Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?

  • 44 Respostas
  • 10281 Visualizações
*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #20 Online: 24 Abril 2013 às 22:40:09 »
Ué, como colecionador você tem que ficar feliz com essas mudanças, Murilo. Quando sai de linha, fica mais raro e valoriza...  :)
Brincadeiras à parte, sei que você está comparando 2500 com 8500, mas os chronos também mudaram e, sobre eles, só posso falar que apesar do 9300 ser incrível, eu acho o que saiu de linha muito bacana e tem um calibre super legal, como o Adriano já falou em outros posts. Ter um não me tiraria o gosto de ter o outro.

Abs.,

LF
« Última modificação: 24 Abril 2013 às 22:42:05 por LF »

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #21 Online: 25 Abril 2013 às 07:38:58 »
Obrigado a todos pelas opiniões! :)

Quanto mais eu leio sobre a criação do 2500, sua evolução (modelos A, B, C e D) e sua substituição pelo 8500, mais eu acredito que ele nunca foi um fim em si mesmo. E sim um calibre de transição, visando entender e aprimorar o co-axial.
Concordo que, em tese, não seja um demérito. Mas não foi o que ocorreu na prática. Alguém aqui disse "nossa quero muito um 2500!"?
Leiam atentamente as duas primeiras linhas do comentário do Adriano.

Tópico de leitura obrigatória:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=8394.0

Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #22 Online: 25 Abril 2013 às 08:24:48 »
Murilo,

Essa é a lógica do "meracdo".  Ninguem esta nem ai para o consumidor o negócio é somente lucro. 
E essa história de "evolução" , não estou falando especificamente de relógios e nem do PO, e mais uma historinha para boi dormir.  Posso citar o caso da Canon, marca da qual fui consumidor fiel por mais de 25 anos - desde a T90, a Canon tem a mania de oferecer um upgrade em uma caracteristica e tirar outra, ou seja você como consumidor sempre estara insatisfeito com aquele modelo e esperando o proximo.  Na linha de compactas top - linha G ela hora coloca o monitor articulado hora tira e por ai vai. 
Companias de aviação que "evoluem" apertando cada vez mais os passageiros e não me venham disser que se quero conforto que eu pague os preços absurdos da executiva ou da primeira, tirando executivos que são bancados pelas empresas  e gente que ganha dinheiro fácil (jogador de futebol, politicos, etc) ninguem paga o absurdo da primeira.
Por essas e por outras agora meu lema é a música do Balu - Mogli    "Somente o necessário o extraordinário é demais"


"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #23 Online: 25 Abril 2013 às 08:27:38 »
E antes que comecem a me malhar tenho sim um PO 2500 porem não compro relógio a mais de um ano e pretendo não comprar mais nenhum.
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #24 Online: 25 Abril 2013 às 10:14:45 »
Em certo ponto as assertivas acima estão corretas. O calibre coaxial teve que se adaptar ao 1120 da Omega, o que não foi fácil, sobretudo pela diminuta espessura do movimento e tolerâncias exigidas; o 8500 não, foi projetado ao redor do escapamento.


Flávio

Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #25 Online: 25 Abril 2013 às 10:29:29 »
E antes que comecem a me malhar tenho sim um PO 2500 porem não compro relógio a mais de um ano e pretendo não comprar mais nenhum.

Sei kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ja falei isso tantas vezes que ja perdi a conta.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #26 Online: 25 Abril 2013 às 10:40:22 »
...não compro relógio a mais de um ano e pretendo não comprar mais nenhum.

Dia a dia, meu amigo ...dia a dia... ;)

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #27 Online: 25 Abril 2013 às 10:41:40 »
Caros, sinceramente não vejo "demérito" algum no 2500, muito pelo contrário, sem ele para provar a viabilidade prática e confiabilidade a longo prazo do escapamento coaxial, provavelmente nunca teríamos o calibre 8500 e seus desdobramentos.

Na verdade chegada do 8500, para mim, apenas atesta como o 2500 foi, e é, significativo na história da horologia contemporânea, tenho 3 peças com esse movimento (inclusive um PO Big) e não pretendo me desfazer de nenhuma delas.

E, em última instância, o 2500 possui sim uma vantagem em relação ao 2500 EMHO: sua espessura muito menor, que permite relógios com caixas mais baixas, leves e confortáveis (acho meu Aqua Terra 2500 bem mais confortável e leve que meu 8500), tanto é verdade que o 2500 permanece sim vivo, numa versão com segundeiro às 6 horas (cal. 2202) utilizado nos atuais De Ville Prestige Small Seconds.

[[]]'s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #28 Online: 25 Abril 2013 às 10:59:23 »
Sem dúvida, os AT e PO calibre 2500 são bem mais confortáveis que os AT e PO 8500. Mantenho aquela minha crítica do fundo transparente no PO 8500.

A base do 2500, o ETA 2892, é de uma época em que relógios (e consequentemente movimentos) esbeltos estavam em voga. Era a moda. O 8500 não, espessura definitivamente não era um parâmetro restritivo de projeto.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #29 Online: 25 Abril 2013 às 11:41:45 »
Aliás, quando o Daniels foi na Patek, ele mostrou um Omega Speedmaster com um escapamento feito por ele adaptado, para convencê-los que era possível colocá-lo em um relógio de pulso. A Patek disse: ora, mas isso é um cebolão. Você tem que conseguir colocá-lo aqui! E deram para ele um movimento Patek de 2.5 mm. Aí ele voltou à prancheta...

E o mundo dá voltas. Confesso, porém, que prefiro os relógios "de antigamente". Ah! Que se dane, vou dar uma de Jair Bolsonaro! Não me levem a mal!  ;) Orientais de instrumentos pequenos tentam compensar isso com relógios grandões, como se fosse possível! Tomem tenência!


Flávio

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #30 Online: 25 Abril 2013 às 11:44:29 »
O 8500 não, espessura definitivamente não era um parâmetro restritivo de projeto.

Mas, se fosse, o que teria acontecido tecnicamente com o 8500?
Ou ele nem teria acontecido?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #31 Online: 25 Abril 2013 às 12:17:08 »
Sei lá. É como tentar responder como seria o mundo se os atentados de 11/9 não tivessem acontecido, ou como seria o mundo se não existisse internet, o automóvel, o avião...  ;D Aconteceu, não dá para responder.

Óbvio que o calibre 8500 não existiria se houvesse limites de espessura. Mas existiria outro, esbelto? Provavelmente. Mais complicado, mais difícil de executar, e possivelmente não tão bom. Quando se tem que fazer calibres realmente extra-planos, você tem várias complicações, que vão desde a geometria do escapamento, até tensão de corda (já que a altura do tambor e logo, da corda, tem impacto grande na tensão dela).

Abraços!

Adriano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #32 Online: 25 Abril 2013 às 12:29:12 »
Murilo, não sei se fui capaz de entender seu sentimento nesta questão.
Eu não considero o PO2500 um relógio de 2ª linha, protótipo, de menor mérito o etc. frente ao PO8500. Acho até o modelo anterior mais "legal" que o moderno, veja, não acho o PO2500 melhor, porque não é, apenas acho-o um conjunto mais interessante. Achava bom ter um relógio daquela qualidade por aquele preço.
Eu entendo a Omega não mantê-lo em linha. Tenho a impressão que para o grosso dos compradores, menos informados, os dois modelos são "iguais" com preços muito diferentes, dois produtos concorrentes se canibalizando.
Para dar um exemplo, estivesse eu em um AD Omega, com as duas opções na mão o 2500 tem mais características que me atraem do que o 8500, citando: fundo sólido, bezel metálico (preto), perfil mais baixo e preço. Chuta qual eu compraria...
Finalmente, não acho que o 2500 valha menos hoje do que ontem e, acho menos ainda que seu valor vá cair.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #33 Online: 25 Abril 2013 às 12:33:37 »
"Finalmente, não acho que o 2500 valha menos hoje do que ontem e, acho menos ainda que seu valor vá cair."

+1
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #34 Online: 25 Abril 2013 às 15:28:54 »
Sinceramente, gosto demais do meu PO e AT 2500. O movimento funciona muito bem, e ambos são muito atraentes aos olhos. Hoje, não tenho interesse em comprar com objetivo de atualizar o equipamento. Sinceramente, apesar das alterações expressivas e da evolução, no braço somente quem conhece muito bem diferencia.
Em pensar em pagar US$ 2.700 por um PO (42mm), e US$ 1.800 por um AT(Midsize), contra US$ 7.000 e US$ 5.000, não há o que pensar, continuo com os 2500 rindo.
Acho que a evolução é positiva e deve ser sempre levada em conta, mas o que realmente importa é estar feliz e curtindo os bons momentos que nos proporciona.
Abs

*

Alberto Ferreira

Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #35 Online: 26 Abril 2013 às 15:29:08 »
E...

Uma outra "vertente", para pensarmos...
Uma que talvez não verta.  ::)

Os 2500 são parte da História ou, no mínimo, dessa história toda...
 8)

Alberto

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #36 Online: 26 Abril 2013 às 15:42:33 »
Flavio, creio que você é minoria nestes pontos.
A maioria ao comprar um relógio moderno quer que ele permaneça moderno e valorizado.
Eu nunca pensei em valor de revenda ou retenção de valor ao comprar qualquer um dos meus relógios.
Marcelo

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #37 Online: 26 Abril 2013 às 15:52:50 »
Flavio, creio que você é minoria nestes pontos.
A maioria ao comprar um relógio moderno quer que ele permaneça moderno e valorizado.
Eu nunca pensei em valor de revenda ou retenção de valor ao comprar qualquer um dos meus relógios.

Eu penso sim...nunca se sabe o dia de amanha, se vc vai ter uma "dor de barriga"..,vai que vc precisa vender tudo é sempre bom ter liquidez e nao ter pagado muito caro por eles. Espero que isso não aconteça com nenhum de nós!

Abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Betocd

  • ****
  • 403
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #38 Online: 26 Abril 2013 às 16:27:32 »
Flavio, creio que você é minoria nestes pontos.
A maioria ao comprar um relógio moderno quer que ele permaneça moderno e valorizado.
Eu nunca pensei em valor de revenda ou retenção de valor ao comprar qualquer um dos meus relógios.

Eu penso sim...nunca se sabe o dia de amanha, se vc vai ter uma "dor de barriga"..,vai que vc precisa vender tudo é sempre bom ter liquidez e nao ter pagado muito caro por eles. Espero que isso não aconteça com nenhum de nós!

Abraços

Eu também levo em consideração.
Tenho pelo menos um relógio que comprei pois estava abaixo do valor de mercado. E estava exatamente pela dificuldade do dono de vender

Obviamente não compro somente por que está barato. Tenho de gostar também. Mas uma série de marcas, mesmo que eu goste o preço tem de estar muito bom.
na verdade, algumas marcas nem com preço muito bom....

Esse assunto foi debatido em um tópico algum tempo atrás.

Abs

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Seamaster Planet Ocean 2500 x 8500. Mancada da Omega?
« Resposta #39 Online: 26 Abril 2013 às 21:34:19 »
Flavio, creio que você é minoria nestes pontos.
A maioria ao comprar um relógio moderno quer que ele permaneça moderno e valorizado.
Eu nunca pensei em valor de revenda ou retenção de valor ao comprar qualquer um dos meus relógios.

Eu penso sim...nunca se sabe o dia de amanha, se vc vai ter uma "dor de barriga"..,vai que vc precisa vender tudo é sempre bom ter liquidez e nao ter pagado muito caro por eles. Espero que isso não aconteça com nenhum de nós!

Abraços

Eu também levo em consideração.
Tenho pelo menos um relógio que comprei pois estava abaixo do valor de mercado. E estava exatamente pela dificuldade do dono de vender

Obviamente não compro somente por que está barato. Tenho de gostar também. Mas uma série de marcas, mesmo que eu goste o preço tem de estar muito bom.
na verdade, algumas marcas nem com preço muito bom....

Esse assunto foi debatido em um tópico algum tempo atrás.

Abs
Ué, não entendi. O que você relatou foi o chamado "negócio de oportunidade". Nada a ver com comprar um relógio novo levando em consideração quanto valerá daqui a 5, 10, 20 anos.
Marcelo