Menu principal

Review do Nomos Tangente Date no Hodinkee

Iniciado por admin, 20 Fevereiro 2013 às 15:45:36

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Hodinkee, o site de nome estranho, publicou agora a seguinte review. Como já disse antes, não há como comprar algo efetivamente alemão, digo ALEMÃO mesmo mais barato do que isso. Sim, há, até mesmo porque não gosto de relógios com data. Basta comprar o mesmo modelo, SEM DATA. Custou-me 1350 euros, sem o estorno do VAT, graças à eficiência portuguesa no aeroporto, porque senão teria saído a uns 1100 euros. Sim, se o com data já não é grande (37.5 mm), imagine o normal (36.5mm). Mas parecem ser maiores do que isso, devido a amplitude do mostrador.

Na minha opinião, é o relógio que tenho que melhor cai com terno e, como uso terno a semana inteira, acho muito bom. Problemas:

1) A Nomos faz o Glashutte Ribing (geneva bars deles) na platina e ponte do balanço em máquinas separadas, por supuesto, porque no meu as listras não se alinham. É uma sorte se alinharem e não custava nada que fizessem isso. No modelo analisado, alinhou-se;

2) Meu relógio precisou de revisão pouco mais de um ano da compra. Ficou muito bom após a revisão, praticamente COSC, já que usa molas e balanços da mais alta qualidade mas... Por que arregou tão cedo.

De qualquer forma, acho ainda uma barganha qualquer relógio deles nesse mundo atual, sobretudo na relojoaria alemã. O Tangomat então, um pitelzinho...

http://www.hodinkee.com/blog/hands-on-with-the-nomos-tangente-datum-winner-of-a-2012-good-design-award

Flávio

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

igorschutz

Citação de: flavio online 20 Fevereiro 2013 às 15:45:36
1) A Nomos faz o Glashutte Ribing (geneva bars deles) na platina e ponte do balanço em máquinas separadas, por supoesto, porque no meu as listras não se alinham. É uma sorte se alinharem e não custava nada que fizessem isso. No modelo analisado, alinhou-se;

Ah, vai! Acho que isso só aconteceu no seu, por falha no CQ, pois não é possível que os caras sejam tão estúpidos a ponto de fazer as barras separadamente, sendo que desde 1800 e bolinha isso é feito com as pontes em conjunto. Não faz o menor sentido!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Igor, achei que era só o meu, mas digite na net Nomos Geneva Bars alignment. Por sorte o do meu pai não está assim. Fato é que se eu tivesse visto lá na hora (mas a correria foi inacreditável!), não teria ficado com o relógio. Mas paguei rápido e nem olhei se estava tudo ok. Fiz a compra em um minuto e corri para o úlitmo trem, sob pena de ter que passar a noite em Glashutte!

Flávio

Sifion

Eu acho os nomos muito bonitos mas só compraria um com eles em mãos.

É que não tenho costume de usar relógios menores que 42mm (apesar de que gradualmente estou me acostumando com tamanhos menores). Então só teria coragem de comprar um colocando no braço e vendo na hora como fica. De toda maneira são relógios muito bonitos e bem vistos por aí.

Flávio, posta uma foto do seu aí.

Abraços.

zugo

meio off topic, mas tinha respondido isso pro Fláviono tópico do PloProf, mas acho que ele nem voltou lá depois disso:

CitarFlávio, tive esse mesma duvida quando comecei a ler o site a algum tempo. Pelo o que eu achei a palavra é um morfismo da palavra hodinky que significa relógio em tcheco.

flávio

Sim, li. Mas o fato de saber o que significa não afasta a percepção de um nome estranho. Hodinkee! Parece um golpe de videogame, tipo Hadddddddddduuuuuuken!

Flávio

zugo

Citação de: flavio online 20 Fevereiro 2013 às 17:55:08
Sim, li. Mas o fato de saber o que significa não afasta a percepção de um nome estranho. Hodinkee! Parece um golpe de videogame, tipo Hadddddddddduuuuuuken!

Flávio

Obrigado Flávio, agora nunca mais entrarei no site sem imaginar o Ryu soltando um golpe e gritando hodinkeeeeeeee. :-\ ;D ;D ;D

flávio

Fotos dos meus:

Este é o Tangente Sport, corda manual, 36.5 mm.

Ao lado do Club, 36 mm, e Explorer I, idem, para noção de tamanho.

O Club que trouxe para meu pai

Movimento do Club.

Para quem os acha pequenos, os Tangomat tem 38.5 mm, parecem ter 40!

http://www.nomos-glashuette.com/en/watches/tangomat/

Flávio

psmonteiro

Valeu pelo link, esse blog é muito bom! Acho a Nomos uma ótima marca, principalmente por fazer os próprios movimentos. O Zürich Weltzeite (http://www.nomos-glashuette.com/en/watches/zuerich/weltzeit/) é o relógio world-time mais original que eu já vi.

Leandro

O mostrador do Tangomat é cinza?  Alguém sabe se os mostradores dos Stowa Antea também são desta cor?  Pelas fotos dos sites das marcas, tinha a impressão de serem mais claros, tanto o Tangomat quanto o Antea me pareciam brancos.

Um abraço,
Leandro

flávio

Achava a mesma coisa antes de ver os relógios da Nomos ao vivo. TODOS os modelos que aparecem no site como tendo mostrador branco não o são. Na verdade, são mostradores galvanizados e a cor é natural do processo. É um cinza metálico granulado, como se fossem essas pinturas mais modernas de carros, não aquele cinza chapado, mas algo metálico. É BEM BONITO, as fotos não indicam realmente o que é. Mas podem ter certeza, algo que, como disse, não sabia antes e o site deles nos induz em erro: branco não é.

Flávio

Sifion

Flávio,

Obrigado pelas fotos. São muito bonitos.

Abraços.

Leandro

Citação de: flavio online 20 Fevereiro 2013 às 23:15:45
Achava a mesma coisa antes de ver os relógios da Nomos ao vivo. TODOS os modelos que aparecem no site como tendo mostrador branco não o são. Na verdade, são mostradores galvanizados e a cor é natural do processo. É um cinza metálico granulado, como se fossem essas pinturas mais modernas de carros, não aquele cinza chapado, mas algo metálico. É BEM BONITO, as fotos não indicam realmente o que é. Mas podem ter certeza, algo que, como disse, não sabia antes e o site deles nos induz em erro: branco não é.

Flávio

Flávio,

Obrigado pelo esclarecimento. 

Um abraço,
Leandro

flávio

Por falar em Glashutte Ribbing desalinhado, saiu hoje no Hadunkeeeeeeeeen a nova linha colorida dos Tetra e... No material promocional as listras da ponte do balanço e platina estão desalinhadas!  :o  Como ressaltei, isso não é incomum na fábrica, sorte daqueles cujas listras estão alinhadas ou não são tão detalhistas como eu. Ah, e como justificado em e mail que enviei há alguns meses para lá, isso acontece porque as listras são feitas a mão e, portanto, apresentam diferenças entre uma e outra, dependendo de quem fez. Ok... Isso eu dou valor. O problema, como ressaltei no meu preciosismo, é que cada movimento deveria ser INTEGRALMENTE decorado do começo ao final, e esse tipo de coisa me diz que não é, sendo que platina e ponte são decoradas em momentos diversos e, dependendo da "munheca" do relojoeiro, sai errado mesmo. Tem gente que, como ressaltei, acha isso bacana, é a indicação de que nenhum relógio é igual a outro, porque a decoração é feita a mão. Eu já tendo a ser mais crítico: falta um pouco de "finesse" aí. hahahahahahaha

Vejam:

http://www.hodinkee.com/blog/introducing-the-tetra-berlin-collection-a-few-new-colorful-watches-from-nomos

Flávio

igorschutz

Eu acho bizarro.

De todas as vezes que vi um relato de visita à uma fábrica, e inclusive quando EU visitei uma fábrica (no caso, a Parmigiani, em Fleurier), quando se faz essa decoração, as platinas e pontes são colocadas num molde de latão, de forma a ficarem na mesmo posição em que ficariam caso estivem montadas num movimento. Aí pega-se esse molde e passa a ferramenta polidora em listras paralelas, de forma que as listras fiquem sempre alinhadas.

Tanto faz se a condução da ferramenta polidora é feita a mão ou por computador, o método é o mesmo.

Nunca tinha ouvido falar em fazer as listras numa platina e depois nas pontes, em sessões separadas.

Ou isso é único na Nomos, ou foi cagada mesmo, e eu acredito que foi cagada, pois no Nomos do Arthur as listras estão perfeitamente alinhadas.

flavio

Tem que falar para eles isso, pois na foto promocional está desalinhado! Flávio

GuilhermeLago

Um colega de um blog americano comprou logo 3 e, pelo visto, "deu sorte"...  :P

flávio

Não vi reclamações na net a respeito dos automáticos, apenas os manuais. Mas como o Igor ressaltou, é de difícil compreensão isso. Eu comprei dois, um deles não tem nada e, para dizer a verdade, eu nem vi isso na lojinha da Nomos, estava tenso com medo de perder o trem. Só vi quando cheguei no Brasil, para dizer a verdade. Restou a história, se é um consolo...

flávio

igorschutz

Citação de: GuilhermeLago online 19 Fevereiro 2014 às 09:54:25
Um colega de um blog americano comprou logo 3 e, pelo visto, "deu sorte"...  :P

Pelo contrário! Coloque uma régua sobre as listras e verá que os três estão com as listras da ponte do balanço desalinhadas em relação à platina.

Agora já mudei de idéia. Pelo visto a Nomos faz a decoração em sessões apartadas de polimento. Algum suíço precisa ir URGENTE pra lá avisar e ensinar os caras como se faz...