Menu principal

Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?

Iniciado por heaven7, 07 Abril 2009 às 12:00:40

tópico anterior - próximo tópico

Ringo

Olá pessoal!
Sou novato aqui no fórum. Embora já o visite há alguns anos.
Estou a procura de um jogo de ferramentas básicas para iniciante. Lendo alguns tópicos aqui no fórum decidi comprar ferramentas de boa qualidade.
Em busca por ferramentas para relojoaria na internet encontrei o site:

http://www.ferramentas-relojoeiro.com/index.php

Tem uma boa variedade de ferramentas mas minha dúvida é quanto a credibilidade da empresa.
Algém conhece?

Cigano

Seja bem vindo caro Ringo, achei legal o link que você postou!!

Siga participando, quando puder!! :D
Abraços,
Cigano!

zandorman

No Ebay ta cheio de vendedores que vendem essas ferramentas.

naio21

Quanta frescura! Pinga Óleo Singer e lambuza de WD40 depois que tá pronto!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Falando sério agora: será que vale a pena esse cara aqui? O preço está bom?
Abs,

Ivan B. Prado

Cigano

Citação de: naio21 online 07 Fevereiro 2012 às 14:25:11
Quanta frescura! Pinga Óleo Singer e lambuza de WD40 depois que tá pronto!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Falando sério agora: será que vale a pena esse cara aqui? O preço está bom?
;D ;D ;D ;D ;D ;D

Mais infelizmente não pode.... pois relógio mecânico tem que ser tratado como motor de carro, cada qual com seu tipo de graxa e óleo!!

O Adriano me passou um explicativo, sobre lubrificação, segundo ele é o básico, e fiquei desnorteado com tanta variação de tipos de graxas e óleos que existe, cada um tem uma finalidade de uso no movimento mecânico.

Claro que vária de mecanismo, fabricante e calibre!!
Abraços,
Cigano!

szunyogorsi

Se puder passar esse básico dos óleos .... fiquei curioso.
Arthur Sunhog Orsi
Graduando em Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras

Cigano

Citação de: szunyogorsi online 11 Fevereiro 2012 às 21:00:15

Caro Szunyorgorsi, vai vendo esse aqui que é muito bacana também, em quanto isso, vou procurar nos meus aquivos, o que o caro Adriano me passou!!

Tenha uma ótima semana!! :D
Abraços,
Cigano!

Ringo

Cigano

Citação de: Cigano online 13 Fevereiro 2012 às 00:42:15

Caro Szunyorgorsi, vai vendo esse aqui que é muito bacana também, em quanto isso, vou procurar nos meus aquivos, o que o caro Adriano me passou!!

Tenha uma ótima semana!! :D

Caramba, falha minha, esqueci do link!!

http://www.4shared.com/folder/dp3REM8L/_online.html

Aí está!! ;)

Me desculpem caros colegas!! 8)
Abraços,
Cigano!

Jmm

Citação de: Cigano online 17 Fevereiro 2012 às 12:48:38
Citação de: Cigano online 13 Fevereiro 2012 às 00:42:15
http://www.4shared.com/folder/dp3REM8L/_online.html

Se alguém tiver esses arquivos envie-me por e-mail por favor. Se houver outro link e puder postá-lo...
Não consegui abrir esse link do 4shared.

Obrigado!

Jmm

Estou olhando um jogo de chaves de fenda para comprar e me ocorreram umas dúvidas.
Alguns jogos dessas ferramentas vem com pontas sobressalentes outros não, daí pensei:
O desgaste das pontas é muito grande (acelerado)?
Qual será a vida útil de uma ponta para chave de fenda quando utilizada por profissionais, ou seja, diariamente?
No meu caso, hobbista, é interessante ter pontas sobressalentes?
Posso apenas "afiar" a chave?

rpaoliello

Caro Jmm;

Primeiro; em princípio pode afiar uma chave de fenda sem maiores problemas. Em princípio, porque há ferramentas com tratamento na superfície que ao afiar pode ser retirado.

Existe até mesmo um dispositivo manual da Bergeon muito útil para isto.

Caso queira posso postar um dispositivo de madeira com pedra para afiar (com tempo vou fazer um e explico).

Agora, quando escolher uma boa chave ela demora bastante para desgastar e o que ocorre com chaves modestas  ("porcarias") normalmente ficam ou com as pontas torcidas ou já vem tortas, de fábrica!!!!

E, particularmente, não gosto destas que trocam as pontas. Acho que a ponta fica meio frouxa.

Um abraço.

Renato. 

Jmm

Obrigado Renato!

Dei uma olhada na net e vi o dispositivo para afiar chaves. Mas se fizer um "in house" ;) mostre aqui.
Estou tendendo a comprar um jogo com pontas fixas mesmo. Principalmente após seu comentário.

Abraço!

Vianney

Oi Adriano e demais colegas do forum, tudo bem, venho lidos diversos tópicos aqui no forum, e quero aprender um pouco como trabalhar com relógios, não profissionalmente, mas porque gosto dessas coisas mesmo.

Vi opost nesse tópico http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=856.45 falando que é melhor par o iniciante começar com chaves de qualidade do que essas ruins, eu concordo.

Mas o que não consegui achar no forum quais são as ferramentas que o iniciante tem que adquirir para começar o aprendizado. Desculpa mas não entendo nada de ferramentas para relógio, e praticamente todos posts que achei diz o que foi feito e não como foi feito e que ferramenta foi usada, para quem entende ijá se sabe, mas para um leigo fica a dúvida.

Vocês saberiam sugerir quais ferramentas seriam indicadas para um iniciante que quer começar a aprender.

Agradeço, desde já.
Vianney

Adriano

Olá! Você vai precisar pelo menos das seguintes ferramentas:

- chave de fendas
- pinças, uma bem fina e uma média, pelo menos
- porta-óleo
- pica-óleo
- sacador de ponteiros
- montador de ponteiros
- porta movimentos ajustável e jogo de porta movimentos circulares
- duas lupas, uma mais fraca e uma mais forte
- chave para abrir fundos de rosca
- chave ou canivete para abrir fundos de pressão
- punções para ajustar pinos de braceletes
- base "castelinho" para ajustar braceletes
- um martelinho leve
- ferramenta para sacar pinos de molas
- alicate de bico fino e polido
- soprador, também conhecido como "bombinha"
- benzineira
- porta peças
- cobertura para movimentos

Se quiser um pouco mais avançado, mesmo para hobby, vai precisar de uma pequena prensa com matrizes para sacar e montar vidros, e um multímetro se for mexer em relógio a quartzo.

Obviamente, essa lista é minha opinião. Vai ler "n" opiniões diferentes, dizendo que é tudo bobagem, etc. etc. etc.

Abraços!

Adriano

Vianney

Muito Obrigado Ricardo, tem uma bela lista ai. O problema é que não sei para que serve a maioria. ::)
Algumas ferramentas eu já tenho, mas só umas 3 dessa lista. Já vi que o negócio é mais difícil do que eu pensava. :-\

Adriano

Verdade, não é simples encontrar essa ferramentas, menos ainda as de qualidade. Agora, sobre para que serve, eu mesmo reli a lista e entendi que o nome de todas elas é praticamente auto-explicativo. Caso tenha dúvida de algumas específicas, é só perguntar.

Abraço!

Adriano

Vianney

Realmente a maioria dá para deduzir. Essas abaixo que não ficaram muito claras.

cobertura para movimentos
benzineira         (tem algo haver com benzina?)
ferramenta para sacar pinos de molas   (Seriam os pinos da main spring e da mola do balanço?)
um martelinho leve (Eu sei o que é, mas não sei em que é usado em um relógio)
base "castelinho" para ajustar braceletes (seria aquela ferramenta que tira o pino da pulseira, tipo aquela ferramenta de desmontar corrente de bicicleta?)
punções para ajustar pinos de braceletes (como seria essa ferramenta?)
sacador de ponteiros (como seria essa ferramenta?)
montador de ponteiros. (como seria essa ferramenta?)
pica-óleo (como seria essa ferramenta?)

Mas a minha duvida maior é como  usá-las, você indicaria algum material para leitura para aprender isso, como usar as ferramentas e que ferramentas devem ser usadas em determinada situação, algo do tipo?

Comprar isso tudo fora ser difícil deve sair caro para um estudante curioso. Tem ideia de quanto sairia esse kit de ferramentas para iniciantes? mais ou menos

vinniearques

No google ou no site de qualquer fornitura que venda online voce consegue resposta pra quase tudo que perguntou!

Quanto ao preço, conheço kits que vem com quase tudo isso ai que custam 20 reais, e que custam mais de mil, no mercadolivre tem um monte, nas fornituras tem de monte, online tem de monte e de tudo que é preço

flávio

Sobre como usar, repito o que já - talvez - tenha sido dito por mim neste tópico: Practical Watch Repairing do Donald de Carle. E não procure mais. Tenho todos os outros livros sobre reparos de relógios e nenhum é tão explicativo como este.

Flávio