada, dentro de um padrão.

Caso contrário, é chute. E já fiz teste em tudo quanto é relógio meu e nunca conclui nada.

Opinião minha, repito.

Abraços!

Adriano

Como o tópico é antigo, replico a minha opinião aí de cima.

Abraços!

Adriano

dsmcastro

Quando ganhei PRC200 fiquei meio na dúvida, pois só consegui a nota depois, peguei um clipe de metal e meti no vidro. Riscou o AR que eu ingenuamente não sabia, mas não riscou o vidro, uma leve polida e ficou lisinho novamente, mas deve ter comprometido o tratamento. Mas, isso não foi nada... Me empolguei e o clipe escapou e riscou o bezel logo abaixo das 6 horas... Erro de principiante, desde então nada de riscar o vidro mais.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Alberto Ferreira

Bem,...
::)

Os "xinas", lá das "25", testam o "vidlo de safila", ali mesmo, ao vivo, com uma chave de fenda...
Na boa...  :P  :-X

Mas,...
Tem que ter "nourrau".  ;)
:D

Agora falando sério...
A "remoção caseira" pode acarretar em problemas, marcar o bezel ou o aro, por exemplo.
Portanto, caso não tenhamos muita prática, melhor não tentar.

Alberto

Adriano

Citação de: dsmcastro online 09 Janeiro 2014 às 10:21:32
Quando ganhei PRC200 fiquei meio na dúvida, pois só consegui a nota depois, peguei um clipe de metal e meti no vidro. Riscou o AR que eu ingenuamente não sabia, mas não riscou o vidro, uma leve polida e ficou lisinho novamente, mas deve ter comprometido o tratamento. Mas, isso não foi nada... Me empolguei e o clipe escapou e riscou o bezel logo abaixo das 6 horas... Erro de principiante, desde então nada de riscar o vidro mais.

Mas:

- o PRC 200 não tem A.R. do lado de fora;
- bastava ler a tampa traseira, pois vem escrito "sapphire crystal".

Moral da história: mil vezes mais simples do que testes mirabolantes, é ou ler a tampa traseira do relógio (pois em modelos mais baratos isso vem escrito), ou buscar a informação no site da marca. Essa informação correta será encontrada. Em segundo lugar, desconfiômetro: relógio barato que usa safira, faz questão de estampar em algum lugar que aquilo é safira. E relógio caro, por dedução, usa safira e nem precisa dizer nada. Exemplo: quando você pega um Tissot de US$ 350,00, pode ter certeza que, se for safira, é quase certo que virá escrito na tampa do fundo. Eles não colocariam safira num relógio desse preço sem contar vantagem sobre isso. Ao mesmo passo que, se você pegar um Omega de US$ 8.000,00, nem precisa vir nada escrito: pode ter certeza que é safira.

Não é preciso fazer teste para tirar a dúvida. Agora, se a informação é mesmo duvidosa a ponto de precisar testar, talvez a dúvida do vidro é a menos importante...

Abraços!

Adriano

dsmcastro

Citação de: Adriano online 09 Janeiro 2014 às 10:51:12
Citação de: dsmcastro online 09 Janeiro 2014 às 10:21:32

Mas:

- o PRC 200 não tem A.R. do lado de fora;
- bastava ler a tampa traseira, pois vem escrito "sapphire crystal".

Moral da história: mil vezes mais simples do que testes mirabolantes, é ou ler a tampa traseira do relógio (pois em modelos mais baratos isso vem escrito), ou buscar a informação no site da marca. Essa informação correta será encontrada. Em segundo lugar, desconfiômetro: relógio barato que usa safira, faz questão de estampar em algum lugar que aquilo é safira. E relógio caro, por dedução, usa safira e nem precisa dizer nada. Exemplo: quando você pega um Tissot de US$ 350,00, pode ter certeza que, se for safira, é quase certo que virá escrito na tampa do fundo. Eles não colocariam safira num relógio desse preço sem contar vantagem sobre isso. Ao mesmo passo que, se você pegar um Omega de US$ 8.000,00, nem precisa vir nada escrito: pode ter certeza que é safira.

Não é preciso fazer teste para tirar a dúvida. Agora, se a informação é mesmo duvidosa a ponto de precisar testar, talvez a dúvida do vidro é a menos importante...

Abraços!

Adriano

Creio que seja isso mesmo, a marca foi só de sujeira, pois, depois de limpar ficou liso. Mas, era meu primeiro relógio com vidro de safira então fiquei naquela curiosidade se era aquilo tudo mesmo... rsrsrsr... Não riscou o vidro, mas como sou atrapalhado acabei riscando o bezel... Mas como acabou ficando meu relógio de dia-a-dia ele já arranhou tanto que só o vidro é que está intacto. Fora isso, tem risco até na parte de baixo (não me perguntem como... rsrsrs) Mas realmente essa informação é precisa. Relógios mais modestos que usam safira estampam a informação mesmo, vai ver que é pra 'agregar valor'....
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles