Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?

  • 95 Respostas
  • 60372 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #40 Online: 16 Abril 2009 às 20:25:57 »
...
...e da dificuldade em se vencer o atrito (o maior adversário da relojoaria, desde sempre!)...
...


 ;D
É mais ou menos isso aí, amigo Igor.
 ;) :D

Mas,...
Com uma (pequena  :D) "ressalva".

Não apenas "adversário" da Relojoaria,...
Mas da Engenharia Mecânica!

Sem o atrito, a coisa ficava "fácil"... Não é mesmo?
 ;) :D

Agora, anote aí.
Sem ele, nada em Mecânica funcionaria (bem).
 ::)
 ;D  ;D  ;D

Ou não?  ::)
 ;)

Abraços a todos!

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #41 Online: 16 Abril 2009 às 20:44:33 »

...
Sem ele (o atrito), nada em Mecânica funcionaria (bem).

Abraços a todos!

A coisa não se restringe só à mecânica, pois, sem atrito, não haveria atrativos para a procriação...

Se não houvesse o atrito, talvez nós nem existíssimos!

Assim, viva o atrito!!!!!!!!!


Abraços (sem atrito) a todos!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Alberto Ferreira

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #42 Online: 16 Abril 2009 às 21:00:30 »
  ;D  ;D  ;D

Ou,...
Como a Natureza sempre "dá um jeito" para nós,...

Talvez nós fossemos ("insossos") seres hermafroditas, ou (pior ainda) coisas, "digamos", altamente "etéreas", "sublimadas"  ;D,..
...e menos "mecânicas".
 ;)

Eu, hein?  ::)
Tá louco, Sô!
 :D  :D  :D

Abraços!

*

Online flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #43 Online: 16 Abril 2009 às 21:34:59 »
Olha, o lance dos lubrificantes sempre foi uma fundamental na indústria, e, é óbvio, não vou negar nada. Porém, o que quis dizer é o seguinte: não houve mudança significativa entre os relógios dos anos 50 e 60 para trás e os atuais, ou houve? E naquela época existia óleo fino, óleo grosso e graxa. Ponto. Ou seja, não vou negar que o surgimento de óleos específicos foi um avanço na indústria, agora dizer que um hobbista não pode fazer funcionar - e bem - qualquer coisa com apenas 3 óleos, eu ainda não concordo. E tomo como exemplo meu Omega Speedmaster Automatic, no pau aí há 8 anos. O chart do troço exigia mil óleos diferentes, dois deles meu relojoeiro não tinha, o d5 e o das levees. Eu disse: ponha o 9010 na levees e este aqui (um Microtime para relógios de parede. Microtime, fazendo um adendo, é um óleo para relógios de parede e bolso grandes não sintético fabricado na Inglaterra. Eu tenho) no lugar do d5. Não preciso dizer que tudo funcionou às mil maravilhas. E continua funcionando. O problema não está na amplitude, no funcionamento do crono (perfeito), mas a carga do 2892, que é uma bosta, e, diga-se, não peculiar do Omega, mas do Longines também.

Ou seja, concordo com o que o Adriano falou em número e grau, porém, não vou ao extremo que ele foi. Sim, quer ser purista, tenha tudo. Mas dizer que não é possível realizar uma boa revisão com 3 óleos eu acho que é exagero. Dá para fazer.


Flávio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #44 Online: 16 Abril 2009 às 21:58:58 »
Não briga comigo não Adriano!!!

Nos relógios que eu reviso (todos eles simples e baratos e exclusivamente da minha coleção...) eu uso óleo NACIONAL, o 1,  2 e 3 da Artidius Exata.

E tem resolvido...  ;D ;D ;D




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #45 Online: 16 Abril 2009 às 22:49:30 »
Bom, não sou porta-voz do Adriano, e certamente ele responderá os amigos no devido tempo, mas gostaria de tecer alguns comentários:

Os que o Adriano disse acho que é mais válido para profissionais do que para amadores.

É lógico que quem revisa seus próprios relógios por hobby, ou então resgata da sucata aqueles relógios pé-de-boi, como faz nosso amigo Paulo Rocha, não vai ter todos esses óleos "magaivers" que o Adriano menciona (a não ser que seja um doido, tipo o Walt Odets).

O Adriano mesmo menciona em seu texto que esse procedimento de lubrificação mais "enjoado" é legal para um relógio "chique", ou seja, é um certo exagero querer gastar um monte de dinheiro com esses óleos para lubrificar um Sicura da vida (a não ser que o Sicura tenha um grande valor sentimental).
Ou seja, no meu Speedmaster Reduced eu também permito que lubrifiquem até com cuspe, mas quando eu tiver meu Patek calendário perpétuo, ele só vai receber o mais puro óleo suíço mega-super-especial... ;D ;D ;D

No mais, a opinião do Flávio de que é possível sim revisar a maioria dos relógios apenas com três óleos diferente pode até ser correta, mas, eu podendo arcar, prefiro receber essa revisão mais criteriosa comentada pelo Adriano (não sou bobo nem nada... 8)).

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #46 Online: 16 Abril 2009 às 23:12:49 »
Meu coração partiu com as declarações do Flávio...  ;D ;D ;D

Flávio e amigos, com certeza dá para lubrificar com 3 óleos. Para hobby então... Na verdade eu é que carreguei a coisa para outro lado pois o tópico é baseado na utilização para hobby!
E o relógio funciona, sem dúvida. Ora, quantos Seiko eu tenho aqui que eu revisei lá no "passado" com os oleozinhos nacionais, da RT, 1, 2 e 3! Têm mais corante que um enevelopinho de "Ki-suco". E pior: meti graxa 8200 em todo tambor, lambuzei tudo errado. Fiquei todo orgulhoso quando comprei uma graxa Moebius, que meti ela em todo lugar.

Só faltou levar a namorada no motel com incensos afrodisíacos em um bolso e um vidrinho de Moebius 8200 no outro bolso!  ;D ;D


Curiosidades:

 - o Microtime é um ótimo óleo. Tem viscosidade parecida com a do D-5. Aliás, caso não saibam, o D-5, apesar de toda a fama, é um óleo clássico, natural; não é sintético. É um blend de óleos minerais e óleos animais (tirado do pé do boi - sério!), com molibdênio. O sintético que veio a substitui-lo foi o HP 1300, este sim sintético. O 9020 quase não se usa. O óleo médio, quando usado, é o HP 500. A Omega recomenda o uso dos HP sem corantes, pois o standard é vermelhão, tem corante pacas. Os relojoeiros no entanto amam o D-5 e preferem ele ao HP 1300. Não sabem explicar bem o motivo, mas preferem.

 - O "X" da questão do uso do 9010 em levées, que sempre foi usado até aparecer a graxa especial, é que era usado com fixador, o Fixodrop. Aí sim ele "pega". Basta ver um chart antigão da Omega, tipo o de um calibre 1040.

 - Outra questão: D-5, Fixodrop, Kluber, Jismaa, é tudo coisa antiga! Da década de 70! Então não são "modernidades". São recomendados pelos fabricantes há quase 40 anos. O que há de mais moderno é a graxa/óleo de levées, que é a 9415, no mercado há uns 20 anos, e os HP's, que estão no mercado há uns 10 anos. Tem ainda a Molycote DX, da Dow-Corning, que é usada há uns 30 anos e foi substituída recentemente pela graxa sintética 9504.

 - Outra curiosidade: um calibre moderno pacas como um Omega 3303 usa 5 lubrificantes: 9010 para balanço e roda de escape, HP 1300 para todo o resto da rodagem e inúmeras outras partes, graxa 9504 para os pontos de alta pressão das alavancas do crono, tiretes, e etc., graxa/óleo 9415 para levées exclusivamente, e Kluber P125 para parade do tambor. Ou seja, um óleo fino, um grosso, uma graxa geral, uma graxa exclusiva de corda e uma graxa exclusiva de levées. É a mesma coisa que se usa em um ETA 2824, nas mesmas aplicações.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 16 Abril 2009 às 23:18:52 por Adriano »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #47 Online: 16 Abril 2009 às 23:59:01 »
Está bem interessante essa aula sobre óleos.

Um abraço
Fábio

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #48 Online: 17 Abril 2009 às 07:02:45 »
Sou apenas um hobbysta, mas me viro muitiiiiissimo bem com essas pinças de plastico e com a vantagem de não marcar as peças  ::) ::)

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350185257924

Outra dica é esta ferramenta para ajustar links e remover pulseiras

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ssPageName=ADME:B:EOIBSAA:US:11&Item=380110383900

[]´s
"Se Maomé não vai a montanha , a montanha fica olhando Maomé lá de longe "

*

Alberto Ferreira

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #49 Online: 17 Abril 2009 às 10:59:06 »
Salve!

Realmente.
Por formação, e aprendizado prático, de forma geral, eu sou partidário de que há uma ferramenta "certa" (adequada) para cada trabalho.

Mas,...
Para uso eventual (ou como mero hobby), para trocar pulseiras simples (de couro, por exemplo), etc., não há necessidade de comprar as ferramentas mais caras e sofisticadas.

Entendamos que há duas questões intrinsecamente ligadas à qualidade das ferramentas, quaisquer que sejam elas.

1) Que a sua qualidade (ou falta dela) não danifique qualquer componente do relógio, seja ele um simples parafuso ou um ponteiro, por exemplo.
Este fato é relevante, importante e definitivo.

2) A sua durabilidade, da própria ferramenta.
Um profissional, ou mesmo hobista mais "freqüente", logo perceberá que há um ponto de inflexão na chamada curva “custo x benefício” da tal peça.
Simplesmente, por vezes vale, outras não vale a pena. Ou, melhor dizendo, não vale o risco,...

Com uma ferramenta de baixíssima qualidade, nem o melhor técnico relojoeiro do mundo seria capaz de executar um trabalho nem mesmo razoável. Não dá.

Com uma ferramenta "caríssima", extremamente "hi-tech", o "último grito" da tecnologia, etc., nenhum amador vira profissional, e provavelmente ele logo-logo estragará a própria ferramenta.

Abraços a todos!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #50 Online: 21 Abril 2009 às 13:51:39 »
O Kit que o pessoal andou postando aqui comprado por USD25,00 no eBay (9,99 + 15,00 de frete) está saindo pela metade do preço na Deal Extreme (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.15374) USD12,55 e como lá não cobra frete este é realmente o preço total.

Se alguém estiver interessado fica aí a dica, estarei encomendando o meu ainda esta semana.

Apesar da qualidade não ser tão boa como as profissionais, para um uso amador e familiarização com o ambiente vai servir, depois futuramente, com um maior conhecimento e prática, vai-se substituindo as ferramentas de maior importância por outras de mais qualidade.
Um abraço
Fábio

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #51 Online: 11 Maio 2009 às 21:17:37 »
Heaven7,

Lamento não ter localizado a tal ferramenta nos lugares indicados. Parece-me que, realmente, o Adriano tem razão (como de costume, o cara sabe das coisas, não tem nem o que discutir).

Bom, se você está disposto a importar tal ferramenta, a conversa muda. Na internet você consegue achar de tudo.
Um bom ponto de partida pode ser aqui: http://www.ofrei.com/page252.html

Mas, claro, não é o único local disponível. É possível que existam lugares mais baratos.

Boa sorte na sua busca e, se possível, por favor, nos conte o resultado!

Um abraço,

Igor

 Bom, mesmo o tópico já tendo em grande parte perdido o objeto, decidi dividir com os amigos o resultado da minha busca.
 Depois de não conseguir encontrar o que encontrava aqui em São Paulo, acabei recorrendo a encomendar da Ofrei mesmo. Ouvi ótimas referencias do site de inúmeros foruns e vi que eles tinham um serviço de envio internacional.
 Comprei a ferramenta FB 504, a primeira desse link: http://www.ofrei.com/page252.html
 Não vou entrar em delongas mas é um desenho bem legal, a ferramenta é de grande qualidade, com o envio ficou por volta de 40 dolares e demorou umas 3 semanas para chegar.
 Removi a pulseira do meu Seamaster e de vários outros relógios sem grande esforço. Achei que valeu a compra.

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #52 Online: 14 Junho 2009 às 15:01:15 »
Amigos,

Vou comprar um kit de ferramentas desses baratinhos do Ebay. Mas, estou na dúvida entre esses dois:

http://cgi.ebay.com/Watch-Band-Strap-Bracelet-Repair-Tools-Kit-Set-19-in-1_W0QQitemZ110365624357QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item19b24dc825&_trksid=p4634.c0.m14.l1262&_trkparms=%7C301%3A1%7C293%3A1%7C294%3A30

http://cgi.ebay.com/16-WATCH-BAND-STRAP-REMOVER-CASE-OPENER-REPAIR-KIT-TOOL_W0QQitemZ220377721133QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item334f89292d&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A2%7C39%3A1%7C72%3A1205%7C240%3A1308%7C301%3A1%7C293%3A1%7C294%3A50

O 1º custa 67 reais e vem com 20 peças + estojo.

O 2º custa 20 reais e vem 16 peças, sem estojo.

Será que a qualidade do 1º é superior? Vale a pena o preço mais alto? Há 4 peças a mais e o estojo também.

Aguardo pela ajuda dos senhores.

Muito obrigado a todos desde já.

Abraços,

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #53 Online: 14 Junho 2009 às 15:50:11 »
Pessoal, posso dar uma dica mais direta? Não quero me passar por chato mas sei que inevitavelmente acharão que estou sendo "estraga prazeres", e por isso já peço desculpas antecipadamente.

Essas ferramentas não valem a pena. Elas são bem ruins e comprá-las é jogar dinheiro fora, pois a ferramenta se estragará rapidamente e provavelmente estragará seus preciosos relógios. Alguns vão pensar: "Ah, o Adriano só recomenda ferramenta boa porque é um frescão, ou porque virou um frescão".

Minha defesa é a seguinte: tenho um cemitério de ferramentas baratas que não valem nem para vender como sucata. Pois comprei muitas, também passei há muitos anos pela empolgação de comprar ferramentas e não queria gastar, então comprei todas essas porcarias. Nenhuma mais presta. Teve algumas que acabaram depois de usar 3 vezes. Joguei no lixo cada centavo, e foram muitos, muitos centavos.

Estimo que gastei num total algo em torno de 700 reais comprando essas porcarias... Foi tudo pro lixo.

Claro, cada um pode comprar a ferramenta que quiser, mas poderá acabar chegando à mesma conclusão que eu. Pagar R$ 10,00 em uma ferramenta que não presta é perder dinheiro. É melhor pagar R$ 100,00 e usá-la pelo resto da vida.

Além disso, o pensamento de comprar ferramentas baratas por se iniciante, é um tiro que sai pela culatra. Ferramentas ruins são difíceis de usar a dificultam o trabalho até de quem é profissional. Imaginem então, de quem nunca as usou. Se uma chave de fenda ruim causa estrago na mão de quem tem décadas de experiência, imagine de quem nunca usou uma chave de relojoeiro? O mesmo vale para ferramentas de tirar pulseiras, punções, chaves de fundo e etc. O amador estragará a ferramenta ruim ainda mais rápido, e estragará seu relógio ainda mais rápido também.

Uma analogia simples: é mais fácil aprender a andar de bicicleta em uma bicicleta boa ou em uma com pedais tortos, aros desalinhadas, freio ruim, banco duro, sem manoplas e pneus murchos??


Por isso, deixo minha dica. Entendo que ferramentas boas são caras e nem sempre podemos comprá-las. Mas procurem comprá-las. E para não gastar dinheiro demais, procure avaliar bem se precisa mesmo de tal ferramenta. Por exemplo, nos kits, é comum terminar levando ferramentas que não vai usar. Por exemplo, com um kit de várias ferramentas ruins, pode-se comprar uma única pinça "top". E ela pode ser mais útil do que o kit inteiro.

Por exemplo, um dos kits possuem uma ferramenta de sacar ponteiro. Obviamente, não é uma Bergeon. Esse saca ponteiros do tipo "presto" já é complicado de usar e arriscado, para uma operação que é bem delicada pois qualquer deslize deixa marcas que você verá pro resto da vida em seu relógio. Se a original, se mal usada já pode dar "m***a", a versão chinoca é pior ainda. Os encaixes não são bons, podem quebrar, os vincos não são polidos e a ponta da ferramenta não e fecha perfeitamente. As consequências são estragos irreversíveis nos ponteiros, e até a inutulização completa deles, pois a flange se entorta, ele perde pressão, e sem contar na chance de arrancar o ponteiro e ficar a bucha presa no eixo, uma vez que o vinco é mal feito e puxa o ponteiro pela flange e não pela bucha. É um desastre. É só um exemplo das m***as que podem acontecer.

Fica minha dica e por favor não levem a mal. Não é frescura, mas sim alguns anos de más experiências com ferramentas ruins e uma série de desastres causados por elas.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 14 Junho 2009 às 15:53:41 por Adriano »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #54 Online: 14 Junho 2009 às 16:09:51 »
Opa! Estou 101% com o Adriano!

Se o negócio é brincar de montar e desmontar, é melhor comprar um kit Lego do que gastar dinheiro em ferramentas porcarias e detonar o relógio. Afinal, qual seria a razão de "revisar" um relógio para deixá-lo pior do que estava antes?

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #55 Online: 09 Julho 2009 às 14:57:08 »
meu kitizinho porqueira da china chegou!

gostaria de saber dos colegas sobre a ferramenta abaixo:



primeiro: pra que serve o pino cromado que faz a parte onde a pulseira fica em cima se deslocar?

segundo: como fazer quando a largura da pulseira é maior do que o aparelho? Existem desses maiores?

Sds,

Bruno.

*

betampex

Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #56 Online: 09 Julho 2009 às 15:25:21 »
Já possuo um kit de ferramentas que adquiri no eBay antes de conhecer o forum, mas os amigos podem imaginar a (falta de) qualidade das mesmas... ::))

Marcelo, será q o seu kit é igual ao meu?



Comprei no eBay tb:
US$ 0.99 pelo kit
US$ 15.00 pelo envio diretamente de Hong Kong!!

Não é grande coisa, pelo contrário....  :-\

Mas para um aspirante a relojoeiro mirim como eu já é o suficiente!  ;)

Abraços!

Hahahah tambem comprei um kit igualzinho deste no ebay e paguei 9.90 ja com o frete incluso, parece que abaixou mais ainda o preco, nao é grande coisa mas ja me ajuda a trocar as minhas pulseiras pois eu nao vou alem disso nos meus relogios

sds

Paulo

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #57 Online: 09 Julho 2009 às 15:28:26 »
Virge, esse é o mesmo que eu tenho .
[ ]s
Luciano

*

Online flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #58 Online: 09 Julho 2009 às 23:46:01 »
Eu também tenho a mesma teoria do Adriano e, para ser hobbista, mesmo tendo os lances top, não precisa gastar muito, como já disse em tópico que está nos clássicos e mesmo aqui. Tudo não ira custar mais do que 250 contos o que, sejamos honestos, não é tanta grana assim.

Com uma pinça, com um porta movimento metálico que preste (nem precisa ser de marca. Mas que preste!), um jogo de chaves de fenda que preste (AF ou mesmo umas suíças genéricas que vi por aí baratas), uma ferramenta para abertura universal de tampa traseira, um canivete, três óleos (não precisam ser os tops. Eu, como disse, usava os da Microtime) e algumas outras coisitas que se dá para fazer na gambiarra, você desmonta até turbilhão. Concentrem-se, pelo menos, numa pinça e num jogo de chaves que presta. Partam daí. O saca ponteiros, eu já dei minha opinião em outros carnavais aqui: nem o presto da bergeon eu gosto, prefiro mesmo as espatulazinhas. No meu caso, eu nem isso usava, pois só mexia em relógios porcaria e tirava os ponteiros (podem me jogar pedra) com as chaves de fenda mesmo, que se dane. Para mim, o exercício de desmontar e remontar o relógio era muito mais um quebra cabeças, ver o que eu via só em fotos, e colocar o troço para funcionar, numa amplitude razoável. Quando pensei em ir mais a fundo, enchi o saco, estava numa fase ruim da minha vida, minhas costas doendo paca (em fases de tensão emocional, minhas costas doem. Freud explica) e, enfim...Hoje tenho lá em casa pelo menos algumas coisas que prestam: canivete swiss army, jogo de 9 chaves da AF, pinças da Precista n. 2 e 5, porta peças daqueles que veem em fotos; um porta movimentos decente, mas chinoca (mas presta, é de latão), um soprador e ródico. O resto é resto...Ah, tenho um conjunto de pica óleos suíço que se mostrou de inutilidade tremenda kkkk. Vieram 5 e sempre usei só o mais fino kkkk


Flávio

*

Offline reis

  • **
  • 52
    • Ver perfil
Re: Onde adquirir ferramentas para para relojoaria?
« Resposta #59 Online: 13 Abril 2011 às 09:13:32 »
Prezado colega, se voce está disposto a importar ferramentas aqui vai o site onde poderá encontrar as melhores ferramentas.      www.casker.com telefone 1-800-487-0408    abraço Reis