Menu principal

Desafios da semana

Iniciado por admin, 02 Abril 2013 às 11:19:00

tópico anterior - próximo tópico

Rafaexp

Pelo menos da pra ter uma noção de onde os designers da Hublot estão se inspirando! hahahaha

Muito legal esse lance do "tambor"

Desafio interessante!!

Parabens aos 2!!

Abraçoo

Rafa :D :D

Desafio vencido, premiação devida!!!

Vinnie, entre em contato comigo para combinarmos a entrega da pulseira.

E, PARABEÉNS!!!!!!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

vinniearques

Citação de: Sá online 03 Abril 2013 às 13:47:47
Desafio vencido, premiação devida!!!

Vinnie, entre em contato comigo para combinarmos a entrega da pulseira.

E, PARABEÉNS!!!!!!

Sá te mandei uma MP!

hauhaua digamos que corri atrás da pesquisa só pra ganhar o prêmio e almoçar com voce novamente!

mais Não sei se são essas as regras, se for, o Flavio acabou de ganhar uma Hirsch Rally Golden Brown que é meu premio que vou oferecer!

Tomara que seja, quero muito a pulseira rsrsrsrs

flavio

Claro que não! Fiquemos na diversão! Flávio

vinniearques

flávio

Ué gente, não entendi... Sendo claro. Quando esse lance de desafio da semana começou, EU dava de presente para o povo que acertava uma revista da Patek, já que tinha duas coleções dobradas. Mas elas acabaram... O desafio continuou. O problema é que lá pelas tantas o tópico virou meio "competição" de conhecimentos e acabou esquecido. A intenção não é essa. O que uma pessoa sabe, as vezes a outra não, por isso é legal passar a bola para a nova pergunta ao "vencedor", que continuará com o tópico, mantendo-o vivo, difundindo conhecimento.

Não acho legal que o tópico se torne uma competição por prêmios, até mesmo porque, lá pelas tantas, acontecerá igual no antigo: um monte de perguntas cabeludas que ninguém sabe responder.

Acho que deve ser um tópico para instigar a pesquisa, só. Eu mesmo tive que pesquisar minha pergunta e, depois, a resposta da outra pergunta.

Concordam comigo? Deixemos competições e prêmios de lado. O Sá, acredito que tenha sido essa a intenção dele, ofereceu a pulseira porque é um gentleman.

Flávio

vinniearques

Acho que voce está certo patrão!

Apesar de que sempre que tiver algo para presentear os amigos vou colocar na brincadeira pra dar um UP! ( se autorizado pela moderação , claro!)

Já tenho outro negocinho legal pra oferecer pro próximo desafio!

Mais sempre ficando claro que a idéia é ganhar conhecimento e não bugigangas!

Ou seja os prêmios podem ser ofertados de livre e espontânea vontade de cada um, mais não que isso seja regra ou obrigação, e sim mais uma gentileza de quem quiser ou puder claro! é só uma forma de as vezes dar um presente para um colega que voce por alguém motivo sente vontade de fazer!

isso é minha opinião e idéia claro, não que deva seguir nem nada!

wilbor

Sou mais novo e não pude acompanhar o tópico antigo, mas concordo com o Flávio.

Penso que as premiações devam ser apenas em casos especiais, e não uma "obrigatoriedade". O bacana do tópico é poder ganhar conhecimento!

E que venha a próxima pergunta!

Citação de: flavio online 03 Abril 2013 às 20:03:53
Ué gente, não entendi... Sendo claro. Quando esse lance de desafio da semana começou, EU dava de presente para o povo que acertava uma revista da Patek, já que tinha duas coleções dobradas. Mas elas acabaram... O desafio continuou. O problema é que lá pelas tantas o tópico virou meio "competição" de conhecimentos e acabou esquecido. A intenção não é essa. O que uma pessoa sabe, as vezes a outra não, por isso é legal passar a bola para a nova pergunta ao "vencedor", que continuará com o tópico, mantendo-o vivo, difundindo conhecimento.

Não acho legal que o tópico se torne uma competição por prêmios, até mesmo porque, lá pelas tantas, acontecerá igual no antigo: um monte de perguntas cabeludas que ninguém sabe responder.

Acho que deve ser um tópico para instigar a pesquisa, só. Eu mesmo tive que pesquisar minha pergunta e, depois, a resposta da outra pergunta.

Concordam comigo? Deixemos competições e prêmios de lado. O Sá, acredito que tenha sido essa a intenção dele, ofereceu a pulseira porque é um gentleman.

Flávio

flávio

Vamos lá, mais um quiz, mas esse acho que será mais difícil...

A produção de espirais sempre foi algo muito especializado, sobretudo pela metalurgia envolvida. Mas não só. Sendo parte principal do conjunto técnico do escapamento (balanço, espiral, levee e roda de escape), há alguns anos, passou a vir montada diretamente no balanço, já ajustada para variações. A tarefa é super especializada e sempre valeu mais a pena às fábricas delegar essa atribuição. Mas o monopólio da Nivarox/FAR no mercado suíço pode vir a ser suplantado no futuro, já que várias fábricas, não apenas suíças, tem o "know how" do feitio de espirais. As perguntas:

1) Quem inventou a liga metálica mais usada em molas de balanço?
2) Atualmente, quem mais além da Nivarox/FAR fabrica molas de balanço na suíça e, se quisermos complicar um pouquinho, no mundo?
3) Entre as fábricas atualmente existentes, há alguma diretamente descendente do (s) inventor (es) da liga metálica mais usada? Por quê?
4) Considerando que um bom escapamento é a diferença entre performance excelente ou não (mas não só), quem fabricou as molas de balanço usadas nos três primeiros lugares (relógios) da última competição de observatórios na Suíça (2011)?

Flávio

Ps: confesso que a primeira resposta até eu tenho dúvidas... ;)

vinniearques

Quem acertar todas ganha uma Hirsch Rally Golden Brown 18mm ZERO!

uma gentileza que quero fazer!

Sifion

Vamos lá, dar uma tentativa após as pesquisas feitas.

1) Quem inventou a liga metálica mais usada em molas de balanço?
Charles Édouard Guillaume, inventou a liga Elinvar (Elasticité invariable), uma liga que permanecia com a sua elasticidade imutável por uma grande variação de temperatura, vindo a substituir a liga bimetálica que era mais difícil de ajustar. Ele inclusive ganhou um prêmio Nobel em 1896 pela criação da liga Invar (niquel e aço) e Elinvar.

Depois dele foi inventada a liga que é mais usada. Essa liga foi inventada por Richard Lange, nos anos 30, na Alemanha e aperfeiçoada por Reinhard Straumann. Essa liga aperfeiçoada por Reinhard foi patenteada com o nome "NIVAROX" um acrônimo de "nicht variabel und nicht oxydfest" (não variável e não oxidante). O interessante é que essa liga foi desenvolvida e criada na Alemanha já que os relojoeiros suíços não demonstraram interesse na época. Foi, na verdade, o neto de Reinhard, Thomas Straumann, revivendo a marca com H. Moser & Cie em Schaffhausen, que retomou forte a parte de horologia já que o seu avô, devido ao pouco mercado havia voltado-se para outras áreas da metalurgia.

2) Atualmente, quem mais além da Nivarox/FAR fabrica molas de balanço na suíça e, se quisermos complicar um pouquinho, no mundo?
Suíça:
A Rolex é uma marca que fabrica as próprias molas de balanço.
Vaucher Manufacture
Technotime
STT (antes Progress Watch)
Astral
Alemanha:
A Lange & Söhne (utilizado apenas em alguns modelos) na Alemanha.
Japão
Grand Seiko.
Estados Unidos
RGM

3) Entre as fábricas atualmente existentes, há alguma diretamente descendente do (s) inventor (es) da liga metálica mais usada? Por quê?
Sim e pode-se dizer que existem 2, na minha opinião, a A. Lange & Söhne. Adolph, o fundador da marca, foi o pai de Richard Lange. Richard, como visto acima foi o criador da liga metálica que se aperfeiçoou na Nivarox e também a H. Moser & Cie empresa revivida pelo neto do criador da liga Nivarox e que foi a partir dela que a utilização da liga realente cresceu.

4) Considerando que um bom escapamento é a diferença entre performance excelente ou não (mas não só), quem fabricou as molas de balanço usadas nos três primeiros lugares (relógios) da última competição de observatórios na Suíça (2011)?

Na Categoria Turbilhão:
1  - Greubel Forsey SA, La Chaux-de-Fonds
Caliber: Greubel Forsey Tourbillon Technique duplo-cal. GF02s
Ø 38,40 milímetros, mm de altura 12,15, 21.600 vib / h   915 pontos

2  - Chopard Fabricação SA, Fleurier
Calibre: Chopard LUC "Tourbillon Tecnologia Torça All Black" cal. LUC 4TBSTI
Ø 29,10 milímetros, mm altura 6,10, 28.800 vib / h   855 pontos

3 - Technotime SA, Les Brenets
Caliber: Technotime vórtice cal. TT 791,50
Ø 30,00 milímetros, mm altura 4,85, 28.800 vib / h   791 pontos

e na categoria clássicos, somente 2 vencedores:
1 -  SA Tissot, Swatch Group, Le Locle
Calibre: Tissot Le Locle, cal. 2824-2
Ø 25,60 milímetros, mm altura 4,60, 28.800 vib / h   764 pontos

2  - Montres Journe SA, Genève
Calibre: Cronômetro Soberano, Cal. FPJourne 1304
Ø 29,60 milímetros, mm altura 3,75, 28.800 vib / h   488 pontos

Na categoria escola não houveram vencedores.
http://www.concourschronometrie.org/2011/index.php?art=24&cat=44

Abraços.

Rafaexp

O lance da Straumman eu ja imaginava, fiz uns cursos de implantes dessa marca, e o palestrante snos contou que a origem da empresa , era da industria dos relógios!!!! Que inclusive essa liga é utilizada no sistema de torquímetro deles, o que graças a ela, torna a catraca deles a única com precisão na faixa de 90% pra mais!!! E viva a Straumann!!

Bela resposta sifion!!

Abraçooo

Rafa  ;D

flávio

O caminho das pedras é esse mesmo e está quase tudo certo mas...Faltam fábricas aí... E faltam os fabricantes das molas dos relógios do concurso de observatório.

Flávio

Sifion

Complementando então:

Suíça:
Praticamente qualquer marca que tenha um movimento considerado  in-house tem que por regra fabricar a própria mola do balanço, não? Caso contrário o relógio não pode ser considerado In-house ou eu estou muito errado?
Frederique Constant
IWC
Miverna (Monblanc)
Roger Dubuis
PP
Audemars Piguet
Rolex
Omega
Parmigiani Fleurier
Nivarox (duuh)
Vaucher Manufacture
Technotime
STT (antes Progress Watch)
Astral
MHVJ - Manufacture horlogère Vallée de Joux  (antes DtH Dubois Technique Horlogère S.A.)
Sellita
Alemanha:
A Lange & Söhne (utilizado apenas em alguns modelos)
Glashütte Original
Nomos
Japão
Grand Seiko.
Seiko
Orient
Citizen (miyota)
Estados Unidos
RGM

Na Categoria Turbilhão:
1  - Greubel Forsey SA, La Chaux-de-Fonds
Caliber: Greubel Forsey Tourbillon Technique duplo-cal. GF02s
Ø 38,40 milímetros, mm de altura 12,15, 21.600 vib / h   915 pontos
Fabricado pela Greubel Forsey SA

2  - Chopard Fabricação SA, Fleurier
Calibre: Chopard LUC "Tourbillon Tecnologia Torça All Black" cal. LUC 4TBSTI
Ø 29,10 milímetros, mm altura 6,10, 28.800 vib / h   855 pontos
Fabricado pela Chopard, Balanço denomeado Variner.

3 - Technotime SA, Les Brenets
Caliber: Technotime vórtice cal. TT 791,50
Ø 30,00 milímetros, mm altura 4,85, 28.800 vib / h   791 pontos
Fabricado pela Technotime

e na categoria clássicos, somente 2 vencedores:
1 -  SA Tissot, Swatch Group, Le Locle
Calibre: Tissot Le Locle, cal. 2824-2
Ø 25,60 milímetros, mm altura 4,60, 28.800 vib / h   764 pontos
Nivarox

2  - Montres Journe SA, Genève
Calibre: Cronômetro Soberano, Cal. FPJourne 1304
Ø 29,60 milímetros, mm altura 3,75, 28.800 vib / h   488 pontos
Também fabricado in-house

Essas foram as informações "novas" que eu consegui. Até onde eu achei todos os balanços e molas fabricados para a competição, pelo menos na categoria de turbilhão foram feitos pela própria fábrica. Quanto a quais fábricas fabricam as próprias molas do balanço eu tentei lembrar e pesquisar a maioria das fábricas que produzem os seus próprios calibres, mas principalmente tentei procurar fábricas que fabricam apenas peças e não relógios (marcas de relógios são mais fáceis de encontrar)

Se ainda tiver muito longe, dá uma dica aí....informação ta ficando difícil de encontrar  ;D ;D

Rafaexp

Sim, acabei esquecendo de colocar o porque o criador da Nivarox se afastou do mundo horólogico, mas foi por isso mesmo. A falta de mercado levou ele a investir na indústria de implantes dentários e cirúrgicos.

Abraços

flávio

Na verdade não... O caminho está correto no início. A construção de molas efetivamente é feita por empresas especializadas. Até mesmo o Roger Smith, que fabrica TODO RELÓGIO SOZINHO do começo ao final não faz as molas (inclusive a principal). A metalurgia envolvida é complexa demais. São de fato poucas fábricas que as fazem e menos ainda o número delas que também fazem relógios.

Flávio

Sifion

Citação de: flavio online 04 Abril 2013 às 20:44:23
Na verdade não... O caminho está correto no início. A construção de molas efetivamente é feita por empresas especializadas. Até mesmo o Roger Smith, que fabrica TODO RELÓGIO SOZINHO do começo ao final não faz as molas (inclusive a principal). A metalurgia envolvida é complexa demais. São de fato poucas fábricas que as fazem e menos ainda o número delas que também fazem relógios.

Flávio

Entendi, obrigado pela explicação. Eu sempre achei que In-house implicava realmente todas as partes do relógio, inclusive molas, rubis e outras peças mais específicas.

Fique a vontade para retirar qualquer informação equivocada do post!

Abraços.

flávio

Estão no caminho, estão no caminho! Um dia e já arregaram?

Flávio

vinniearques

Bora Sifion se tá quase!

Sifion

Citação de: flavio online 04 Abril 2013 às 22:08:13
Estão no caminho, estão no caminho! Um dia e já arregaram?

Flávio

Negativo, ainda na busca!! Uma questão, as duas ainda estão erradas ou acertei a 4a?

flávio

Respostas 1, 2 e 3 corretas, muito embora eu sinceramente não acredite (se puder indicar fonte, agradeço) que a RGM faça molas. Digo isso porque só há dois anos passaram a fazer calibres em casa e antes usavam ETAs modificados. A RGM, até onde eu saiba, usa molas Nivarox.

A 4 está incorreta e a resposta está contida na sua reposta anterior! ;)

Flávio