Meu coração partiu com as declarações do Flávio...
Flávio e amigos, com certeza dá para lubrificar com 3 óleos. Para hobby então... Na verdade eu é que carreguei a coisa para outro lado pois o tópico é baseado na utilização para hobby!
E o relógio funciona, sem dúvida. Ora, quantos Seiko eu tenho aqui que eu revisei lá no "passado" com os oleozinhos nacionais, da RT, 1, 2 e 3! Têm mais corante que um enevelopinho de "Ki-suco". E pior: meti graxa 8200 em todo tambor, lambuzei tudo errado. Fiquei todo orgulhoso quando comprei uma graxa Moebius, que meti ela em todo lugar.
Só faltou levar a namorada no motel com incensos afrodisíacos em um bolso e um vidrinho de Moebius 8200 no outro bolso!
Curiosidades:
- o Microtime é um ótimo óleo. Tem viscosidade parecida com a do D-5. Aliás, caso não saibam, o D-5, apesar de toda a fama, é um óleo clássico, natural; não é sintético. É um blend de óleos minerais e óleos animais (tirado do pé do boi - sério!), com molibdênio. O sintético que veio a substitui-lo foi o HP 1300, este sim sintético. O 9020 quase não se usa. O óleo médio, quando usado, é o HP 500. A Omega recomenda o uso dos HP sem corantes, pois o standard é vermelhão, tem corante pacas. Os relojoeiros no entanto amam o D-5 e preferem ele ao HP 1300. Não sabem explicar bem o motivo, mas preferem.
- O "X" da questão do uso do 9010 em levées, que sempre foi usado até aparecer a graxa especial, é que era usado com fixador, o Fixodrop. Aí sim ele "pega". Basta ver um chart antigão da Omega, tipo o de um calibre 1040.
- Outra questão: D-5, Fixodrop, Kluber, Jismaa, é tudo coisa antiga! Da década de 70! Então não são "modernidades". São recomendados pelos fabricantes há quase 40 anos. O que há de mais moderno é a graxa/óleo de levées, que é a 9415, no mercado há uns 20 anos, e os HP's, que estão no mercado há uns 10 anos. Tem ainda a Molycote DX, da Dow-Corning, que é usada há uns 30 anos e foi substituída recentemente pela graxa sintética 9504.
- Outra curiosidade: um calibre moderno pacas como um Omega 3303 usa 5 lubrificantes: 9010 para balanço e roda de escape, HP 1300 para todo o resto da rodagem e inúmeras outras partes, graxa 9504 para os pontos de alta pressão das alavancas do crono, tiretes, e etc., graxa/óleo 9415 para levées exclusivamente, e Kluber P125 para parade do tambor. Ou seja, um óleo fino, um grosso, uma graxa geral, uma graxa exclusiva de corda e uma graxa exclusiva de levées. É a mesma coisa que se usa em um ETA 2824, nas mesmas aplicações.
Abraços!
Adriano